sábado, 4 de setembro de 2010

Reféns promíscuos da internet

Eu e você, caro leitor, somos de um modo ou de outro, reféns da internet, desses provedores e operadoras de conexão, mas como anda a sua satisfação com esses serviços? Eu estou bem naquele momento de exasperação, porque fiquei mais de 1 hora tentando publicar um texto e a conexão da Claro caia a todo momento. Apenas no Twitter com os limitados 140 caracteres  a operadora permitia que eu escrevesse uma frase  para registrar a minha insatisfação. Mesmo assim caindo, caindo e caindo e torrando a minha paciência.
Voltarei assim que a Claro deixar, caro leitor; é o que você deverá entender quando eu estiver sumida da página!


Conte a sua história, leitor; a minha é a de prisioneira de um contrato. Do jeito como as condições oferecidas caminham o jeito é o usuário ficar testando as operadoras e as ofertas de serviço, numa promiscuidade desejável e incentivada pela má prestação do serviço.

Até a próxima!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Imponência arquitetônica negligenciada

Não será novidade ao leitor habitual da página, mas ao que aparece aqui pela primeira vez, será interessante adverti-lo sobre o meu interesse em registrar, através da fotografia, os prédios antigos, sedes de escolas públicas - ainda em funcionamento ou muitas vezes extintas. Ao lado do registro fica sempre a comparação com os espaços escolares atuais: feios, desconfortáveis, feitos com materiais desqualificados e sujeitos ao rol de reformas anuais.

Situado nos arredores da Praça da República e doTheatro da Paz o centenário Instituto de Educação do Pará exibe a negligência da administração atual; ex-alunos deveriam reclamar do descaso - Belém, agosto 2010

Amplo registro arquitetônico - Costumo ir lém do registro  fotográfico da imponência e do descaso das autoridades; penso na contribuição à pesquisa do colega professor Jarbas Novelino, porque na história da educação brasileira a arquitetura escolar antiga ou moderna reflete as intenções das administrações públicas: o respeito aos usuários do espaço escolar, o descaso às ótimas condições de trabalho didático, a falta de planejamento espacial ou a ideia feliz de perenidade e destaque ao espaço escolar . Sugiro, inclusive, se você também desejar entrar ao grupo, não hesite em fotografar as antigas e majestosas construções escolares, aí na cidade onde reside ou quando avistá-las em suas viagens, caro leitor. É a memória arquitetônica educacional rastreando boas/más ações das administrações do dinheiro público. Ofereça a sua contribuição. 
A folhagem providencial encobre a feiúra e desarmonia do anexo ao Instituto de Educação do Pará - Belém, agosto, 2010

Quem autoriza? -Não sei se você já reparou na tendência das administrações públicas autorizarem a construção de verdadeiros monstrengos ao lado das antigas escolas públicas. O destaque acima está encoberto pelos frondosos galhos da mangueira, mas se você pudesse avistar, caríssimo, certamente também se perguntaria se a pessoa que assinou a construção desse anexo estava batento bem da cabeça.


Memória arquitetônica escolar -Não sei o que rege as ideias dos administradores e do setor que age na construção das novas escolas públicas, mas se eu fosse estudante de engenharia civil, arquitetura, pedagogia ou área correlata aos diversos materiais componentes do espaço escolar, ficaria mais atento ao desrespeito vigente. Academicamente há muito para pesquisar, advertir, comparar e compartilhar com a sociedade.

Voltarei ao assunto; muitos de nós costumamos passar em frente dessas construções e não nos sensibilizamos com a subtração vergonhosa do direito de avistá-las bem conservadas, alicerçando sentidos educacionais e reproduzindo lições de cuidosa atenção ao espaço escolar. Estive rapidamente nos últimos dias em Belém  - e, sinceramente, não pude deixar de registrar a vergonhosa indiferença local ao centenário prédio do Instituto de Educação do Pará.

Até a próxima!

Herdando e repassando ótima ideia

Bom dia !

Manhã ensolarada em Curitiba; ainda não conferi a atualização do Simeparpr, mas os meus sentidos apontam a permanência de agradável temperatura, caríssimo leitor. Aliás, cadê você, hein?

Manhã iluminada pelo Sol e calmaria urbana -  Curitiba, Bigorrilho, Rua Padre Anchieta, set. 2010


Hoje visitei todos os blogs indicados à leitura, aqui no Na Mira. Quero destacar com carinho a postagem mais recente do escritor Miguel Sanches Neto, no Herdando uma Biblioteca; ele ajuda a disseminar a providencial ideia de uma biblioteca comunitária, além de expressar a comovente gratidão de ex-aluno à profª Cida Perez. Você também poderá estender as suas mãos em direção à nobreza dessa ideia espetacular. Clique no link indicado e, se puder, repasse a informação e colabore. É o mínimo que se pode fazer, não é mesmo?

Até a próxima!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Quer aprimorar a escrita, vestibulando?

Bom dia!

Manhã ensolarada em Curitiba; muito boa para caminhar e queimar a gordura acumulada no corpo, mas o meu tempo hoje está escasso. Alunos aguardam esta professora, afinal, a proximidade dos vestibulares exige revisão e aprimoramento na redação dos diversos modelos de textos presentes nos concorridos exames seletivos.
Você conhece alguém interessado no aprimoramento da escrita? Indique os meus Encontros Marcados com a Redação!



Adoro, quando jovens concluintes acionam meus contatos eletrônicos para  agendarmos e começarmos uma série de Encontros Marcados com a Redação, caríssimo leitor.  São anos e anos nessa atividade de mútua alegria, ainda mais quando os estudantes estabelecem sincronia com as minhas dicas de escrita e disciplina para redigir diariamente. Ninguém nos segura. 

Até mais...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Entramos em setembro

Dia bem lindo em Curitiba!  Neste 1º dia de setembro há Sol em abundância e a temperatura está agradável. Coisa assim de 25ºC , segundo o Simeparpr.

Manhã ensolarada e calmaria urbana - Curitiba, Av. Afonso Camargo, setembro 2010


Ontem, caro leitor, mal tive tempo  para voltar aqui ou saber das novas, lá no Twitter. Retomei as minhas atividades com as aulas de redação e à noite fui com minha filha ao Auditório Brazílio Itiberê prestigiar  a audição dos alunos da Allegro Escola de Música,  um refrigério diante da roda-viva contínua da vida. Ouvir boa música  é  divinamente recompensador e perceber que as crianças e jovens, quando bem encaminhados formam um cordão de esperança, alivia o rol de preocupações. Ô coisa boa!

No momento, caríssimo, estou zapeando pelos blogs que animam a página do Na Mira. Acabei de ler as postagens recentes do amigo professor Jarbas Novelino e fiquei fascinada com a capacidade que ele tem para articular um tema. Aliás, você não deve deixar de clicar no link ao Boteco Escola, assim como reconhecer o providencial tema escolhido pelo contador Valdir Macenco, no seu Satisfaction, porque a escolha da atividade profissional, quando satisfatória é de um alcance pessoal espetacular. Não deixe também de aprender informes sobre um dos peixes mais  famosos e deliciosos que habitam os rios amazônicos: o pirarucu. As informações estão no A turma do Açaí, mantido pelo meu conterrâneo Rosinaldo Pinheiro. Uma aula maravilhosa sobre o gigante da água doce.

Voltarei mais tarde; apreensões familiares com a enfermidade prolongada da minha mãe ainda não permitem ampla concentração desta professora em qualquer assunto, mesmo aqueles mais agradáveis, advindo pela interação desencadeada com a afinidade temática e rapidez da internet. Bem compreensível, não é mesmo?

Até a próxima!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Lobos travestidos de cordeiros

É quase impossível ficar quieta, sem compartilhar pitacos com o leitor. Explico: não tenho partidos e nem candidato à presidência, porque nenhum deles oferece ao eleitor a integridade desejada ao cargo mais notável da escala administrativa do Brasil. Estou incomodada, entretanto, com a bajulação, o cantar de vitória diante dos resultados das pesquisas de intenção de votos do eleitor, assim como da aversiva panfletagem partidária.

Virtudes humanas - Como outorgar o poder a quem quer que seja sem temer a má escolha? Apenas quando se é partidário. Exatamente adepto, ferrenho e apaixonado eleitor. Eu não estou assim. Nenhuma das alternativas oferecidas ao eleitor brasileiro obliterou a minha capacidade de exigir as virtudes advindas da integridade humana.

Experimente ouvir atentamente a cantoria dos repentistas; eles são os trovadores urbanos que usam da ironia para evidenciar a mentira dos políticos e o engodo patrocinado na sociedade - Curitiba, Calçadão da Boca Maldita, agosto 2010
Penso que o fato de ser uma professora autônoma, sem vínculos corporativos ou subserviência a qualquer tipo de apoio político municipal, estadual ou federal usufruo da plena liberdade para não admitir panfletagem na minha página, tanto aqui, quando ali, no Twitter. Com certo pesar tomei a decisão de bloquear seguidores que tentam ou panfletam politicamente no meu espaço virtual, porque não posso ser incoerente e nem admitir a subserviência corporativa.  

Lobos travestidos de cordeiros - Uma pessoa íntegra não precisa de propaganda; ela age no Bem. Eu não confio em políticos que se transfiguram em cordeiros, quando o país todo tem consciência de que não passam de oportunistas patrocinados pelo continuismo. Um cargo político, seja de vereador, deputado, senador, prefeito, governador ou presidente atrela muitas vantagens. Nenhum profissional acumula em tão pouco tempo tantas benesses, daí a corrida frenética para buscar a mamata patrocinada com o dinheiro público.

Criteriosa delimitação -Queria ver se a atividade política fosse voluntária e apenas homens e mulheres no auge da maturidade profissional e existencial pudessem ser indicados à candidatura. Queria ver se irresponsáveis, inconsequentes, vilões e oportunistas teriam a mínima disposição de pleitear o voto popular.

Homens e mulheres de bem com a vida - Administrar os cofres públicos, servir de exemplo às crianças e jovens, atentar às necessidades coletivas e estabelecer a paz e o progresso à cidade, ao estado, à região e ao país exige criaturas de estirpe moral e preparo humano espetacular. Não é qualquer rapapé que conseguirá seduzir os meus olhos e mente ao voto satisfatório, mas funcionários públicos, oportunistas interessados no prestígio e favores futuros e  incautos eleitores têm os sentidos obliterados à reflexão. Olham apenas o que conseguem divisar, porque estão seduzidos pela cantilena enganosa dos lobos travestidos de cordeiros. Lamentável constatação; você também sente assim?


Até a próxima!

Com a palavra do leitor


Ajardinamento lateral da Rodoferroviária; destaque à florada do ipê - Curitiba, agosto 2010

Bom dia!

O tempo em Curitiba está agradável e com  a temperatura beirando os 25ºC,  segundo o Simeparpr.

Você poderá descrever como está a manhã aí na sua cidade, caro leitor?



O leitor declara que:

" Aqui no Rio o sol já começa a aparecer. Os ipês conferem uma atmosfera mais alegre.
Bom dia." (Heloísa, do decorilustrada, 07:31)


Até a próxima!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Semelhanças entre pichadores e políticos sujos

Bom dia! O leitor habitual do Na Mira sabe do quanto aprecio registrar cenas que não passam distante do olhar de um observador atento. Hoje, por exemplo, a foto em destaque aviva a queixa geral sobre a sujeira espalhada pelos políticos com mandato e novos aspirantes aos cargos e o estrago visual feito pelos pichadores urbanos. Você concorda que essa dupla merece atenção, caríssimo leitor?

Por que o cidadão não pode ter o muro da sua casa em perfeita ordem? Pichadores devem ser severamente punidos - Curitiba, Jardim das Américas, agosto 2010

Sem ou com ordem? - Como é que pode alguém violar o direito de uma pessoa poder olhar o muro da sua casa, pintado recentemente e  desfrutar da agradável sensação de ordem? As pichações urbanas, ao contrário do que argumentam alguns defensores da liberdade, são violações da ordem coletiva. Merecem punições severas. Tenho até uma ideia: um estágio fiscalizado na varrição das ruas , na coleta de lixo da cidade e  participação  ativa nos mutirões de pintura nos espaços comuns da cidade. Será que exagero, leitor? Certamente não. Criaturas que picham a propriedade alheia ou os espaços públicos são doentes. Não aprenderam a reconhecer os benefícios da ordem. Administrar a terapeutica do trabalho comunitário é lhes oferecer a oportunidade de aprendizado - e, diante da reincidência, administrar o medicamento eficaz ao doente, é uma obrigação.

Habilidosa convergência- Como é que alguém pode ser candidato a um cargo político ou pretender a reeleição se é uma pessoa suja eticamente? Alicia eleitores incautos, promove o desassossego auditivo com esses comícios escancaradamente ilícitos e ainda qer posar de bom moço ou distinta senhora? O que merece uma pessoa assim? O esquecimento do eleitor. Diante da urna a soberania do eleitor deve sobressair. Apagar a sujeira e não votar em candidatos políticos. Melhor maneira de limpar as câmaras municipais, as assembléias legislativas, o congresso nacional, os governos estaduais e o Palácio da Alvorada, além da instauração do zelo pelo bem coletivo ou particular.

Diga lá! - Será que o leitor eleitor está de fato incomodado com a sujeira da pichação urbana? Será que está incomodado com os políticos sujos que infestam as ruas das nossas cidades com essa propaganda mentirosa, barulhenta e aversiva? Sofri horrores, quando estava em Belém, porque o barulhaço feito pelos carros de som, ao contrário de levar uma mensagem agradável do candidato, afinava ainda mais a aversão do eleitor diante de tal estratégia eleitoreira.

As brechas da lei favorecem aos políticos sujos, mas o eleitor criterioso sabe quando o político é ficha limpa; obrigada, http://jboscocartuns.blogspot.com/

Comparemos  - Não sei se os políticos curitibanos fazem a sujeira eclodir na periferia da cidade ou nas áreas pulverizadas pela subestimação da reflexão amadurecida. Aqui nos arredores do Mercês a única manifestação que eu vi foi a do vereador que saltita pelas ruas a cantar o seu número de ordem. Ah... as caixas de correspondência ficam entupidas de santinhos; não suportei esvaziá-la com tanto enfado e desprazer.Cidadão consciente cidadão é consciente não  tolera abusos. Reclama, adverte e abre a boca para denunciar literalmente as práticas sujas.

Fazer o quê? - Penso que se mais leitores eleitores mostram indignação e desagrado ostensivo ao desrespeito, tanto os pichadores, quanto políticos sujos, aos poucos, refrearão as suas más tendências. Fazer valer o direito de viver na limpeza e na ordem depende, em grande parte, dos que desejam a Ordem e  Progresso, concorda comigo, prezado leitor?

Até a próxima!

domingo, 29 de agosto de 2010

Domingo espetacular em Curitiba

Calma absoluta e sol em abundância; uma dupla espetacular no domingo!- Rua Padre Anchieta, esquina com a Rua Francisco Rocha, Bigorrilho, Curitiba,agosto 2010

Bom dia!

Já estou em Curitiba.  Ainda há pouco fui até à janela e avistei a cidade sob um Sol espetacular, mas na madrugada, quando aqui cheguei, depois do longo voo de Belém com parada cansativa em Brasília, a capital paranaense estava envolvida em forte nevoeiro e a temperatura, segundo o comissariado da Gol, era de 13ºC. Agora, de acordo com o Simeparpr , a mínima é de 10º e a máxima de 31ºC, mas vamos esperar novas atualizações, porque a última informação anunciava:

                                     " Mais uma madrugada com formação de nevoeiros entre o centro e a RMC. Nas praias céu encoberto"

Como está o tempo aí, querido leitor? Pode descrevê-lo?

Tenha um ótimo domingo! Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails