quinta-feira, 1 de maio de 2014

Poda regular ou rebaixamento da copa das árvores, imediatamente!

 
Aqui na Marcelino Champagnat temos dezenas de tipuanas; todas precisam de poda, imediata.  Arquivo pessoal, 2014

A ventania que perdura há longas horas em Curitiba deverá servir de alerta ao serviço municipal de poda e rebaixamento dos galhos das árvores frondosas; aqui no bairro Mercês, por exemplo, os galhos pesados das lindas "tipuanas" amedrontam, pois diante do vento ou chuva forte parecem a qualquer hora que irão desabar sobre os passantes na calçada, veículos automotores e bicicletas. Amanhã, sem falta, farei uma solicitação de poda ao 156, número que coloca o cidadão sob a mira das providências da Prefeitura Municipal de Curitiba. 

O cidadão atento sabe das coisas - Nos dias ensolarados, os técnicos que avaliam a queixa do cidadão não conseguirão jamais constatar a realidade vivenciada pelo morador na região; o ideal é que aparecessem nos dias assombrosos, tais como o de hoje: céu escuro ameaçador e com essa ventania com toda a pinta de filme de terror. Tragédias não escolhem dias; elas chegam no feriado ou durante o expediente de trabalho dos técnicos da prefeitura e sacodem tristemente a vida na cidade. Prevenir sempre é uma providência certeira, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Croquis Urbanos Curitiba expõe desenhos no Museu Paranaense. Apareça lá!

Reprodução

Sinto-me alegre ao comentar com você o quanto o desenho e a pintura entraram na minha vida definitivamente, meu caro leitor. Durante as manhãs de domingos, sempre que possível, estou com o grupo Croquis Urbanos- Curitiba em algum ponto da cidade. Agora, uma parte dos nossos desenhos, cujo tema foi o Museu ou prédios históricos do seu entorno, estarão em exposição no Museu Paranaense, a partir do dia 7 de maio. No cartaz acima reproduzido, todos os detalhes bem informam quanto ao local e o período da exposição.



Até a próxima!

Alerta geral: percebo CtrlC + CtrlV nas minhas postagens!

 
Gostaria de observar alguém indicar a minha direção profissional, ao contrário de apenas "emprestar" sem sequer agradecer os textos que aqui disponibilizo-  Uma constatação desconcertante -  Foto: Alessandro Reis

É impressionante a procura via Google de algumas postagens que fiz. Quer alguns exemplos, meu caro leitor?  Fiz uma relação dos cinco textos mais procurados e os seus correlatos dados numéricos:

1- O Brasil inteirinho de olho no Enem- 8.269
2- As redes sociais e a redação dissertativa - 3.442
3- Um delicioso creme de milho verde - 2.325
4- A importância da letra manuscrita- 2.153
5- Casas, flores e cenas urbanas em Curitiba - 1.955 

Uma pergunta inquietante! - Quem são as pessoas de vários lugares do Brasil e de outros países que buscam os meus textos? Ali  pelo Live Traffic Feed (observe a janela na parte inferior da página, à direita!)  posso acompanhar a constante busca pelas postagens em tempo real. 

Sabe o que fiz, agorinha? - De 11:50 às 12:00 acompanhei a passagem de leitores dos municípios de Herval (SC), de Guarulhos (SP) e de S.Bernardo do Campo (SP). Sabe o que buscavam? Textos com propostas de redação voltadas aos vestibulares ou concursos às carreiras públicas. Será que atribuirão crédito de autoria na minha direção? Duvido. Copiar o trabalho intelectual alheio é prática costumeira no mundo dos que desejam tudo sem esforço algum.
 
Estudantes e colegas professores - Poderiam, ao menos deixar um "oi" ou um "obrigado" e ainda, talvez, uma frase de agradecimento, incentivo ou crítica. Não sou ingênua e o meu altruísmo é limitado e não sou santa. Muitos simplesmente fazem o CtrlC e CtrlV no que lhes interessa, porém é desconcertante acompanhar a passagem de milhares de pessoas pela página e encontrar raríssimo sinal de amável cumprimento pelo que ofereço ao leitor. É desconcertante.

Até a próxima!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Cenas curitibanas sob a chuva; é o meu projeto de fotografia e pintura!

 
Primeiro fotografo a cena desejada e depois, desenho o que vejo com a ajuda de guache sobre a folha de Canson 300 g.- Curitiba, arquivo pessoal 2014

O tema das sombrinhas é um dos que mais gosto de fotografar e desenhar; ontem, por exemplo, ao sair pelas ruas do centro curitibano, fiz muitas, muitas e muitas fotos. Com o celular no modo silencioso, as fotos são produzidas com a discrição máxima, pois evito mostrar o rosto das pessoas, uma vez que prezo a imagem panorâmica, quase que essencialmente. Após a seleção de algumas imagens, parto para o desenho, tal como fiz no destaque acima; serão 100 composições que desenharei em guache sobre papel Canson 300, meu caro leitor. Interessado em vê-las? Então, acompanhe as postagens com frequência.


Até a próxima!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Vamos desenhar o Instituto de Educação do Paraná, Croquis Urbanos - Curitiba?


 
As construções antigas destinadas à educação pública eram arrojadas; as de hoje, acanhadas, inseguras e feias. Olhe a beleza do Instituto de Educação do Paraná, leitor! - arquivo pessoal, 2014

O tema da arquitetura escolar é um dos meus preferidos; buscas na internet e aqui no blog mostrarão ao leitor que a minha reflexão tem sido frequente nos últimos anos. Na semana passada, ao circular ali pela Rua Emiliano Perneta não pude deixar de admirar a bela construção do Instituto de Educação do Paraná, mas também senti tristeza ao constatar a aparência descuidada do prédio, assim como do seu ajardinado. Administradores públicos de outrora pareciam ter a mira no poder histórico que as construções destinadas à educação pública trariam; os de hoje, infelizmente parecem ter esquecido a lição! - ou o que é mais deprimente, ignoram a necessidade de mobilizar as verbas públicas para construir prédios com a segurança, arrojo arquitetônico e condições adaptadas aos que neles trabalham e estudam.

Por que o ajardinado está negligenciado no Instituto Estadual do Paraná? Será que a verba destinada à limpeza estão capenga tal qual à remuneração dos professores estaduais? arquivo pessoal, 2014
Hoje, fiz uma sugestão de tema ao desenho coletivo; faço parte do grupo Croquis Urbanos Curitiba e desenhar, mesmo que externamente a bela expressão arquitetônica, será um modo de destacar uma referência na capital paranaense.  Caso o tema não seja aceito pelo grupo, farei um desenho do majestoso prédio, uma vez que tenho um novo projeto de desenhar e pintar com guache sobre papel Canson 300g todas as escolas públicas da cidade. É um projeto intenso e cheinho de desafios, mas conseguirei, certamente!

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails