sábado, 10 de agosto de 2013

Jambeiro? Uma frondosa árvore nas minhas lembranças


Na florada do Jambeiro? O chão fica assim bem roxinho. Foto: André Santana

Você certamente conhece a árvore denominada de Jambeiro. Pois olhe  a foto que o meu conterrâneo André Santana fez para o tapete roxinho, efeito da florada da espécie, lá na Amazônia paraense. O jambo é uma lembrança de fruta da minha infância e adolescência, pois lá na ilha de Mosqueiro, uma das ruas recebeu o curioso nome de Rua dos Jambeiros diante da obviedade da presença da imponente árvore, tal como relata o Claudionor Wanzeller, editor do blog Mosqueirando.

Por favor! - Aqui em Curitiba ainda não vi um Jambeiro; é provável que a espécie não seja adaptável ao clima do sul brasileiro, mas já pedi a uns amigos e familiares que fotografem os deliciosos jambos, assim como amostras das árvores,porém enquanto não recebo as fotos exclusivas, aproveitemos para saber mais sobre o Jambeiro e a sua variedade de frutos com o imperdível episódio de Um pé de quê? (Canal Futura).

Até a próxima!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Aos fãs de HQ? Um encontro na Aliança Francesa!

 

Hoje? O começo da noite incluirá um encontro cultural marcado com amigos que gostam de HQ. Será uma alegria reencontrar na Exposição & Debate o simpático José Aguiar, entre outros queridos, tal como o Marden Machado.  Assim, meu caro leitor, ir à Aliança Francesa - Rua Prudente de Moraes, 1101, deixará a sexta-feira ainda melhor, certamente.
 
Até a próxima!

Encontro marcado com " Maurício em charge"

Um tema para diversos chargistas? Rendeu um livro de charges- Reprodução

Eu soube da novidade quando o Dante Mendonça e o Simon Taylor compartilharam o cartaz acima com os amigos do Facebook. Então, na segunda-feira, depois da última hora de aula no dia, pegarei o rumo do prédio histórico da UFPR, ali na Praça Santos Andrade, pois quero o meu exemplar de Maurício em Charge, também. Os pormenores sobre o lançamento do livro? Veja o que o Zé Beto descreve.
 
Até a próxima!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Pequena alegria matinal...

Adorei a nova caneca, pois veio com uma bandejinha- arquivo pessoal 2013
Comprei uma caneca nova para tomar o meu diário e infalível café com leite; aliás, qualquer dia vou fazer uma foto com todas as que mantenho em casa, meu caro leitor.  No destaque, o meu mais novo xodó. Eu a encontrei no supermercado mais perto de casa. Sabe quanto custou? Apenas R$11,00 e gostei muito porque veio acompanhada de uma bandejinha e uma colher de louça . 

É muito interessante quando percebo que algumas coisas nesta vida de ais, ufas e obas custam tão pouco e nos deixam tão serenamente felizes.


Até a próxima!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Um incômodo visual no meu caminho


Uma letra em desajuste provoca alteração no significado da palavra - No Mercês, Curitiba, arquivo pessoal 2013

Hoje? Aproveitei a fartura de sol que fez em Curitiba e sai para caminhar pelos arredores das ruas Professora Rosa Saporski, Solimões e Jacarezinho, aqui no meu querido bairro Mercês, mas ao dobrar uma das muitas esquinas, logo parei para fotografar um incômodo visual, pois percebi que muita gente passava na frente da placa acima e parecia não observar absolutamente nada de estranho. 

Um plano - Confesso, meu querido leitor, que fiquei com uma vontade danada de levar ao ateliê uma peça de roupa para arrumar e, com muito jeitinho, sugerir que a correção na palavra seja feita. Já é um plano para a próxima caminhada, hehehe...

A ortografia é uma senhora bem metida e mandona, no entanto, a grafia das palavras, especialmente em anúncios comerciais ou documentos socialmente considerados, requer a máxima atenção de todos, indistintamente.

Até a próxima!

Não hesite em fotografar e filmar cenas urbanas de interesse coletivo


Eu estava na plataforma de embarque no sentido Centro quando vi passar o grupo de ciclistas na canaleta do expresso- Praça da Ucrânia- Curitiba, arquivo pessoal 2013

Aqui em Curitiba? A canaleta do expresso parece continuar como área de maior segurança aos ciclistas; é o que vejo, frequentemente.

Em seguida, ao olhar à direita da canaleta do expresso, vi o dono da área chegando para o embarque e desembarque dos passageiros no sentido bairro- Praça da Ucrânia, Curitiba- arquivo pessoal 2013

O leitor que circula pela capital paranaense observa a mesma situação? Seria bom se registrasse a cena e indicasse a localização da região na cidade; em alguns bairros, especialmente nas ruas sem acostamento, ciclovia ou calçada, a situação fica super complicada aos que fazem a utilização da bicicleta como meio de transporte.
 
Na canaleta situada na Sete de Setembro, os ciclistas e o biarticulado costumam circular com a companhia dos ciclistas- Rebouças, Curitiba- arquivo pessoal 2013
Nos finais de semana ou quando circulo pela cidade nos demais dias é constante a visualização dos pontos destacados nos parágrafos anteriores; qualquer dia exibirei uma série de fotos sobre o tema. Infelizmente, as pequenas e as grandes cidades parecem não oferecer aos ciclistas e pedestres a segurança necessária à movimentação urbana; você concorda comigo, leitor?

Sugestão -  Fotos e vídeos podem contestar o discurso oficial das autoridades que têm a obrigação de atender às demandas do cidadão não motorizado, também. Não hesite, portanto, em produzir material e, se possível, editá-los nas redes sociais, espaço privilegiado ao rol de questões que animam as vivências e relações discursivas de alto impacto na postura atenta dos que vivem sob a postura cidadã.

Até a próxima!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Milton Boeira e a imperdível " Busca o Silêncio"


Gostou? Saiba que a bela foto é obra do Milton Boeira

A admirável foto que você vê reproduzida acima é do amigo Milton Boeira, participante ativo do Espaço Fotógrafo. Eu? Fiquei encantada com a beleza da cena. Aliás, conhecer e conviver com as pessoas que fazem parte desse grupo é uma honra, pois além de talentosas elas reúnem a simpatia cativante da boa gente unida ao tema da fotografia. 

Sugestão - No dia 8/8 será a oportunidade de participar da exposição de uma série de fotos do Milton que recebeu a denominação de  Busca o Silêncio. A programação acontecerá a partir das 20:00 horas, ali no Jacobina Bar - Rua Almirante Tamandaré, 1365. Vamos lá?

Até a próxima!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Quero as encantadoras flores do Manacá da Serra

 
Já sou fã da espécie Manacá da Serra, pois adoro plantas com flores! arquivo pessoal 2013

Estou encantada com a possibilidade de comprar duas mudas de Manacá da Serra e arrumá-las em vasos, pois tenho uma paixão incontida pelas plantas que oferecem flores. Na sexta-feira de manhã, ao passar pela floricultura mais próxima de casa, vi a belezura que destaquei na foto. Diga lá se é ou não uma espécie linda?
Ainda bem que as minhas roseiras exibem motivos de alegria para a jardineira aprendiz que sou- arquivo pessoal 2013

Diante das geadas mais recentes? Ah... as plantas do meu pequeno jardim estão devastadas, exceto as roseiras e o pé de alfazema, pois neles brotam as flores, mesmo sob o rigor do inverno curitibano.


Sem dúvida alguma! -  Um pedaço de terra para manter um pequeno jardim ou horta dá um sentido espetacular à vida; eu garanto, meu caro leitor.

Até a próxima!

domingo, 4 de agosto de 2013

Conheça o exemplar e premiado Escritório Verde da UTFPR, também!

 
Antes de sairmos para desenhar a UTFPR, a fala entusiasmada do Prof. Eloy  prendeu a nossa atenção sobre o Escritório Verde- Curitiba, arquivo pessoal 2013

Fiquei contentíssima com a visita que o grupo do Croquis Urbanos- Curitiba fez ao Escritório Verde da UTFPR; ao entrar, imediatamente pensei na dupla de arquitetos responsáveis pelas postagens de O Lápis Verde. Os motivos?  É a edificação acadêmica pioneira no que diz respeito à construção sustentável. Clique no link e obterá detalhes sobre essa aba moderna que ampara as atividades universitárias  na tradicional instituição paranaense.

Adorei ver a horta mantida no telhado do Escritório Verde  da UTFPR- arquivo pessoal 2013

Depois de ouvir as explanações do Prof. Eloy Casagrande, coordenador do Escritório Verde, fiz algumas fotos do agradável ambiente. Na volta para casa, lamentei que a minha filha tenha mudado de área de interesse, pois se levasse adiante os planos de estudar arquitetura, o escritório verde estaria no seu trajeto acadêmico, certamente, mas a escolha da profissão é território individual.


Penso que o "conforto e saúde" oferecidos às construções, segundo os projetos do Escritório Verde precisam ganhar a atenção de todos, inclusive dos gestores públicos- arquivo pessoal 2013

Fiquei encantada ao ver o telhado e o aproveitamento do espaço para a manutenção de um horta urbana, além de constatar materiais de construção que impressionam pelo design, procedência e eficiência, tal como as janelas e portas da casa sustentável, além de outros que credibilizam o merecido Prêmio Santander Universidades/ Editora Abril que o Escritório Verde recebeu em 2012.


 
O imponente prédio da UTFPR aparecerá nos diversos croquis feitos na manhã deste domingo- arquivo pessoal 2013

Quanto à visualização dos desenhos feitos pelos colegas do Croquis Urbanos, basta acompanhar a página oficial no Facebook; creio que antes do domingo expirar, inúmeros croquis serão postados.


Até a próxima!

A UTFPR sob o olhar do Croquis Urbanos - Curitiba


Lá adiante? Parte do campus da UTFPR para ser desenhado pelo grupo Croquis Urbanos - Curitiba- arquivo pessoal 2013

Hoje, das 9h30 às 11h30? Acontecerá o novo encontro agendado pela turma do Croquis Urbanos- Curitiba. O tema será a Universidade Tecnológica Federal do Paraná -  conhecida pelos mais antigos como Cefet ou  "escola técnica" - ; sou aprendiz da arte de reproduzir o que vejo e levarei giz de cera para elaborar um desenho. Para mim o lugar é bem familiar, uma vez que já fui professora da tradicional instituição Caso esteja em Curitiba, passe por lá para conferir, meu caro leitor.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails