sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Poderosos auxiliares à alfabetização

A reportagem Smartphone para alfabetizar adultos,  da autoria de Lucila Cano ( UOL Educação ) carrega informações que surpreendem e entusiasmam. Qualquer estratégia bem planejada para diminuir a escuridão que é o analfabetismo será bem-vinda, concorda comigo?

Imagem reproduzida via Google

O teclado incrementado do celular exige uma autêntica decodificação dos ícones ali presentes. A revolução digital poderá contribuir diligentemente à diminuição do analfabetismo, não apenas entre adultos. Não tenho a menor dúvida.

Um porém - Faço, entretanto, uma observação: é conveniente estabelecer um treino paralelo da escrita manuscrita em cadernos ou fichas com resumos, opiniões, pequenas análises e descrições, entre outras amostras da funcionalidade da redação comunicativa. Sabe por quê? Nem sempre o celular estará com a bateria carregada; qualquer dependência comunicativa digital é lastimável. Sem o celular na mão, pegue-se o lápis, a caneta ou qualquer auxiliar à redação de frases, parágrafos e textos - e que os entendidos em educação academicista não venham aqui a me tascar a adjetivação de retrógrada.

Sei o que enfrento com egressos do ensino médio e graduados na hora de assumir o comando da redação de um texto. Escrever com desenvoltura na língua de nascença não é fichinha; exige treino e muita, muita determinação objetiva. Os meios de combate ao analfabetismo são auxiliares poderosos; todos eles, independente da sua simplicidade ou complexidade, facilidade de aquisição ou dificuldade para adquirir, por exemplo, um Smartphone.

Até próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails