sábado, 27 de novembro de 2010

Quantas cartas você escreveu, vestibulando?

A coluna dos leitores dos jornais e revistas de grande circulação nacional é uma excelente referência da expressão dos interlocutores. Queixas, sugestões, aplausos, salameleques e referências ao noticiário ou à vida em geral lá estão, sob a batuta do editor, certamente atordoado com o volume de cartas e prioridades temáticas a estabelecer diariamente. Meus alunos conhecem o trânsito do envio da correspondência às colunas dos leitores. Levo para a sala de aula não apenas os jornais e as revistas para melhor compartilhar a informação, mas  também o computador; de lá saem direto às colunas dos leitores as cartas curtas endereçadas objetivamente a este ou aquele destino. Quer exemplos? Aqui na Coluna do Leitor (Gazeta do Povo), Painel do Leitor (Folha de S. Paulo)Fórum dos Leitores (Estadão), entre outros.


Planejar, rascunhar, digitar o texto - e lá vai mais uma carta de vestibulando ao jornal ! Escrever assim é exercitar a funcionalidade das palavras concatenadas com finalidade específica! Encontros Marcados com a Redação,  Curitiba, set. 2010



Diga lá! - Quantas cartas você escreveu, vestibulando? Exercitou a redação de cartas curtas, longas, formais e informais? Será que conseguirá atender às exigências de uma proposta que solicite essa tipologia?

Anote-  A carta é um texto de opinião. Abrigará no seu interior o resultado da articulação entre os recursos textuais, as intenções de quem a escreve, assim como obedecerá ao formato linguístico conveniente. Tradicionalmente a UFPR solicita uma carta curta, a ser enviada à coluna de leitores de um jornal, mas você deverá ficar preparado. O cardápio das propostas de redação de um vestibular é regulado pelo seu edital, portanto, atenção redobrada. Qualquer tipologia poderá ser exigida. É preciso treinar a redação das cartas, caro estudante. Revisar o emprego dos pronomes e treinar o ajuste do nível da linguagem centrada ao interlocutor específico são duas prioridades. Fique atento.

Quer algumas propostas de carta? - Aguardarei que o vestibulando entre em contato com o Na Mira; faça uso da caixa de comentários. Detesto monólogo!

Até a próxima!

Exemplo de força, coragem e poder às crianças

O jovem Montanaro (Folha de S.Paulo, 27 nov.) traça com incisiva realidade as consequências da constatação da existência e do combate à violência na pátria querida. Apetrechos de defesa como coletes, revólveres e fuzis estarão certamente vivos na memória recente das crianças brasileiras, sobretudo das que assistiram a fartura do noticiário centrado no  morro carioca. Papai Noel que se cuide! Os pedidos de brinquedos que simulam as atitudes de combate e extermínio de inimigos deixarão o bom velhinho atordoado.

Atenção  -   A admiração pelas expressões da força policial também estará em alta; o forte exemplo de poder - render, atirar e matar o inimigo público -  desencadeará anseios no imaginário infantil.  Será conveniente nos mantermos em alerta. O remédio, quando mal administrado, provoca reações inesperadas.

Sugestão 1-  Há de se levar em conta a hora, a necessidade, os efeitos colaterais da força e do poder. Acontecerá assim em todas as atitudes; será prudente conversar com a criançada sobre a manutenção da ordem pública, caso contrário, os verbos  acima em negrito serão adotados como normais pelo imaginário infantil.

Sugestão  2- Acompanhe o texto A crise no Rio e o pastiche midiático, do sociólogo do Luiz Eduardo Soares,  assim como, ali no canto direito inferior da página, o blog do jovem Montanaro, autêntico laborátório de criação, ora disponível ao leitor do Na Mira.

Até a próxima!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cartões natalinos pintados com a boca e os pés

A reprodução do cartão natalino em destaque é para que voce não hesite em colaborar com a autora. Eu fiquei extremamente comovida ao conhecer o resultado do trabalho dos que superam as dificuldades, diante da ausência das mãos.


O cartão natalino de nº B919 " Jesus na manjedoura" é de Daniela Cristina Caburro - www.apbp.com.br

Não deixe de clicar no link que remeterá aos Pintores com a Boca e os Pés.

Colabore - Solicite alguns cartões. Seus amigos certamente ficarão encantados quando um desses lhe chegar às mãos, porque além de bonitos eles trazem uma dupla de mensagens: superação e esperança, mesmo diante das tragédias.

Por favor! - Será interessante não copiar irresponsavelmente as imagens aqui reproduzidas; caso delas realmente precise não omita a fonte. O cartão acima é de uma pessoa; atribua-lhe a autoria. Aja corretamente.

Até a próxima!

Quantas redações você treinou, vestibulando?

Já adverti inúmeras vezes ao estudante e ao leitor habitual do Na Mira, mas será sempre oportuno destacar que escrever bem é decorrente de cinco itens imprescindíveis. 

Ler é vital. Escrever é uma obrigação contínua; a regularidade e o treino diário apontam excelentes resultados- Arquivo cel. Encontros Marcados com a Redação, 2008

Qualificada informação -  Quais as suas fontes? Jornais, revistas, livros, páginas na internet, tevê, rádio, boa conversa com leitores?

Conhecimento dos recursos textuais - Você reconhece a diferença entre o emprego ajustado do vocabulário, da pontuação,da presença bem calculada da intertextualidade, das condições de leitura oferecidas na sua redação ao interlocutor, entre outros recursos da escrita?

Assimilação da estrutura dos textos - Consegue identificar os componentes necessários para elaborar, por exemplo, uma carta, uma análise de infográfico, um resumo, um texto de opinião ou até mesmo uma análise de texto poético, entre outras tipologias?

Objetivos - Um texto invariavelmente carrega intenções. Você consegue identificar as intenções dos formuladores das propostas, da banca corretora, assim como as suas, quando redige, por exemplo uma transposição linguística ou elabora um parágrafo que ofereça continuidade textual à exposição de alguém?

Treino, muito, muito treino - Exercícios bem orientados surtem o efeito desejado; já conferiu quantas redações de variadas tipologias você redigiu durante as aulas de redação na escola ou no cursinho? No caso do exercício da escrita a regra de mais é sempre melhor não é brincadeira. Quantidade& Qualidade dos textos fará a diferença. 



A pergunta que dá título à postagem de hoje não deve ser desconsiderada. Treinar inúmeras propostas de todas as tipologias é fundamental; evitará surpresas na hora da prova de Compreensão e produção de Textos. Eu garanto.

Convite - Quer treinar todas as tipologias e vê-las corrigidas, antes da prova de domingo? Entre em contato comigo assim: no Twitter, aqui ou telefone (41) 84148553

Até a próxima!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Expressões estudantis diante da segunda fase da UFPR

Fiz as imagens estudantis para que você acompanhe a sequência da divulgação da lista dos candidatos à segunda fase do vestibular da UFPR.

Adorei encontrar um trio de alunos do Colégio Estadual do Paraná bem felizes; agora "é encarar a segunda fase", declararam -  Curitiba, Praça Carlos Gomes, 25 nov. 2010

As imagens traduzem tudo, não é mesmo leitor?



Buscar o próprio nome no jornal; todos querem encontrar logo! - Curitiba, Praça Carlos Gomes, 25 nov. 2010



Na volta  para a sala de aula encontrei com muitos estudantes; alguns já eufóricos, enquanto outros, pela expressão do rosto mostravam o desafio de enfrentar mais um ano de estudos em 2011. A UFPR é a instituição que recebe maior demanda de inscrições estudantis.



O nome na lista dos classificados à segunda fase é uma consequência de dedicação aos estudos, além de um preparo geral dos conteúdos; nem todos ficam alegres com o que não avistam no jornal- Curitiba, Praça Carlos Gomes, 25 nov. 2010


Que venha agora a prova de Compreensão e Produção de Textos, obrigatória a todos os participantes da segunda fase. Nos dia 5 de dezembro será preciso concatenar as ideias em cinco propostas de redação. Para alguns será moleza, mas a maioria dos estudantes certamente enfrentará o seu maior desafio.

Até a próxima!

Que venha logo a prova a Redação!

Saí para o almoço, prezado leitor. Depois? Ah...sabe para onde irei? Lá para a animada Praça Carlos Gomes, aqui no centro de Curitiba. Já é costume. Adoro acompanhar a divulgação da lista dos condidatos à segunda fase da UFPR. A festa da espera é promovida pela Gazeta do Povo; clique no link e acompanhe as novidades que os organizadores oferecerão ao público presente na praça.


O registro não esconde a alegria do estudante, mesmo com a baixa resolução da foto, feita com o celular disponível na hora H- Praça Carlos Gomes, Curitiba. 2009

As imagens em destaque são do ano passado( a qualidade é péssima, porém são as que eu pude fazer com a câmera fraquinha do celular!), mas a realidade é costumeiramente assim: alegre ou triste; a lista com os selecionados à segunda fase do vestibular é desencadeadora das mais diversas emoções.

Será que meu nome está na lista? Alguns nem leem o jornal; sabem logo pela internet. - Praça Carlos Gomes, Curitiba, 2009



Da praça à sala de aula - Às 16h30 já estarei na sala de aula para atender um grupinho de vestibulandos; todos certamente dentro da lista dos que farão a prova da segunda fase. 

Até a próxima!

Quer rir / treinar a transposição linguística, vestibulando?

No blog Miss Brasil encontrei um ótimo espaço para que você  visualize a variação da linguagem e treine a transposição linguística; a UFPR costuma apresentar propostas com a exigência centrada nessa tipologia. Que tal mostrar que sabe ajustar  o nível da linguagem aos propósitos da escrita formal?

Convite - Primeiro você dá boas risadas com a  estilosa descontração da Lu Brasil; depois, trabalha um pouquinho com a escrita, o que acha? Não acha nada? Ficará aí no silêncio? Não creio. Apareça - ou, ao menos, avise aos interessados que o Na Mira do Leitor propõe uma redação que explora essa tipologia. Mal não fará, eu garanto. 


Proposta para treinar a redação - Leia o excerto abaixo:

Então é Natal - parte 1

E o que você fez?
Ah fiz um montão de coisas né? Num tô morta.
Num fiz nada assim que salvasse a humanidade mas dei meus pulos saltitantes.
Uma das coisas foi não deixar o Natal me oprimir, desta vez eu contra ataquei.
EU OPRIMI O NATAL, E AS VIZINHANÇAS TUDO. ME PROCESSE.
Sim, todo ano é a mesma coisa. A vizinhança começa a se ornar e os meninotudo me cobrando ameaçando virar Emokids e talz.
Aqui quem arruma tudo sou eu, quem trepa, dá pirueta, e chupa cana.
Mas botei esses muleque pra me ajudar, já sabe andar? Então vem!
(...)
Lu Brasil, em Miss Brasil, 22 de novembro de 2010)


Agora fazer o quê?  1- Atentar à descontração linguística presente no texto em destaque e ajustá-lo à formalidade da escrita, mas sem ignorar a essencialidade temática explorada pela autora, a blogueira Lu Brasil.

2- Limite-se a  8 linhas, caso decida levar adiante a redação no caderno.


Até a próxima!

Ao leitor habitual do Na Mira

Bom dia!

Quanto silêncio, hein?

Estou bem atarefada nesses dias. Sabe o motivo, prezado leitor? Reviso as diversas tipologias textuais com os estudantes, inscritos no vestibular da UFPR. Hoje, por exemplo, revisarei a redação de análise de um texto poético no horário da manhã; à tarde, depois que a lista dos aprovados à segunda fase sair, o assunto será a redação em geral. Ficarei até à noite com novos estudantes interessados em rever TODAS as tipologias. É um ciclo contínuo; você compreende?


As postagens serão nos próximos dias dirigidas em grande totalidade ao público vestibulando, mas  independente da sua (des)vinculação ao processo seletivo,  você é convidado a participar dos exercícios de redação. Opine sobre o tema. Sugira. Critique. Interaja de algum modo. Não fique nesse silêncio insuportável. Eu sei que você lê o que escrevo. As visualizações são todas registradas. Apareça mais.

Até a próxima!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cada um ouvindo bem alto o que gosta? Será?

Eu adoro Beatles, Frank Sinatra, Chico Buarque, BlondieDebussy, Legião Urbana, Nilson Chaves e outros mais. Gosto muito de ouvi-los, mas da minha lista apenas a banda inglesa e o festejado grupo brasileiro estão no gosto musical da minha filha. Você, prezado leitor, certamente aprecia a música que vem de alguns conhecidos cantores, compositores e bandas antigas e modernas. Costuma ouvi-los em volume alto ou faz uso do fone de ouvido? 

O listão da Federal - Amanhã, dia 25, a lista com os candidatos aprovados à segunda fase da UFPR, será conhecida. Você convive com alguém ou é um desses que aguardará a lista com grande ansiedade? Começo hoje a colaborar sistematicamente com o treino da escrita, uma vez que vem aí a prova de Compreensão e Produção de Textos. Está interessado? Será que pode divulgar?


Treine a redação argumentativa -   A placa em destaque é meramente motivadora à proposta de redação argumentativa, modelo que exige uma justificativa esclarecedora diante do que você pensa sobre um tema determinado.

Volume descontrolado -  Você considera correto e justo alguém ouvir música em casa, dentro do ônibus ou no seu carro em volume alto? Apoia a liberdade para tirar o fone de ouvido ou intensificar o volume do som? Justifique a sua resposta. Limite-se a um texto de 8 linhas, caso decida levar ao caderno a proposta.

Lembre-se: opinar exige posicionamento crítico, mas sem argumentos que esclareçam objetivamente a opção de atitude escolhida qualquer justificativa vazia não será admitida seriamente pelo interlocutor. No caso da redação opinativa, modelo contumaz nos vestibulares, inclusive no da UFPR, a busca pelo argumento convincente é uma obrigação. O corretor fará ajuizamento sobre a  estrutura do texto argumentativo solicitado. Não deixe o examinador atribuir uma nota baixa ao seu texto. Elabore bem certinho a sua argumentação; reflita, justifique e comprove o que pensa com exemplos, lista de motivos ou comparações. 

Até a próxima!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Quiet@ e com labirintite




As crises de labirintite sempre me ocorrem diante de situações extremas: queda brusca da temperatura, forte emoção ou inexplicavelmente, caro leitor. O Dr. Drauzio Varela ajuda a compreender melhor. Fico  indisposta, estonteada, sem condição de andar e agir com a normalidade habitual, além de travar uma batalha aversiva com um zumbido perturbador no ouvido. Hoje estou assim - e peço licença para ficar, ali no cantinho da cama, bem quietinha. O medicamento logo ajudará a fazer o efeito desejado.

Importante - A imagem ilustrativa de hoje foi obtida no recomendável blog Longevidade, de  Silva Masc.

Logo que estiver melhor retornarei.

Até a próxima!

Cartas na mesa

O Paixão é um excelente cartunista; quase sem nenhuma palavra ou  com uma frase bem curta ele explica tudo, não é mesmo?

Via http://www.gazetadopovo.com.br/charges/index.phtml?foffset=&offset=&ch=Paix%E3o



Até a próxima!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cinco dicas infalíveis para bem escrever

Ler é um verbo ativo; estudantes e profissionais diversificados não poderão ignorar as incontáveis contribuições da leitura -  Participe dos meus Encontros Marcados com a Redação, nov. 2010




Estou há muito tempo na estrada articulada da Leitura&Escrita; sei o que é bom não apenas para o vestibulando, mas a todos que apreciam o compartilhamento das ideias através da escrita:

> Manter-se bem informado > ler, ler e ler incansavelmente.
> Conhecer os recursos textuais > da objetividade, do vocabulário, da intertextualidade aos recursos, inclusive, da informática.
> Identificar os propósitos do texto> encontrar os porquês é vital.
> Saber estruturar a redação > buscar a cara, a aparência ajustada.
> Atentar ao interlocutor> escrever para alguém diminui o egocentrismo; pensar no leitor, sempre e sempre.

Escrever concatenadamente exige recursos, treino constante e objetivo comunicativo- Encontros Marcados com a Redação, nov. 2010


Encontros Marcados com a Redação
Reservas: (41) 41029245 / 84148553 ou e-mail para casadalinguagem@uol.com.br

Até a próxima!

A minha agenda cultural de hoje

O legal é que  na exposição da Águeda terei a oportunidade de conhecer toda a família Horn: Bárbara, Soninha, Florinha, etc...

Hoje à tardezinha, meu período de folga na semana, irei lá para as bandas do bairro Água Verde. Sabe o motivo? Prestigiar a exposição da Águeda Horn,  talentosa paranaense, ilustradora da Folha de S.Paulo. Caso você more em Curitiba, vamos lá? Clique duas vezes no cartaz e terá a direção do Folha Seca.

Até a próxima!

"A maratona safada" continua

Na semana  passada entreguei aos alunos  a reprodução de um texto do meu ex-professor de Filosofia da Linguagem, o Rubem Alves. A moçada vibrou com o título; chama-se "A maratona safada", mas depois que leram vi um semblante de tristeza e constatação  naqueles rostinhos juvenis, especialmente nos que são egressos da escola pública.  Não é para menos. Meu querido mestre fez uma radiografia perfeita do vestibular vigente naquela época na Unicamp - e diante do exame atual, iniciado ontem, com   acentuadas mudanças estruturais, o texto em destaque  ainda continua vibrante, pontual e digno de reflexão.

Entrego aos meus alunos uma média de cinco propostas de redação por semana; há quem duvide da eficiência do treino, mas... Método e disciplina são coadjuvantes da vitória na escrita.  - Encontros Marcados com a Redação, nov. 2010

A dupla infalível da Leitura&Escrita - Colegas professores evidenciaram à imprensa o  acentuado grau de dificuldade das três propostas de redação, presentes na prova de ontem. Concordo, mas os nossos estudantes não ficaram "na boa" diante das exigências da escrita, porque não são treinados ao emprego da palavra com finalidades específicas variadas. Escrever não é apenas para zoar e xingar na internet. Comparar, opinar e estabelecer sentidos ao que se lê  são algumas das consequências inteligentes, sagazes, interessadas, utilitárias. Nada mais justo exigir aplicações da leitura na escrita estudantil, mas...

Constatações relevantes - A prova de redação é  indiscutivelmente a porta estreita para muita gente; deverá continuar por muito tempo. O recado de conteúdo enviado às escolas de ensino médio e fundamental é dado pela banca que elabora as questões na prova de redação dos vestibulares, mas é preciso que ela fique mais pertinho das salas de aula e veja o que é subtraído perversamente dos jovens estudantes. Não basta a cobrança rigorosa nos exames; é preciso primeiro oferecer as condições essenciais à base escolar, mas qual a universidade pública que se dispõe a conversar com os colegas professores, sobretudo da escola pública?

O que faz um estudante desinformado e sem o aprimoramento bem intermediado das habilidades de leitura e escrita diante de uma prova exigente como a da Unicamp? Reclama lamentavelmente, mas sem eco certeiro. -  Encontros Marcados com a Redação, nov. 2010

Diga lá - O leitor conhece algum estudante, matriculado na escola pública, que esteja inscrito na Unicamp? Universidades públicas estaduais ou federais provocam medo nos egressos da rede estadual. Não deveria ser assim, não é mesmo? Conceituada e eficiente a universidade pública pela sua natureza e propósito deveria atrair egressos da boa e eficiente escola pública básica. A realidade desmente a lógica, mas quem liga para isso, hein?

Até a próxima!

Chove em Curitiba? Ainda bem...

Aqui em Curitiba chove desde a madrugada. Acordei, lá pelas três horas da manhã, com o barulho da chuva - e não negarei de que fiquei contente, porque refrescou bastante. O leitor não pode imaginar a intensidade do calorão que fez ontem à tarde, exceto se morar aqui. 

A chuva é uma benção, quando cai em Curitiba; não duvide! Vá lá ao parque Nascente do Rio Belém e comprove.- Ctba, Rua Cândido Lopes, nov. 2010

Eu não reclamo mais da chuva. Você queixa? Se estou em Curitiba,  aprendi a engulir o costumeiro reclamo de " Ai! Que chuvarada!!", ainda mais depois que vi a nascente do Rio Belém completamente seca pela falta da chuva, é impossível lamentar. Que chova mais.


Esta é a minha sombrinha preferida: é resistente e reúne múltiplos usos. Custou R$29,00 e está comigo há mais de dois anos!


Hoje sairei com a minha sombrinha predominante rosa; bem bonita, não é mesmo? É resistente; não escapa das mãos como aquelas menores e dobráveis, sujeitas ao  entortamento ou quebra-quebra diante do menor vento ou chuva mais intensa.

Gosto dessas de cabo de madeira, cuidadosamente bem alinhado às necessidades de quem carrega uma sombrinha diante do sol ou da chuva. Há quem desgoste, mas eu não. Tenho várias sombrinhas com características bem marcantes na qualidade e praticidade. Sou colecionadora apaixonada.

Até a próxima!

domingo, 21 de novembro de 2010

Porta fechada aos "anônimos"!

Escrevo este início de parágrafo examente às 10h20. Acabo de ler o texto da coluna da ombudsman Suzana Singer,  da Folha de S. Paulo. Lamento, prezado leitor, que  eu não possa reproduzi-lo aqui, uma vez que o conteúdo é exclusivo aos assinantes do jornal ou do UOL, mas sugiro que você encontre um modo legal de ler o texto. Vá a uma banca e compre o jornal; fará uma ótima aquisição de leitura neste domingo, 21 de novembro.

Um basta aos comentários "anônimos", assim como à dupla capturar imagens & reproduzi-las sem mencionar a fonte. Destesto constatar esses crimes- Reclamar é um direito; a foto acima é minha!

Trata do quê, afinal? - Alude basicamente à leva de comentários bestializados na internet. É profundo e incisivo o texto da ombudsman, aos poucos pegando bem firme as rédeas da função, anteriormente conduzida pelos seus gentis e participativos antecessores Marcelo BerabaMário Magalhães e Carlos Eduardo Lins e Silva, um trio de atentos receptores dos reclamos e observações desta professora.

Conheço a realidade na blogosfera - Nos blogs a opção para "anônimos" permite que bandidos da palavra adentrem ao espaço de conversa e interação para chocar, humilhar e propagar afirmações injustas. Eu não incluí e nem pretendo liberar esse tipo de leitor aqui no Na Mira. Leio muitos blogs e vejo que a maioria permite. É uma questão de direito, de escolha e, sobretudo, de recusa.

Um detalhe importante: observe a foto em destaque acima. Saiba que tem sido uma das imagens mais "capturadas" do Na Mira. Quero ver se os que aparecem aqui para levá-la têm a dignidade de indicar a fonte da fisgada CtrlC+CtrlV; é semelhante ao vir, pegar, roubar e sair por aí usufruindo de algo que não é obra sua. É roubo. É um crime. Anônimos? Não. Gente comum, sem respeito ao semelhante. Corja!

Até a próxima!

Domingo? Eu começo com um açaí batido!

Agradável é a manhã em Curitiba; você tem a mesma impressão, caro leitor? No lugar onde você reside dá para ouvir essa passarinhada cantando?  Hoje somei esse ótimo despertar, aqui no Mercês, com a delícia de uma porção de açaí apenas com açúcar. Uma  dupla extremamente prazerosa, concorda comigo? O meu estoque desse espetacular ingrediente amazônico, sem mistura alguma, está quase acabando, mas fazer o quê?  Viajar de novo para Belém ou esperar que um  amigo conterrâneo atravesse o país e traga generosas porções dessa delícia.


Uma porção de açaí  apenas com açúcar para começar o domingo? Eu adoro! - Curitiba, 21 de nov. 2010


O seu, o meu desjejum - O que você costuma tomar, quando acorda no domingo? Hoje troquei o sempre presente café com leite pela taça de açaí  batido no liquidificador - e a alternância,  aqui entre nós, foi muito mais saudável e deliciosa. Uma maravilha; experimente um dia. Tenho certeza de que irá gostar!

Apareça!-  É um direito de mão dupla desaparecer um pouco. Concordo, mas os leitores antigos estão muito desaparecidos. Sinto falta dos comentários e novidades compartilhadas pelo Adhemar, a Graciete, o Nereu, o Valdir, a Doris, entre outros. Fica, entretanto, a sugestão para que você acompanhe as páginas sugeridas, ali no canto inferior direito. A maioria recebeu atualizações; todas merecem, portanto, o esperado prestígio.

Até a próxima!
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