sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sem pavulagem alguma...

Minha mãe (à esquerda) não perde a oportunidade de interagir  com os brincantes- Arraial do Pavulagem, no Estação das Docas, Belém, 13 jun 2010 -Arquivo familiar
Notícias em tempo real - O leitor já sabe da minha permanência em Belém; um voo às pressas facilitou a proximidade com minha mãe enferma, mas devo ao computador portátil a boa alternativa para remeter informes descritivos e, sobretudo, a emissão de imagens  da mãe querida aos familiares distantes, assim como justificar a minha ausência na sala de aula e aos interlocutores gentis do Na Mira do Leitor e no Twitter.

Tenho certeza de que logo as atitudes maternas, bem diferentes das de hoje, cederão lugar ao riso expressivo, ao envolvimento com o  teclado musical e até  mesmo  com a disposição de acompanhar o cordão do Arraial do Pavulagem, ali nas apresentações costumeiras no Estação das Docas, quando os passeios nas manhãs de domingo têm tornado a vida da minha mãe mais alegre e prazerosa. 

Recomendo - Não deixe de clicar nos links acima, caro leitor, porque eles não mostram o lado costumeiramente bizarro e triste de Belém, mas sim a fatia da vida afinada com a mais perfeita alegria amazônica.

Até a próxima!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Enfermidade familiar e atualização do blog

 Mangal das Garças, em  Belém- arquivo pessoal, fev. 2010

Estou em Belém, prezado leitor. Uma  virose minou as reservas de energia de minha mãe e uma infecção intensificou o quadro de preocupações filiais.

Explica-se, assim, a ausência da postagem no dia de ontem e a diminuição intencional da conversa nos próximos dias. Compreensível, não é mesmo? 

Até a próxima!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

(In)consciência política juvenil

Bom dia!

A qualquer hora encontro mais jovens circulando pelas ruas de Curitiba; quem atenta à população juvenil que irá às urnas?

Você sabe quantos jovens com 16 anos de idade irão às urnas em 2010? Eu não sei, mas gostaria dessa informação, porque suponho um expressivo percentual de eleitores. Você já viu, ouviu ou leu  que algum candidato interagiu com eles? Eu não, mas hoje li  a reportagem Jovens em campanha (Folhateen, FSP, 16 agosto 2010) e fiquei pensando nos motivos que eu teria para votar em alguém, se ainda tivesse essa idade.

 Benett, na FSP, 16 de agosto 2010

Trago uma dupla de questões voltadas não apenas ao jovem leitor , mas também ao costumeiro interlocutor do Na Mira, mais amadurecido, leitor dos jornais e revistas e participante ativo nas mídias sociais.

> Será que adolescentes estão suficientemente preparados à escolha de um presidente para o Brasil? 

> Você conhece ou participa de algum comitê político juvenil envolvido com a campanha para governador e presidente?

Uma das promessas das campanhas políticas na mira do jovem eleitor? Será? - http://waldezcartuns.blogspot.com/



Imaturidade desconsiderada  - Nenhum dos meus jovens alunos parece estar suficientemente envolvido com o tema da política; diante do assunto - ah!... - eles costumam rir e ironizar de tudo, o que fortalece em mim a ideia de que a imaturidade juvenil é um filão, ainda pouco explorado pelos políticos profissionais. Falar ao jovem eleitor certamente renderia muito nas urnas, mas a subestimação é grande, pelo menos parece, concorda comigo?

Adjetivação necessária - Você costuma conversar com jovens ou adultos sobre política local e nacional? Qual a adjetivação das conversas estabelecidas formal ou informalmente? Irônica, entusiasmada, confiante, esclarecedora ou desesperançosa? Adjetivos são poderosos termômetros apreciativos; eles ajudam a formar opinião, portanto, a escolher bem ou mal um presidente, um governador, prefeito, senador, deputado e vereador a qualquer tempo, região ou contingência. Ontem, meu caro leitor, li uma conversa esclarecedora para assinantes, na coluna do Guilherme Fiuza sobre a Nossa política (Epoca, nº 639, 15 de agosto). Recomendo.

Até a próxima!

domingo, 15 de agosto de 2010

Blogs interativos ganham relevância

Hoje é dia de trocar os links aos blogs que acompanho durante a semana; a prática de estabelecer o rodízio segue vitoriosa. Dá para avistar as atualizações, as referências intertextuais, o conteúdo próprio, a articulação temática, o estilo de escrever  e a atenção do blogueiro dispensada ao leitor. São critérios naturalmente gerais, mas que dimensionam incisivamente a relevância atribuída ao interlocutor, elemento decisivo no estabelecimento discursivo interativo.


Diga lá! -  Eu costumo privilegiar e excluir determinados temas, em razão dos propósitos educacionais que fortalecem a manutenção do Na Mira do Leitor, mas nada impede que você aponte sugestões. Argumente, caríssimo; adoro avistar justificativas, sob a batuta espetacular da expressão escrita - e, se puder, sugira um blog da sua preferência, mas que seja interativo e reúna as condições acima indicadas.

Até a próxima!

Boas condições climáticas

A foto em destaque exibe amostra da variação climática em Curitiba; ontem à tarde, por exemplo, apesar do anúncio da queda de temperatura e aproximação de geadas, esteve lindamente ensolarada; hoje, embora convivamos com a temperatura apontando máxima de 4,9ºC e sensação térmica de 1,0ºC (Simeparpr), a manhã está linda, convidativa aos passeios e aproveitamento generalizado da luminosidade solar, prezado leitor. 
Tardes ensolaradas sempre atraem visitantes ao Parque Barigüi - Curitiba, agosto 2010

Os desequilíbrios climáticos têm desencadeado as tristes notícias de tragédias pelo nosso país e, o tempo e as suas boas condições, embora um assunto trivial e aparentemente repetitivo, é de extrema importância na vida de todos, concorda comigo?

Compartilhe informes -Ficarei feliz  se puder ler descrições objetivas sobre as condições do tempo  na cidade onde você reside; interaja. 

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails