sábado, 28 de abril de 2012

Wallace e os jovens naturalistas do século XXI

 
Museu Paraense Emílio Goeldi em óleo sobre tela -  Série Personagens de Belém, Sérgio Bastos - eprodução autorizada pelo autor ao NaMiradoLeitor

Fiquei agora imaginando o que diria o naturalista Alfred Russel Wallace ( UolEducação) ao avistar na tela de um computador a Web Série desenvolvida pelos Naturalistas do século XXI, parte do excelente trabalho educativo do Museu Paraense Emílio Goeldi, criado pelo biólogo Luís Videira, em 1997. As crianças e jovens integrantes do projeto têm indiscutivelmente uma rara oportunidade, caro leitor. 

Saiba mais - Acompanhe detalhes sobre as atividades em Projeto Paraense ensina ciência... (Revista Ciência Hoje das Crianças, 5/1/2012)

Como participar do Clube do Pesquisador? Veja as informações aqui ( Museu Goeldi/Educação


Até a próxima!


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Finalmente! Um jardim escolar!

A imagem acima reproduzida é a de um jardim escolar, lá em Bragança, no PA - É um "Cosmo", segundo a Daniela Torres, profª e autora da foto
Quando um educador é competente não há limites para que ele articule dados de interesse geral. Com determinação de educadora, do domínio das ferramentas advindas com a inclusão digital e do apoio da obediente máquina fotográfica a Daniela Torres, muito mais do que professora de Biologia, lá na EEEFM Padre Luiz Gonzaga, no município paraense de Bragança faz a diferença. Fico sempre muito comovida ao avistar o belo trabalho que ela faz. É uma educadora nota 10, caro leitor!
 
Com a postagem atual quero destacar cinco pontos no trabalho educativo desenvolvido: a beleza das imagens, a ação pedagógica da educadora, o jardim da escola, a sorte dos estudantes e a rotina escolar habilidosamente descrita pela Daniela. 


Sugestão -  Experimente fazer uma leitura vertical da página em destaque, caro leitor; ficará surpreendido com a beleza das imagens e com a atuação intermediadora firme, educativa e exemplar da educadora, lotada em escola sediada lá para as bandas do amazônico Rio Caeté. Colegas professores de qualquer disciplina bem poderiam compartilhar dados da sua experiência pedagógica, mesmo sob o trato adverso oferecido pelos gestores públicos aos profissionais do ensino no território nacional. Alguns prefeitos e governadores, caro leitor, precisam fazer acordos para viabilizar o pagamento do piso legal de R$1.451,00 aos que trabalham na rede pública - e, aqui entre nós, contar com uma educadora, tal como a que ressalto acima, mesmo quando fica sujeita ao clima de desprestígio profissional, é uma raridade. 


Até a próxima!

Conheça e divulgue o IMAZON


Foto reproduzida do site do Imazon

Recomendo o seus cliques à leitura dos textos, imagens e vídeos divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, o IMAZON. Estudantes, profissionais e leitores interessados no tema têm no instituto uma referência altamente qualificada; a sede do centro de pesquisa é em Belém, capital do Pará.

Até a próxima!

Código florestal? Vete integralmente, presidenta Dilma!


A aprovação do Código Florestal oferece ao desmatador dias de muita alegria - Reprodução, site do Ivan Cabral
A aprovação do novo texto do Código Florestal pelos congressistas é uma realidade e passará à história das ações parlamentares adversas ao país. Cabe à presidenta Dilma agir, mesmo sob a iminência de criar uma cisão entre os aliados partidários do governo atual. A presidenta deverá vetar o texto integralmente, porque se depender do conluio dos parlamentares a cena de um trabalhador com a motosserra nas mãos e o grito característico de madeeeeeeira estará autorizado a ecoar pelas florestas. O grito, o barulho das árvores caindo e o tilintar do dinheiro na mão do agronegócio criminoso ecoarão nos ouvidos não apenas dos brasileiros. 

A motosserra brilhante desenhada pelo cartunista Ivan Cabral  e o comentário do Sérgio Abranches  (na CBN Globo Rádio) aludem com destaque ao tema indigesto e mais, muito mais, o lúcido pesquisador  Adalberto Veríssimo ( em texto veiculado pelo Imazon) mostra como o fim do desmate é o sinal de desenvolvimento, ao contrário do que imaginam os congressistas brasileiros. 


Ao (e) leitor, por favor, cabe o discernimento e o Não nas urnas aos que fortalecidos pelo poder parlamentar agem em favor da derrubada criminosa da floresta.
   
Até a próxima!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A chuva é um pretexto à redação


A chuva aproxima mais as pessoas; a carona sob a sombrinha ajuda. A moça de casaquinho vermelho estava muito aflita. Tinha uma entrevista; precisava muito de um emprego, mas só dispunha do dinheiro do ônibus e já estava atrasada. Pediu uma carona e a senhora de casaquinho branco aquiesceu. Vamos lá, eu levo você até lá! Vamos, vá me guiando. - foi o que ouvi, ali sob a marquise de uma das lojas da Boca Maldita. Para registrar a cena de solidariedade incomum fiz a foto.  Você faria o mesmo pela jovem desconhecida?  Curitiba, arquivo pessoal
Chove com intermitência em Curitiba desde ontem à noite; quem está em casa bem protegido a "chuva parece uma doce canção", mas aos que enfrentam as ruas diante do vai-e-vem de casa à escola ou ao trabalho, ui, a alegria sofre uma queda. A exceção é certamente a que sente o vendedor, pois ver alguém comprar uma sombrinha ou guarda-chuva sob a pressão do momento é o que mais ele deseja.

A moça da sombrinha florida, visitante em Curitiba, marcou um encontro de amizade, graças a um tuite; ela era de Campina Grande, lá na Paraíba. O rapaz marcara em frente, bem em frente da Galeria Tijucas, ali pertinho do ponto do ônibus Turismo; ela não queria perder a oportunidade de reencontrar aquele curitibano. Vê-lo fora da tela do computador deveria ser outra coisa, imaginava. Sabe o que continha a sacola marrom? Uma porção generosa de castanha de caju; elas estavam ainda bem torradinhas, pois tinham sido cuidadosamente assadas na véspera. Sob a chuva, a jovem parecia pensar:  Será que ele me enganou? Disse que vinha..., ah.. cabra safado, filha da mãe.. .- Curitiba, arquivo pessoal
Reúno duas imagens que fiz enquanto andava sob a chuva ou aguardava que ela passasse para finalmente voltar para casa. São imagens do meu arquivo chuvoso, caro leitor; a cada registro, uma boa história para imaginar se bem observarmos os detalhes na composição da paisagem urbana, geográfica e sobretudo humana. 
 
Faça um bom proveito das pequenas histórias que criei para as minhas fotos; sorria, ao menos. Ficarei alegre de ter desencadeado a surpresa e a comoção, talvez. É uma sugestão de escrita; meus colegas professores de redação bem podem aproveitá-la. Com imaginação e a ajuda dos recursos textuais muitas narrativas poderão surgir. Basta bem intermediar a atividade.
 
 Até a próxima!

Segurança estudantil em questão


Clique na foto e observe as saídas (em vermelho); elas saem para o abismo! -  Curitiba, Campus Ecoville da UTFPR, arq. pessoal
A minha filha estuda na UTFPR, ali no Campus Curitiba, mas às sextas-feiras tem o dia inteiro de aulas, lá no Campus Ecoville. Estou ainda mais preocupada, caro leitor, com a questão da segurança estudantil, principalmente depois de ler a reportagem Saídas de emergência da UTFPR levam estudantes a "precipício"  (Anna Simas, Gazeta do Povo, 21 de abril de 2012)


Sabe o que fiz no domingo passado? Passei por lá e com a ajuda da câmera do celular eu trouxe a foto acima. Ontem? Deixei uma queixa à Ouvidoria da escola, afinal, a quem delego a segurança da minha filha, ainda menor, no momento em que está no interior das instalações da UTFPR? A sede Ecoville foi ocupada pelos alunos, professores e pessoal adminstrativo sem a liberação segura do Corpo de Bombeiros em razão do programa de expansão de vagas do Reuni? Então, a conceituada instituição é conivente com a insegurança escolar. Será que discorda de mim, leitor? O que faria se tivesse um filho ou filha, lá estudando?

A burocracia, a demora no processo licitatório e o afã pelos dados numéricos no campo da educação pública não podem esconder a gravidade do problema da segurança estudantil. Diante de uma tragédia, então, como ficamos? Será que passivos e coniventes? A atribuição das responsabilidades é a nossa primeira atitude. Autorizar a ocupação de um espaço escolar antes da conclusão da obra é uma saída desesperadora; será que faltou planejamento?


Até a próxima!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Blogosfera? Combata o plágio!

 
Reprodução - Fonte: Blogosfera Anti-Plágio
Considero muito justo e  expresso o meu apoio  ao protesto. O cartaz acima diz tudo e o leitor poderá ajudar, também. Sabe como? Indicando na caixa de comentários quando ler algo sem a devida menção à fonte. Ctrlc e Ctrlv, a dupla de auxiliares na disseminação das informações, quando utilizada sem a devida responsabilidade potencializa o roubo das ideias. Detesto afirmar, mas é muito real constatar o crime. Citar a fonte é uma atitude. Revela o respeito à autoria de tudo. 

Blogueiros da minha página estão convidados a destacar o DIGA NÃO AO PLÁGIO.

 Até a próxima!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Como conter a pichação urbana?


A foto do Belvedere é do WC.Takeuchi, mas a indignação e a vergonha com a pichação são nossas- Curitiba, Setor histórico - Reprodução
Ontem, tal qual o que sentiu o Takeuchi e outras pessoas residentes na capital paranaense, fiquei indignada. Como não ficar exasperada, também? Clique no link e acompanhe a série de provas das pichações fotografadas pelo editor do Circulando por Curitiba. Como contê-las, caro leitor? Você conhece alguma providência que tenha surtido efeito diante do vandalismo ativo nos espaços públicos ou particulares? Compartilhe comigo os detalhes.  Indignação e vergonha são expressões que traduzem o que eu sinto ao ver o que faz um ser humano imbecil e criminoso.


A tolerância parece ser é uma senhora que não conhece inteiramente a natureza humana. Passar a mão pela cabeça de vândalos e arrumar desculpas esfarrapadas para transgressões do direito da ordem pública permitem as repetições das pichações.  Medidas educativas são indulgentes e por vezes condescendentes até demais; será que têm surtido o efeito desejado? Com a palavra, por favor, caro leitor. Troquemos conversa sobre o tema.

Até a próxima!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A escola inteligente do cartunista Paixão


Reprodução, via Gazeta do Povo - O insuperável Paixão na MiradoLeitor
Tenho os meus cartunistas e chargistas preferidos e o fato de conhecer pessoalmente a trinca de talentos ancorados na Gazeta do Povo, jornal paranaense que passa sob os meus olhos diariamente, ajuda a não esquecer de ler e rir com o que eles desenham e articulam. Não nego apreciar muuuuuito o trabalho do Paixão,  do Benett e doTiago Recchia; eles são mestres de uma escola de humor ativo, inteligente, articulador e sagaz.

Faça-me um favor:  veja e divulgue a charge do Paixão; criador e criatura bem merecem, caro leitor!

Até a próxima!

O Ivan Cabral é um chargista exemplar

Reprodução- Site do Ivan Cabral
As acepções do sentido de uma palavra ou atitude continuam como fonte inesgotável de humor e de crítica; cartunistas e chargistas bem sabem aproveitá-las. O Ivan Cabral é um mestre na escolha; senso crítico e objetividade dos traços compartilhados oferecem ao leitor elementos de apoio à reflexão. O Sorriso Pensante, nome que caiu como uma luva à página do cartunista, é uma fonte de apoio às propostas de redação.

Um detalhe para observar - O leitor já reparou que quase sempre são os mesmos cartunistas e chargistas que aparecem nas provas seletivas, inclusive nos vestibulares? Até parece que meus colegas professores, elaboradores das questões interpretativas e de produção de textos,  não fazem um passeio variado pelo cartunismo nacional. Na prática efetiva -  diga lá, ó leitor! -  o humor e talento com o traço não conhece o endereço fixo na geografia; eles podem ser encontrados em todas as regiões do Brasil.

Uma sugestão: Que tal os blogueiros das cinco regiões brasileiras destacarem os talentos locais no cartunismo e chargismo? Assim, logo teríamos um plantel de talentosos provocadores de risos pensantes no vasto mundo da internet. Aceitarei as indicações do leitor do NaMira e aqui as reproduzirei.


Até a próxima!

domingo, 22 de abril de 2012

Caminhar e observar



Reprodução autorizada
No dia 5 de maio, a partir das 14 horas, sob a coordenação do Prof. Mário Sérgio Freitas, participarei da VII Caminhada Observacional. O bairro da vez será o Água Verde. O cartaz acima oferece as dicas básicas, caso o leitor esteja disposto a participar, também.
 
A minha estreia no projeto aconteceu em janeiro, quando percorremos as áreas centrais de Curitiba. Gostei muito; se desejar outros pormenores, caro leitor, não hesite em clicar no link sobre a Caminhada Observacional.


Até a próxima!

Cuidar da Terra é uma obrigação!


São do meu jardinzinho, arq.pessoal

Hoje é mais um dia para ser feliz. No calendário dos eventos é o Dia da Terra; o blog O Lápis Verde fez uma excelente postagem sobre o tema e incluiu pontos conexos muito interessantes. Confira, caro leitor.

Encantadora amostra do meu jardinzinho, arq. pessoal

Não sou especialista em paisagismo, mas tenho feito homenagens diárias ao chão que piso e ao ar que respiro: mantenho um pequeno jardim com roseiras, beijinhos, margaridas, uma amoreira e outras espécies muito queridas. O jardinzinho gramado ajuda bastante-  ah...como, ajuda!  -  a tornar os meus dias mais felizes.  Talvez seja  pouco o que faço, mas já empreendo os meus passinhos nos cuidados com a Terra.

Até a próxima!


Gosta de bolinhos de Piracuí?


A espécie de peixe é  a do Acarí. A amostra é do  Santarém em Conexão . A inveja? É toda minha. Paciência...
Na minha página tuiteira, especialmente aos domingos, os meus conterrâneos amazônicos costumam provocar  involuntariamente a mais ardente inveja em mim. Sabe o motivo, leitor? As menções explícitas com fotos e tudo o mais sobre as gostosuras locais. Exemplo? O que fez hoje o Emanuel Leite, do Santarém em Conexão. Olhe a foto em destaque com atenção; é um Acarí, um dos deliciosos peixe das águas amazônicas. Estou em Curitiba; aqui nunca vi um Acarí para comprá-lo, mas sempre tenho em casa um pouco de Piracuí, a deliciosa farinha feita da carne desse peixe. Resultado: para não ficar com água na boca ... sabe o que farei hoje? Bolinhos de Piracuí.

Quer a receita do bolinho mais famoso, lá em SantarémPA e na casa dos amazônicos, leitor? É bem parecida com a de bolinhos de bacalhau; acompanhe as dicas e curiosidades sobre Acarí e o Piracuí, aqui no Santarém Tur.

Até a próxima!

Ciclistas fazem uma serenata ao prefeito de Curitiba



Ciclista em serenata ao prefeito de Curitiba - Reprodução de foto obtida no Bicicleteiros
A notícia é velha, mas para mim foi uma surpresa:  em setembro de 2011 um grupo de ciclistas fez uma serenata para o atual prefeito de Curitiba. A atitude foi  excepcionalmente criativa  e dela tomei conhecimento graças ao vídeo compartilhado pelo Hudson Correia; ela continuará na mira do leitor, especialmente do ciclista que percorre as ruas da capital curitibana, inclusive nos dias de hoje.

Que pena... - Infelizmente... o prefeito Ducci  não apareceu, tal como é a tradição, ali na beira da janela do seu apartamento, mas o pessoal do Bicicletada Curitiba considerou o prefeito como Muy amigo da bicicleta; veja detalhes aqui.

Diga lá -  Você participaria de uma serenata ao prefeito da sua cidade, caro leitor? Ele merece tal demonstração de apreço? 

Até a próxima!


Em Curitiba? O domingo está friozinho


Levantar cedo e pedalar no domingo frio é um programa para corajosos - Curitiba, arq. pessoal
           Temperatura baixa também na região Metropolitana de Curitiba: 8º,9ºC em Fazenda Rio Grande, 9ºC na Lapa, 10º,8ºC em Pinhais e 11ºC em Curitiba.
( Sheila R. da Paz, meteorologista Simepar)

Domingo friorento, mas ensolarado, aqui em Curitiba. Não consegui acordar, infelizmente, com tempo suficiente para participar do passeio ciclístico anunciado na postagem anterior. O tuite da meteorologista de plantão no Simepar bem explica o quadro climático. 

Tenhamos um ótimo dia, caro leitor.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails