segunda-feira, 12 de julho de 2010

Dicas para melhor redigir, vestibulando

Você quer escrever bem e de acordo com as exigências dos vestibulares concorridos? Abaixo seguem algumas dicas; acompanhe-as:

> Amplie os temas das suas leituras - Não há como escrever bem se o domínio temático é fraco, capenga; a leitura é o alimento da escrita. Leia os editoriais, as cartas dos leitores, textos de opinião, as reportagens sobre comportamento, biotecnologia, lançamentos literários, entrevistas, as charges e os infográficos. Não deixe a internet de fora, porque a banca costuma adaptar textos encontrados na rede virtual. Os temas são ilimitadamente diversos. Ler é imprescindível.

> Atente às exigências estruturais das tipologias comumente presentes nos vestibulares concorridos -  A UFPR, por exemplo, poderá escolher algumas dentre uma boa lista, a saber: resumo, texto de opinião, texto dissertativo, análise de infográfico, tirinha  ou charge, redação de carta, etc. - Você está bem seguro dos elementos pertinentes a cada modelo de texto acima indicado?

> Reveja o maior número de recursos textuais; são eles que exemplificam o emprego racional dos elementos teóricos da língua escrita -  A correção da sua redação incluirá certamente um exame dos recursos textuais empregados, diante de qualquer proposta. Vocabulário, utilização dos recursos coesivos, pontuação, adequação do nível da linguagem, entre outros igualmente importantes e necessários.

>Treine bastante a escrita; escreva a maior quantidade de textos que puder - Não será esforço em vão escrever diariamente, porque somente o exercício constante ajudará a consolidar a redação concatenada e ajustada aos propósitos estabelecidos pela banca organizadora.

Quais são as suas dúvidas? - Eu sempre aguardo, a cada segunda-feira, que um  vestibulando aqui apareça; quando as dificuldades são identificadas é muito melhor para encontrar as soluções. O que acha de indicar as suas dúvidas quanto à elaboração das redações? Até agora, desde a primeira orientação  de escrita nesta página, apenas 1 estudante contactou comigo: a Marcellitta.

Lembrete: Na próxima quinta-feira, dia 15 de julho, encerrarei os Encontros Marcados com a Redação programados para o 1º semestre, lá no meu curso de redação; caso você resida em Curitiba e esteja interessado nas minhas aulas, entre em contato comigo(e-mail para casadalinguagem@uol.com.br). Na primeira semana de agosto a série de 15 aulas, exclusivas para vestibulandos, reiniciará.

Manterei a disposição em colaborar com o estudante interessado; até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails