sábado, 16 de abril de 2011

Completamente (des)armados?


Fonte: Benett, na Gazeta do Povo, hoje

Considere a tirinha do Benett e a postagem Armas: articulador de 2005 vê golpe em... , do Josias de Souza. Agora... diga lá se o que falta não é exatamente o cumprimento integral do Estatuto do Desarmamento? O resto é oportunismo de políticos e temor natural do cidadão, sobretudo depois da tragédia no Realengo. 

Basta!  - Penso que a imprensa precisa parar de veicular excessivamente as imagens do atirador e oferecer manchetes neuróticas ao triste episódio.

Ao leitor atento cabe o ajuizamento da questão; aguardarei a sua visita para a salutar conversa no blog, meu caro visitante. Trocar ideias nos blogs ou ali no Twitter parece ser o melhor que se pode fazer nos últimos tempos.

Até a próxima!

Para melhor justificar uma escolha

Você já pensou que explicar escolhas ou decisões exige atitude argumentativa? Até a reprodução de um link envolve justificativas explícitas ou não. Quem bem explica convence, persuade, sugere, influencia; é capaz de modificar e aclarar as ideias e as posturas conceituais de uma pessoa com uma eficaz justificativa. É uma espécie de fiança; o leitor aprecia bastante.

A percepção necessária - As variações dos modos para justificar algo não podem ser desconsideradas; convivemos com estilos que vão dos objetivos aos subjetivos, amparados ou não nos intertextos ou recursos próprios da fala, tais como olhares, tom de voz, postura corporal, lágrimas, risos, entre outros. O importante, meu caro, é entender os porquês das justificativas e os mecanismos textuais ou orais utilizados para empreendê-las; não recomendo desconsiderá-los, porque são acréscimos tonificadores ao conceito que atribuimos aos que escrevem o que lemos nos jornais, revistas e na internet, especialmente.


Desafio de leitura&escrita e treino para bem argumentar- Encontros Marcados com a Redação, em Curitiba- Arquivo pessoal


Ingredientes - Quem redige, bloga ou trava conversa oral não poderá desconsiderar itens fundamentais, como: o conhecimento do tema, o propósito e os elementos de apoio utilizados para o sucesso do seu intento. Aos profissionais do ensino e interessados na comunicação eficiente sugiro atenção máxima aos recursos textuais, ou seja: ortografia, adequação do nível da linguagem, vocabulário, recursos coesivosexemplificações, entre outros imprescindíveis, ainda mais pela repercussão obtida. É preciso oferecer exemplos mútuos, invariavelmente. Escrever é concatenar ideias e ler é atribuir sentidos ao examinado.

Exemplos - Destaco  nos links a seguir duas amostras com justificativas temáticas; seus autores oferecem explicações oportuníssimas, pontuadas na força poderosa fornecida na internet. Gostei muito; cada um no seu estilo, na sua batida de conversa com os supostos interlocutores.

Sugestões -  Ao leitor, ainda vestibulando, sugiro a elaboração de um resumo dos textos, uma vez que sintetizar é um dos modos eficientes para demonstrar a compreensão do que foi lido. Ao colega professor, ao blogueiro simpatizante e ao leitor contumaz do blog, caso desejem recomendar a postagem, sugiro justificá-la, sem esquecer da indicação dos créditos, atitude reveladora do seu respeito à autoria.

Por que eu 'tuito' ? -   Curiosas explicações do pesquisador brasileiro, atualmente em Barcelona, Marcelo Nolaz   


A trollagem do bem  -  Justificativas habilidosamente bem contextualizadas pela jornalista Cynara Menezes, na Carta Capital


Até a próxima!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Parada necessária

Imagem: Google

Farei um recesso de 2 dias nas postagens; um motivo pessoal assim exige. Aproveite para acompanhar as atualizações compartilhadas pelos blogs destacados à direita da página, prezado leitor.

Até a próxima!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Batida policial à noite, também!

O sujeito quer beber até ficar com cara de babão e deixar a família em sobressalto? Você tem algo a ver com o gasto que ele faz para comprar o combustível etílico? Não; eu também, mas se ele pega o carro ou moto e atropela e vitima um transeunte, seja aqui em Curitiba ou lá em Embu- Guaçu (Estadão, hoje) merece ser punido devidamente.  

Fonte: JBosco
Colocar em risco a vida das pessoas é um crime.

Quer beber? Beba e fique quieto; aguarde que uma boa alma lhe dê um café amargo, um caldo bem quente ou um esculacho materno, conjugal ou os seus filhos fiquem com cara de frustração, coitados.

Na sexta-feira, dia da descontração nacional, eu durmo bem à noite, mas sempre fico sobressaltada com o zum-zum e zum-zuuuuuuuuuum dos carros que descem na maior velocidade, aqui pelo bairro Mercês, área residencial pacata na maior parte do dia, mas a polícia parece não contar com bom contingente para levar adiante as suas incertas noturnas, quando os condutores de veículos conduzem irresponsavelmente os seus carros ou motos.

Agir à noite, também - Policiar, cercear e comprovar irregularidades durante o dia claro é uma obrigação atemporal da Polícia. Fazer "batidas" no horário noturno? Um necessidade, quase tardia.

Pelo celular...  - Conversas rotineiras apontam que muitos motoristas costumam dar um toque aos demais, quando avistam uma batida da polícia. Usam o celular para avisar. Quem perde com tamanha bondade, hein, leitor?

Cada um de nós sabe de uma história trágica no interior de uma família ; o luto diante da irresponsabilidade dos que bebem e saem às ruas é infinito. Discorda de mim, leitor?

Até a próxima!

Tempo instável em Curitiba


Em Curitiba? Não saia hoje sem o guarda-chuva ou a sombrinha! Arquivo pessoal
 Bom dia, leitor! A previsão para o tempo em Curitiba aponta que a quarta-feira será de tempo instável, ou seja,  mínima de 15ºC e máxima de 24C, segundo o novo site do Simepar. A ameaça de chuva é permanente, aliás, está chovendo pelo Brasil afora. Será que você, leitor de outros Estados, confirma a manutenção dessa temporada chuvosa?

Sejam bem-vindos! - Aproveito para saudar aos novos leitores que chegaram ao Na Mira. Estamos agora com 91 supostos interlocutores, o que significa a chegada de mais gente para trocar ideias comigo...  

Até a próxima!

terça-feira, 12 de abril de 2011

A vida boa no Água Verde

Um bairro aparentemente tranquilo é o Água Verde, Curitiba,  2011, arquivo pessoal

Aos domingos, sempre que é possível, faço passeios excursionando pelos bairros curitibanos; gosto dessa calmaria encontrada, por exemplo no Água Verde. Sempre prefiro, caro leitor, as ruas sem trânsito nervoso; dá até para ficar com inveja dos que caminham, sob a copa do arvoredo, especialmente nos dias ensolarados.

uma curiosa região no bairro que abriga ruas com nomes dos Estados brasileiros; quando passo pelas ruas Amazonas ou Pará, bate uma saudade e o pensamento vai para os meus parentes, residentes na Amazônia. Quer mais detalhes sobre o Água Verde? Clique no Curitibando !

Até a próxima!

Com Belo Monte até o cemitério afundará, em Altamira

Imagem de Altamira, no PA, obtida no blog sosriosdobrasil

Lamento até imaginar a ação que dá o título à postagem; fico muito entristecida e estarrecida. O que você sentiria se o local onde os seus antepassados têm a última morada fosse tragado pelas águas do Xingu, uma vez que a construção da Usina de Belo Monte colocará grande parte da cidade paraense de Altamira no fundo?

Temores - Eu tremo quando penso nas consequências desse projeto de aproveitamento hídrico descomunal e fabuloso, sob o ponto de vista da engenhosidade humana, mas que ignora a cadeia de desastres ao ambiente e à história da região. Sei que as opiniões estão divididas, mas acompanhar de perto, sem desviar das obviedades, parece ser uma atitude prudente. Eu tento manter boas condições de informações, sobretudo locais, imersas na região, uma vez que a pimenta arde no lugar devido...


                    " Não adianta dizer que só a área é afetada, o entorno também é. Altamira vai para o fundo, não se sabe dizer o quão fundo ela vai.  273 espécies de peixe desaparecerão e o governo federal diz  que as comunidades indígenas e ribeirinhas não serão afetadas pela hidrelétrica. Me desculpem a franqueza, mas não é sério um governo que diz isso", conforme declara o Procurador da República, no Pará, Felício Pontes, segundo a reportagem Belo Monte é tragédia, do Jornal Amazônia, de 8 de abril de 2011.


Trapiche na orla do rio Xingu, foto de Euzivaldo Queiroz, do blog Transamazônica 40 anos


Diga lá! - O leitor, residente na Amazônia ou qualquer lugar no mundo, pensa igual ao Procurador da República Felício Pontes ou acredita nos benefícios da construção de Belo Monte, sem que as 40 condicionantes sociais(OAB-PA) sejam levadas em consideração? Pense e comente, se puder. O tempo nos gabinetes administrativos difere do tempo do leitor e do cidadão atento.

Uma pergunta inquietante: qual é a imagem que a mídia tem divulgado da população de Altamira? Você recorda bem? Pobreza, pobreza e mais pobreza. O que faz a  prefeitura local, aliás, o que pensam o prefeito, os vereadores, os estudantes, os professores e blogueiros de Altamira? Belo Monte é a promessa de vida boa e próspera, segundo a vibrante defesa que leio nas reportagens. Será mesmo? Li recentemente Belo Monte: um barril de pólvora..., na revista Veja, mas sem as versões que a realidade costuma apresentar nenhum leitor poderá ajuizar absolutamente nada. A injustiça gosta muito do silêncio dos envolvidos, o que eu temo demais.

Até a próxima!

O ibobe de Tiririca no cenário nacional

A popularidade do Tiririca é grande, inclusive aqui. Explico: a postagem mais lida é a que fiz, quando o deputado, ainda não diplomado, seria avaliado em teste de leitura e escrita; ela recebeu  224 visualizações. 

Fonte( Google, infelizmente sem crédito ao fotógrafo!)
Sob aplausos...- Hoje ele ganha as páginas dos jornais pela devolução do dinheiro gasto em resort (Contas Abertas, em texto de Dylle Menezes), o que sem dúvida é um bom sinal do trato com o dinheiro público, mas ainda vislumbro a tentativa de ficar em cena, o que lhe é muito fácil em decorrência do roteiro profissional testado anteriormente na tevê e palcos da vida. O partido que apostou no palhaço deve vibrar com o destaque auferido. É citado; fica em evidência. Um tiro certeiro na cacholeta dos demais.

Em evidência popular -  Qualquer atitude do Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, seja incoerente, infeliz , hilária ou exemplar no trânsito das funções legislativas, tal como a da devolução do dinheiro utilizado indevidamente, ganhará alcance na mídia, inclusive nos blogs. Na rabeira das ações do profissional do riso muitos ganham com os atos e entreatos do deputado; ele é peça de uma engrenagem bem calculada e que mirou no destaque permanente. 

Eu já sorri muito com as tiradas de humor debochado do palhaço Tiririca, mas não aprecio nada a outorga que o mandato significa nas costas desse deputado que representa o eleitorado paulista, mas deixemos o tempo passar; quem sabe o que ainda saberemos, caro leitor.

Até a próxima!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sem a eficiente redação não dá...

Encontros Marcados com a Redação

A alegria contagiante de quem viu o nome no listão da UFPR- Pça Carlos Gomes, Curitiba, 2011, arquivo pessoal

















Quando? A qualquer hora, se a opção é online e às terças ou quintas-feiras, se o vestibulando morar em Curitiba.
Contatos e agendamento: araujodoralice@hotmail.com

A dupla que ilustra a foto acima estava do meu lado na hora da divulgação do listão da UFPR; a alegria contagiante mereceu a foto, hoje aqui compartilhada com você, leitor. Sem a redação bem feita nenhum nome aparecerá na lista dos aprovados às universidades bem concorridas. Treinar todos os modelos de textos e ficar tinindo é exigência decisiva na prova de Compreensão e Produção de Textos; quem ignora a advertência sofre e terá mais uma ano sem vínculo com o ensino superior.  

Ler & Escrever  - Compreender o que lê e traduzir em palavras as suas ideias formam o dueto vitorioso do Passseeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que a gente ouve, lá na Praça Carlos Gomes ou na frente da tela do computador de qualquer lugar do Brasil.

Até a próxima!

Orelhões urbanos? Uma necessidade

Você já reparou no estado dos orelhões disponíveis aí na sua cidade, caro leitor? Aliás, você os utiliza? Ficou satisfeito em poder lançar mão dos orelhões, quando estava sem celular disponível?

Momento hilário - Já viu alguém tentar tirar uma soneca encostado em um telefone público? Olhe só o registro contextualizado e divertido do ilustrador Sérgio Bastos, em Belém.

Ilustração do Sérgio Bastos
Em Curitiba - Aqui eu não encontro motivo algum para rir, mas sim de indignação, porque já sofri bastante, tanto no bairro Mercês e arredores, como no Bigorrilho e Batel, mas o crítico mesmo é o estado dos orelhões fincados no Centro da cidade, pois os  telefones públicos nos arredores, ali da Boca Maldita,  geralmente estão incomunicáveis; a maioria depredados pelo insuportável vandalismo.

Serventia desprezível -  É uma tristeza avistar nossos telefones públicos. Aqui em Curitiba, sobretudo no centro da cidade, os orelhões são espaços para a propaganda de prostituição. É verdade, caro leitor; se você quiser telefonar será necessário limpar a área. Até no fone os caras colocam panfletos convidativos ao tema. 

Sugestões  - Fico aqui pensando se não é a hora de deixar que outras operadoras entrem no mercado dos orelhões, pois eles continuam sendo úteis à população. Ganharia o cidadão, independente se ele dispõe ou não de telefonia móvel. O que você acha da ideia, leitor? Quanto aos panfleteiros, estes deveriam levar séria advertência e seus patrões, uma multa pesada diante da poluição e constrangimento impostos aos cidadão, usuário do serviço telefônico. Discorda de mim? Argumente.

Até a próxima!

Livros à vontade...

Veja que ótima informação eu obtive no Twitter, leitor: 

                    ~>>>>   268 livros sobre redes sociais, comunicação e web 2.0 para download (Dica preciosa trocada entre os professores Antonio Granado e  Alessandra Carvalho em retuite da  bibliotecária Sibele Fausto)


Que tal escolher um dos livros e experimentar a leitura na tela, além de repassar a informação sobre a disponibilidade para baixar títulos à vontade?



Eu  ainda prefiro a forma tradicional de ler, mas vou experimentar baixar Blogs.com. estudos sobre blogs,  organização de Raquel Recuero, Adriana Amaral e Sandra Montardo e avaliar esse modo alternativo de leitura.

Compartilhe a sua experiência - Caso você já reúna experiência satisfatória com a leitura de longos textos na tela... que tal apontar as vantagens e desvantagens? Quanto mais nos informarmos, a partir da experiência coletiva, melhores as alternativas à expansão da leitura e diminuição de conceitos apreciativos incoerentes.

Até a próxima!

domingo, 10 de abril de 2011

Paul McCartney na cozinha

Um sonho realizado se pudesse desfrutar da proximidade de Paul McCartney, caro leitor. Sou fã assumida e os leitores antigos sabem bem desse encantamento, mas hoje, enquanto preparo o almoço eu trouxe o meu beatle preferido para a cozinha. Tenho o dvd  Live in Canada e danço e canto bastante com ele, enquanto corto batatas, confiro se o arroz está no ponto e cuido dos grelhados e preparo a saladinha, nosso almoço de hoje. Simples e animado, não é mesmo? Trabalhar assim é um desfrute.

Paul vem ao Brasil; agora aporta no Rio de Janeiro. Quero ir lá se puder.. para tietar! -Fonte: Google





Você já viu alguém triste cantar e cozinhar? Eu não. Costuma colocar as suas preferências musicais para tocar no domingo, quando a vida amena pede passagem? Compartilhe tais informes comigo. Tenho impressão de que não sou a única.

Até a próxima!

Céu curitibano com surpresas

Um céu curitibano com surpresas climáticas- Av. Afonso Camargo, arredores do Cajuru, Curitiba, arquivo pessoal
O domingo amanheceu levemente ensolarado em Curitiba, mas as nuvens escuras já retornaram ao céu.  Há pouco corri ao quintal para recolher uma peça de roupa, uma vez que uma chuvinha deu o ar da sua graça. Aí o panorama é o mesmo, leitor?

Descobri que a maioria dos meus leitores reside fora da capital paranense; a lista de seguidores e habituais interlocutores assim indica, portanto, sempre relatarei as informações da cidade como se tudo constituísse extrema novidade. Você aprecia a minha decisão?

Tenhamos um ótimo dia de 10 de abril; hoje o almoço em casa é por minha conta e ficarei distante do computador. Voltarei mais tarde; quem sabe até com novidades e temas instigantes para conversarmos um pouco, hein?

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails