sábado, 16 de abril de 2011

Para melhor justificar uma escolha

Você já pensou que explicar escolhas ou decisões exige atitude argumentativa? Até a reprodução de um link envolve justificativas explícitas ou não. Quem bem explica convence, persuade, sugere, influencia; é capaz de modificar e aclarar as ideias e as posturas conceituais de uma pessoa com uma eficaz justificativa. É uma espécie de fiança; o leitor aprecia bastante.

A percepção necessária - As variações dos modos para justificar algo não podem ser desconsideradas; convivemos com estilos que vão dos objetivos aos subjetivos, amparados ou não nos intertextos ou recursos próprios da fala, tais como olhares, tom de voz, postura corporal, lágrimas, risos, entre outros. O importante, meu caro, é entender os porquês das justificativas e os mecanismos textuais ou orais utilizados para empreendê-las; não recomendo desconsiderá-los, porque são acréscimos tonificadores ao conceito que atribuimos aos que escrevem o que lemos nos jornais, revistas e na internet, especialmente.


Desafio de leitura&escrita e treino para bem argumentar- Encontros Marcados com a Redação, em Curitiba- Arquivo pessoal


Ingredientes - Quem redige, bloga ou trava conversa oral não poderá desconsiderar itens fundamentais, como: o conhecimento do tema, o propósito e os elementos de apoio utilizados para o sucesso do seu intento. Aos profissionais do ensino e interessados na comunicação eficiente sugiro atenção máxima aos recursos textuais, ou seja: ortografia, adequação do nível da linguagem, vocabulário, recursos coesivosexemplificações, entre outros imprescindíveis, ainda mais pela repercussão obtida. É preciso oferecer exemplos mútuos, invariavelmente. Escrever é concatenar ideias e ler é atribuir sentidos ao examinado.

Exemplos - Destaco  nos links a seguir duas amostras com justificativas temáticas; seus autores oferecem explicações oportuníssimas, pontuadas na força poderosa fornecida na internet. Gostei muito; cada um no seu estilo, na sua batida de conversa com os supostos interlocutores.

Sugestões -  Ao leitor, ainda vestibulando, sugiro a elaboração de um resumo dos textos, uma vez que sintetizar é um dos modos eficientes para demonstrar a compreensão do que foi lido. Ao colega professor, ao blogueiro simpatizante e ao leitor contumaz do blog, caso desejem recomendar a postagem, sugiro justificá-la, sem esquecer da indicação dos créditos, atitude reveladora do seu respeito à autoria.

Por que eu 'tuito' ? -   Curiosas explicações do pesquisador brasileiro, atualmente em Barcelona, Marcelo Nolaz   


A trollagem do bem  -  Justificativas habilidosamente bem contextualizadas pela jornalista Cynara Menezes, na Carta Capital


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails