Ler é vital. Escrever é uma obrigação contínua; a regularidade e o treino diário apontam excelentes resultados- Arquivo cel. Encontros Marcados com a Redação, 2008 |
Qualificada informação - Quais as suas fontes? Jornais, revistas, livros, páginas na internet, tevê, rádio, boa conversa com leitores?
Conhecimento dos recursos textuais - Você reconhece a diferença entre o emprego ajustado do vocabulário, da pontuação,da presença bem calculada da intertextualidade, das condições de leitura oferecidas na sua redação ao interlocutor, entre outros recursos da escrita?
Assimilação da estrutura dos textos - Consegue identificar os componentes necessários para elaborar, por exemplo, uma carta, uma análise de infográfico, um resumo, um texto de opinião ou até mesmo uma análise de texto poético, entre outras tipologias?
Objetivos - Um texto invariavelmente carrega intenções. Você consegue identificar as intenções dos formuladores das propostas, da banca corretora, assim como as suas, quando redige, por exemplo uma transposição linguística ou elabora um parágrafo que ofereça continuidade textual à exposição de alguém?
Treino, muito, muito treino - Exercícios bem orientados surtem o efeito desejado; já conferiu quantas redações de variadas tipologias você redigiu durante as aulas de redação na escola ou no cursinho? No caso do exercício da escrita a regra de mais é sempre melhor não é brincadeira. Quantidade& Qualidade dos textos fará a diferença.
A pergunta que dá título à postagem de hoje não deve ser desconsiderada. Treinar inúmeras propostas de todas as tipologias é fundamental; evitará surpresas na hora da prova de Compreensão e produção de Textos. Eu garanto.
Convite - Quer treinar todas as tipologias e vê-las corrigidas, antes da prova de domingo? Entre em contato comigo assim: no Twitter, aqui ou telefone (41) 84148553.
Até a próxima!
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