sexta-feira, 9 de abril de 2010

Irresponsabilidade ambiental

A vida de quem mora fora do RJ segue o fluxo rotineiro, não é mesmo? Aqui o frio curitibano avança. Os friorentos iguais a esta professora reclamam, mas nos acostumamos com as mudanças do clima. Entretanto, mesmo levando a rotina adiante é quase impossível não ficar indignada com a irresponsabilidade dos que sabiam dos riscos no morro do Bumba(RJ), mas deixaram que a ocupação da área tomasse representatividade.  Acompanhe. Desdobramentos informativos sobre irresponsabilidade ambiental, estão em Alerta sobre a tragédia foi dado em 2004 (Folha de SPaulo, 9/4/2010).


Penso que na rabeira da autorização da prefeitura outras instituições prestadorasde serviço também são responsáveis pela tragédia. As casas certamente eram providas de sistema de fornecimento de energia elétrica, serviço de água e talvez de tevê a cabo. Autorizada a ocupação de um espaço para moradia as pessoas criam  raízes, formam novas famílias e dão curso à vida em comunidade. Havia uma creche pública entre as edificações soterradas em Niterói. Quer maior prova de que um crime ambiental e humano aconteceu , sob o comando de irresponsáveis?



Eu gosto muito das palavras e do poder espetacular que elas carregam. Sabe a razão desse apaixonado sentimento, prezado leitor? Porque  elas estabelecem pontes interativas entre as pessoas, daí a responsabilidade no uso consciente do sigificado das expressões que hoje estão nas páginas dos jornais e na boca das pessoas. Muita gente lê, mas não sabe o que significa, por exemplo: ocupação desordenada, reassentamento de moradores, encostas, várzea, gás metano, sistema de alerta, chorume, nível de precipitação geológica,  interdição, evacuação de pessoas, defesa civil, mapa geodésico, plano antidesastre, entre outras.



Quer treinar a escrita? Leia as propostas abaixo e comente. Não deixe de ler o texto indicado acima na postagem, assim como acompanhar o apoio informativo oferecido pelos demais links; argumente.

1- Assessores e técnicos que perceberam o perigo  da ocupação do antigo lixão no morro do Bumba(RJ) -  e mesmo assim ficaram calados diante da iminente  tragédia - merecem ser responsabilizados criminalmente pelo conformismo diante do fato? O que você faria?


2- Você identifica na rua, na cidade ou região onde reside alguma situação de risco humano ou ambiental? O que tem feito para que soluções sejam encontradas?



Até a próxima - ou siga-me no Twitter!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ler e Escrever? Para quê?

Começo da conversa - Hoje amanheci sob uma crise de labirintite e sair de casa foi um desafio, logo de pronto recusado. Peguei o telefone e desmarquei todos compromissos que exigiam a minha presença. Lamentei pela programação interrompida, mas não abro mão de apenas trabalhar com as condições ideais. Sei que sou um caso à parte, mas é preciso manter aceso o autorespeito profissional. Improvisações na atividade educacional? Jamais.

Muita gente ligada burocraticamente à área educacional  não sabe o que é trabalhar sob condições adversas. A ideia de altruísmo na atividade docente é conversa para boi dormir.

Perguntas básicas ao leitor de hoje:

Você é estudante? Repasso as dicas para Treinar com provas anteriores (UOL Vestibular); o material está muito bom  e vale contar como apoio durante este ano.


Você é eleitor? Hum..., pois, então, dê uma olhada na charge abaixo; o Benett continua oxigenando as páginas dos jornais. Eu adorei ver a que saiu hoje na FSP. Ele faz a moçada rir muito nas minhas aulas, principalmente quando seleciono exemplos bem certeiros para explorar habilidades interpretativas e de escrita no caderno de redação.


Quer treinar a escrita? Aproveite. Segue um desafio interativo para todos que conseguiram chegar até neste ponto da postagem. Quem costuma ler com avidez as páginas dos jornais e revistas ou  costuma ler blogs e páginas informativas na internet saberá ilustrar muito bem o meu desafio.



Explique o significado das palavras utilizadas pelo cartunista nos componentes do deslizamento ilustrado; se possível associe a um exemplo do que a expressão em destaque permite. Segue parte sugestiva da lista benettiana:

Incompetência é...
Politicagem
Conchavo
Desvio de verba
Promessas vazias
Falácias
Discurso de campanha


Não tenho dúvida alguma - A interação entre blogueiros na internet, é uma força conscientizadora muito poderosa. Quer exemplos? A Franssinete Florenzano, o André Gonçalves, o Josias de Souza e o Luis Nassif, entre outros pelo Brasil afora. Eu não tenho dúvida se colegas edublogueiros propusessem a elaboração de glossários com exemplos regionais, semelhantes ao que apresentei acima o país inteirinho seria fortalecido pela corrente do esclarecimento, o que deixaria as "excelências" com as mãos literalmente algemadas, tal e qual mostra a charge do Benett, na FSP de hoje.


Até a próxima ou siga-me no Twitter!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A vigarice ignora a tragédia humana

Aqui em Curitiba a temperatura despencou. Veio com a chuvarada intensa, tal qual o registro que fiz, ali na Av. Padre Anchieta, no coração do bairro do Bigorrilho. Do calor no final de semana passamos ontem ao frio de 10ºC, segundo os entendidos -   e a sensação térmica é intensamente de friagem absoluta. Eu sofro, mesmo com a devida proteção das roupas adequadas e o abrigo doméstico para trabalhar e tocar a vida, mas muita gente, lá no RJ, diante das consequências das fortes  chuvas, está a exigir solidariedade.


Acompanho desde cedo as informações dos jornais eletrônicos, afora os blogs noticiosos -  e , aqui entre nós, quando li o  imperdível blog do Josias de Souza já fiquei indignada com a vigarice  dos políticos diante das calamidades e tragédias. Safados profissionais que mereciam rolar pela lama e desaparecer da face da Terra.

Os vídeos de amadores que a Veja mostrou dimensionam bem a situação, concorda comigo? Agora como é que se pode aguentar um político tirando proveito da situação trágica das vítimas dessa chuvarada, lá no RJ?

Fazer doações ou escrever às colunas dos leitores e expressar a indignação com a vigarice ajuda a diminuir o mal-estar, no entanto a melhor atitude é obstar o apetite dessa camarilha. As urnas, prezado leitor, mostrarão na época certa a soberania do eleitor.


Até a próxima!

A estimulante dupla Leitura & Escrita

Costumo advertir aos meus alunos de redação de que a leitura e a escrita estão intimamente relacionadas. Explico mais: tudo o que passa sob os ávidos olhos do leitor foi produzido pela escrita e seus elementos coadjuvantes. Gosto muito dessa interação; ela é o motivo da criação desta página, aqui no Blogspot


Faço-lhe um convite: venha participar, pois leitor bem informado é soberanamente mais consciente, sabe dos seus direitos e atina aos componentes contraditórios presentes nos informes disseminados na sociedade.


Dentro do possível as postagens serão regulares; sou professora autônoma e o meu tempo profissional é distribuido entre as aulas, correções de textos, redação de material didático e muita leitura. É inegavelmente uma carga diária de empenhos diversos, mas escrever na internet e interagir com interlocutores reflexivos é estimulante.

Voltarei. Agora vou inserir links para os meus blogs favoritos e dinamizar a página, ainda sem os adereços que prestigiam aos que escrevem sob o compasso da paixão.

Até a próxima!


Related Posts with Thumbnails