sábado, 23 de fevereiro de 2013

Olhar urbano atento


Encontrei a dupla juvenil ali na Av. N.Sra. da Luz- Curitiba, arq. pessoal

Você costuma caminhar pelos arredores da sua casa ou faz trajetos mais distantes, leitor? Veja a reunião de imagens que fiz de pessoas caminhando nas ruas. Fiz uma seleção aleatória. São fotos feitas com a câmera do meu celular e mostram pontos diferentes de Curitiba. Caminho com frequência e mesmo dentro de um veículo exercito o olhar urbano com a ajuda da câmera do meu celular, sempre!

Caminhar é o hábito de locomoção mais barato que conheço e talvez o mais saudável, mas requer a disposição íntima determinada; muitas vezes entramos em um veículo sem necessidade. O esforço físico dispendido em caminhadas gera consequências agradáveis na rotina diária. No meu caso? É um meio oportuníssimo para olhar e conhecer a cidade.
Encontrei o jovem caminhando ali na região  central da Alameda  Presidente Taunay. - Curitiba, arq. pessoal
Caminhe e observe a extensão da  sua rua; estabeleça parâmetros de (in)satisfação quanto aos variados requisitos à qualidade da vida urbana. Compare com outras ruas. Veja se encontra particularidades no calçamento, quanto à segurança do pedestre, entre outros aspectos vitais da vida coletiva. Será que ela requer atenção das autoridades municipais? Anote dados, fotografe, encaminhe sugestões à prefeitura. Solicite providências e acompanhe a (des)atenção às solicitações cidadãs. Faça ampla divulgação do que vê no cenário urbano. 

Imaginemos se pelo menos 1 ou 2 pessoas fizerem registros de uma rua e compartilharem os dados fotográficos com legendas objetivas nas redes sociais? Aos poucos, a caixa de guardados que é a internet abrigará um mapeamento da cidade. 
Andar pela curitibana Boca Maldita é um programa cheio de surpresas, invariavelmente- arq. pessoal
Não é  conveniente, entretanto, mostrar apenas as belezuras de uma rua; é necessário exibir as bonitezas e não esconder as feiúras, também.  Aqui em Curitiba? Encontro exemplos de cuidadosa atenção às ruas, inclusive pelo morador - e os jardins, o acondicionamento do lixo e a aparência ordeira das casas são itens do belo cartão postal curitibano, mas a cidade é grande e seus bairros reúnem muitas contradições no discurso turístico, o que é fato real em outras capitais, também.

Um dia, talvez, as nossas cidades e os nossos bairros consigam  ser mapeados com as tintas da realidade, mas cabe ao cidadão atento o compartilhamento desses dados.

O trecho fotografado leva ao Parque Tanguá- arq. pessoal
Hoje? Farei um pedido aos leitores participantes da minha página tuiteira: que fotografem uma rua do bairro no qual residam, trabalhem ou estudem; se conseguir ser atendida, trarei a foto aqui para o NaMiradoLeitor ou retuitarei a imagem, imeditamente - e para vê-la, basta olhar na direção da janela do Twitter, à direita da página. Acompanhe os meus retuites e quem sabe até consigamos reproduzir panoramas diversos pelo Brasil afora, caro leitor. Será uma prova interativa e um esforço para mostrar um pouco das nossas ruas e cidades.

Até a próxima!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dengue? Entre na rede de combate, também!

Os mosquitos têm circulado pela sua casa à noite, caro leitor? Aqui? Especialmente agora no verão, eles têm perturbado bastante. Mantemos o uso constante de um spray repelente a insetos e o combate firme às ameaças do mosquito Aedes aegypti, vetor da insuportável dengue, mas depois de ler o texto Mosquito da dengue desenvolveu ...( Diário da Saúde ) estou preocupada em encontrar medidas de defesas mais potentes - e decidi que comprarei alguns mosquiteiros, uma vez que além do repelente em uso, ter um véu sobre a cama faz parte da indicação de defesa.

Diga lá! - Como você tem agido para se defender das picadas dos insetos e sobretudo do mosquito transmissor da dengue? Um tema de alcance tão necessário como é o combate à epidemia da dengue deveria ser analisado em provas de redação para vestibulares, inclusive, na redação do Enem. Campanhas educativas e colocar todos em estado de alerta são  estratégias poderosas de conscientização quanto ao tema, você concorda comigo? Eu já tive dengue e a ameaça à reincidência é apavorante.

Uma proposta -  Para exercitar a reflexão dos que aspiram uma vaga em universidade concorrida, disponho abaixo uma proposta de escrita sobre o tema. Acompanhe:

Leia com atenção as informações e atenda à proposta de redação; mantenha atenção às regras da escrita, esmero vocabular e intenção comunicativa na elaboração do seu texto.
Aedes aegypti- Reprodução via Google

Informações relativas ao combate da dengue no Brasil veiculadas no site Diário da Saúde alertam que o mosquito da dengue desenvolveu defesa aos repelentes.

" (...) A substância, conhecida como DEET, ou dietiltoluamida, é largamente empregada em repelente contra insetos, combatendo mosquitos, pernilongos, muriçocas e borrachudos.
O composto age interferindo nos receptores sensoriais desses animais, inibindo seu desejo de picar o usuário.
O estudo analisou a reação dos pernilongos da espécie Aedes aegypti, vetores da dengue e da febre amarela, à substância.
Os cientistas concluíram que, ainda que inicialmente repelidos pelo composto químico, os insetos depois o ignoraram(...) "

Em 2011, a jornalista desabafou em  alerta veemente:  Eu tive dengue. Ela é devastadora e perigosa - escreveu a Miriam Leitão
 
O que você tem feito para impedir a proliferação do mosquito da dengue? Quais as providências rotineiras na sua residência e nos locais que costuma circular?

Com base nos textos de apoio, assim como na dupla de questões voltadas à experiência pessoal, elabore um texto dissertativo sobre a ameaça da dengue no Brasil.

Sugestão: faça duas versões do seu texto; uma mais curta com o limite de 15 linhas, bem ajustada às costumeiras exigências dos vestibulares locais e outra, mais longa bem do tipo da redação do Enem, com limite máximo de 30 linhas.

Até a próxima! 


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Quer aprender a preparar tapioquinhas?


A foto é do meu arquivo pessoal produzido quando estive em temporada familiar, lá em Belém,PA, mas o prazer de fazer a deliciosa combinação acima poderá ser seu, leitor. Gosta de café coado na hora e bem acompanhado de tapioquinhas com manteiga? Aqui em Curitiba? Compro a goma para fazer as minhas tapioquinhas, lá no Mercado Municipal. Aliás, saber preparar as tapioquinhas exige habilidade; é simples, mas requer treino e depois que aprendi a prepará-las, costumo chamar os amigos interessados para repassar o aprendizado. É uma lição bem gostosa, concorda comigo? Quer aprender a preparar tapioquinhas?
Até a próxima!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A arquitetura escolar em destaque


 O centenário Barão do Rio Branco foi uma das das escolas públicas que estudei, lá em Belém, PA-  Foto by Onizes Araújo
A constante atualização na minha página tuiteira  trouxe uma excelente notícia: eu soube da publicação do livro Ginásios, Escolas Normais e Profissionais - A arquitetura escolar do Paraná na primeira metade do século XX, assinado pela profª Zulmara Clara Sauner e pela arq. Elizabeth Amorim de Castro.  Quero ler o livro, mas como faço para adquirir um exemplar, pois o tema da arquitetura escolar é do meu interesse, também, UFPR?  As antigas escolas públicas expressam o arrojo na construção e são a expressão da importância dedicada ao edifício escolar popular.
 
O contraste entre as antigas e as novas construções e a sua evidente articulação às gestões popularescas deixam os projetos e a suas execuções mais recentes na berlinda das preocupações, você concorda comigo, leitor? Na dúvida, passe na porta ou entre em uma escola recentemente construída. As diferenças conceituais no projeto, ajustes locais e os materiais empregados na construção do edifício escolar, sem dúvida, refletem as deliberações administrativas voltadas à educação pública, tanto na esfera municipal, quanto na estadual e federal. Coloque a arquitetura das escolas públicas na sua mira e tire as suas conclusões, também!


Até a próxima!

Um pouco mais sobre Ferreira Gullar


 Reprodução - Ferreira Gullar by Hugo Enio Braz
Ferreira Gullar no poema  Homem comum estabelece as condições para compartilhar as experiências rotineiras ( Dentro da noite veloz. In: Toda poesia, José Olympio, 2000, p. 167-168). Transcrevo abaixo um excerto dos versos ou frases poéticas que bem traduzem a vida, tal como a minha e a nossa, caro leitor. O poema inteirinho é a tradução da realidade; ela chega ao leitor sob o comovente lirismo que a conjunção habilidosamente composta pelo poeta dispõe em versos. Será que os nossos estudantes conhecem o destacado poema e sabem definir as expressões que evidenciei em negrito? 
 
Sou um homem comum
                     de carne e de memória
                    de osso e esquecimento.
                   Ando a pé, de ônibus, de táxi, de avião
e a vida sopra dentro de mim
        pânica
        feito a chama de um maçarico
e pode
subitamente
        cessar.
[...]

Sou um homem comum
        brasileiro, maior, casado, reservista,
        e não vejo na vida, amigo,
        nenhum sentido, senão
        lutarmos juntos por um mundo melhor.
(...) "  
 
Na formação cultural das nossas crianças e jovens, a leitura de textos em prosa e verso não deverá ser negligenciada, mas você poderá anunciar as possíveis mudanças. Sabe como, leitor? Olhe os cadernos, as provas e os exercícios escolares dos seus filhos, sobrinhos, netos, irmãos. Caso encontre as boas notícias, por favor, não hesite em compartilhá-las comigo, tal como fiz com a interessante ilustração feita pelo Hugo Enio Braz. Cite o nome do colega professor, a escola e a cidade, também; as boas informações devem ganhar a atenção geral e reunir o máximo de detalhes.

Até a próxima!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A popularização dos gêneros; inclusive, o poético!


Sugestão: popularizar as diversas formas de expressão, inclusive a poética. Ler é atribuir sentido; muitos estudantes não conseguem - arq. pessoal
Estudantes do ensino médio e aspirantes a uma das vagas nas universidades concorridas costumam temer as propostas que exigem análise poética

- E ainda bem que são raras! É o que costumam dizer os vestibulandos que chegam aos meus Encontros Marcados com a Redação. Não é de hoje, entretanto, que recomendo aos jornais e revistas a popularização dos diversos gêneros, mesmo sob o destaque ao texto jornalístico objetivo, mas raramente encontro poemas nos cadernos culturais ou como apoio comum ao discurso rotineiro. Exigir do estudante a familiaridade com modelos textuais requer a convivência escolar com todos eles.

O menino poeta
não sei onde está.
Procuro daqui,
procuro de lá.
Tem olhos azuis
ou tem olhos negros?
Parece Jesus
ou índio guerreiro?
Trá-lá-lá-lá-li 
trá-lá-lá-lá-lá
Mas onde andará
que ainda não o vi?
Nas água do Lambari,
nos reinos do Canadá?
(...)
O menino poeta
quero ver de perto
quero ver de perto
para me ensinar
as bonitas cousas
do céu e do mar.
( O menino poeta, Henriqueta Lisboa ) -  Não é, entretanto, qualquer frase dita pelo versejador como poética que chama a minha atenção, meu caro leitor. É necessário muito engenho e arte para elaborar versos e escrever um poema, seja ele um soneto ou conjunto de frases que transmitam algo de modo incomum, porém contagiante de emoção. Jorge de Lima, Cecília Meireles, Drummond, Ledo Ivo, Fernando Pessoa, T.S. Eliot, Verlaine, Rilke, Walt Whitman, Edgar Allan Poe, Thiago de Mello, João Cabral, Ferreira Gullar, entre outros que a memória sempre faz emergir são exemplares.

Não fico surpresa com o temor dos vestibulandos, mas se a proposta de redação incluir uma paráfrase ou análise objetiva de um poema antigo ou modernoso, a moçada estremece e hesita muito insegura diante da exigência. Ensinar a ver de perto as bonitas cousas do céu e do mar não é para qualquer um. É para poetas. Editores dos cadernos culturais, professores de literatura e pais leitores podem ajudar a emergir a página poética brasileira e a internacional, também, mas é necessário querer e bem selecionar exemplos. 

Caso o leitor veja um bem composto poema publicado em jornal  da sua cidade, por favor, indique a direção; faça bom uso da caixa de comentários. Quero destacar no NaMira a iniciativa.

Até a próxima!

Sonetos by Florbela Espanca

Ser a moça mais linda do povoado

Pisar, sempre contente, o mesmo trilho,
Ver descer sobre o ninho aconchegado
A benção do Senhor em cada filho.

Um vestido de chita bem lavado,
Cheirando a alfazema e a tomilho...
Com o luar matar a sede ao gado,
Dar às pombas o sol num grão de milho..

Ser pura como a água da cisterna,
Ter confiança numa vida eterna
Quando descer à "terra da verdade"...

Meu Deus, dai-me esta calma, esta pobreza!
Dou por elas meu trono de Princesa,
E todos os meus Reinos de Ansiedade.
( Rústica, Flobela Espanca  

Você pagaria R$100,00 pela antiga edição dos Sonetos da intimista Florbela Espanca? Ontem? Passei pela Rua Comendador Araújo e circulei um pouco pelo Sebo Capricho, espaço repleto de preciosidades bem ao gosto exigente do leitor - Mais um livro precioso!  arq. pessoal 2013
Até a próxima!

Um livro precioso


O bem conservado livro de bôlso é uma preciosa peça à leitura matinal que não abro mão. Os CONTOS INGLÊSES, edição da Ediouro coordenada pelo Rubem Braga e apresentada pelo poeta Vinícius de Moraes reúne excelentes narrativas curtas. É provável que outra edição mais moderna já esteja disponível nas prateleiras das livrarias, mas a relíquia em destaque carrega consigo detalhes imperdíveis ao leitor observador. Livros preciosos - arq. pessoal 2013

Até a próxima!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Treino objetivo da redação, vestibulandos!

15 Encontros Marcados com a Redação? No mínimo 75 textos o participante produzirá. Bem redigir exige treino objetivo- arq. pessoal 2013
Vestibulandos de Curitiba? Reservei as segundas, quartas e sextas-feiras para vocês. Atenderei em aula particular ou em pequenos grupos. Interessados? Ofereço uma sequência de 15 Encontros Marcados com a Redação; são aulas semanais com treino bem orquestrado de leitura e escrita. Meus ex-alunos de 2012  e os aprovados nos anteriores vestibulares concorridos sabem o quanto lhes foi determinante a temporada que atravessaram sob a minha assessoria profissional.

Contatos e reservas? Com exclusividade de chamada para o meu celelular (41- 84148553); por favor, recomendo não enviar e-mails. Eles serão lamentavelmente desconsiderados pela obviedade que reina no mundo dos ocupados. O meu tempo? É precioso.
 
Até a próxima!

Reflexões na rede social


Caminhar pelo bairro? Um saudável prazer comprovado diariamente- arq. pessoal
Ontem à noite? Passei ligeiramente pela minha página tuiteira e li comentários e dicas de alguns participantes. Destaco com agradável concordância o que escreveu o agrônomo e pesquisador Beto Veríssimo, assim como a ilustradora e design Heloisa Ferreira. 

(...) Então no Brasil vida saudável começa mudando cidades: mais calçadas e menos avenidas. Mais bicicletas e tempo para celebrar a amizade(...), segundo o Beto.

Da leitura dos tuites, um saldo positivo com a indicação de  The Blue Zones, de  Dan Buettner e mais ainda a ótima reflexão sobre a importância que os detalhes imprimem no lar. 

Pequenos detalhes imprimem no lar um sabor de eternidade: o cafezinho coado na hora, o bolo de fubá, a rede estendida na varanda, o beija-flor que visita o jardim, um arranjo de flores num ambiente, a mesa das refeições posta com simplicidade e harmonia, toalhas dobradas com capricho, organização e limpeza, uma boa música no ambiente, um bilhete carinhoso deixado no painel de avisos da casa, lápis de cor para fazer anotações, gentilezas (...), segundo a Heloisa

Manter uma árvore frutífera no quintal ou jardim? É uma prazerosa atitude, leitor! Eu garanto. Quintal urbano, Curitiba arq. pessoal 2013 
A vida exige atenção de todos. Torná-la melhor é sempre uma alternativa de qualidade, concorda comigo? O que você faz para tornar a sua vida um pouco melhor e agradável, caro leitor? Compartilhar as suas dicas em rede social é uma oportunidade valiosa. Experimente, também!

Até a próxima!

No Mercês ensolarado

 
Agora? No trecho do céu curitibano que eu observo o panorama está assim; parece que as nuvens escuras perderam a parada, pelo menos até agora.  No Mercês ensolarado, arq. pessoal 2013
 Até a próxima!

Café & Chuva


Bom dia, leitor! Aqui em Curitiba? A segunda-feira iniciou com céu ligeiramente encoberto; tomei um gole de café e fui lá fora conferir se dava para sair e caminhar um pouco, antes de ligar o  meu note. A meteorologista Sheila Rivas  analisa que:" Uma frente fria se organiza (...)  isto a previsão é de eventos de chuva em áreas isoladas e que podem vir acompanhados de trovoadas.", portanto, os dados do Simepar ajudam a traduzir os humores do tempo para hoje na região - Café & Chuva - arq. pessoal
  Até a próxima!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Vamos ajudar a florir as nossas ruas, leitor?


No meio do caminho? Tinha uma rosa na curitibana Martin Afonso-  Mercês - arq. pessoal 2013

Não sei o nome da espécie, mas ela enfeita um belo trecho da curitibana Prudente de MoraisMercês- arq. pessoal 2013

Nos arredores do curitibano Parque da Galícia estava a bela papoula- Mercês, arq. pessoal 2013
Hoje? Quero florir a minha página, caro leitor, mas também quero fazer um convite: vamos ajudar a florir as nossas ruas? Nos destaques, você verá algumas imagens exemplares que fiz na  10ªCaminhada Observacional ; ela aconteceu ontem, aqui pelo meu bairro, o curitibano Mercês. As fotos são feitas com a modesta câmera do meu celular, mas creio que elas conseguem intermediar a emoção e o cuidado que movem os meu clicks.

Caminhar e  bem Observar são atitudes que estão diariamente na minha rotina; fazer parte do grupo de Caminhada Observacional é como encontrar campo fértil e prazeroso, caro leitor. Participe, também! Adoraria encontrar na próxima caminhada algum leitor do NaMira.  
 
Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails