quarta-feira, 14 de julho de 2010

Arquivo fotográfico comp@rtilhado

Reúno agora algumas imagens neste Na Mira. Elas certamente não apresentam compromisso com tema único. Explico. Penso que a geografia humana nacional não deve ficar aprisionada nos livros didáticos, nem arquivos pessoais das fotos. Adoro fotografar cidades, cenas pitorescas, a rotina, os problemas, as belezas e aquela cena inusitada que ninguém deu pelota.

Arquivo compartilhado- Os registros fotográficos são diários, espécie de retrato vivo das minhas andanças e modos de olhar. Veja ao lado a movimentação curitibana no Parque Barigüi , em tarde domingueira nublada e fria. Não há técnica alguma, mas apenas a vontade sincera de captar todos os sentidos ali reunidos no rosto, na planta, na flor, no contraste, no vestuário, no costume local, na mensagem implícita ou explícita.

Troco com prazer a caneta e o teclado do computador pelo clique na máquina digital, amiga e companheira, sempre na bolsa para entrar em ação. Nota de prazer incontido.

Conjugação interminável - Há quem desenhe, pinte, borde, cozinhe, encha a paciência, divague, colabore, censure, advirta, compartilhe, estimule, oriente, abasteça, reconsidere, atordoe, entre outras ações boas e más. Eu leio, escrevo e fotografo com enorme prazer. Tudo para você e por você, caríssimo.

Afetuosa atenção - O meu cronista preferido atualmente, o Miguel Sanches Neto, já declarou  em algum lugar na internet que o escritor gosta da atenção afetuosa do leitor.

Quem escreve com a atenção dirigida ao interlocutor e não esconde a declarada satisfação dela obtida aprecia a ternura, o gentil aceno apreciativo e até mesmo a crítica do leitor. A foto do contraste arquitetônico no calçadão da Rua XV de Novembro é um exemplo. Muitos leitores apreciaram as informações sobre a florada espetacular das cerejeiras no centro da capital curitibana, mas não apenas este pormenor. Fotografias contam histórias, revolvem lembranças, apontam projetos, ressaltam atitudes.

sempre muito a registrar; vê ao lado a imagem amazônica? É no aprazível Mangal das Garças; fiz a foto durante a minha recente passagem em Belém, terra querida, inesquecível.

Faço-lhe um convite, aliás, dois, ao leitor especialmente recente na página:

1- Leia as postagens verticalmente e aviste as imagens disponíveis.

2- Acompanhe também o arquivo que mantenho no Twitpic; verá a movimentação intensa do meu olhar adentrando pelas ruas curitibanas, paraenses, entre outras cenas, praças e o que desperta a atenção desta professora.- e tudo para \0/ você!  Voltarei à noite, quando espero ter cumprido a programação todinha para esta quarta-feira abençoada. Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails