sábado, 13 de agosto de 2011

O bom mestre e o bom filho

Na fileira de alguns livros adquiridos em sebos tenho um carinho especial pelo Programa de Vernáculo - Antologia Subsídios Literários e Gramaticais, de Estevão Cruz. É uma antiga edição datada de 1936 e voltada às primeiras séries do antigo curso ginasial, hoje equivalentes aos dois últimos anos do ensino fundamental. É uma preciosidade, caro leitor, uma riqueza nas mãos de um professor de língua portuguesa.

No prefácio do precioso livro o mestre adverte que:

  (...) As aulas de língua devem ser vivas, criadas segundo as necessidades da classe. As aulas desenvolvidas nos livros são mortas, descoloridas, incapazes de interessar a estudantes que sempre carecem daqueles ensinamentos ou ainda não os podem alcançar.  

Observe  assim, a imprescindível preocupação do professor Estevão em atender às necessidades; não a de impor um programa ou seguir um método alheio à realidade da classe. Ah... os antigos mestres! Como sabiam exercer a função pedagógica em sala de aula.

Veja só o que encontrei como sugestão de composição ou apoio ao exercício da escrita; está à página 321, em edição da Livraria do Globo. Atente à manutenção da ortografia da época.

"Quê vem a ser um bom filho? Refletindo sôbre a resposta, encontra-se matéria para a composição.

Um bom filho é aquele que ama a seus pais. E amor aos pais não é só velar pelo seu bem-estar material, pela sua comodidade física: é sobretudo dar-lhes gôsto, honrá-los.

O bom filho dá gôsto a seus pais quando é estudioso, de excelente caráter, afável de maneiras, enfim, cumpridor dos seus deveres.

Expressões de atenção e cuidados aos pais e filhos são lições atemporais- arq. pessoal

Penso que a sugestão ou grande lição acima ainda é pertinente. Sabe por quê? Os deveres de um bom filho são atemporais, concorda comigo? Então, que tal redigir mentalmente uma composição enquanto lê o que questiono a seguir?

* Você tem sido um bom filho, caro leitor? Vejamos como o antigo mestre traça efetivamente um ótimo material à reflexão (bem ajustado às vésperas do Dia dos Pais, hein?)

* Você  tem feito expressões de amor aos seus pais? Um abraço ou um afago carinhoso ao encontrá-los? A proximidade física afetuosa lhes retroalimenta a existência. Não lhes negue expressões afetivas. Será que mantém a zanga, amuos e indisposições emocionais com seus pais? Pense na brevidade da existência, sempre.

* Você tem estabelecido evidentes preocupações com a saúde física e emocional dos seus pais? Costuma envolvê-los em rede de proteção emocionada e notadamente afetiva?

* Você tem levado aos seus pais as boas notícias do seu progresso estudantil ou profissional? Como eles ficam felizes diante das vitórias nos estudos e dos ganhos na vida em geral. Conte-lhes, sempre, dos esforços que tem feito em busca dos êxitos. Eles ficarão gratificados, asseguro-lhe.

Peço-lhe desculpas, leitor, pelo tom invasivo e emocional da postagem, mas aos pais nada é mais desolador do que o abandono dos filhos e a tristeza de vê-los em fracasso existencial. Se o leitor ou leitora já tem um (a) filho(a) saberá avaliar a verdade e a pertinência das minhas observações; se está como eu, agora sem a presença física dos meus pais, porque ambos faleceram, então, conseguirá compreender as razões do meu texto e a intensidade da minha preocupação.

Até a próxima!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O auxílio paletó ao vereador


Quanto recebe um vereador em Curitiba? Ele dispõe do auxílio paletó? Imagem do Google

Você sabia que um vereador, além do salário que recebe, sempre proporcional ao número de habitantes do seu município,  é beneficiado com outros auxílios, entre eles o auxílio paletó? Não é para levar  a informação com um sorriso escancarado  diante dessa legislação que trata a pão-de-ló um político municipal? Leia o que a União dos Vereadores do Brasil noticia sobre a temática, embora eu tenha ficado com algumas perguntas na cabeça. Por exemplo:

Quero saber - Quanto recebe um vereador em ação na Câmara Municipal de Curitiba? Pedirei um SOS ao jornalista Rogério Galindo, do blog Caixa Zero. Ele dispõe da logística do jornal para identificar não apenas o valor dos proventos, mas também se o auxílio paletó está embutido nos benefícios auferidos, uma vez que as câmaras parecem diferir em alguns pontos. Caso obtenha a imediata resposta, aqui voltarei para incluí-la, caro leitor.
As vereadoras recebem auxílio vestido? Imagem do Google


Fiquei agora com outra pergunta na cabeça: será que deputados e senadores, também recebem auxílio paletó? Ai, ai, ai...minha santa do Título Eleitoral Obrigatório...o mundo da política, visto sob o ângulo dos benefícios auferidos, parece ser uma belezura. Não é por menos que todos querem a reeleição e dizem amém à legislação que lhes provê tantos denguinhos.

Voltarei ao tema, caro leitor. A proximidade das eleições municipais de 2012 exige que o cidadão fique em alerta total. Os cofres públicos mais parecem tetas suculentas aos políticos oportunistas e profissionais; o eleitor precisa ficar de olho no que coloca nas mãos dos futuros vereadores e prefeitos das capitais brasileiras. 

Confira abaixo as informações pós editadas, graças à colaboração interativa dos jornalistas Rogério Galindo e Josias de Souza, em tweets enviados ao meu Twitter. Acompanhe o que escreveu o editor do Caixa Zero:

                          Olá, Doralice. Não tenho notícia da existência dessa verba. Podemos dar uma olhada

Em seguida, acrescentou colaborativamente:

                Já o salário de um vereador fica pouco acima dos R$9 mil em Curitiba.

Agora, confira o que escreveu o editor do Blog do Josias:

                             Eles não recebem auxílio com esse nome (...). No Congresso paga-se a chamada verba de gabinete. Custeia mais que o paletó.

Em seguida, diante, da minha pergunta sobre a questão da transparência do valor da verba de gabinete, o Josias afirmou:

                               A transparência é de cristal cica (...). Mas os dados estão disponíveis no site da Câmara. Quanto ao Senado, tenho dúvidas. 

O leitor percebe as razões para o sucesso do Twitter? A interação é imediata.

Até a próxima!

Problema resolvido: o elevador na Praça da Ucrânia funciona


O elevador facilita o acesso;cadeirantes agradecem

A foto não está lá essas coisas, mas o registro é pontual. É para mostrar que o elevador, que serve especialmente aos deficientes físicos, ali na estação-tubo da Praça da Ucrânia já está em  funcionamento. O acesso à plataforma de embarque agora está normalizado. Recorde, caro leitor, do registro das reclamações que fiz à Prefeitura Municipal de Curitiba. Felizmente, o serviço foi executado, embora sob grande demora.

Enviarei um tweet ao Jairo Marques com o link ao NaMiradoLeitor;  o jornalista que é um cadeirante ativo saberá avaliar a importância de um serviço de acessibilidade, tal como um elevador ou uma rampa com corrimões. São inadmissíveis as interrupções ou descasos, ainda mais quando fazem parte de um pacote de serviços amplamente anunciados à população. Não importa a cidade, região ou país. Promover boas condições de acessibilidade a todos é uma obrigação.

Gostei muito de ver a minha queixa intermediar um problema, ora solucionado; talvez eu não tenha feito nadinha diante dos grandes males da vida cotidiana, mas o gostinho de avistar a cadeirante ali, reinando bem soberana no elevador, foi muito bom, leitor. 

Até a próxima!

Cliente Internet 3G? Venha conversar comigo

Eu pago R$89,90 para manter a internet móvel da Claro, mas estou insatisfeita. Hoje, por exemplo, fiquei praticamente a manhã inteirinha sob interrupções seguidas. Aja paciência leitor!

Quero internet 3G que não oscile; a Claro balança muito.

Você é cliente de internet 3G? Poderia, por favor, fazer um comentário sobre a sua (in)satisfação com o serviço? Serei infiel, logo, logo, porque do jeito como a Claro anda me tratando, a relação perdeu a graça.

Atitude-  Se o serviço continuar assim, tão oscilante e em queda constante, logo mais vou tomar um café nas redondezas, mas buscarei um local que disponha de acesso à internet. De lá, darei notícias, caro leitor. Cafés com internet livre atraem clientela exigente. Eu gosto muito; você, também?

O consumidor não pode mais pagar pelo que não desfruta e os serviços de internet oferecidos não miram consumidores atentos. Eu não sou boba; quero os meus direitos, porque na hora de pagar a fatura, se atrasar, pago multa e, se deixar de pagar, a Claro suspende a conexão. É justo? Ela acha que sim, mas eu não. Quero depoimentos para fortalecer a minha queixa no Procom-PR e na minha página blogueira, eco das minhas alegrias e tristezas.

Até a próxima!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A biblioteca,o bibliotecário e o Cândido

Sou leitora de bibliotecas públicas; o interlocutor contumaz do NaMiradoLeitor já sabe, mas gosto de ressaltar a condição com frequência. O motivo? Manter a gratidão sempre em alta aos espaços públicos de leitura e aos profissionais que prestam serviço na catalogação e difusão da informação. 

Já pegou o seu exemplar ou leu a versão online do Cândido? - Arq. pessoal
O bibliotecário - Quando entro, por exemplo, na Biblioteca Pública do Paraná é a figura do bibliotecário que emerge em cada sala ou seção que adentro; mesmo com o auxílio dos estagiários, o profissional da biblioteca é responsável soberano pela seção. Conheço a maioria pelo nome e os rostos são familiares; é o resultado da frequência  das minhas idas à instituição, localizada no centro da capital paranaense.

O jornal - Na semana passada peguei o meu exemplar impresso, mas você poderá ler a versão online do Cândido. Será ótimo trocarmos ideias sobre os artigos e menções. Eu, por exemplo, gostei do exemplar de estreia, mas espero que o nº 2 traga menções à figura do profissional soberano de uma biblioteca: o bibliotecário.

Até a próxima!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vamos trabalhar ? Vamos estudar ?

Cena de inverno na Praça Osório-  Curitiba, arquivo pessoal

Bom dia, leitor!

A manhã curitibana entra na vida de todos, sob o céu cinza de agosto de 2011. Está frio? Não importa, ao trabalho ou ao estudo vamos adiante. Há sempre um traço de união no abrigo tecido pelas roupas, no enfrentamento da incessante necessidade de trabalhar, de estudar e de viver. 

A aparição momentânea do Sol não é surpresa, mesmo que as nuvens cinzas vençam a batalha, em vitória escancarada da estação invernosa.

Até a próxima!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Novidade: licitação para construção de escolas públicas em SP


Com aparência bem cuidada a escola municipal é referência no bairro- Curitiba, Mussuguê, arq. pessoal

Tomara que o exemplo seja seguido pelas demais prefeituras e administrações estaduais. Eu soube da  boa notícia no jornal Agora São Paulo, hoje, ao ler nota indicada no UolEducaçãoAbrir licitação para construção de novas escolas é uma providência que eu gostaria muito de poder acompanhar de perto. Infelizmente, não li jamais notícia semelhante nos jornais de Curitiba. Será que você leu algo? Compartilhe a direção, por favor.

O imponente prédio do Instituto de Educação é uma referência da arquitetura escolar- Curtiba, arq. pessoal
Sempre questiono os meandros do processo de construção de uma nova escola pública. Quem elaborou o projeto, a qualidade do material empregado, as necessárias adaptações climáticas, o espaço de recreio, o arvoredo paisagístico, a verba financeira disponível e as intenções administrativas afinadas com a arquitetura escolar, tal como transparecem as antigas escolas públicas em destaque saudoso, aqui no NaMiradoLeitor.

Ajude-me! - Eu nunca mais vi uma nova escola, aqui em Curitiba. Talvez porque precise passear muito mais pelos bairros, apesar das inúmeras visitas que faço nos finais de semana. Caso o leitor tenha observado uma nova escola, por favor, não deixe de fotografá-la e compartilhar comigo a imagem; não importa o local ou cidade. Quero avistar novas escolas públicas! Faça fotos panorâmicas para que todos possam ver o capricho na construção ou o descaso com o bem-estar das crianças e jovens que lá estudam, assim como as boas condições de segurança dos que trabalham e exercem a nobre tarefa de educar brasileirinhos.

A manutenção -  Além da construção das novas escolas aprecio bastante conferir o cuidado dos administradores públicos com a manutenção dos prédios escolares antigos; o fato é raro, mas quando vejo uma escola bem pintadinha, com aspecto convidativo e que desperta o orgulho das crianças e dos jovens que nela estudam, ah...fico bem feliz.

Penso que se um prefeito ou governador quiser deixar seu nome bem marcado na história de um Município ou Estado, não tenho qualquer dúvida, de que deverá ser com obras na educação, tanto no que diz respeito à construção, reforma e manutenção dos prédios escolares, quanto na implantação de condições dignas aos que neles estudam e trabalham. Concorda comigo, leitor?

Até a próxima!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

As meninas de Constancia Nery



As meninas do meu tempo gostavam muito de brincar, tal como mostra o quadro Vou te contar um segredo, de Constancia Nery, admirável pintora brasileira afeita ao estilo naif.

Será que as meninas de hoje ainda brincam? Mães mais jovens e blogueiras poderiam responder o meu questionamento em postagem exemplar. Fica aqui um SOS blogueiro e sugestão de tema convergente.

Pequena história  - Eu gostava muito de brincar de roda, de pira cola, de vendedora de frutas e verduras e, também, de professora. A  última brincadeira da minha lista deu certo na vida adulta; dentre as várias opções, saiu ganhando a de professora, mas talvez se eu tivesse pensado melhor, até que poderia ser vendedora de frutas, por exemplo. Eu venderia...tamarindos, bacuris, cupuaçus, jambos, graviola, mangas, ingás, pitombas, carambolas e quem sabe..., animada pela freguesia,  até montasse uma casa de sucos, geleias e compotas, ali do ladinho. Quem sabe um dia, quando voltar para morar seis meses em Belém e seis meses em Curitiba? Resolveria assim as questões da saudade, da mesmice e das diferenças climáticas.

As meninas de ontem e de hoje - Nós, meninas, tínhamos os vestidos bem elaborados e nossos calçados eram acompanhados de meia soquete; eles não impediam que brincássemos muito. O brincar diário, quase sempre no final da tarde e na frente das nossas casas, afastava certamente a precocidade adolescente, hoje uma característica peculiar dos tempos modernos. 

Gosta dos quadros de Constancia Neri, leitor? Tem algo a comentar sobre as meninas de ontem e de hoje? Aguardarei; sinto a falta de conversa regida pelas vivências da gerações atentas ao redor da vida.

Até a próxima!

Eleição para vereadores e prefeitos no Brasil


                     Ó pátria amada,
                     Idolatrada,
                     Salve, salve!

(estribilho do Hino Nacional; letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva)

Vem aí em 2012 a eleição para prefeitos e vereadores dos 5.564 municípios brasileiros, segundo o IBGE. Eu já estou de olho na movimentação, especialmente na das raposas da política, sempre alvoroçadas em busca de uma boquinha para si ou para  bem acomodar parentes, em descarada ação que favorece o culto da parentela nos cargos públicos. Em meio ao movimento costumeiro, denominado de convenções partidárias, rolam muitos conluios e combinados inadmissíveis. Uma tristeza.
Mapa do Brasil- Imagem: Google

Não reelejo a nenhum candidato. Voto apenas uma vez em qualquer aspirante a cargo público. Gosto apenas de mandato único, uma vez que atividades públicas são remuneradas com os cofres do governo. Candidatos eleitos provam do gostinho do poder e não querem mais abrir uma porta, receber tratamento comum ou sair de casa todos os dias para trabalhar como eu ou você, (e)leitor. Ficam bem acostumados aos salameleques, aos favores da máquina pública e fazem da política um trampolim profissional. Eu detesto avistar a cena.

Requisitos essenciais- Penso que a conduta éticapreocupações coletivas e domínio da leitura e da escrita constituem três características determinantes em um candidato político. Nem partido ou apadrinhamento regularão a minha escolha. Você também pensa assim, leitor?

Perguntas básicas - Será que você lembra em quem votou para vereador e prefeito nas eleições anteriores? O que os seus candidatos fizeram? Será que cumpriram as promessas de campanha? Em quatro anos de mandato é possível deixar o nome na história do município. Alguns deixam marcas vergonhosas, sempre atreladas à corrupção, insensibilidade às questões coletivas, entre outras decepções. Detesto, quando renunciam ao cargo, porque estão de olho em outro, de alcance de poder maior, tal como o de deputado, governador ou senador. Exemplos não faltam.

Que tal? - De nós depende a mudança. Faço-lhe desde hoje um pedido: vote, mas não reeleja, meu caro leitor. Elimine as repetições; elas aspiram as benesses patrocinadas pelos cofres públicos. Faça valer a sua outorga; não troque o seu voto pela cantilena insuportável que sai da boca de um oportunista da política.

Até a próxima!  

Recomendações à redação estudantil


Um texto de opinião reúne estratégias argumentativas-arq. pessoal


Estudantes, inscritos nos vestibulares concorridos, não podem ignorar os editoriais, as cartas dos leitores e os textos de opinião assinados. Sabe por quê? Eles abastecem os exemplos de textos argumentativos. 

Marcas textuais - A constatação da flexão dos verbos em 1ª pessoa do singular ou do plural, além das adjetivações diversas exibem as marcas textuais caracterizadoras da opinião. Você costuma prestar atenção em tais detalhes?

Requisitos - O conteúdo, a estrutura, os objetivos e o formato de um texto devem satisfazer à banca de correção, uma vez que ela segue os critérios previamente estabelecidos. Você atina aos itens em destaque?

A dupla infalível -  Ler com objetividade  e treinar a escrita diariamente são duas atitudes imprescindíveis ao estudante em geral. Os destaques no 1º parágrafo e a composição diária de um texto fazem pelo vestibulando, inscrito no Enem ou candidato às carreiras públicas, muito mais do que ele costuma imaginar. Você tem sido um atento leitor e um candidato dedicado ao treino das redações?

Minhas recomendações -  Um texto eficiente exige: planejamento, rascunho e versão final traçados com objetividade. Se quiser aprender a elaborar excelentes redações, procure-me. Em Curitiba? (41) 84148553. Contato online? araujodoralice@hotmail.com

Quer um exercício? Corrigirei e enviarei comentários aos 2 primeiros textos que chegarem à minha caixa de mensagens eletrônicas. Segue abaixo uma proposta argumentativa:

Imagem do arquivo Google
O editorial Só vote em quem sabe ler (Zero Hora, 31/7/2008) relata a decisão do juiz eleitoral de Poço Fundo(MG) que resolveu fazer um teste escrito de língua portuguesa com os candidatos à prefeitura e à câmara do município, antes de validar as candidaturas.

Considere a decisão do juiz mineiro e produza um texto argumentativo em expressão ao tema. Não exceda as 10 linhas.

Até a próxima!

domingo, 7 de agosto de 2011

Bela manhã de domingo!


Domingo de sol abundante - Curitiba, Praça Rui Barbosa, arq. pessoal
Bom dia, leitor!

Lindíssima manhã de domingo, aqui em Curitiba! Veja a foto que destaquei para compartilhar com você.

Lá de Belém, queridos conhecidos avisam sobre os preparativos para a apresentação da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia. O palco? Na Praça da República, um dos cartões de visita da capital paraense. A Franssinete Florenzano prometeu compartilhar imagens no blog e o colega professor Marcelo Carvalho assegurou fazer parte da plateia. Aguardarei imagens e comentários. Gosto muito do projeto que leva adiante a ideia feliz de música e profissionalização dos jovens paraenses.

Tomara que os motivos de alegria no domingo sejam ampliados pelo Brasil afora. Se puder, por favor, compartilhe as novidades culturais no seu município, caro leitor.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails