sábado, 10 de dezembro de 2011

Palpites temáticos e tipos de textos, vestibulando UFPR

Uma das perguntas dos meus alunos de redação é com relação aos tipos de textos e temas que estarão presentes na prova de Compreensão e Produção de Textos, organizada pela Univ. Fed. do Paraná. Aliás, vai aqui um lembrete: a prova será amanhã à tarde.
arq. pessoal


Sobre a pergunta estudantil costumo levar na brincadeira a curiosidade e digo que a minha bola de cristal ainda não indicou, mas prometo fazer as duas listas.
Para tranquilizar a moçada? Cumpro agora a promessa.

Tipos de Textos: carta curta, análise de infográfico, resumo, argumentação, transposição linguística, descrição de charge e paráfrase de texto poético.



Temas: Desmatamento, Plebiscito no PA, Redes Sociais, Carlos D. de Andrade, Violência no trânsito, Belo Monte e Tecnologia.

Penso que os temas aparecerão bem misturados entre as tipologias acima indicadas, mas tudo não passa de uma palpitada, caro leitor, apenas uma palpitada.

Observação: Foi um insucesso o SOSRedação que disponibilizei na manhã de hoje; não apareceu nenhum vestibulando alheio ao meu curso, exceto duas dedicadas alunas que treinaram todos os modelos de textos. 

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails