Quanto recebe um vereador em Curitiba? Ele dispõe do auxílio paletó? Imagem do Google |
Você sabia que um vereador, além do salário que recebe, sempre proporcional ao número de habitantes do seu município, é beneficiado com outros auxílios, entre eles o auxílio paletó? Não é para levar a informação com um sorriso escancarado diante dessa legislação que trata a pão-de-ló um político municipal? Leia o que a União dos Vereadores do Brasil noticia sobre a temática, embora eu tenha ficado com algumas perguntas na cabeça. Por exemplo:
Quero saber - Quanto recebe um vereador em ação na Câmara Municipal de Curitiba? Pedirei um SOS ao jornalista Rogério Galindo, do blog Caixa Zero. Ele dispõe da logística do jornal para identificar não apenas o valor dos proventos, mas também se o auxílio paletó está embutido nos benefícios auferidos, uma vez que as câmaras parecem diferir em alguns pontos. Caso obtenha a imediata resposta, aqui voltarei para incluí-la, caro leitor.
As vereadoras recebem auxílio vestido? Imagem do Google |
Fiquei agora com outra pergunta na cabeça: será que deputados e senadores, também recebem auxílio paletó? Ai, ai, ai...minha santa do Título Eleitoral Obrigatório...o mundo da política, visto sob o ângulo dos benefícios auferidos, parece ser uma belezura. Não é por menos que todos querem a reeleição e dizem amém à legislação que lhes provê tantos denguinhos.
Voltarei ao tema, caro leitor. A proximidade das eleições municipais de 2012 exige que o cidadão fique em alerta total. Os cofres públicos mais parecem tetas suculentas aos políticos oportunistas e profissionais; o eleitor precisa ficar de olho no que coloca nas mãos dos futuros vereadores e prefeitos das capitais brasileiras.
Confira abaixo as informações pós editadas, graças à colaboração interativa dos jornalistas Rogério Galindo e Josias de Souza, em tweets enviados ao meu Twitter. Acompanhe o que escreveu o editor do Caixa Zero:
Olá, Doralice. Não tenho notícia da existência dessa verba. Podemos dar uma olhada.
Em seguida, acrescentou colaborativamente:
Já o salário de um vereador fica pouco acima dos R$9 mil em Curitiba.
Agora, confira o que escreveu o editor do Blog do Josias:
Eles não recebem auxílio com esse nome (...). No Congresso paga-se a chamada verba de gabinete. Custeia mais que o paletó.
Em seguida, diante, da minha pergunta sobre a questão da transparência do valor da verba de gabinete, o Josias afirmou:
A transparência é de cristal cica (...). Mas os dados estão disponíveis no site da Câmara. Quanto ao Senado, tenho dúvidas.
O leitor percebe as razões para o sucesso do Twitter? A interação é imediata.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário