sábado, 27 de novembro de 2010

Exemplo de força, coragem e poder às crianças

O jovem Montanaro (Folha de S.Paulo, 27 nov.) traça com incisiva realidade as consequências da constatação da existência e do combate à violência na pátria querida. Apetrechos de defesa como coletes, revólveres e fuzis estarão certamente vivos na memória recente das crianças brasileiras, sobretudo das que assistiram a fartura do noticiário centrado no  morro carioca. Papai Noel que se cuide! Os pedidos de brinquedos que simulam as atitudes de combate e extermínio de inimigos deixarão o bom velhinho atordoado.

Atenção  -   A admiração pelas expressões da força policial também estará em alta; o forte exemplo de poder - render, atirar e matar o inimigo público -  desencadeará anseios no imaginário infantil.  Será conveniente nos mantermos em alerta. O remédio, quando mal administrado, provoca reações inesperadas.

Sugestão 1-  Há de se levar em conta a hora, a necessidade, os efeitos colaterais da força e do poder. Acontecerá assim em todas as atitudes; será prudente conversar com a criançada sobre a manutenção da ordem pública, caso contrário, os verbos  acima em negrito serão adotados como normais pelo imaginário infantil.

Sugestão  2- Acompanhe o texto A crise no Rio e o pastiche midiático, do sociólogo do Luiz Eduardo Soares,  assim como, ali no canto direito inferior da página, o blog do jovem Montanaro, autêntico laborátório de criação, ora disponível ao leitor do Na Mira.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails