sexta-feira, 30 de abril de 2010

O CLUBE DA REDAÇÃO


Você já leu O Clube do Filme, de David Gilmour? O autor estava desempregado e para complicar mais a situação tinha um filho com problemas na escola. Pai é pai e Gilmour decidiu que não poderia perder a parada com o adolescente. Propõe algo radical ao jovem de 15 anos: poderia deixar a escola, ficar sem trabalhar ou pagar aluguel, mas em troca assistiriam juntos, toda a semana um trio de filmes, escolhidos criteriosamente pelo autor. Projeto ousado.



A história real fez surgir o livro - The Film Club, Intrinseca, 2009, tradução de Luciano Trigo. Verdadeiro, comovente e objetivo; você vai gostar muito. Leia, empreste, repasse, doe  e compartilhe o excelente roteiro. 


O CLUBE DA REDAÇÃO - Não estou desempregada, mas sou professora autônoma e trabalhar é preciso para pagar as contas e participar produtivamente na vida. Inspirada no livro acima programei uma nova temporada de orientações de escrita aos estudantes, meus clientes em potencial. Na mesma linha do escritor em destaque elaborei o CLUBE DA REDAÇÃO para vestibulandos, ou seja, três encontros semanais, marcados para treinar a escrita.


A diferença da programação - No ano passado  mantive (ainda mantenho neste trimestre) os ENCONTROS MARCADOS COM A REDAÇÃO (série de 15 aulas), mas além das orientações teóricas para elaborar resumos, textos de opinião e dissertações, entre outras tipologias, o vestibulando assistirá três filmes, selecionados previamente por mim.



Escrever sobre temas descontraídos e experimentar técnicas de escrita, sob a intermediação profissional, imprimem segurança e controle, além das possibilidades reais de êxito na hora da prova de redação. Dois encontros a mais durante a semana, filmes e contato mais regular. Vantajoso para alunos e professora.

Quer treinar a escrita? - Divulguei a programação em destaque abaixo, lá no Twitter.  Prometi acompanhar gratuitamente dois vestibulandos, mas estou ainda cogitando qual o modo mais justo e preciso de escolher os candidatos. Você tem uma ideia? Compartilhe.

Proposta 1- Elabore e argumente - Reúna, ao menos, dois motivos para que um estudante, concluinte ou egresso do ensino médio, participe da programação abaixo.


CLUBE   DA   REDAÇÃO -  Inscrições abertas; inicio: 11 de maio de 2010

> 3 encontros na semana para assistir  filmes em dvd, acompanhar orientações de escrita e exercitar as modalidades de redação exigidas nos vestibulares.

> Horário: segundas, quartas e sextas, das 9h/11h30 ou  18h/20h30.

> Rua Ermelino de Leão, 15, 10º andar, conj. 101, no Centro, em Curitiba.

> Contatos: araujodoralice@hotmail.com

Proposta 2 - Considere e opine- São conhecidas as observações jocosas sobre o desempenho dos estudantes na redação; o material produzido pelos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio ganhou a denominação de  Pérolas do ENEM, mas quem divulga os trechos infelizes quanto à concatenação das ideias parece dar um tiro no próprio pé. Penso que os colegas professores de língua portuguesa deveriam ficar envergonhados do que os leitores avistam, ao contrário de zoar e debochar dos que não receberam a orientação devida quanto à organização das ideias na escrita.

Você considera justo divulgar jocosamente as incorreções encontradas na prova de redação do ENEM? Argumente.

Até a próxima!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O leitor, o blogueiro e o poder das mídias sociais

Divido em três fatias a postagem desta quinta-feira:  a soberania do leitoro aprendizado do blogueiro e o espetacular poder das mídias sociais.



A soberania do leitor - Ao abrir um livro, uma revista, um jornal ou uma página na internet o leitor satisfaz o objetivo de quem escreve para ser lido, examinado, criticado e/ou aplaudido. A soberania do leitor é incontestável; o texto pode ser primoroso, bem estruturado e repleto de atrativos, mas se o leitor não interagir com ele de nada adiantaram os apelos temáticos ou visuais ali contidos. Interação é conquista e o leitor é soberano. Não duvidemos.


O aprendizado do blogueiro - Os meus primeiros passinhos de blogueira foram dados em 2005, no Parceiras Infalíveis: a Leitura e a Escrita, abrigado no UOL; nessa época eu mal sabia digitar, mas gosto da condição de aprendiz  -  aos poucos, fui pegando jeito. Depois, em agosto de 2007, a convite da Gazeta do Povo Online criei o projeto do Na Mira do Leitor, cuja permanência foi limitada pelo portal em março deste ano. Um blog parceiro é assim; fica no portal se os administradores desejarem.  Escrevi muito nesses dois espaços e interagi como nunca imaginara. Um aprendizado estimulante. Os dois exemplos aqui são provas incontestes da vitória da leitura e da escrita, mas continuo aprendendo. Todos os dias são  assim.


Hoje as lições  chegam  ao leitor e ao blogueiro com  a  contribuição objetiva do Alessandro Martins, em  5 coisas que os blogueiros ensinam aos jornalistas  e  5 coisas que jornalistas ensinam a blogueiros. Incontestáveis! Examinar e  compartilhar.



O poder das mídias sociais - Na grande vitrine oferecida pela web há lugar para todos. O domínio da técnica da escrita associado ao rol das ferramentas de edição realizam prodígios, quando bem concertados. Não é sem razão que os presidenciáveis ao trono em Brasília estão a todo vapor presentes na blogosfera, nas páginas dos jornais e das revistas. A exemplar  vitória de Barack Obama na corrida presidencial -  apoiada vigorosamente pelo favores da web -deixou marcas. Conferir criticamente, afinal, o leitor, tanto quanto na condição de eleitor, é soberano.



Quer treinar a escrita? Que tal?

>  Deixe  um comentário aqui ou no blog que abriga os links acima.

>  Indique itens que prendem a sua atenção quando lê postagens, reportagens ou passagens em livros.


Até a próxima!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Trabalho, aposentadoria e bem-estar

Bom dia!

Agora o prezado leitor poderá acompanhar em tempo real os tweets que deixo no meu microblog; olhe à direita da página -  e, se tiver um tempo livre, confira.


Hoje fiz  muitas incursões pela internet; fui de um canto a outro, de tema para tema, de jornal a jornal, de revista a revista, de blog para blog. Naveguei, expandi a minha indignação, saudei ótimas contribuições, sugeri e aprendi um bocado com a abundância dos informes - e não é por menos que ler faz a grande diferença na vida de qualquer pessoa. Não duvide.




A charge do Waldez diz muito, não é mesmo?


O Cara nova no congresso  amplia o tema de hoje; se juntar a indignação com a charge do meu conterrâneo a volta discursiva terá sido feita quase completamente. Para ficar no ponto e na nossa mira é preciso apenas que aposentados e pensonistas - ou seus representantes -  apareçam aqui em livre expressão. Vai participar?


São muitas as assertivas sobre o trabalho, aposentadoria e bem-estar. Quem trabalha, alcança seus objetivos, mas sem os mecanismos de justiça social nenhum provérbio assegura dias mais tranquilos aos que labutaram anos a fio. Garantias trabalhistas, remuneração condigna e assistência aos que estão na ativa ou aposentados são esteios de bem-estar  - e a estas o afeto familiar, o acatamento receptivo das diversas instâncias da sociedade. Alguém duvida?


Juntando as peças - Sou cliente das locadoras de filmes e das salas de cinemas. Gosto de buscar dvs e pagar o meu ingresso mediante prévia seleção de temas, daí recomendar  a lista  ilimitada abaixo. Solidão, amizade, biografias, situações familiares, bem-estar, entre outros estão sempre sob o meu olhar. Um  dos meus filmes preferidos é As confissões de Schmidt; Jack Nicholson dá ao roteiro um tempero interpretativo espetacular. Que tal  você acrescentar uma sugestão ao quarteto de filmes tematicamente listados abaixo?

> Laços de ternura

> Antes de partir

>Conduzindo Miss Daisy

>Up Altas aventuras

A vida é repleta de ais e ufas e os obas sempre são, infelizmente, em minoria. Não é justo diminuir a margem de obas merecidos dos que hoje estão aposentados. Insensibilidade.


Quer treinar a escrita? Que tal participar ativamente da postagem de hoje? Clique nos links; examine o conteúdo encontrado e redija um comentário. Atitude simples, mas interativa, gentil e assertiva.

Observação: você viu só... já temos 15 seguidores. Muito bom.

Até a próxima!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Treinar a observação e compartilhar informes

Bom dia! Obrigada aos 14 seguidores que têm prestigiado o Na Mira do Leitor; a certeza da leitura e  a caixinha de comentários bem frequentada fortalecem qualquer página na  internet.


Quem escreve deseja ser lido, apreciado -  e até mesmo criticado! -  afinal, a exposição realizada envolve a pressuposta interação discursiva. Nada que traduza desequilíbrio, tal como vi dia desses em um dos episódios da série House, quando uma das personagens mantinha um blog e dependia dos leitores para tomar decisões. Doentio.


Uma das alegrias que eu tenho ao sair é fotografar  para compartilhar no blog as imagens recolhidas, mas sou leiga do assunto, nada  sei de ajuste técnico e apenas aproveito as possibilidades oferecidas pela câmera digital ou da função atualmente comum no celular.


Não tenho dúvida de que a fotografia, assim como a pintura, a escultura e a arquitetura são apoios poderosos para estimular uma série de habilidades: o apuro na observação,  a descrição objetiva, as articulações temáticas, o senso estético,  o material utilizado, além das intenções de quem  mira a cena e aperta o clique para registrar ou concertar  hamoniosamente os traços, os materiais e  as cores.





Quer treinar a escrita ? Crianças e jovens com dificuldade para escrever ficam  muito à vontade quando lhes entrego, por exemplo, algumas reproduções fotográficas; a intenção de descrever e atentar aos detalhes desses registos exercita o senso de observação, agiliza a precisão vocabular e alterna expressões de adjetivações objetivas. Experimente.



Proposta 1Relatos urbanos - Fiz um registro recente, ali na  Rua das Flores, localizada no centro de Curitiba. Você conhece, viveu ou ouviu uma situação curiosa que tenha ocorrido no local? Compartilhe uma pequena narrativa conosco. Não é por menos que o  trecho evidenciado pela  foto é conhecido popularmente como Boca Maldita. Eu tenho várias pequenas histórias, porque além de passar quase diariamente pelo local ainda costumo tomar um espresso nas caferias, ali em funcionamento. Ouço cada história...


Proposta 2A confiança abalada - As  cartas manuscritas, depositadas nas caixas de coleta e entregues aos seus destinatários pelos Correios,  tendem a diminuir com a profiferação dos computadores, internet nas casas e, principalmente, se estiverem assim, tal como se encontra a caixa  acima, localizada em frente ao tubo Bruno Filgueiras, Rua Padre Anchieta, no Bigorrilho. 


Você confiaria em deixar uma correspondência dentro de uma caixa de coleta com as condições evidenciadas na foto? Eu não;  procuro logo  a  franquia dos Correios que fica perto da minha casa, mas durante muito tempo colei o selo , lacrei o envelope e  enfiei a correspondência na caixa de coleta. Agora não confio mais.


Uma foto, um desenho, uma exposição, uma edificação qualquer sempre contam histórias; ao bom leitor há sempre muito a observar, não é mesmo?


Já estive hoje pelo Twitter; até a próxima!

domingo, 25 de abril de 2010

Com a internet a leitura ficou ampliada

Tudo bem, caro leitor? Aqui em Curitiba o domingo continua nublado, mas as opções descontraídas da vida doméstica permitem a leitura dos jornais e revistas; ninguém que disponha da internet em casa poderá alegar desinformação.



O Twitter agregou links super rápidos; não tenho queixa alguma. Veja algumas sugestões:

> Caderno Cultura, no Estadão

> Centenas de informes, na Veja,  entre outras, mas eu gosto mesmo é de ler Boas Notícias e também o Observatório da Imprensa; confira.


Até a próxima;  quero aproveitar o tempo ainda livre e levar adiante a programação do final de semana.
Related Posts with Thumbnails