sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O "Xingu" é agora um filme, também!

 
Reprodução de imagem obtida no site História do Cinema Brasileiro
Eu soube pelo interminável fluxo de tuites de que o Xingu agora é um filme. Penso que é muito bom popularizar tudo o que diga respeito ao que envolve o poderoso rio amazônico e  entender antropologicamente a importância do Parque Indígena do Xingu. Não tenho qualquer dúvida de que Cao Hamburger ( Folha.com, Ilustrada, hoje) articulou muito bem o tema oportuno.

A saga dos Villas-Bôas - O leitor atento, especialmente aquele ligado às questões ambientais e aos costumeiros descuidos com o polêmico rio e com os seus habitantes ribeirinhos, sabe a importância de maior divulgação à temática. Os irmãos Villas-Bôas certamente empreenderam a construção de uma narrativa vivenciada e fortalecida; o roteiro, os atores e as falas no filme têm enorme responsabilidade com a verdade dos fatos.

Indiscutivelmente - Olhares internacionais serão ampliados às variadas pendengas conexas atreladas ao Rio Xingu. O cinema tem, felizmente, o grande poder de expandir tudo, inclusive, os problemas, mas cabe ao cidadão sentadinho, ali na poltrona em frente ao grande telão, avaliar as intenções de um roteiro cinematográfico, concorda comigo, leitor? Não vejo a hora de poder comprar o meu ingresso, assim que o filme estiver liberado ao circuito comercial.

Observação: não deixe de clicar no link indicado na legenda da imagem em destaque acima. Sobre os Villas-Bôas a Época fez um excelente apanhado geral; confira


 Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails