sexta-feira, 30 de abril de 2010

O CLUBE DA REDAÇÃO


Você já leu O Clube do Filme, de David Gilmour? O autor estava desempregado e para complicar mais a situação tinha um filho com problemas na escola. Pai é pai e Gilmour decidiu que não poderia perder a parada com o adolescente. Propõe algo radical ao jovem de 15 anos: poderia deixar a escola, ficar sem trabalhar ou pagar aluguel, mas em troca assistiriam juntos, toda a semana um trio de filmes, escolhidos criteriosamente pelo autor. Projeto ousado.



A história real fez surgir o livro - The Film Club, Intrinseca, 2009, tradução de Luciano Trigo. Verdadeiro, comovente e objetivo; você vai gostar muito. Leia, empreste, repasse, doe  e compartilhe o excelente roteiro. 


O CLUBE DA REDAÇÃO - Não estou desempregada, mas sou professora autônoma e trabalhar é preciso para pagar as contas e participar produtivamente na vida. Inspirada no livro acima programei uma nova temporada de orientações de escrita aos estudantes, meus clientes em potencial. Na mesma linha do escritor em destaque elaborei o CLUBE DA REDAÇÃO para vestibulandos, ou seja, três encontros semanais, marcados para treinar a escrita.


A diferença da programação - No ano passado  mantive (ainda mantenho neste trimestre) os ENCONTROS MARCADOS COM A REDAÇÃO (série de 15 aulas), mas além das orientações teóricas para elaborar resumos, textos de opinião e dissertações, entre outras tipologias, o vestibulando assistirá três filmes, selecionados previamente por mim.



Escrever sobre temas descontraídos e experimentar técnicas de escrita, sob a intermediação profissional, imprimem segurança e controle, além das possibilidades reais de êxito na hora da prova de redação. Dois encontros a mais durante a semana, filmes e contato mais regular. Vantajoso para alunos e professora.

Quer treinar a escrita? - Divulguei a programação em destaque abaixo, lá no Twitter.  Prometi acompanhar gratuitamente dois vestibulandos, mas estou ainda cogitando qual o modo mais justo e preciso de escolher os candidatos. Você tem uma ideia? Compartilhe.

Proposta 1- Elabore e argumente - Reúna, ao menos, dois motivos para que um estudante, concluinte ou egresso do ensino médio, participe da programação abaixo.


CLUBE   DA   REDAÇÃO -  Inscrições abertas; inicio: 11 de maio de 2010

> 3 encontros na semana para assistir  filmes em dvd, acompanhar orientações de escrita e exercitar as modalidades de redação exigidas nos vestibulares.

> Horário: segundas, quartas e sextas, das 9h/11h30 ou  18h/20h30.

> Rua Ermelino de Leão, 15, 10º andar, conj. 101, no Centro, em Curitiba.

> Contatos: araujodoralice@hotmail.com

Proposta 2 - Considere e opine- São conhecidas as observações jocosas sobre o desempenho dos estudantes na redação; o material produzido pelos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio ganhou a denominação de  Pérolas do ENEM, mas quem divulga os trechos infelizes quanto à concatenação das ideias parece dar um tiro no próprio pé. Penso que os colegas professores de língua portuguesa deveriam ficar envergonhados do que os leitores avistam, ao contrário de zoar e debochar dos que não receberam a orientação devida quanto à organização das ideias na escrita.

Você considera justo divulgar jocosamente as incorreções encontradas na prova de redação do ENEM? Argumente.

Até a próxima!

3 comentários:

  1. Olá, bela iniciativa do clube de redação! vou procurar este livro para ler, gostei do tema.Coitado dos aposentados, cada vez recebem menos e ainda enfrentam filas, que falta de respeito. As eleições estão ai pensem antes de votar, chega de mentiras, dinheiro na cueca, desvios, mais mentiras, falsas promessas, dinheiro na meia. etc;...Valdir Macenco

    ResponderExcluir
  2. O livro é interessante, Valdir; nele você encontrará as referências da filmografia utilizada pelo autor. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá,se o objetivo ao expor de maneira jocosa as "pérolas" dos estudantes é chamar a atenção ao problema, enfatizar a necessidade de se dedicar maior esforço ao aprendizado nessa área, então essa exposição pode ser válida.Infelizmente a diversão com a ignorância ou dificuldade alheia parece ser o foco quando da divulgação das "pérolas", e pior, os estudantes acham "da hora" ter suas "mancadas" repercutindo na mídia.Valdir, o desvio explícito do erário (na cueca, na meia, na caixa de sapato...)é ínfimo se comparado ao que é feito às escuras por exemplo com o mau uso de informações privilegiadas - na área econômica principalmente.Atendo à algumas pessoas gratuitamente e os critérios que utilizo(condições que imponho) são: boas notas escolares, carência de recursos financeiros e compromisso. Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails