quarta-feira, 20 de abril de 2011

Arrolar detalhes; ótimo treino à síntese descritiva

Manhã fria e céu nublado em Curitiba. A mínima é de 14ºC  e a máxima de  27ºC  , segundo o Simepar. Os leitores do blog espalhados pelo Brasil afora  bem poderiam compartilhar objetivas descrições do tempo, o que você acha?

Constatação - Já observou que gostamos de avistar as referências numéricas acerca das condições climáticas? Atentou, entretanto, aos acréscimos que articulam tais pormenores são contribuições à ideia concebida ao "tempo bom", "clima ameno", "tempo instável", entre outras adjetivações? Fotos e mapas, também, são auxiliares à composição descritiva e servem de referências às adjetivações nem sempre objetivas, ainda mais com relação ao clima.

Visão parcial da Av. Afonso Carmargo em dia com céu nublado- Cajurú, em Curitiba, arquivo pessoal


Sugestão  - Eu sempre peço aos meus alunos que traduzam em palavras o que observam no infográfico climático, uma vez que costumo reproduzir o que encontro nos jornais do dia; é um ótimo exercício de interpretação e síntese objetivas dos dados oferecidos nos impressos em geral. A sugestão vai para a colega professora que trabalha com as séries iniciais, também; se as crianças aprendem a bem interpretar gráficos, tabelas e agrupamentos numéricos elas enfrentarão com menor dificuldade a análise de infográficos, modelo de texto presente nos vestibulares e desafios diários ao leitor nos jornais e revistas de grande circulação.

A funcionalidade - Mais tarde, à epoca dos estágios e da prática profissional, a cancha para bem descrever ajudará a elaborar relatórios técnicos, o que sem dúvida, será revelador da funcionalidade do exercício com as tarefas descritivas. Tudo bem articulado, concorda comigo, leitor?

Interaja- Aliás, no seu trabalho a exigência de relatórios é uma presença recorrente? Encontrou hoje nos jornais e revistas um excelente infográfico? Poderia descrevê-lo ou indicar o link? Compartilhe as informações conosco, leitor. Nada como a informação bem pontuada na funcionalidade. Contarei com a sua colaboração? . 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails