sábado, 23 de abril de 2011

Um livro que não sai da cabeça

Quem é leitor vive com muitas informações na cabeça. Hoje? Eu quero saber qual é o livro que não sai da sua cabeça, porque é inesquecível.


Fonte: Google

A qualidade do conteúdo do livro, a autoria, a edição e as condições da leitura não devem ser questionadas. Quero saber qual o título e o autor daquele livro em que passe o tempo, venham novos títulos e ele está lá, na sua cabeça. É o que mais marcou a sua vida de leitor.


Imagem: Google

Um presente inesquecível - Quando eu estava na 3ª série ganhei da professora, sob forma de prêmio pelas notas do bimestre, uma das obras da Condessa de Ségur , o inesquecível Os desastres de Sofia; alguém aqui já leu? É bem infantil e assertivo; marcou a minha iniciação de leitora. Depois, vieram outros, mais intensos, sérios e reflexivos.

Felizmente, meus amigos no Twitter não deixaram a minha pergunta sem resposta; diante da questão que dá título à postagem eles logo responderam. Acompanhe os depoimentos:

Alta fedelidade, de Nick Hornby - É o livro inesquecível do arquiteto e jornalista Marcelo Katsuki - Eu não li, mas ele diz que o texto reflete a crise existencial dos quarentões. Acho que deve ser um ótimo presente para muita gente. Vamos comprar ou emprestar esse título? Amanhã eu vou à Fnac; olharei o que diz a capa. O Kats recomenda; ele deve saber das coisas.

Fonte:Just me Cute Poetic Girl


Sidarta, de H.Hesse -  É a escolha da bibliotecária Sibele Fausto - Eu já li e gostei, mas não é o meu preferido. A leitura é intensa, influenciadora no Bem. Era um ótimo presente com certeza absoluta nos meus tempos de adolescente; hoje, talvez, ainda desperte gratas emoções nos que percorreram as páginas desse livro.

Ulisses, de James Joyce -  É o que a festejada leitora Be Neviani aponta em primeiro lugar - É um livro para todos, mas poucos têm fôlego suficiente para ler. É preciso  maturidade e autonomia com a leitura para absorver tudo devidamente; quando li Ulisses a adolescência tinha ficado bem longe.

Fonte: Google


1933 foi um ano ruim, de Jonh Fante - É o livro inesquecível para o blogueiro Alessandro Martins - Desconheço o conteúdo desse livro. Será outro título que buscarei na prateleira da livraria ou da Biblioteca Pública para ler. O Ale é um ledor de primeira grandeza; a referência não deve ser pouca coisa.

Que tal indicar o título de livro que não lhe sai da cabeça, leitor? Aguardarei a sua contribuição; postagens interativas são extremamente prazerosas.


Até a próxima!

Coelhinho, galinha preta e conversa mole

Na quinta-feira, caro leitor, comprei chocolate em barra para fazer um ovo e não ficar alheia ao movimento pascal, mas eu e minha filha somos formigonas. O ovo nem se materializou. Usei parte do chocolate para cobrir castanhas-do-pará levemente tostadas no forno e minha filha, sempre com ideias, derreteu a gostosura em porções generosas no microondas. Resultado: é sábado pascal e não temos ovos de chocolate em casa.  

Coelhinho, ovo ou galinha preta? - Fiquei com uma inveja danada dessa galinha preta que o Marcelo Katsuki ganhou e incluiu na postagem de É muito chocolate, no Comes e Bebes. Fiquei, também, até com remorso materno ao avistar o que a Bárbara Horn, do Menina Prendada, fez para bem educar a Florinha no quesito chocolate guardado para comer na hora certa; eu tentei, mas minha filha quer chocolates para consumo imediato. Não consegue guardar nada. É herança materna, ui..

A foto é do Marcelo Katsuki, mas a inveja pode ser de todos. Eu quero uma galinha preta,também!

Conversa mole & café  - Vou sair um pouco e caminhar pelo bairro; o tempo ensolarado e fresquinho em Curitiba ajuda. Ainda bem. Nos meus planos está uma passada na SaintGermain; vou aproveitar o sábadão para desfrutar de um café achocolatado, após o almoço, mesmo sob o protesto dos baristas. Aproveitarei, também, para conferir se as ideias que ofereci à confeitaria foram devidamente inseridas (degustação diária, cartão fidelidade, etc); vi apenas a instituição do concurso de frases, com participação exclusiva da garotada. Observarei o que pensaram para nós, consumidores adultos. Você faria o mesmo, leitor? Após a minha sugestão, o administrador prometeu oferecer novidades ao consumidor contumaz, portanto... 

Até a próxima!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Violoncelistas da Amazônia; ouça, leia e divulgue

Já imaginou Iron Maiden nos acordes do violoncelos comandados pelos jovens instrumentistas de uma orquestra amazônica? Clique no link e poderá comprovar. A sugestão temática foi um achado do Na Mira no blog Midias, Educação e Meio Ambiente, página edublogueira do Marcelo Carvalho. 

O professor Áureo Defreitas em ação, na Orquestra de Violoncelos da Amazônia - fotos de Victor Nicolay


Eu adorei a exibição da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, mas sobretudo da ideia do projeto, a gestão recebida e o caráter educativo que envolve todas as ações ligadas ao ensino juvenil e divulgação da música. 

Interaja - Gostou, também, leitor? Leve adiante a informação. É uma ótima notícia; merece ser compartilhada.

Até a próxima!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Pesadelo ou sonho, leitor?

Eu juro! Pensei em trazer um tema ameno para saudar a quinta-feira, mas quando li o título  Lula declara que o PT vai governar... , no blog do Josias de Souza, mudei de ideia. Será possível? O susto vale para qualquer partido; detesto continuismo no poder público.

Um pesadelo - Eu não tenho partido; gosto de ideias e de gente boa, ética. Tenho aversão ao grupo de filiados partidários oportunistas e mantenho distância de políticos profissionais. O eleitor incauto não percebe que manter alguém no poder durante anos é um perigo; ele gosta do cargo, do poder auferido e fica incomodado com a iminência da saída; arranja sempre um jeitinho de colocar o dedo, a mão inteira nos negócios do País, da Região, do Estado e do Município. Detesto, detesto e detesto reeleições; gosto de avistar mudanças, arejamento das ideias e aproveitamento dos talentos pessoais em prol da sociedade. Para a maioria dos políticos, atrelados ao manda e manda dos partidos, o poder é o carro dos sonhos; concordo plenamente com o chargista Tiago Recchia.


Tiago Recchia, na Gazeta do Povo

A fiança popular exitosa - Para mim, os cargos públicos não deveriam ser remunerados. O cofre público pagaria o último salário recebido na iniciativa privada pelo político eleito; ele trabalharia pelo povo e para o povo. Caso a outorga de poder alcançasse a glória e o agrado popular pelo bom serviço prestado, bom sinal ao político. Ao sair da presidência, do senado, do governo estadual e municipal o camarada levaria consigo a fiança popular. O resto seria com ele; até mesmo receber duas ou mais centenas de mil reais, tal como é remunerado o ex-presidente Lula ao palestrar mundo afora aos que desejam e pagam para ouvi-lo.

Interaja- Não gosto, entretanto, da ideia lulista de eternizar um partido na gestão pública; é uma péssima notícia. Você discorda de mim, leitor? Vaticinar ao Brasil a imposição partidária é uma péssima notícia. Ôôô...., Josias!

O jornalismo político, entretanto, tem dessas, não é mesmo, jornalista? Nem sempre a notícia é boa, mas ela precisa ser divulgada, até na quinta-feira santa no Estado laico. O vaticínio do ex-presidente é para mim um pesadelo; para você é um sonho, leitor? Vamos lá, saia do silêncio. Venha conversar comigo.

Até a próxima!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quem gosta de chocolate?

Eu adoro. Creio que é difícil encontrar quem não aprecie um bom pedaço de chocolate. Aqui em casa uma barra não dura muito; geralmente, eu e minha filha dividimos o tablete ou, então, compro um para cada e compartilhamos os sabores. Eu gosto do chocolate amargo, mas não resisto ao que vem misturado ao leite. Qual deles o leitor prefere?


Deliciosa imagem de um Theobroma Cacao - Foto de Daniela Torres, profª de Biologia, em Bragança, noPA

Você reparou na foto em destaque? Pois é; um achado, não é mesmo? É obra oportuna da dedicada professora de Biologia, a Daniela Torres, que mora e trabalha na cidade de Bragança, no litoral do Pará. Ela tem muito a explicar sobre o Theobroma Cacao,  popularmente conhecido como cacau, matéria prima do nosso delicioso chocolate, ingrediente básico de outras tantas gostosuras (vide link para a Veja, abaixo). Caso o leitor deseje reproduzir as fotos, por favor, cite a autoria/fonte. É o correto.

Bombom de chocolate com recheio de doce de cupuaçu; imperdível !- Fonte: Veja Belém 2010/2011


Sugiro, caro leitor, a visualização vertical do edublog indicado; as postagens centradas na especificidade do conhecimento da professora são esclarecedoras. Gosto muito de visitar páginas assim, porque são contribuítivas à informação acerca dos temas desconhecidos para mim. As fotos são ótimas; faço costumeiramente uma viagem pela Biologia com a ajuda da professora Daniela; adoro, adoro e adoro quando mostra as cenas escolares, na saudosa cidade de Bragança, localizada no nordeste paraense. Tomara que um dia ela leve os alunos para conferir o estado atual do Rio Caeté, que banha a cidade bragantina. Já estive algumas vezes no município; o lugar é historicamente lindo!

Interaja - Você conhece um excelente edublog? Sugira; indique o link! Quero conhecer e compartilhar com mais leitores.

Até a próxima!

Arrolar detalhes; ótimo treino à síntese descritiva

Manhã fria e céu nublado em Curitiba. A mínima é de 14ºC  e a máxima de  27ºC  , segundo o Simepar. Os leitores do blog espalhados pelo Brasil afora  bem poderiam compartilhar objetivas descrições do tempo, o que você acha?

Constatação - Já observou que gostamos de avistar as referências numéricas acerca das condições climáticas? Atentou, entretanto, aos acréscimos que articulam tais pormenores são contribuições à ideia concebida ao "tempo bom", "clima ameno", "tempo instável", entre outras adjetivações? Fotos e mapas, também, são auxiliares à composição descritiva e servem de referências às adjetivações nem sempre objetivas, ainda mais com relação ao clima.

Visão parcial da Av. Afonso Carmargo em dia com céu nublado- Cajurú, em Curitiba, arquivo pessoal


Sugestão  - Eu sempre peço aos meus alunos que traduzam em palavras o que observam no infográfico climático, uma vez que costumo reproduzir o que encontro nos jornais do dia; é um ótimo exercício de interpretação e síntese objetivas dos dados oferecidos nos impressos em geral. A sugestão vai para a colega professora que trabalha com as séries iniciais, também; se as crianças aprendem a bem interpretar gráficos, tabelas e agrupamentos numéricos elas enfrentarão com menor dificuldade a análise de infográficos, modelo de texto presente nos vestibulares e desafios diários ao leitor nos jornais e revistas de grande circulação.

A funcionalidade - Mais tarde, à epoca dos estágios e da prática profissional, a cancha para bem descrever ajudará a elaborar relatórios técnicos, o que sem dúvida, será revelador da funcionalidade do exercício com as tarefas descritivas. Tudo bem articulado, concorda comigo, leitor?

Interaja- Aliás, no seu trabalho a exigência de relatórios é uma presença recorrente? Encontrou hoje nos jornais e revistas um excelente infográfico? Poderia descrevê-lo ou indicar o link? Compartilhe as informações conosco, leitor. Nada como a informação bem pontuada na funcionalidade. Contarei com a sua colaboração? . 

Até a próxima!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Informações categóricas sobre Belo Monte

O assunto vai e volta, não é mesmo, meu caro? É preciso, ainda mais quando analisado categoricamente em Belo Monte - até quando será necessário alertar que o rei está nu?, assinado pelo procurador Felício Pontes Jr. ( Globo.com). Vale o tempo dispendido à leitura; graças aos favores obtidos na minha timeline no Twitter tenho auferido de uma riqueza informativa espetacular, porque ficar rodeada de atentos leitores é sempre uma garantia de manter a informação em cima do lance. Devo muitas aos meus seguidores e aos que bem seleciono para acompanhar.

Um pouco do rio Xingu(no PA); imagem obtida no blog  Jardim das Ideias , do paisagista Raul Canôvas



Amplie as suas informações - Conhecer o blog Belo Monte de Violências, do lúcido Procurador Geral da República, em destaque acima, foi uma providencial indicação; caso  deseje aprofundar sobre a questão polêmica da construção da usina, no rio Xingu, no território paraense basta acompanhá-la. É uma página altamente recomendável, leitor.

Até a próxima!

Encontros Marcados com a Redação, vestibulandos!


O treino objetivo da redação manuscrita garante o sucesso no vestibular -Encontros Marcados com a Redação, Curitiba, arquivo pessoal

Fazer a propaganda do próprio trabalho é um modo de continuar na ativa. Veja que ótimo: hoje, a seção Cursos & Palestras  ofereceu um reforço midiático(Gazeta do Povo) ao meu programa de aulas exclusivas para vestibulandos.

Os Encontros Marcados com a Redação continuam com as inscrições abertas. Há um novo horário disponível aos que desejam um curso intensivo; se o leitor puder divulgar, também, agradeço bastante. Treinar a redação duas vezes na semana oferece o reforço necessário aos vestibulandos de Curitiba. Eu garanto!

Opção online - Continuo, também, com a opção de atendimento online, portanto, os interessados de todo o Brasil têm a minha direção. É só clicar, combinar e agendar as aulas comigo. 

Até a próxima!

Chuva de granizo em Curitiba

Ontem  à tarde choveu granizo em Curitiba, caro leitor. Eu não consegui fotografar o fenômeno, porque a minha filha levou a câmera para a escola. Fiquei até chateada; pela segunda vez perdi a oportunidade do registro em cima do lance. Uma impotência daquelas...

Chuva de granizo, em Curitiba ,18 de abril 2011 - Fotos: Ana Paula Caron





Para a minha surpresa e alegria, meu amigo Alessandro Reis editou ótimos registros; eles estão reproduzidos, aí em cima. Segundo informações, pós edição da postagem, as fotos são da Ana Paula Caron. Eu gostei; você, também, leitor?

Até a próxima!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A marca registrada dos bons livros

Livros são como vício bendito; eles embriagam, roubam horas de sono, despertam emoções, multiplicam saberes, avançam os portões de casa, desvendam cenários, alimentam sonhos, expandem as emoções e nos fazem vítimas felizes da leitura..

Não há melhor época para estimular o gosto da leitura do que a infância, sobretudo a escolar. As crianças, leitoras de ontem, estão agora sempre na ativa, a escrever muito e ler mais ainda, porque podem escolher títulos e ler com muitas alternativas. Lamentável, portanto, que as autoridades públicas não atinem à importância da vitalidade presente na biblioteca escolar e às variadas formas de disseminação da leitura, fortaleza da língua, da pátria e das horas alegres ou tristes do ser humano. 

Fonte; Google


Leitores assumidos avançam pela vida afora; os livros que marcaram a fase decisiva da nossa vida escolar jamais são esquecidos.Não importa se a indicação vem da professora de Português, do colega de Matemática ou do professor de Educação Física. Quando um bom livro aporta nas mãos de uma criança ou jovem, ganha espaço e finca o seu poder.

Hoje perguntei aos leitores da minha página no Twitter se poderiam oferecer depoimentos sobre um livro, de autor brasileiro importante à sua formação do leitor, ainda na infância escolar. Imediatamente, graças à interatividade do microblog, 8 leitores responderam. Veja as indicações:

 > A coleção Vagalume foi a preferida do jornalista André Gonçalves, além de O cadáver ouve rádio, Barquinhos de papel e o popular O escaravelho do diabo, de  Lúcia Machado de Almeida.

> Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias, de Ruth Rocha, a preferência unânime dos jornalistas Alessandro Martins, Tito Barata e do pesquisador Marcelo Nolasz. O meu conterrâneo Tito ainda acrescentou O rapto das cebolinhas, da Maria Clara Machado.

> As Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, entre outros títulos, marcaram a vida escolar da leitora, hoje professora, Beth( não sei o nome inteiro; ela não indica)

> Rosinha  minha canoa e o Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos, são algumas das lembranças queridas da licenciada em Química, empresária e leitora voraz Be Neviani.

> A coleção Para Gostar de ler e a  A marca de uma lágrima, de Pedro Bandeira, preencheram a infância escolar do jornalista Rogério Galindo.

> O jornalista Miguel Oliveira, embora não tenha citado um autor brasileiro, destacou A pérola, de John Steinbeck, como um dos  livros marcantes à sua formação de leitor.


Fonte: Google

Na escola e na família - Não tenho lembranças fortes de ter ido à biblioteca do Barão do Rio Branco e nem a do Vilhena Alves. Sabe por que, leitor? Duas razões:  a primeira é que em casa, a leitura sempre foi uma espécie de cachaça comum; lia-se de tudo, do gibi ao romance, da fotonovela aos contos e, sobretudo, os jornais. Ah...os jornais paraenses de outrora; eles traziam contos, crônicas, poemas. Cresci lendo A Província do Pará, O Imparcial, A Folha do Norte, além de livros e livros e revistas de todos os gêneros. Meu pai aproveitava para ler até o jornal que trazia embrulhados os peixes e as bananas comprados, lá no Ver-o-Peso. O costume, o exemplo, a fartura dos impressos, sob os olhos da criança, fazem a festa quando o tema é a leitura. 

A força da biblioteca escolar - A escola,em segundo lugar, funcionou para mim como coadjuvante à leitura. As saudosas professoras dos primeiros anos mantinham um círculo de leitura em sala; assim, trocávamos livros e ganhávamos livros, quando as notas no boletim eram boas. Quase não visitávamos a biblioteca. Ficaram inesquecíveis, entretanto, para mim o Éramos Seis, de Maria José Dupré, Meu Pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos, Emília no País da Gramática e Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato.

Falta o quê? - Investir na compra de livros e manter o acervo das bibliotecas públicas é a parte material que falta à educação pública, mas sem intermediários assumidamente leitores a marcha fica interrompida; vira apenas obrigação. Livros? Não podem ficar apenas enfeitando as prateleiras da biblioteca ou da sala de casa.

Penso que, ao lado da competência técnica e do comprometimento social, todos os professores precisam ser bons leitores, caso contrário, você pode bem imaginar o resultado. Vislumbre o estrago na cabeça de uma criança quando ela ouve de um colega professor algo assim, bem desse tipo: Nossa...., eu não suporto ler; me dá uma canseira... 

Até a próxima!

Boas notícias para começar a semana

Há sempre uma notícia em maior destaque no cenário nacional; felizmente o excesso de vídeos e históricos do atirador no RJ perde, aos poucos, o primeiro lugar. Chega agora aos olhos e ouvidos do leitor o vacilo do Senador Aécio Neves (jornal Estado de Minas) apanhado na blitz noturna carioca, porém hoje não quero destacar ocorrências de tragédias e infrações, mas sim as boas notícias; o leitor guarda alguma para compartilhar?

Fato raro - Não é fácil encontrar boas novas nos jornais ou revistas ou mesmo nas conversas cotidianas. A maioria de nós, por exemplo, já chega ao trabalho com uma história triste ou disposto a espinafrar algo, concorda comigo? Que tal mudarmos o tema?

Eu começo com uma geral, de interesse imediato aos fãs de Paul McCartney (em O Globo), mas o parágrafo seguinte reserva uma notícia pessoal.

Ex-alunos estão convidados a participar do centenário da EE Barão do Rio Branco, em 2012 - Belém, arquivo pessoal


Ontem recebi um pedido inusitado: a coordenadora da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Belém, entrou em contato comigo, em comentário no blog. Ela quer ajuda para levar adiante os preparativos à comemoração do centenário da escola, que acontecerá no dia 10 de março de 2012. Sou ex-aluna, sempre muito saudosa e adorei o convite. A escola tem sido alvo das minhas postagens sobre Arquitetura & Educação

Agora é a sua vez, caro leitor. Conte algo que fuja do noticiário entristecedor. Ajude a compartilhar boas notícias com os demais leitores.

Até a próxima!

domingo, 17 de abril de 2011

O lugar da Educação no STF

As prioridades do Supremo Tribunal Federal na área educacional merecem a sua atenção, leitor. Explico: se você acompanha a votação do piso salarial do professor da educação básica ficará, igualmente, entristecido, decepcionado e até revoltado. É assim que eu estou, acredite.

Sem quorum - Foi graças às informações do texto Ministro viajam e Supremo para outra vez (Veja ) que eu soube da falta de quorum suficiente à votação final; assim, mais uma vez ela ficará  "de molho".

A notícia coloca em evidência duas graves situações: a falta de importância da Educação na agenda do STF e a antecipação do feriado ao bel prazer das autoridades. O mau exemplo é visível, em ambas. Fico aqui a pensar: se os doutos em ética podem transigir como, então, exigir dos leigos o reto proceder na sociedade?

Fonte: Google (sem autoria visível; se alguém souber indicar, agradeço)


Sugestão: colegas professores do ensino básico, interessados no julgamento final da questão, apareçam. Opinem. Ficar decepcionado, indignado ou revoltado são expressões livres no país.

Conheci, ainda nesses dias, o blog do professor Cavalcante. Recomendo a visita ao Diário de um educador;  a leitura da postagem Sobre o novo piso é esclarecedora. Faça, se possível, uma leitura vertical do blog; tenho certeza de que apreciará as reflexões desse colega educador, que bem representa o profissional do ensino na rede pública.

Constatação - Há gente muito boa no interior das escolas públicas brasileiras, mas as autoridades parecem desconhecê-las. Também...vivem encastelados nos gabinetes ou voando no espaço áereo nacional e internacional, em pleno desfrute patrocinado pelos cofres públicos. Da realidade educacional brasileira? Conhecem muito pouco. É preciso contar mais, colegas professores.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails