A coluna dos leitores dos jornais e revistas de grande circulação nacional é uma excelente referência da expressão dos interlocutores. Queixas, sugestões, aplausos, salameleques e referências ao noticiário ou à vida em geral lá estão, sob a batuta do editor, certamente atordoado com o volume de cartas e prioridades temáticas a estabelecer diariamente. Meus alunos conhecem o trânsito do envio da correspondência às colunas dos leitores. Levo para a sala de aula não apenas os jornais e as revistas para melhor compartilhar a informação, mas também o computador; de lá saem direto às colunas dos leitores as cartas curtas endereçadas objetivamente a este ou aquele destino. Quer exemplos? Aqui na Coluna do Leitor (Gazeta do Povo), Painel do Leitor (Folha de S. Paulo) e Fórum dos Leitores (Estadão), entre outros.
Diga lá! - Quantas cartas você escreveu, vestibulando? Exercitou a redação de cartas curtas, longas, formais e informais? Será que conseguirá atender às exigências de uma proposta que solicite essa tipologia?
Anote- A carta é um texto de opinião. Abrigará no seu interior o resultado da articulação entre os recursos textuais, as intenções de quem a escreve, assim como obedecerá ao formato linguístico conveniente. Tradicionalmente a UFPR solicita uma carta curta, a ser enviada à coluna de leitores de um jornal, mas você deverá ficar preparado. O cardápio das propostas de redação de um vestibular é regulado pelo seu edital, portanto, atenção redobrada. Qualquer tipologia poderá ser exigida. É preciso treinar a redação das cartas, caro estudante. Revisar o emprego dos pronomes e treinar o ajuste do nível da linguagem centrada ao interlocutor específico são duas prioridades. Fique atento.
Quer algumas propostas de carta? - Aguardarei que o vestibulando entre em contato com o Na Mira; faça uso da caixa de comentários. Detesto monólogo!
Até a próxima!
Alí pelo Largo da Ordem
-
Ontem à tarde na região do Largo da Ordem, tem os que confraternizam, os
que abraçam, os que desenham, os que fazem um som e os que curtem isso...
Há 4 semanas
Professora, neste final de semana farei o vestibular da PUC-SP. O vestibular é temático e eles já pediram carta em 2005 e 2003. Nos últimos anos, estão variando em dissertação e narração. Os temas são bem atuais e dão margem para explorar questões de todas as áreas. Vc teria algumas sugestões de temas que cabem nessa proposta e poderiam encaixar uma carta?
ResponderExcluirAguarde um pouco, Marcella; acabei de chegar em casa, depois de uma jornada de aulas. Pensarei em algo.
ResponderExcluirAbraço.