sábado, 31 de dezembro de 2011

Felicidades! 2012 vem aí!

 


Quer um 2012 bem feliz, leitor? Eu quero, também.

O meu amigo, o ilustrador Sérgio Bastos fez um desenho para saudar a chegada do novo ano; é o que está reproduzido aí em cima. O cenário é a capital do Pará, mais exatamente na frente da cidade de Belém, às margens da baia do Guajará. Em mim, a imagem em destaque despertou muitas saudades. Lá, bem na retaguarda desses prédios verticais, está a maior parte da minha família.

O meu desejo - Desejo-lhe uma excelente travessia de 2011 para 2012, meu caro leitor. Tudo na maior paz e atenção a tudo e a todos, independente do lugar ou situação que estejamos.


Até a próxima!

Você cuida bem do seu cachorro, leitor?


A tira é do Benett , mas a preocupação deve ser de todos, especialmente dos que têm cães em casa - Reprodução
Você tem cachorros em casa, leitor? Por favor, não saia do seu espaço doméstico para festejar a virada do ano sem providenciar os cuidados necessários para que o seu cão fique tranquilo, alimentado, hidratado e bem acompanhado. 

Muitos costumam deixar seus cães sozinhos nas datas festivas; o pior é atribuir aos coitados a função de vigia -  e, costumeiramente, pedir para que alguém venha em dias alternados colocar água e alimento para os pobres animais, enquanto você aproveita a festança, o fim-de-semana na praia ou as férias em lugar bem distante. Muita gente esquece dos vizinhos, dos que ficam na cidade. É um treino ao desrespeito da convivência ordeira entre vizinhos.

É previsível.. - Quando o "cuidador" do cão desaparece, os animais ladram e, aqui entre nós, perturbam muito. Eu não tenho cachorro em casa, mas meus vizinhos têm. Fico bem chateada quando sou obrigada a dormir e a acordar com os choramingos dos cães solitários.
 
Diga lá! - O festejo comemorativo de hoje promete muita zanga, foguetório e latidos amedrontados. Já pensou no caso, leitor? Se eu tivesse um bebê bem chorão, especialmente à noite, tenho certeza de que os vizinhos pensariam horrores das minhas habilidades maternas. Credo! Por que ela não faz o nenê ficar quieto? Ou pior é o que pensariam em segredo. A convivência ordeira é exigente, meu caro leitor; somos responsáveis pelos nossos queridos, sejam eles animais ou bebês, jovens e idosos. Cães são como filhos para muita gente; é preciso tratá-los como tal. Cuidados ilimitados, sempre!

A tirinha é do Benett (Gazeta do Povo, 23/12/2011) - para mim é um alento. Muitos veem o direito ao sossego noturno (ao menos) ser violado no maior descaramento e não dizem nada, não escrevem ou desenham profissionalmente sobre o tema. Obrigada, cartunista; você sempre desenhando em cima dos fatos que fazem a vida ser o que é: um aprendizado da convivência respeitosa entre todos. 


Até a próxima!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O "Xingu" é agora um filme, também!

 
Reprodução de imagem obtida no site História do Cinema Brasileiro
Eu soube pelo interminável fluxo de tuites de que o Xingu agora é um filme. Penso que é muito bom popularizar tudo o que diga respeito ao que envolve o poderoso rio amazônico e  entender antropologicamente a importância do Parque Indígena do Xingu. Não tenho qualquer dúvida de que Cao Hamburger ( Folha.com, Ilustrada, hoje) articulou muito bem o tema oportuno.

A saga dos Villas-Bôas - O leitor atento, especialmente aquele ligado às questões ambientais e aos costumeiros descuidos com o polêmico rio e com os seus habitantes ribeirinhos, sabe a importância de maior divulgação à temática. Os irmãos Villas-Bôas certamente empreenderam a construção de uma narrativa vivenciada e fortalecida; o roteiro, os atores e as falas no filme têm enorme responsabilidade com a verdade dos fatos.

Indiscutivelmente - Olhares internacionais serão ampliados às variadas pendengas conexas atreladas ao Rio Xingu. O cinema tem, felizmente, o grande poder de expandir tudo, inclusive, os problemas, mas cabe ao cidadão sentadinho, ali na poltrona em frente ao grande telão, avaliar as intenções de um roteiro cinematográfico, concorda comigo, leitor? Não vejo a hora de poder comprar o meu ingresso, assim que o filme estiver liberado ao circuito comercial.

Observação: não deixe de clicar no link indicado na legenda da imagem em destaque acima. Sobre os Villas-Bôas a Época fez um excelente apanhado geral; confira


 Até a próxima!

Conhece o "Soneto Amazônico", leitor?

   
É o Rio Xingu, leitor - Reprodução feita do blog do Lafayette Nunes, o  Xipaia
 As águas quietas e escuras guardavam no seio imóvel
A cor dos grandes céus com suas nuvens,
E guardavam um silêncio como não vi maior:
Um silêncio maduro, de coisas se transformando;

Um silêncio fecundo, de natureza crescendo;
Um silêncio inicial, de antes do mundo possuir
Suas formas, o seu ritmo, o seu equilíbrio numerosos;
Um silêncio prestes a se partir num grande grito.

Em torno das águas escuras estava a floresta tropical.
Com a sua exasperada palpitação e o seu denso mistério,
As árvores pareciam esperar um acontecimento inesperado.
Poderíamos, em ermo, sentir os primeiros passos da Noite,
Que vinha com os seus grandes pés escuros
Quebrando frágeis galhos e machucando flores e plantas silvestres.
( in Antologia de Poemas Para a Juventude, Ediouro, p. 23)


É do poeta Carlos Frederico Schmidt o poema cima; tentarei reunir ao longo do dia algumas imagens dos rios e de trechos da floresta nortista para melhor ilustrar a pujança e a necessidade de bem preservar a região amazônica. Aceitarei contribuições - e, para deixar claramente a intenção interativa, logo mais farei um convite à conversa tuiteira com o tema.

Sugestão: clique logo, leitor! - O meu conterrâneo André Costa Nunes, pai do Lafayette, mantém um blog. Em postagem enriquecida pelas imagens fotográficas ele traça um panorama visual e diz Rio Xingu, é tudo isso. 
  
Até a próxima!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cena deplorável exibida para o eleitor brasileiro

Ontem à noite, enquanto saboreava com os meus parentes uma deliciosa pizza da Atolini, não me contive e mostrei a todos as fotos que retratam a cena deplorável oferecida pelo garoto, filho do senador fichasuja JBarbalho. Fiz questão de mostrar aos meus jovens sobrinhos, especialmente aos em idade eleitoral, para que gravem o nome politicamente vergonhoso na cabeça e jamais outorguem qualquer poder aos que carregam a fichasuja nas ações .

Beto Barata_ AE - Foto reproduzida do Estadão

Cena deplorável - Tenho certeza de que ninguém aprovou a cena, ao contrário, recriminou. As fotos, feitas pelo Beto Barata certamente fizeram a convergência dos olhares ao farto material oferecido pelo Estadão. Tenho certeza, igualmente, de que os que deram o poder ao político empossado, graças ao cumprimento legal do FichaLimpa, não viram a cena, porque certamente não sabem ler e não têm o saudável hábito de refletir sobre qualquer tema. São os pobres eleitores que costumam vender o voto. O (e)leitor discorda das minhas observações?

Fique na escuta...- Tomara que as crianças leitoras, diante do rol de fotografias do menino que coloca a língua para fora e faz caretas em insolência escrachada,perguntem, perguntem e perguntem sobre o motivo do fato. Os pais  das crianças brasileiras têm a obrigação de explicar com base na verdade dos fatos, não apenas na ironia ou na explicação escapista e vazia de sentido. Tomara que os adultos brasileiros mostrem que o mau exemplo de escolher um político não é privilégio apenas do Pará, mas também de outros lugares no Brasil.  O exemplo do eleitor paulista ao votar no palhaço Tiririca  é ilustrativo. Ao trocar conversa virtual com a minha @amiga Be Neviani ela logo adjetivou as cenas como"grotescas". Concordo e acrescento mais dois adjetivos: as imagens revelam um acintoso roteiro grotesco, deplorável e inadmissível.

Envergonho-me de ter um conterrâneo com marcas inapagáveis da fichasuja. O pior é que o DNA parece carregar a má conduta e a insolência diante de qualquer pessoa. Tomara que nenhum paraense ouse reeleger o político em questão. Será um erro em dose enlouquecida e a maior expressão de semvergonice eleitoral.

Até a próxima!

Partidas & Chegadas

 
Já ficou esperando alguém muito querido desembarcar aqui, leitor?- Aeroporto Afonso Pena. S. José dos Pinhais, PR- arq. pessoal
Estamos mais perto do final de 2011, meu caro leitor. A imagem fotográfica que destaquei alude às chegadas dos que estiveram ou ainda estão presentes nas nossas vidas. O portão de desembarque de passageiros no Aeroporto Afonso Pena a mim trouxe grandes alegrias. Espero retornar outras vezes para aguardar a chegada dos meus parentes e amigos, em passeio pela agradável Curitiba.

Comparar é preciso, sempre! - Já fiz a analogia entre a ano novo e os felizes desembarques em 2011, mas também será impossível esquecer as partidas, especialmente as que envolvem despedidas mais intensas, mas não quero entristecer ao recordá-las. A vida aponta grandes renovações constantemente. É saudável olhar para a frente e avistar o anúncio de fatos e contingências melhores para todos em 2012.

Até a próxima! 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Tempo chuvoso em Curitiba


No  A. Luiz Xavier, Centro,Curitiba-  arq. pessoal

Tudo bem aí, leitor? Aqui em Curitiba estamos com o dia chuvoso; aliás chove desde a madrugada. É a temporada do verão sulista, bem caracterizada pelo aparecimento de chuvas mais constantes. Nada anormal, felizmente.

No bairro de Santa Felicidade, Curitiba - arq. pessoal


Estamos com  a mínima de 11ºC  e a máxima de 24ºC , segundo o site do Simepar.   

Não é recomendável sair sem a sombrinha ou o guarda-chuva. Estou com parentes em visita de férias e sem a ajuda do kitchuva os passeios seriam fartamente molhados. Ontem, eu os levei ao Museu Oscar Niemeyer. Planejava um desfrute no Jardim Botânico, mas a saída de diversão incluirá a infalível ida aos variados shoppings curitibanos e museus.
Até a próxima!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A menos de 5 dias de 2012

 
A longa caminhada anual tem nos últimos dias do ano a sua natural inquietação ou tranquilidade - Curitiba, Santa Felicidade, arq. pessoal
Estamos quase no final do ano de 2011. Quanto tempo transcorrido entre as alegrias e preocupações. Não sei se você, meu caro leitor, mas já estou a fazer aquele balanco anual das ações empreendidas; faz agora o mesmo, também?


Até a próxima!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Os primeiros moranguinhos estão chegando...

 

Eu jamais imaginei que veria uma flor despontar assim no pezinho de morango, ali no meu jardinzinho - arq. pessoal
Você já viu como é linda a flor de morango, leitor? Veja como a natureza é prodigiosa; a florzinha que você avista em destaque está lá no meu jardinzinho. Foi uma experiência que exigiu uma longa espera.

O primeiro moranguinho já surgiu- arq. pessoal
 
Há mais de seis meses passei pela floricultura e decidi comprar um pé de morango; ao chegar em casa eu o plantei no chão, mas não deu certo. Ele ficou bem intanguido (entenda como bem esmirrado) e há cerca de uns dois meses eu o trouxe para um vaso. No lugar que agora ele está recebe bastante sol.

Eis que agora o resultado da paciente espera aconteceu: em breve colheremos os primeiros moranguinhos. Para muita gente talvez o fato não signifique nada, mas para mim, que molhei, afofei a terra, tirei as ervas daninhas que teimavam em rodear a delicada plantinha, é uma vitória sem comparação.  

Aguarde...- Quando o primeiro morango ficar maduro, pode esperar, será fotografado e devidamente compartilhado visualmente aqui. Quer vê-lo, leitor? Ele será totalmente orgânico, concluiu a minha filha, quando me viu toda prosa a falar sobre a delicada fruta. Pois, então, não é mesmo que ela tem toda a razão?

Até a próxima!


domingo, 25 de dezembro de 2011

"Relíquias culinárias" bem compartilhadas

Adoro ler reportagens, ver e acompanhar as receitas e, finalmente, quando é possível fazer ou provar as delícias da gastronomia. Na minha última passagem pela Livraria Cultura veja o que encontrei:

A minha mais atual relíquia veio pelas mãos da Rosa Belluzzo - Machado de Assis, relíquias culinárias-  Unesp - arq. pessoal
Meu plano delicioso, leitor! - Nos próximos dias farei da minha pequena cozinha um laboratório experimental de algumas receitas compartilhadas pela pesquisadora Rosa Belluzzo.
  
Quem não gosta de rabanadas? -  arq. pessoal
O livro, apesar do coadjuvante nome destacado no título, não é sobre a obra de Machado de Assis, mas sim uma tentativa de retratar o que bem se comia no Rio de Janeiro antigo - e Machado entra como uma excelente âncora editorial - mas é um bom livro. O certo é que já percorri todas as  páginas e levarei adiante o plano de testar algumas das receitas. Começarei, hoje no finalzinho da tarde, com o preparo das deliciosas rabanadas. Quero fazer as empadinhas de camarão, também!

Aqui entre nós... - O livro é de fato um belo presente, meu caro leitor. Quer mais detalhes sobre a obra? Leia a arguta postagem à mesa com Machado, Debret, D. Pedro, do blog assinado pela Tania Nogueira, o  Receita na prática é outra. Eu adorei a descontração da escrita, as críticas e as menções encontradas no texto da blogueira. Tudo bem no ponto; muito bem temperado pela observação apuradíssima de quem lê reflexivamente.

Até a próxima!


Minibiblioteca Livre em Curitiba

 
A foto da Minibiblioteca Livre em Curitiba é do Alessandro Martins, mas a alegria de reproduzir a bela ideia e conceito de acesso à leitura é minha, também!
Olhe que coisinha mais linda foi recentemente inaugurada, ali na Rua Petit Carneiro, nº453 , no bairro do Água Verde. Se o tempo permitir, ah... irei hoje mesmo lá para fotografar e deixar uma doação.

A feliz ideia, acampada pelo Alessandro Martins, do blog Livros e Afins é estimulante, concorda comigo?

Será?- Você gostaria de abrigar uma minibiblioteca assim na frente da sua residência?Caso tenha interesse, não deixe de clicar no link; as orientações do Alessandro são objetivas.

Já imaginou? - A presença de outras minibibliotecas espalhadas pelas nossas cidades mostrariam um fato inconteste: o de que as grandes transformações nascem de pequenas atitudes. Incentivar o hábito da leitura é um deles. Não é preciso muito: basta deixar variados impressos livres para que as pessoas tomem emprestado e leiam. Uma casinha, uma ideia, muitos livros e a leitura ganha a parada, tal como costuma dizer nos últimos tempos a minha filha adolescente.


Até a próxima

Natal chuvoso em Curitiba

 
Vamos correr que a chuva vem logo! - foi o que eu disse à minha filha na tarde de ontem- Curitiba, Av. Padre Anchieta c/ a Martin Afonso, arq. pessoal

O céu de hoje amanheceu com nuvens cinzentas, carregadinhas de chuva. Aliás, desde ontem estamos sob o tempo chuvoso. Na foto em destaque mostro o panorama que enfrentamos, quando diante do lindo dia ensolarado sai para flanar um pouco e almoçar, ali para os lados do vizinho bairro do Bigorrilho. Foi preciso voltar depressa para casa, uma vez que o vento forte e chuva bem próxima eram evidentes. Aqui em Curitiba a noite de Natal foi simplesmente molhada.

Surpresa?! - Vejamos o que nos informa para hoje o Simepar.  Bem, a mínima de 16ºC  e a máxima de 22ºC  são alentadoras, mas o meteorologista notifica a iminência de chuva para as próximas horas. Eu tinha planos de um passeio pelo bairro do Água Verde ou do Jardim das Américas. Paciência.

Diga lá! - Chove aí ou faz sol, leitor? Estarão as crianças e seus brinquedos novos confinados ao quarto -  ou será que já acordaram e estão a brincar nas áreas livres, tal como faziam as crianças no meu tempo de outrora?



Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails