sábado, 28 de julho de 2012

Nós e a camélia, caro leitor...


Os versos " (...) ó jardineira, por que estás tão triste? Mas o que foi que te aconteceu? Foi a camélia que caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu (...) " vieram à minha cabeça, logo depois que  avistei a Cameleira ,em destaque acima, carregadinha de flores, ali pelos arredores do Bigorrilho. É ou não uma bela flor, a camélia, meu caro leitor?




Um pouco mais, já na volta da caminhada, vi uma camélia no chão. É ou não inesquecível  e emblemática a bela e tristonha canção, cujos versos acima lembrei, caro leitor? Comparar a camélia presa naturalmente à árvore e vê-la assim, completamente inerte é como avistar a infalível dinâmica humana com as leis inesquecíveis de nascer, viver e morrer. Mais filosófica a vida não poderia ser. Você concorda comigo? Vamos aproveitar o dia de sábado intensamente? Vamos, logo, loguinho...... - Reflexões de caminhante observadora - arq. pessoal, 2012
  Até a próxima!

Vamos à Praia do Cocal?

Reprodução - A Praia do Cocal (PA) em foto do Breno Peck


Quando vi a foto da Praia do Cocal feita pelo Breno Peck, ah...meu caro leitor,  fiquei mortinha de inveja de quem pode ir lá agora. Não conheço a praia, mas grande parte do balneário Salinópolis, sim. É uma região muito linda. Fica na beirada do Oceano Atlântico e dista cerca de três horas e meia de Belém.


Para quem não sabe, lá no Norte do Brasil vive-se o auge do Verão, bem diferente do que dispomos agora, aqui no Sul e Sudeste. Hoje, por exemplo, estamos com solzinho fraco, porque as nuvens escuras traduzem a temporada invernosa. Contrastes climáticos em um país com cara de continente e alma de terra de todos os matizes e climas.


Até a próxima!

Sabe comparar informações, leitor?


Um dos meus alunos em treino semanal da escrita concatenada- arq. pessoal 2012

Tal qual, assim como, tanto quanto,entre outras expressões, também conhecidas como indicadores de comparação, são grandes auxiliares do estudante, assim como do profissional na ativa, blogueiro com conteúdo próprio ou concursando às voltas com textos de dimensionamento dissertativo. 

Saber comparar é uma habilidade, meu caro leitor; ela requer interpretação correta dos dados, confronto objetivo e clareza no cruzamento informativo. Muitos não sabem observar as semelhanças e as diferenças de uma questão.

A minha aula na tarde de ontem teve como tema a composição do texto comparativo. É precedente objetivo às costumeiras análises dos infográficos, tirinhas, cartuns, charges e qualquer item que a banca de um vestibular ofereça como apoio à escrita comparativa do candidato. É, portanto, fundamental, aprender, revisar e treinar as comparações, caro leitor.
 
A experiência cotidiana matinal do brasileiro envolve café com leite quente e pão com manteiga? Não sei. Que tal comparar os dados oferecidos pelos leitores. É pauta boa para cadernos em geral, inclusive os da escola nacional  - arq. pessoal 2012
 Sugestões para treinar a comparação:
1- O comportamento do eleitor brasileiro- Que tal fazer uma lista e identificar as semelhanças e as difrrenças? Em seguida, arrisque uma conclusão para o seu município.
2- As regiões brasileiras - Os contrastes climáticos rendem um farto apanhado geral. Dados de testemunhas oculares ou fãs de documentários turísticos saberão listar informações e conclusões interessantes.
3- O desjejum do brasileiro - Um mapeamento do atendimento à fome nas primeiras horas da manhã traçará um rol de possibilidades; indícios do poder econômico, consciência nutricional e atenção à saúde serão evidenciados.
4- Alternativas de estudo aos concluinetes do ensino fundamental - Há uma encruzilhada, tanto aos que saem da escola pública, quanto particular; concentra atenção na lista de contrastes e semelhanças, dará um excelente parágrafo conclusivo.
Quer mais sugestões? Peça, aí na caixinha de comentários. Sou daquelas que gosta de conversa e detesta monólogos. A escrita blogueira é comunicativa, meu caro leitor.


Até a próxima!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

"O Silêncio de uma Cidade", de Fritz Lang


Reprodução- Versátil Home Vídeo
Gosto de filme noir, ainda mais de Fritz Lang. Ontem, com o dvd de O Silencio de uma Cidade passei um tempo emocionante, uma vez que o filme envolve questões jornalísticas, assassinato em série e reúne elenco com intérpretes famosos. Recomendo, portanto, aos que gostam especialmente de suspense.  Para hoje? Já estou com o dvd  J. Edgar; oportunamente comentarei o que achei do filme. Leonardo DiCaprio e direção de Clint Eastwood animam.

Atenção - Clique no link, caso deseje saber mais detalhes sobre o filme.

 Até a próxima!

Só você pra confirmar, leitor!


Reprodução via Google
 
Hoje? Amanheci com uma música bem antiga na cabeça e, talvez, você nem acredite, mas a primeira que ouvi em inglês foi Only You  ( LetrasMus ); era cantarolada em casa pelo Onizes, o meu irmão mais velho, residente, lá na minha saudosa Belém. Foi muito engraçado, mas vai e volta e estou assobiando a melodia durante grande parte da manhã de hoje.
Diga lá! -  Já aconteceu com você essa coisa de uma música ficar na cabeça e não largar de você durante um bom tempo?


 Até a próxima!

Redação & Café, lá no Comes e Bebes


A gostosura acima? É minha. A foto? Obra do Alessandro Reis. Quem preparou? A Cristina. - Gostosuras - Café Izepão - Rua Cândido Hartmann, 1106, no Mercês, Curitiba, 2012
A interação entre blogueiros é uma dessas excelentes consequências patrocinadas pela internet positiva. Quer um exemplo surpreendente? Ontem, vi a postagem que fiz sobre as minhas aulas de redação disponíveis, sob agendamento em cafeteria, bem destacada em link na postagem  Bar de unhas, no blog Comes e Bebes  - espaço virtual divertido e variado capitaneado pelo Marcelo Katsuki.


Até a próxima!

A casinha encantadora


Quando disponho de mais tempo troco de supermercado; uma das alternativas é ir ao Pão de Açúcar, mas ali naquela filial da Rua Martin Afonso, no bairro Bigorrilho. O motivo? Ah... não são os produtos disponíveis, mas sim para avistar a miniatura da casinha de madeira, agora em destaque acima. Repare, prezado leitor; veja que até os lambrequins não foram esquecidos na composição. Um capricho na representação das casinhas históricas na vida paranaense. Aliás, voce já viu a amostra de casas de madeira que o W.C.Takeuchi reúne, ali no Circulando por Curitiba? É uma série encantadora.- Curiosidades em Curitiba - arq. pessoal 2012


 Até a próxima!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

"Sabe aquele motorista..."...


Motoristas dos expressos fazem parte da rotina diária de uma cidade; algumas boas histórias devem deixar na grande narrativa construída diariamente na vida dos passageiros. Rua Sete de Setembro, Rebouças- Curitiba, arq. pessoal
 
Já vivenciou uma história curiosa sobre motoristas, de táxi, de ônibus ou de qualquer veículo que transporte cargas materiais e humanas? Que tal compartilha-las comigo, caro leitor? No dia a eles dedicado ressaltar boas histórias é uma justa homenagem, concorda comigo?

Quando passei uma temporada, em 2001, lá em Campinas(SP), mais precisamente no distrito de Barão Geraldo, um motorista trouxe de volta um quarteto de "Fofoletes" que a minha filha, ainda bem menina, deixara por esquecimento no ônibus da linha Barão Geraldo/ Rodoviária. A história é muito boa; se o leitor desejar detalhes, mais adiante oferecerei. 

Curiosidade - Quer saber o que são Fofoletes? Clique em Trash 80.

Até a próxima!

GreveEDU? Até quando, colegas professores?


Ontem? Passei pela Praça Santos Andrade e fiz várias fotos, mesmo sob a chuvisqueira que caia sobre Curitiba. O destaque acima, sinalizador do panorama universitário nas instituições públicas, é avistado como um emblema. O governo federal já apresentou nova proposta aos  colegas professores, mas o Andes, um dos órgãos de representatividade anunciou o pedido de mais tempo para a análise da proposta ( Gazeta do Povo/ Folhapress, ontem ) - Curitiba, arq. pessoal 2012     
 
Até quando a manutenção da greveEdu, colegas professores? Praça Santos Andrade, prédio da UFPR, Curitiba, arq. pessoal 2012
   Até a próxima!

Caminhar? No Parque Barigüi


Hoje? A caminhada diária que faço alcançou maior distância. Fui com uma amiga ao Parque Barigüi, local excelente para caminhadas e passeio ao ar livre. É um logradouro público que sempre está na dianteira das recomendações, especialmente ao visitante de passagem pela cidade. Lamento não mostrar uma imagem com melhor resolução, mas a manhã curitibana, apesar das nuvens  escuras que lutam com as branquinhas, está bem bonita. Meu celular ajudou a mostrar a belezura da quinta-feira, caro leitor! -  Parque Barigüi, Curitiba, 2012  
 
 Até a próxima!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Candidatos? Na mira do (e) leitor municipal,já!


Reprodução via Google


Ao avistar um candidato a um cargo político municipal, tal como o de vereador ou prefeito, o que mais desagrada ao (e) leitor?

Interaja -  Que tal deixar um comentário? Receba o meu agradecimento antecipado, prezado interlocutor. Oportunamente reunirei, em transcrição integral, os itens de desagrado, aqui no NaMira. Participe.

No meu caso, (e) leitora atenta e exigente, sinto um mal-estar ilimitado ao perceber o tom evasivo de um candidato. Identificar o temor que ele tem de um confronto verdadeiro com o (e) leitor, sem dúvida, faz com que a figura caia no meu desagrado. Todos, indistintamente, exibem um aparente bom mocismo. Quero ver e ouvi-los conversar com eleitores acerca das suas contradições. Ao menos algo assim: Eu errei ao...., mas...

Itens de desagrado; ajude a completar a lista abaixo:
1- Tom evasivo, destaquei acima. 
2-" O que me desagrada? Incoerência, assistencialismo, corporativismo, paternalismo, clientelismo." contribuiu o Rogério, às 11h11m
3-
4-
5-



Até a próxima!

Você recolhe as fezes do seu cão?


Ontem à tarde? Fui caminhar ali para as bandas da Rua Padre Anchieta e encontrei o cartaz em destaque.  Muita gente, felizmnete, já expressa a educação recomendada; tenho visto inúmeras sacolinhas fazendo uma ciranda no entorno das árvores, pelo menos aqui nos bairros Mercês e Bigorrilho, áreas nas quais circulo com frequência diária. Recomendações constatadas - Curitiba, arq. pessoal 2012
 
Até a próxima!

Quarta-feira bem gostosa

 
Hoje? O meu café com leite quente ganhou um acompanhamento diferente: um bolinho de laranja. Informar se estava gostoso ou não é quase sem necessidade, não é mesmo, caro leitor? Tenha uma ótima quarta-feira. A minha já começou bem, apesar do céu nublado e aquele ar de friagem e anúncio de que a chuva vem aí. Trocar o pão com manteiga pelo bolinho é bom, tanto quanto encarar com autonomia as mudanças do clima. - Gostosuras, arq. pessoal

Até a próxima!

terça-feira, 24 de julho de 2012

As férias escolares de antigamente

 
Ah...que saudades daquelas férias escolares que os anos não trarão mais, nunca mais - Ilha do Mosqueiro, Pará, arq. pessoal, 2010
 Hoje, ainda no começo da manhã, fiquei surpresa quando uma amiga ao telefone comentou que passaria em casa, depois que deixasse os filhos na escola. Surpresa, muito surpresa, perguntei: 

-  Mas as férias já acabaram? A resposta que ouvi? Sim

Que tristeza! - foi o que eu disse sem tentar contenção emocional alguma. O mês de julho nem acabou e a estudantada já retornou à escola; o pior é que não há calendário único. Que liberdade fajuta...

No meu tempo de estudante na escola  básica - não sei se no seu tempo foi assim, meu caro leitor -  aprendi a ler, a escrever e a efetuar as operações matemáticas, entre outras delas decorrentes. Não tive professor particular para nadinha e jamais frequentei curso de redação. Dispunha daquele desfrute de um mês de julho inteirinho de férias, além da temporada longa que começava em dezembro e encerrava apenas no último dia de fevereiro do ano seguinte. Eu  passava tais períodos, na maioria dos dias, aí na ilha em destaque acima. Outros tempos, outras cabeças, outras invenções. E, agora, ministro Mercadante?

É raro o estudante que consegue ler um texto e reproduzir, em redação manuscrita, com fidelidade, objetividade e clareza as ideias nele contidas. Encontros Marcados com a Redação, arq. pessoal
Lamento confirmar que as alterações curriculares que aumentaram a carga horária, injetaram novas disciplinas e desarrumaram o calendário escolar subtrairam o tempo dedicado às férias. O de antes parecia acompanhar o fluxo das estações climáticas e a rotina das famílias brasileiras. O de hoje? Não ajudou a desenvolver as habilidades básicas de leitura e escrita, ao contrário. A prova incontestável? Meus alunos de redação, egressos do novissimo pacote de modificações curriculares, continuam nas duas últimas décadas a requerer a intermediação para interpretar textos e traduzi-los em português claro e objetivo.

Interaja-  Convite: que tal o leitor contar como foram as suas experiências com o período de férias escolares. Vamos fazer inveja aos que hoje têm tão poucos dias ao desfrute revigorante das férias? Quem começa?

Até a próxima!

Contribuição jornalística; um destaque diário ao Contraponto


Sou muito grata à coluna Painel e muito mais ao seu dinâmico Contraponto,  parte geralmente divertida e curiosa apresentada diariamente, na Folha de S. Paulo. Sabe, por quê? Ela permite treinar a composição de resumos e da transposição linguística, dupla de textos comumente presentes no vestibular da Universidade Federal do Paraná. Tenho vários recortes da pequena narrativa, já reproduzidos; eles ficam à disposição para o treino disciplinado da redação. Sabe a grande vantagem do material? Reúne as possibilidades de aplicação imediata das recomendações que ofereço à elaboração das tipologias acima destacadas. Os nomes das jornalistas Renata Lo Prete, anterior responsável pelo espaço e o da atual, a Vera Magalhães, são conhecidos dos meus alunos de redação.  Dica de escrita - arq. pessoal 2012
  Até a próxima!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A vida com ou sem Twitter?


A vida com o Twitter, segundo o JBosco é assim- Reprodução autorizada para o NaMiradoLeitor
A submissão involuntária é desagradável, mas quando há consentimento e equilíbrio, a vida com o Twitter é muito boa.

No meu caso, por exemplo, ele é útil para divulgar o meu trabalho e arregimentar valor externo ao que escrevo, aqui no NaMira, além de aprofundar webcontatos, mas quando estou longe da rede social e na condição de carona ou dona dos meus próprios passos na intermediação da minha vida, ah... o distanciamento é espetacular. O interessante é saber dosar qualquer submissão. Talvez, alguém possa discordar, mas quero ler um argumento incontestável.

O cartunista Benett retuitou o desenho acima, lá do Macanudo, via porliniers; agora ele está, aqui no NaMira

Manter uma vida com atrativos diversificados e voltar para a internet na hora desejada ou necessária é uma condição espetacular. Os destaques acima ajudam a colocar não apenas o Twitter na balança, mas toda e qualquer dependência. O bom é saber fazer as escolhas, concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

Assessoria de redação? Numa cafeteria? Sim!


Fiz uma consulta prévia e marquei recentemente uma assessoria de redação individual, ali no Café Izepão - Rua Cândido Hartmann, 1106,  no Mercês.  O meu aluno, inscrito em concurso público, gostou bastante, porque o ambiente é calmo e o atendimento é personalizado, graças à simpatia da equipe que comanda a cafeteria. Assim, creio que custa bem pouco temperar o dever com o prazer. Ajustei do tom da minha voz e orientei tecnicamente a instrução sobre a composição de um texto dissertativo. As duas horas de aula passaram, assim, de repente... - Na foto, você avista o meu espresso sendo preparado pela Cristina Izepão-  Está em Curitiba e mantém interesse na minha assessoria? Agende um Encontro Marcado com a Redação, comigo: ( 41) 84148553 arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

Triste cena produzida pelo cidadão desatento


Observe o registro acima. Você costuma colocar caixas de papelão na rua, assim como do modo como mostro na fotografia feita com o meu celular? Já imaginou o que acontece quando bate uma ventania? Triste cena, ali na Rua Capitão Souza Franco, esquina com a Rua Padre Anchieta, no Bigorrilho - Curitiba, arq. pessoal
  Até a próxima!

O CicloAmazônia é um grande desafio!


Reproduçao do cartaz
 
Você já imaginou um trio de ciclistas atravessando a Floresta Amazônica? O texto é da Aline Cavalcante; não deixe de conhecê-lo, aqui no excelente blog, o  Vá de Bike. Desejo que o Santini, o fotógrafo Marcelo Schadt Assumpção e o ilustrador Cabelo consigam superar todos os desafios certamente encontráveis na gigantesca travessia nortista, a partir do dia 28 de julho.

Até a próxima!

Pão quentinho é uma gostosura!

Pão recentemente saído do forno; você gosta, meu caro leitor? Eu adoro. Muitas vezes, acerto a hora da venda e como pão quente sem nada, ali na saída do supermercado Mercadorama ou na Saint-Germain. O prazer de saborear um pão quentinho merece destaque da freguesia fiel. Quando morei os últimos anos em Belém comprava pão fresquinho, ali na Padaria Almirante ou na  Padaria Santa Clara e nos tempos de Campinas(SP), lá na Trieste Triento. Será que elas ainda funcionam? Como eu gostaria de saber...  - Gostosuras - arq. pessoal, 2012
  Até a próxima!

domingo, 22 de julho de 2012

Uma belezura de tarde!


Bela, ensolarada e calma foi a tarde de hoje, aqui no Mercês. Você poderia adjetivar do mesmo modo  sua tarde de domingo, caro leitor? Nem parece inverno, aqui em Curitiba -  arq. pessoal 2012
 Até a próxima!

Paraensismo? É natural exercê-lo

 
Em breve, chamarei amigos curitibanos para um vatapá com o tempero parauara- arq. pessoal

 Moro em Curitiba desde 1992, mas na temporada de estudos em Campinas(SP), lá pelos idos dos últimos anos da década de 80, eu não hesitava em transformar a minha casa, ali na saudosa área unicampesca de Barão Geraldo, em uma espécie de Casa do Pará

Saiba o meu caro leitor de que não escondo a saudade e o orgulho que tenho do meu estado nortista, o Pará. Talvez, a atitude costumeira na rotina da vida, inclusive blogueira, tenha feito o Fernando Jares enviar uma frase tuiteira na minha direção. Fiquei surpresa com a observação e agradeço, muito honrada, a observação do jornalista paraense que circula bastante Pelas Ruas de Belém.


    "Estou só acompanhando (...). Obrigada pela sua dedicação. Pelo paraensismo.", às17:45 do dia 16 de julho de 2012

Ciente da exortação do filósofo paraense, todo parauara no seu juízo perfeito, tem o dever de honrar, zelar e divulgar a terra da sua nascença; não importa o lugar da sua morada ou o tempo em que decida saudá-la. Vigiar e amar a terra paraense, sempre! - Entrada do Mangal das Garças, Belém (Pa), arq. pessoal

Recorro, assim, ao criterioso Sérgio Pandolfo para que o leitor, distante da Amazônia paraense, possa melhor entender o termo paraensismo. Como não ser orgulhosa da terra querida? A divulgação das páginas blogueiras e feitos felizes ou infelizes advindos do Pará é uma prioridade diária; você já reparou? Se pudesse, traria informes com riqueza iconográfica, mas nem sempre recebo a colaboração desejada. Ainda bem que alguns tuites e os seus anexos disparados caem no colinho da minha página tuiteira.

Lamentavelmente, os gestores, especialmente os últimos, têm judiado do meu Pará, mas a exaltação das virtudes não obliterará jamais a visão crítica e a paciência histórica com as circunstâncias desencadeadoras das ações, a favor ou contrárias, ao desenvolvimento do Pará.



Até a próxima!

Variação de humor matinal

Café matinal com gosto bom e feliz- arq. pessoal

Você acorda com o humor alterado para a zanga e pouca conversa ou reconhece que conviver com os demais com franca disposição para conversar é um modo de viver bem? Na companhia do meu café o humor matinal em baixa jamais tem vez. Algumas pessoas, infelizmente, ignoram o efeito que despertam nas demais com a desagradável disposição casmurra, logo nas primeiras horas da manhã.

Um domingo lindo- Curitiba, arq. pessoal


Tenhamos um ótimo domingo, caro leitor. O meu? Está ensolarado e feliz. 

Interações - "eu sempre acordo bem, mesmo se com dor de cabeça( tá virando regra) e não gosto de me aborrecer de manhã", tuitou a Claudia, ou melhor, a Crodia, às 10:05 

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails