sábado, 10 de dezembro de 2011

Palpites temáticos e tipos de textos, vestibulando UFPR

Uma das perguntas dos meus alunos de redação é com relação aos tipos de textos e temas que estarão presentes na prova de Compreensão e Produção de Textos, organizada pela Univ. Fed. do Paraná. Aliás, vai aqui um lembrete: a prova será amanhã à tarde.
arq. pessoal


Sobre a pergunta estudantil costumo levar na brincadeira a curiosidade e digo que a minha bola de cristal ainda não indicou, mas prometo fazer as duas listas.
Para tranquilizar a moçada? Cumpro agora a promessa.

Tipos de Textos: carta curta, análise de infográfico, resumo, argumentação, transposição linguística, descrição de charge e paráfrase de texto poético.



Temas: Desmatamento, Plebiscito no PA, Redes Sociais, Carlos D. de Andrade, Violência no trânsito, Belo Monte e Tecnologia.

Penso que os temas aparecerão bem misturados entre as tipologias acima indicadas, mas tudo não passa de uma palpitada, caro leitor, apenas uma palpitada.

Observação: Foi um insucesso o SOSRedação que disponibilizei na manhã de hoje; não apareceu nenhum vestibulando alheio ao meu curso, exceto duas dedicadas alunas que treinaram todos os modelos de textos. 

Até a próxima!


Feridas abertas no Pará

 
Reprodução via Google

O jornalista Gaudêncio Torquato -  em O Pará e os novos donatários , Estadão, 5 dez. 2011 -  fez uma prudente observação, cuja transcrição compartilho com você, caro leitor.

 A batalha pela divisão do Pará já abriu traumas na alma paraense. Há um sentimento divisionista embalando corações das duas alas. Para cicatrizar as feridas será preciso muito bálsamo. Ou seja, valores, e não verbos. Ações e não promessas.


Concordo plenamente com o jornalista, meu caro leitor. Quer uma prova de assentimento? Acompanhe os retuites que tenho feito na minha página tuiteira.

Até a próxima!

A divisão do Pará e as implicações desconhecidas

 
Reprodução via Google  

 Amanhã os meus conterrâneos paraenses decidirão nas urnas se desejam dividir o Pará em três Estados. Brasileiros de todas as regiões já têm alguma noção sobre as consequências que a divisão trará ao país, mas aspectos vitais ao esclarecimento nacional foram deixados de lado. Quer um exemplo?A quase tardia advertência feita ontem pela reportagem Desequilíbrio federativo foi pouco debatido na campanha do Pará (Folha.com

Será que o voto SIM ou NÃO à divisãoPA será consciente? Reprodução via Google

Como teria sido diferente se os analistas apartidários tivessem examinado a questão há mais tempo. A ignorância é uma senhora muito confusa; ela clicará certamente no número equivocado. É preciso que alguém bem entendido no tema oriente e esclareça a estonteada senhora, mas poucos têm a competência e a isenção necessária para bem informar ao (e)leitor. Na antevéspera do plebiscito é quase tarde demais. Eu leio, você lê, mas será que todos leem? Du-vi-do.

Até a próxima!

    

SOS Redação? É hoje

Nenhuma mensagem de vestibulando interessado em ver algumas das suas redações corrigidas. Não fico, entretanto, surpresa, mas lamento o desinteresse.
Um dos meus dedicados alunos em treino da escrita concatenada - Encontros Marcados com a Redação-arq. pessoal
Sei, no entanto, da presença confirmada de um quarteto de alunos. Encerramos as atividades ontem, mas vestibulando atento quer sempre aproveitar a minha disponibilidade em corrigir outros textos.

Céu nublado e mínima de 13ºC - Pela cara do céu curitibano e diante da previsão do site do Simepar nem poderei sentar ali, sob os frondosos galhos do arvoredo do Parque da Galícia, mas sim arrumar discreta acomodação em um dos espaços da Sala de Belas Artes, na Biblioteca Pública do Paraná. Chegarei pontualmente às 09:00 horas.


Até a próxima!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Espírito dezembrino contagiante

Aqui em Curitiba a predominância das cores tradicionais do Natal impera em todas as direções. É quase impossível nos distanciarmos do espírito natalino, especialmente ao que remete às compras. Ainda bem que aqui e ali alguém ou alguma instituição evoca ações diferentes, mais condizentes às comemorações cristãs. Já estou entrando no clima, leitor, mas prefiro chamá-lo de espírito dezembrino.



Trago ao NaMira a charge do JBosco, meu conterrâneo paraense, além da ótima dica de programação na cidade oferecida pela Fernanda Cavancanti no seu Curitiba para não curitibanos. Clique nos links; apreciará as reflexões. Elas exortam às variações que podemos implementar ao período. Está disposto a bem misturá-las, meu caro interlocutor? Meu querido escritor Charles Dickens poderá ajudar bastante.

Até a próxima!


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ah...é de graça? Não quero.

 
Adesão zero de vestibulandos à correção gratuita de redações - arq. pessoal

Até agora não apareceu ninguém interessado em ver a sua redação corrigida no meu SOSRedação programado para o próximo sábado, a partir das 9:00 horas, ali embaixo do arvoredo do Parque da Galícia. A minha caixa de mensagens do araujodoralice@hotmail.com continua sem o ibope específico à correção. Desinteresse? Falta de informação? Não sei. Aponteum motivo, caro leitor. Ajude-me a entender.

Para refletirmos - Por que é costume entre nós desvalorizar iniciativas gratuitas? Tenho o dia de hoje inteirinho tomado pelos meus compromissos com vestibulandos; são todos pagantes. Eu lhes acompanho a redação de cinco a sete textos por dia. Faço a correção imediata do que produzem. A frequência é de 100%.

No sábado, corrigirei textos sem cobrar valor em dinheiro; exigirei apenas a paciência para aguardar a minha leitura e correção.

 Até a próxima!


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Correção de redações, lá no Parque da Galícia

Algumas ações estão na mira dos vestibulandos da UFPR.

Treinar a escrita -No domingo, enquanto os meus conterrâneos decidem sobre a divisão do Pará, os candidatos às vagas na mais antiga universidade federal paranaense escreverão em atendimento ao conjunto de cinco a sete propostas de redação. Resumir, argumentar, dissertar, comparar, analisar, redigir cartas, parafrasear, entre outras ações serão exigidas do candidato.

Diga lá !- Será que algum vestibulando guarda alguma dúvida com relação à composição de um texto argumentativo, dissertação ou análise de infográfico, poema ou redação de cartas?


Nas manhãs ensolaradas o Parque da Galícia oferece excelentes condições para leitura - e correção de redações, também! - Curitiba, Mercês, arq. pessoal


SOS Redação -  Há muito  eu desejo colaborar com a redação estudantil, mas a receptividade sempre andou em baixa, aqui no NaMira. Planejei, inclusive, fazer um SOS Redação UFPR na manhã do próximo sábado, ali embaixo das árvores do Parque da Galícia, mas estou desencorajada. Imagino ficar com a prancheta sem redação alguma para corrigir. Ainda bem que terei a banca de jornais para me socorrer com as novidades advindas pela imprensa.

Um porém ...- Se, ao menos, um vestibulando confirmar a sua presença ao belo e agradável espaço, eu irei com muita satisfação. Chegarei por lá no meio da manhã. A correção é gratuita; quero ajudar um pouco. Examinar as condições de concatenação de um texto permite colaborar objetivamente.

Pode divulgar? - Conhece alguém necessitado de auxílio, leitor? Indique o endereço abaixo, por favor! Caso amanheça frio e nublado embarcarei no expresso, ali na estação-tubo Presidente Taunay e irei à Sala de Belas Artes, lá na Biblioteca Pública do Paraná. Lá, com a ajuda discreta de todos, farei as correções.

SOS Redação UFPR
Largo da Galícia - Rua Fernando Moreira, esquina com a Rua Presidente Taunay, Mercês
Dia 10 de dez. a partir das 09:00

Até a próxima!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Os leitores dizem NÃO à divisão do Pará

Reúno abaixo uma dupla de comentários sobre a divisão do Pará; imaginei que pudesse reunir uma boa quantidade de expressões simpáticas  ao SIM e ao NÃO, mas fiquei surpresa com o silêncio dos paraenses que acompanham a minha página tuiteira. Espero que outros comentários surjam. A necessidade de posicionamento crítico diante do prebiscito é imprescindível. O assunto é sério, grave e comprometedor em todos os sentidos.

Acompanhe a transcrição dos comentários contrários à divisão do Pará:

O Carlos Macapuna, paraense residente em SP, tuitou, ainda ontem:

"estou fora do Pará, mas não deixo de ser paraense um só dia, amo meu estado e acredito que o que falta é de bons políticos."



Reproduçao do avatar do Ximangolandia

O comentário do Onizes Araújo, um dos meus irmãos, residente em Belém, segue abaixo integralmente:

 " Já tive oportunidade, em várias ocasiões, de manifestar-me contra a divisão do Estado do Pará, pretendida por um segmento que - na minha visão - almeja galgar projeção às custas das desventuras do povo paraense por anos seguidos, resultantes de vários governos ( estaduais e federais ) que usaram as riquezas do Pará para viabilizar outros interesses, deixando ao Estado as migalhas. Vejo, com tristeza, os adeptos do SIM "baterem" no atual governador paraense como se só ele fosse o responsável pelas mazelas existentes, da mesma forma que tentam induzir os eleitores a imaginar que, com a separação, os problemas estariam resolvidos.
Não custa recordar, por exemplo, o Estado do Amapá, que foi território paraense, tornou-se Território, os problemas continuaram e, então, "brigaram" para tornar-se Estado. O resultado....... os mesmos problemas aumentados e anos a fio pendurados nas verbas federais para sustentar um Estado pobre.
Vejo, também, a sede de políticos na criação desses novos Estados, por ser a via que passariam a trilhar objetivando viabilizar suas ambições pessoais, eis que entre eles há elementos notoriamente rotulados de Ficha Suja, com inúmeros processos na Justiça.
Sou nascido em Alenquer, oeste do Pará, e conheço de perto as carências e as necessidades dessa região, mas diante do quadro que HOJE se apresenta decidi que votarei, no plebiscito, contra o esquartejamento do Pará. Sei que, no futuro, esse desmembramento deverá acontecer, mas somente quando surgirem pessoas que verdadeiramente queiram o bem coletivo.
Que tal condicionar a esses políticos atuais e seus parentes a abdicarem do direito de se candidatar a qualquer função pública por vinte anos ? Penso que novos Estados só deveriam ser criados com gestores técnicos em administração pública, primeiro como Territórios e, após verificada sua viabilidade, o novo Estado nasceria."

Aguarde -  À noite, depois das minhas atividades com alunos de redação, retornarei à página; quem sabe tenha outros comentários tanto para o Não, quanto para o Sim?  Conservarei a esperança no desejo de ver expressões de escolha bem fundamentadas. O plebiscito acontecerá no próximo dia 11; o compromisso é sério e o Brasil está de olho na decisão dos meus conterrâneos.
Até a próxima!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Por que o SIM ou o NÃO à divisão do Pará?


Imagem reproduzida via Google

O tema do plebiscito quanto à divisão do Pará retorna ao NaMiradoLeitor. Perguntarei a alguns tuiteiros, costumeiramente expressivos com relação  ao tema, quais os argumentos que têm para o SIM ou para o Não à consulta popular, a ser realizada no próximo domingo, dia 11

A minha intenção - Até domingo - se o leitor paraense e interessado no tema colaborar comigo -  recolherei um bom número de comentários. Será uma apuração modesta, de professora blogueira interessada em oferecer dados reais aos meus alunos de redação. Interessa-lhe acompanhar, leitor?


Tenho a segunda-feira repleta de compromissos com vestibulandos, mas à noite voltarei aqui para levar a conversa adiante. Opiniões contrárias ou favoráveis fazem a roda ativa do tema girar. Argumentos assentados na clareza expositiva e fundamentação objetiva serão bem-vindos.
Até a próxima!



Meu programa cultural no Memorial Ucraniano


A bela tarde de sol, embora com nuvens escuras, reuniu um público apaixonado pela Festa deSão Nicolau- Curitiba, arq. pessoal
 Ontem à tarde fiz um belo passeio pelo Parque Tingui. As fotos compartilhadas com você exibem amostra parcial do conjunto que compõe o Memorial Ucraniano, abrigado no interior do parque.


O lugar é encantador e merece a  sua visita, leitor- Memorial Ucraniano, Ctba, arq. pessoal
Ainda cheguei a tempo de apreciar a apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano, um espetáculo visual de cores, movimentação e música étnica. Se um dia passar pela capital paranaense, leitor, não deixe de visitar os variados parques da cidade. O Tingui é um deles. Faz parte de um passeio imperdível em Curitiba.

Até a próxima!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Conversa entre leitores

Eu gosto muito de conversar; quando encontro um interlocutor bem disposto a trocar impressões, conjecturas, novidades e boas lições sobre o seu campo de conhecimento, as horas passam e a vida fica muito boa. Conversa, um café encorpado e coado na hora, uns petiscos e tempo preferencialmente ensolarado fazem a minha lista de condicionantes para estar de bem com a vida.


Boa conversa e excelente café? Na Carlos de Carvalho c/a Ermelino de Leão-, Ctba, arq. pessoal

Na minha página tuiteira nem sempre a conversa acontece; há uma tendência para tuitar, tuitar e muito desinteresse em estabelecer uma conversa interativa, interpressoal, bem do meu jeito. Compreendo as intenções diferenciadas, mas não nego o contentamento ao avistar um tuite direto e no máximo acompanhado de um link de apreciação temática comum. Alguns leitores puxam conversa, outros retuitam em respostas ou subsequentes questões. É cíclo contínuo - ou descontínuo para uma porção de tuiteiros. O certo é que  gosto muito quando levam adiante a minha conversa ; são demonstrações de que não estão indiferentes ao que penso e expresso com a escrita.

Listinha de exemplos - Para confirmar intenções dos que acompanham a minha página? Faço costumeiros passeios pelas diversas contas tuiteiras; encontro temas diversos e interesses que surpreeendem. Veja alguns exemplos: o Lafayette Nunes, a  Raquel Almeida, o Ubirajara Vieira , o Breno Peck , entre outros que destacarei oportunamente. A conversa sempre rende com eles. Imagine se sentássemos em torno de uma mesa com café quentinho e coisinhas gostosas para saborear? Os amigos Ane Beatriz e o Alessandro Reis confirmarão o que acontece.

Até a próxima!

A cara da Primavera em Curitiba

 
Imagine um dia assim e com a temperatura mínima de 13ºC em Curitiba- Mercês, Rua Jacarezinho, arq. pessoal
Estamos em dezembro e a estação ainda é primaveril, mas ela apresenta várias caras e mistura as temperaturas. O meu amigo blogueiro, o Takeuchi, bem observa a questão. Não deixe de clicar no link e, assim,  passear pela capital curitibana com o Circulando por Curitiba. Com o Curitiba para não curitibanos, assinado pela Fernanda Cavalcanti, você saberá da agenda de novidades que circulam na cidade.

Blogagem objetiva exemplar é o que eles oferecem ao leitor. Alegro-me em trazê-los com regularidade ao NaMira. As atualizações, a pertinência das observações e a simpatia no discurso blogueiro são garantias incontestáveis ao repasse dos links.

Desejo-lhe um excelente domingo, prezado leitor.

Até a próxima!

Related Posts with Thumbnails