sábado, 17 de julho de 2010

Blogar e visitar: verbos condicionadores

Salve, salve, leitor! -  Ainda bem que aqui no Na Mira há sempre alguém para fazer valer a máxima que coloquei no título da postagem; o famigerado SE é determinante em tudo. Você certamente já pensou nesse condicionante; eu penso o tempo todo nele, porque ele regula o que faço e compartilho com você.

Interaja- Experimente responder ao grupo de questões a seguir, mas sem perder o bom tom dessa conversa, ora estabelecida sob um frio de rachar-  confira aqui no Simepar !- , mas nem por isso menos bem disposta. Quero acertar mais com você, por isso a sua opinião é importante.

>; Por que você aparece aqui? - Muitos leitores já são conhecidos, lá do meu antigo blog no Uol ,  do  portal da GP ou aqui do Twitter; gostaria de saber o que regula o seu clique aqui para o Na Mira.

> Tem queixas relevantes sobre a página? - Temas recorrentes chateiam; intimistas nem sempre agradam, eu sei, mas aqui pelo Sul tratar sobre o tempo é  assunto diário, uma vez que o clima regula as nossas atividades.

> Costuma atentar ao tema da postagem ou escreve o que dá na cabeça? - Ler com atenção implica no atendimento do que está proposto, concorda?

> Aprecia quando indico links ou a conversa direta, sem a costura a outras fontes?  -   Gosto das indicações; elas são modos de estabelecer a necessária intertextualidade, mas ando atordoada com o acúmulo de informações. Sinto falta de conversa entre humanos, não do retrato instuticional ou mera remissão ao que o fulano declarou ou o que eu li sobre isso ou aquilo. Às vezes saio depressa do Twitter, quando avisto dezenas, centenas de links e links e links e nadica de informação de quem está do outro lado.

> Recohece a importância das fontes na autoria dos textos, títulos, fotos, charges e ilustrações? - Não é justo utilizar qualquer dado sem lhe apontar a autoria; é uma questão de respeito.

Quer sugerir ou ponderar algo? Fique à vontade. Hoje, além de blogar e fazer o almoço, ainda terei a mala para arrumar e aqueles compromissos naturais de quem sai do seu domicílio para aproveitar alguns dias de férias. Na próxima semana estarei em Campinas(SP), mas não pretendo interromper as postagens, porque escrever é atitude naturalmente satisfatória.

Até mais...

Está muito friiiiiio...

Estava aqui pensando se era apenas eu que sentia tanto frio, mas ainda bem que o rpcastilho, seguidor aqui do blog comentou lá no Twitter:


      "Taqueospa, tá muito frio em Curitiba."


8ºC? Nem, nem...- A foto em destaque evidencia um pouco de como estava o tempo na cidade, logo após o meu almoço, lá no Mercado Municipal de Curitiba. Além da chuva intermitemente... o frio persiste intenso, até agora de madrugada.

Sensação térmica  -  Agora, prezado leitor, eu estou completamente congelada. Não adiantam as roupas de lã, a bebida quente, nada, absolutamente nada detém esse frio; até perdi o sono. O Simepar está com as antenas ligadas, mas os números que apontam a temperatura parecem sempre estar beeem distantes da realidade do corpo do cidadão.

Compartilhar - Fico sempre pensando nas pessoas que estão ai, na rua, por motivos justificados; há, também, os que padecem de frio em razão da carência de meios para combater a friagem cortante. É hora de aderir às solidárias campanhas, concorda comigo? Quem sabe até começar um Clube do Cobertor, bem nos moldes do Clube da Meia...

Até mais...

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Correspondentes informam

A interação entre blogueiro e leitor é uma prova espetacular da vitória da leitura e da escrita. Poderosa aliança, nem sempre bem explorada para as boas articulações temáticas e intenções de alcance coletivo. Na postagem anterior convidei o interlocutor da página para ser correspondente deste Na Mira do Leitor .  Com alegria incontida quero que veja e acompanhe os primeiros exemplos contribuitivos:

              "Bom dia, Doralice!! aqui na pequena Leme estamos hoje com um ceu linnndo, ensolarado depois de 02 dias de chuvisqueira chata, particularmente prefiro os torós", vem e vão rapidamente, o friozinho agradável é presente da estação. Como do meu quintal tenho uma boa visão de boa parte da cidade, sempre me encanta olhar o que resta ainda de montanhas e os 04 únicos edifícios da cidade, a torre da igreja matriz de SÃO MANOEL, arvores ressecadas pelo frio mas que mesmo assim a beleza é tão intensa, ver tão proxima a grande quantidade de caminhões carregados com cana-de-açucar, laranjas, ceramicas em harmonia com carroças e cavalos e bicicletas e muitas, muitas motos. Lembre-me agora da musica que diz: "uma folha qualquer eu desenho um sol amarelo..." rsrsrs, bom dia, bons dias pra nós..."

(Doris, leitora/seguidora do blog, direto de Leme, SP, às 09h31)

                                                   " Adoro chuvas intermitentes. Mais agradável que a minha seca permanente.(junho a agosto), no DF."

(@AlexMartini, de Brasília, há 1 hora no Twitter)

                                               " Os fins de semana do mês de julho, aqui em Belém, são todos de tranquilidade, em razão do período de férias e do verão paraense, com uma considerável parte  da população buscando balneários, prais, outros estados, excursões ao exterior, um êxodo muito próprio e tradicional.

Quem fica na cidade, passa a desfrutar de condições especiais em restaurantes, por exemplo, resultando em queda de preço e atendimento especial.

Pessoalmente, estou planejando um final de semana na Vila de Alter do Chão, em Santarém, local de praias belíssimas e de uma culinária de primeira. Ainda recentemente uma revista inglesa elegeu Alter do Chão, que também é conhecido como o Caribe brasileiro, como tendo as mais belas praias do Brasil."
( Onizes, seguidor do blog, de Belém, às 10h47)

                                                        "Boa tarde, Doralice! Aqui em Rio Preto tempo estranho, mas sem gente esquisita. O inverno daqui é como no deserto quente durante o dia e frio durante a noite, às vezes nublado...mas a maioria os dias são de céu azul lindo!:)"
(Be_neviani, seguidora do blog, de S.José do Rio Preto, às  12h19)

Uma flor para você, leitor! - Prometo trazer aqui para o topo da página todas as contribuições que chegarem ao blog;  ficarei um pouco ausente, bem na hora do almoço, mas voltarei  aqui antes do final da tarde.

Receba a flor destacada acima em sinal virtual do meu obrigada e da alegria com a interação, sempre prazerosa.

 Até mais...

Correspondente do Na Mira do Leitor

A chuva continua em Curitiba; dê uma olhada nas fotos que fiz com a câmera do celular (eu sei que a resolução está baixa e a nitidez mais ainda, porém clique duas vezes  nelas e poderá visualizá-las melhor). Ali , por exemplo, nas imediações da Praça Rui Barbosa o festival de sombrinhas coloridas ajuda a suavizar as complicações  que surgem em consequência da umidade, poças de água, friagem excessiva e a natural correria em dia de chuva.

Ontem ao voltar para casa, depois do trabalho, eu tinha os sapatos e a barra da calça completamente molhados; ainda bem que uma sopinha de feijão estava a minha espera...

Compartilhe informações -Como é que está o tempo ai no bairro curitibano ou na cidade onde você reside? Há pelo menos umas 8 cidades incluídas como residência na lista dos 34 leitores do Na Mira; você já reparou nesse detalhe importante?


Penso que se o leitor relatasse um pouco mais sobre as peculiaridades do lugar onde reside este blog ficaria abastecido de novidades, porque recolher descrições advindas dessa interação seria de um valor contribuitivo espetacular. Um verdadeiro prêmio pela conversa estabelecida aqui, concorda comigo?

Convite -   Notícias sobre Ponta Grossa, Bauru, Vilhena, Londrina, Maringá, Leme, Rio de JaneiroBelémS.José do Rio Preto, entre outros cantos geográficos chegariam com vigor e precisão, caso esta postagem fosse lida e você com ela, imediatamente, interagisse. Quer ser o meu correspondente ai na sua cidade? Adoraria reproduzir as suas informações.


Até mais...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Conciliação de interesses

Está frio ai, também, leitor? Aqui em Curitiba está, muuito. Veja o que o Simepar registra. Eu cheguei com muito frio, aqui pelas imediações da Boca Maldita. A sensação térmica exigia muita proteção, mas odeio o peso das roupas, a superposição das blusas e as mãos geladas, mas é o Inverno. No Verão vem a busca constante pelo frescor e ventiladores naturais ou artificiais entram em cena, mas faz parte conviver com queixumes decorrentes dos determinantes climáticos. Interesses conciliados, problemas afastados objetivamnete.

Estou no intervalo do período de aulas da manhã; almoçarei  logo mais - e, depois, a jornada continua até à noite, lá pelas 20h30 guardarei tudo: caderno, pasta, etc. Trabalhar é preciso e descansar, também, concorda comigo?

Não quero deixar de desejar um bom dia ao leitor; apareço aqui, ao menos com o propósito animador da interação com você. São 34 seguidores; o número exige atenção qualificada.

Até mais...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Arquivo fotográfico comp@rtilhado

Reúno agora algumas imagens neste Na Mira. Elas certamente não apresentam compromisso com tema único. Explico. Penso que a geografia humana nacional não deve ficar aprisionada nos livros didáticos, nem arquivos pessoais das fotos. Adoro fotografar cidades, cenas pitorescas, a rotina, os problemas, as belezas e aquela cena inusitada que ninguém deu pelota.

Arquivo compartilhado- Os registros fotográficos são diários, espécie de retrato vivo das minhas andanças e modos de olhar. Veja ao lado a movimentação curitibana no Parque Barigüi , em tarde domingueira nublada e fria. Não há técnica alguma, mas apenas a vontade sincera de captar todos os sentidos ali reunidos no rosto, na planta, na flor, no contraste, no vestuário, no costume local, na mensagem implícita ou explícita.

Troco com prazer a caneta e o teclado do computador pelo clique na máquina digital, amiga e companheira, sempre na bolsa para entrar em ação. Nota de prazer incontido.

Conjugação interminável - Há quem desenhe, pinte, borde, cozinhe, encha a paciência, divague, colabore, censure, advirta, compartilhe, estimule, oriente, abasteça, reconsidere, atordoe, entre outras ações boas e más. Eu leio, escrevo e fotografo com enorme prazer. Tudo para você e por você, caríssimo.

Afetuosa atenção - O meu cronista preferido atualmente, o Miguel Sanches Neto, já declarou  em algum lugar na internet que o escritor gosta da atenção afetuosa do leitor.

Quem escreve com a atenção dirigida ao interlocutor e não esconde a declarada satisfação dela obtida aprecia a ternura, o gentil aceno apreciativo e até mesmo a crítica do leitor. A foto do contraste arquitetônico no calçadão da Rua XV de Novembro é um exemplo. Muitos leitores apreciaram as informações sobre a florada espetacular das cerejeiras no centro da capital curitibana, mas não apenas este pormenor. Fotografias contam histórias, revolvem lembranças, apontam projetos, ressaltam atitudes.

sempre muito a registrar; vê ao lado a imagem amazônica? É no aprazível Mangal das Garças; fiz a foto durante a minha recente passagem em Belém, terra querida, inesquecível.

Faço-lhe um convite, aliás, dois, ao leitor especialmente recente na página:

1- Leia as postagens verticalmente e aviste as imagens disponíveis.

2- Acompanhe também o arquivo que mantenho no Twitpic; verá a movimentação intensa do meu olhar adentrando pelas ruas curitibanas, paraenses, entre outras cenas, praças e o que desperta a atenção desta professora.- e tudo para \0/ você!  Voltarei à noite, quando espero ter cumprido a programação todinha para esta quarta-feira abençoada. Até mais...

Quarta-feira e planos descontraídos

Bom dia! O meu dia mais livre chegou; há tanto para fazer! Hoje não irei, entretanto, às livrarias, nem aos cafés. Sabe o porquê, caríssimo? Preciso corrigir todos os cadernos de redação dos meus alunos, organizar os Encontros Marcados com a Redação(Arquivo GPO) para o próximo semestre e programar muito bem o pequeno período de férias em Campinas(SP), afinal, qualquer pessoa precisa -  depois de um período intenso de trabalho - descontrair, reencontrar parentes, rever amigos, avistar cenários novos.

Roteiro limitado - Infelizmente não poderei sair de Curitiba e desfrutar do veraneio paraense, mas o Fernando Jares, em Outros verões, nas mesmas praias aproximou lembranças e saudade do calorzinho da minha terra natal. Confira; não deixe de clicar no link; brasileiros de outras regiões não conhecem o Brasil, cheio de contrastes, belezas e peculiaridades.

Até mais...

terça-feira, 13 de julho de 2010

Inverno, Verão e férias escolares

Bom dia, prezado leitor!

Inverno e veranico- A chuva apareceu no final da tarde de ontem e acompanhou o sono do curitibano; acordei com a trovões durante a madrugada - e,  se desejar não repetir o banho de chuva que levei ontem, hoje não poderei sair de casa sem levar a sombrinha. 

No registro acima o leitor avista o trecho conhecido como Boca Maldita , bem no começo da Rua Luiz Xavier, em expressão chuvosa, aqui em Curitiba.

Agenda cheia -Hoje o meu dia está cheio de afazeres; acompanharei alunos desde às 9:00 horas e guardarei o pincel, o caderno e o estojo de canetas no limiar das 20h30. Trabalho direto com interrupção apenas para o almoço e cafezinho. Até quinta-feira a rotina será a mesma, mas depois me permitirei a um pequeno recesso, quando encontrarei parentes em Campinas(SP) entre outros compromissos na capital paulista.

Lembranças- -Fiquei agora recordando do meu tempo de criança e jovem estudante, quando em pleno mês de julho eu estava era veraneando na Ilha de Mosqueiro, porque lá no Pará a temporada era de Verão, enquanto aqui no Sul o Inverno começava a ficar mais intenso. Lições da geografia e da continentalidade nacional, mas também lembranças da história do calendário estudantil de outrora, beeem diferente do atual. Tema para outra postagem e muita conversa certamente.

Até mais...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Dicas para melhor redigir, vestibulando

Você quer escrever bem e de acordo com as exigências dos vestibulares concorridos? Abaixo seguem algumas dicas; acompanhe-as:

> Amplie os temas das suas leituras - Não há como escrever bem se o domínio temático é fraco, capenga; a leitura é o alimento da escrita. Leia os editoriais, as cartas dos leitores, textos de opinião, as reportagens sobre comportamento, biotecnologia, lançamentos literários, entrevistas, as charges e os infográficos. Não deixe a internet de fora, porque a banca costuma adaptar textos encontrados na rede virtual. Os temas são ilimitadamente diversos. Ler é imprescindível.

> Atente às exigências estruturais das tipologias comumente presentes nos vestibulares concorridos -  A UFPR, por exemplo, poderá escolher algumas dentre uma boa lista, a saber: resumo, texto de opinião, texto dissertativo, análise de infográfico, tirinha  ou charge, redação de carta, etc. - Você está bem seguro dos elementos pertinentes a cada modelo de texto acima indicado?

> Reveja o maior número de recursos textuais; são eles que exemplificam o emprego racional dos elementos teóricos da língua escrita -  A correção da sua redação incluirá certamente um exame dos recursos textuais empregados, diante de qualquer proposta. Vocabulário, utilização dos recursos coesivos, pontuação, adequação do nível da linguagem, entre outros igualmente importantes e necessários.

>Treine bastante a escrita; escreva a maior quantidade de textos que puder - Não será esforço em vão escrever diariamente, porque somente o exercício constante ajudará a consolidar a redação concatenada e ajustada aos propósitos estabelecidos pela banca organizadora.

Quais são as suas dúvidas? - Eu sempre aguardo, a cada segunda-feira, que um  vestibulando aqui apareça; quando as dificuldades são identificadas é muito melhor para encontrar as soluções. O que acha de indicar as suas dúvidas quanto à elaboração das redações? Até agora, desde a primeira orientação  de escrita nesta página, apenas 1 estudante contactou comigo: a Marcellitta.

Lembrete: Na próxima quinta-feira, dia 15 de julho, encerrarei os Encontros Marcados com a Redação programados para o 1º semestre, lá no meu curso de redação; caso você resida em Curitiba e esteja interessado nas minhas aulas, entre em contato comigo(e-mail para casadalinguagem@uol.com.br). Na primeira semana de agosto a série de 15 aulas, exclusivas para vestibulandos, reiniciará.

Manterei a disposição em colaborar com o estudante interessado; até a próxima!

Rodízio blogueiro e dicas de redação

A companhia dinâmica dos blogueiros da semana merece destaque. É certo, é batata, de que o riso, o humor escancarado e juvenil do Benett ganhará espaço merecido. Foi proposital trazer o cartunista mais uma vez - e tantas outras, certamente! -, porque os cartunistas e chargistas conseguem dizer muito com poucas ou nenhuma palavra. Morro de inveja do Thiago Recchia, do Nani, do Paixão, entre outros de qualidade e talento insuspeitos. Gente muito boa, antenada e sem a língua -  ou melhor, os dedos amarrados.

Excelente cardápio temático - Questões ambientais, movimentação educacional, temas de interesse geral e informes sobre ciência serão amplamente compartilhadas aqui, caro leitor.

Basta clicar e comprovar. Não deixe, portanto, de  abrir as janelas para  avistar o imperdível Coluna Zero, o invejável blog da Miriam Salles, o inquieto Caldeirão de ideias, assim como ao questionador Café História e ao bem informado Ciênca Hoje.

Aviso geral:  à noite sairá postagem destinada aos que estão inscritos no Enem e aspiram aprovação na Ufpr e outras instituições universitárias que exigem autonomia com a leitura e a escrita. É o seu caso? Conhece alguém que se declara vestibulando? Por favor, compartilhe este endereço com ele.

Até mais...

Segunda-feira cheia de afazeres, leitor?

Os informes enviados pelo Twitter ao leitor  mostram que estou na ativa desde cedo. Já reparou que eles estão também , ali do ladinho direito da página?

Domingo feliz- Ontem nem tive tempo e disposição para mudar os links aos blogs em destaque; farei a troca logo mais. O motivo dessa delonga está na tarde de domingo, bem cheia de passeios e grande parte da noite entregue ao preparo de uma sopa de feijão, filme no dvd e boa conversa, cara a cara.

Olhe uma das fotos que fiz durante a tarde de ontem, lá no Museu Oscar Niemeyer; fui com a minha pequena família ver a mostra de Martin Chambi, entre outras. A imagem da parte externa do imponente Museu do Olho é um convite. Venha conhecê-lo, leitor, quando passar pela capital paranaense. Clique duas vezes em cima da foto e poderá avistar detalhes mais significativos. Ela ficou bem bonita; trabalho de amadora, mas sempre bem intencionada em compartilhar olhares sobre as cenas da vida em geral.

Agenda cheia -A minha segunda-feira começa bem cheia de afazeres; eu precisava de mais tempo para fazer tudo o que preciso neste dia 12 de julho, mas para não atropelar nada, atentarei às prioridades: atualizar a página, planejar os Encontros Marcados com a Redação (2º semestre) e passar na Base Editora; as demais atividades ficarão em segundo plano. Estabelecer prioridades e colocar a vida em ordem formam uma dupla de ações que sempre ajudam a errar menos, concorda comigo?

Compartilhe informes -Você tem muitas atividades nesta segunda-feira, caríssimo leitor? Compartilhe-as aqui; adoro saber o que você faz e pensa.

Até mais...

domingo, 11 de julho de 2010

Na boa companhia dos poucos...

Sabe aquele ditado " Diga-me com quem andas e te direi quem és"? Pois bem, caríssimo leitor, eu gosto dele. Adoro as boas companhias, mas costumo estar rodeada de poucos amigos e se vibro com a chegada de mais um leitor/seguidor é porque imagino a reciprocidade com relação às ideias de justiça social e aversão a tudo que expressa os tentáculos da vilania, individual ou coletiva.

A foto em destaque é um ícone para mim; vejo a torre da igreja todos os dias do ano, aqui no Mercês, bairro agradável e pacato da capital paranaense que escolhi para residir. Nela está sempre, sob o sol, chuva, vento ou frio curitibano, a bandeira nacional a tremular, bem altaneira. Assim são os verdadeiros amigos e os leitores simpáticos ao que registro aqui. Nem mais, nem menos. Bem justo.


Dados numéricos fazem a diferença - Poucos amigos, reduzidos leitores e quase ninguém a comentar? Não vejo problema, ao contrário, porque os que aparecem aqui expressam a congruência esperada. Nada de auê, nem carinho gratuitamente teclado, mas atenção merecida e racionalidade, amadurecimento das ideias, concorda comigo? Sim. Blogueiro gosta de comentário, mas eu, dos que saem da reflexão, da articulação entre a realidade e as condições oferecidas pela virtualidade de uma página na internet.

Aviso 1- :  Não adotarei  a possibilidade de "leitor anônimo" neste Na Mira, porque ela permite que este se esconda, apareça com uma espécie de máscara, tal qual os mal intencionados na vida real. Já basta o contingente que suportamos na esfera política nacional.

Aviso 2 - Hoje é dia de trocar os links aos blogs em destaque; você tem alguma sugestão? Adoraria divulgar outras boas páginas, mas que sejam atualizadas com regularidade, afinal um blog é como um diário. Está sempre com novidades.

Sairei para o almoço; incluirei um  passeio pela cidade e mais tarde voltarei aqui para fazer a troca dos links. Quem sabe com a sua ajuda a página fique mais dinâmica e bem humorada? Interaja.

Até mais; um ótimo almoço entre os seus afetos queridos!

A quem você daria flores?

Na série de registros fotográficos que faço nas minhas andanças domingueiras em Curitiba  encontro  muitas flores para destacar. A de hoje estabelece a minha saudação diária. É para você, prezado leitor! Essa linda espécie, bem parecida com lírios, é fartamente encontrada nos parques curitibanos. É de uma delicadeza impressionante.  Adoro vê-la; fiz a foto nos arredores do Bosque Alemão.

A quem você entregaria flores neste domingo? Expressar afeto entregando flores a alguém, além de cordial é sempre muito comovente.

Eu gosto de oferecer e receber mudas, ao contrário das flores separadas, por exemplo, da roseira, uma vez que assim a lembrança carinhosa poderá durar mais - e quem sabe... até florescer ilimitadamente.

Até mais...
Related Posts with Thumbnails