Constatação - Já observou que gostamos de avistar as referências numéricas acerca das condições climáticas? Atentou, entretanto, aos acréscimos que articulam tais pormenores são contribuições à ideia concebida ao "tempo bom", "clima ameno", "tempo instável", entre outras adjetivações? Fotos e mapas, também, são auxiliares à composição descritiva e servem de referências às adjetivações nem sempre objetivas, ainda mais com relação ao clima.
Visão parcial da Av. Afonso Carmargo em dia com céu nublado- Cajurú, em Curitiba, arquivo pessoal |
Sugestão - Eu sempre peço aos meus alunos que traduzam em palavras o que observam no infográfico climático, uma vez que costumo reproduzir o que encontro nos jornais do dia; é um ótimo exercício de interpretação e síntese objetivas dos dados oferecidos nos impressos em geral. A sugestão vai para a colega professora que trabalha com as séries iniciais, também; se as crianças aprendem a bem interpretar gráficos, tabelas e agrupamentos numéricos elas enfrentarão com menor dificuldade a análise de infográficos, modelo de texto presente nos vestibulares e desafios diários ao leitor nos jornais e revistas de grande circulação.
Interaja- Aliás, no seu trabalho a exigência de relatórios é uma presença recorrente? Encontrou hoje nos jornais e revistas um excelente infográfico? Poderia descrevê-lo ou indicar o link? Compartilhe as informações conosco, leitor. Nada como a informação bem pontuada na funcionalidade. Contarei com a sua colaboração? .
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário