quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quer rir / treinar a transposição linguística, vestibulando?

No blog Miss Brasil encontrei um ótimo espaço para que você  visualize a variação da linguagem e treine a transposição linguística; a UFPR costuma apresentar propostas com a exigência centrada nessa tipologia. Que tal mostrar que sabe ajustar  o nível da linguagem aos propósitos da escrita formal?

Convite - Primeiro você dá boas risadas com a  estilosa descontração da Lu Brasil; depois, trabalha um pouquinho com a escrita, o que acha? Não acha nada? Ficará aí no silêncio? Não creio. Apareça - ou, ao menos, avise aos interessados que o Na Mira do Leitor propõe uma redação que explora essa tipologia. Mal não fará, eu garanto. 


Proposta para treinar a redação - Leia o excerto abaixo:

Então é Natal - parte 1

E o que você fez?
Ah fiz um montão de coisas né? Num tô morta.
Num fiz nada assim que salvasse a humanidade mas dei meus pulos saltitantes.
Uma das coisas foi não deixar o Natal me oprimir, desta vez eu contra ataquei.
EU OPRIMI O NATAL, E AS VIZINHANÇAS TUDO. ME PROCESSE.
Sim, todo ano é a mesma coisa. A vizinhança começa a se ornar e os meninotudo me cobrando ameaçando virar Emokids e talz.
Aqui quem arruma tudo sou eu, quem trepa, dá pirueta, e chupa cana.
Mas botei esses muleque pra me ajudar, já sabe andar? Então vem!
(...)
Lu Brasil, em Miss Brasil, 22 de novembro de 2010)


Agora fazer o quê?  1- Atentar à descontração linguística presente no texto em destaque e ajustá-lo à formalidade da escrita, mas sem ignorar a essencialidade temática explorada pela autora, a blogueira Lu Brasil.

2- Limite-se a  8 linhas, caso decida levar adiante a redação no caderno.


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails