skip to main |
skip to sidebar
As meninas de Constancia Nery
As meninas do meu tempo gostavam muito de brincar, tal como mostra o quadro Vou te contar um segredo, de Constancia Nery, admirável pintora brasileira afeita ao estilo naif.
Será que as meninas de hoje ainda brincam? Mães mais jovens e blogueiras poderiam responder o meu questionamento em postagem exemplar. Fica aqui um SOS blogueiro e sugestão de tema convergente.
Pequena história - Eu gostava muito de brincar de roda, de pira cola, de vendedora de frutas e verduras e, também, de professora. A última brincadeira da minha lista deu certo na vida adulta; dentre as várias opções, saiu ganhando a de professora, mas talvez se eu tivesse pensado melhor, até que poderia ser vendedora de frutas, por exemplo. Eu venderia...tamarindos, bacuris, cupuaçus, jambos, graviola, mangas, ingás, pitombas, carambolas e quem sabe..., animada pela freguesia, até montasse uma casa de sucos, geleias e compotas, ali do ladinho. Quem sabe um dia, quando voltar para morar seis meses em Belém e seis meses em Curitiba? Resolveria assim as questões da saudade, da mesmice e das diferenças climáticas.
As meninas de ontem e de hoje - Nós, meninas, tínhamos os vestidos bem elaborados e nossos calçados eram acompanhados de meia soquete; eles não impediam que brincássemos muito. O brincar diário, quase sempre no final da tarde e na frente das nossas casas, afastava certamente a precocidade adolescente, hoje uma característica peculiar dos tempos modernos.
Gosta dos quadros de Constancia Neri, leitor? Tem algo a comentar sobre as meninas de ontem e de hoje? Aguardarei; sinto a falta de conversa regida pelas vivências da gerações atentas ao redor da vida.
Até a próxima!
eu brico
ResponderExcluir