sábado, 20 de agosto de 2011

Recesso do NaMira

Imagem do arquivo do Google
A postagem é apenas um teste para ver como o meu note reage, mas já vi que ele não está 100%. Explico, assim, a ausência dos textos recentes na página, prezado leitor. Notifico, também, o recesso involuntário do blog para os próximos dias.

Quando a máquina destrambelhada estiver em ordem, voltarei.

Até a próxima!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Escrever e ganhar uma assinatura de jornal ou revista

O leitor antigo do blog sabe do quanto eu gosto de ler jornais e revistas. Sabe, também, das minhas predileções pelas seções dos leitores, charges, infográficos e reportagens voltadas à educação pública.

Que legal!! - Descobri, com certo atraso, uma ótima promoção da revista Carta Capital: ela oferece uma assinatura anual aos leitores que escrevem cartas com argumentação inteligente e concisa, mas é preciso que as melhores sejam selecionadas dentre as que tenham sido publicadas na seção Cartas Capitais, que reúne os comentários dos interlocutores da revista. É um incentivo de mão dupla. Sabe por quê? Alavanca as vendas e leitura da revista, além de enriquecer a seção com comentários assentados na lógica, sem aqueles insuportáveis achismos, destituídos de embasamento argumentativo e mais, permite ao leitor o desfrute de uma assinatura, em merecido prêmio pela clareza expositiva em objetiva carta argumentativa.

Compartilho com meus alunos os textos examminados criteriosamente- arq. pessoal
 Exemplo - Outras revistas e jornais bem poderiam seguir o exemplo acima em destaque; eu vou tentar ganhar uma assinatura pelo merecimento; sempre que possível enviarei comentários à Carta Capital, porque não posso destinar R$8,90 por semana para comprar a revista, além do que entrego à banquinha na hora de pegar os três jornais diários costumeiramente examinados. Sou professora autônoma de redação; tudo o que ganho é resultado da venda das minhas aulas, das correções dos textos e de um pingadinho aqui e ali que cai na conta bancária com percentuais de direito autoral. 

Recomendo -  Diversifique costumeiramente a leitura dos jornais e revistas, porque o leitor atento e perspicaz não poderá jamais ficar preso a um veículo único de mídia informativa; a liberdade para ler e divulgar o que se deseja é uma pedra preciosa. Eu não abro mão dela; é uma conquista pessoal espetacular. Você também pensa assim, leitor?

Até a próxima!

Ameaça anônima à blogueira

A verdade muito incomoda. Veja um exemplo de tentativa de emudecimento no link que ofereço à jornalista, a minha conterrânea Franssinete Florenzano. Leia Ameaça de morte e tire as suas conclusões, prezado leitor.

Um dos motivos para não tolerar a opção anônimo na caixa de comentários está acima exemplificado. Contestar é um direito, mas escrever um comentário anônimo em declarada ameaça à integridade física de qualquer pessoa é um crime anunciado. Ninguém está, entretanto, seguro; os fatos recentes na cena carioca com o assassinato da juíza Patrícia Acoli (Folha.com) servem de exemplo. Triste, muito triste, é conviver com a impunidade e a insegurança.

Até a próxima!

O cuidadoso apoio dos textos dos jornais e revistas

Eu gostaria de poder ler um maior número de revistas e jornais brasileiros, mas não tenho dinheiro suficiente para adquiri-los. Costumo, entretanto, aproveitar a oportunidade que alguns oferecem à leitura online, embora com reportagens parcialmente exclusivas ao assinante. É uma alternativa para comparar o trato oferecido aos temas.

Composições exemplares - Tenho interesse profissional no exame diário (dos jornais) ou semanal (das revistas) do modo como o especialista em notícias envolve a informação, suas preocupações com o leitor e os diferenciais de atrativos visuais que oferece ao público. Sabe por quê? Nem sempre um texto retirado do jornal ou da revista é um exemplo de virtudes na escrita; é preciso atenção redobrada quando se deseja levá-lo ao exame das crianças e jovens na escola. O caráter didático atribuido ao texto (reportagem, notas de esclarecimento, livro ou excerto) envolve uma responsabilidade redobrada, tanto do professor, quanto da banca organizadora de uma prova nos vestibulares ou seleção cultural de natureza diversa. Os textos precisam ser composições exemplares, não apenas exemplos de composições.

Uma das minhas ex-alunas, hoje universitária da UFPR, em treino da leitura e da escrita- arq. pessoal
A responsabilidade diária - O caráter didático de uma informação requer leitura atenta do intermediador; apresentar, por exemplo, um texto com expressões vocabulares específicas de uma determinada área sem a devida nota esclarecedora traduz, sem dúvida alguma, insensibilidade à variação dos leitores. Há ainda o caso da mistura de idiomas sem o necessário destaque com a marcação em itálico, por exemplo, das expressões em inglês ou do francês, mesmo que o redador pressuponha que do outro lado vive um leitor com o domínio de uma segunda língua e refinado leitor. O incentivo à  leitura começa pelo respeito integral à variação de leitores que têm acesso ao texto.

Um quarteto espetacular - Manter a mira no interlocutor, repassar com imparcialidade a notícia, não desconsiderar as variações da linguagem, buscar apoio dos recursos textuais (fotos, infográficos, entre outros) e, sobretudo servir de exemplo à redação concatenada formam um quarteto de atrativos aos textos que recolho nos jornais ou revistas. Eu costumo levá-los, sempre que possível no mesmo dia da publicação, aos cadernos dos meus alunos. Lá o material selecionado receberá a devida leitura estudantil.

Um cardápio textual - Uma reportagem, uma coluna de opinião, uma tirinha, um poema, a coluna com textos dos leitores, os editoriais, os infográficos, as imagens fotográficas, entre outros tipos de textos são poderosos auxiliares da escola; estão presentes nas provas dos exames seletivos às vagas universitárias e, também, nas provas dos concursos às carreiras públicas. É grande, portanto, a responsabilidade de uma editoria ao "liberar" à edição impressa ou online de qualquer texto. Editado e impresso ele costuma receber asas, fornecidas pelo leitor satisfeito.

Concorda com as minhas observações acima, leitor? Guarda alguma discordância? Interaja; apareça para conversar comigo.

Até a próxima!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Salve, salve, os técnicos em informática!

A tragédia já estava anunciada; o meu noteboock nos útimos dias travava, apitava e fazia um barulho estranho como se fosse um motor velho a requerer óleo ou coisa do gênero. Tentei socorrê-lo no devido tempo, mas ontem ele suspirou e pediu uma atualização no sistema. Obedeci, mas por um desses motivos inexplicáveis o computador parou e pifou. Agora? Vai para mãos de um técnico no assunto.

Grande demanda - Fiquei imaginando desde ontem como deve ser grande a demanda de serviço aos que entendem de informática. Você já parou para pensar no caso? Não lhes falta serviço, principalmente se considerarmos a multidão de usuários que ignora os cuidados básicos com o computador ou deixa questões de segurança bem comprometidas.

Opção profissional - Eu aconselharia sem temor algum que um(a) jovem estudante levasse adiante os estudos na área de informática; com a quantidade de computadores que circula no comércio e nas residências, com a renovação de modelos e novidades, quem entende do riscado, terá sempre muito trabalho e ganho garantidos. Receberá muito mais do que um professor e jamais precisará recorrer à greve para garantir a sua remuneração funcional. A informática é uma área em continuada ascenção.

Estou agora em outro noteboock, mas sob a concessão de empréstimo filial. Não vejo a hora, entretanto, de voltar ao meu teclado familiar. Quando o meu note voltar da revisão, ah...será um alívio e tanto. Nada como teclar na máquina bem conhecida.
Imagem do arquivo Google
Diga lá! - Abaixo listei algumas perguntas. Gostaria muito de poder ler comentários baseados na experiência pessoal. Será que é possível, leitor? Conversa vai e conversa vem ajuda a dimensionar a questão básica do tema da postagem.

* Você já ficou sem o seu computador em razão de problemas no sistema?
* Qual a sensação que viveu ao ficar sem o seu computador?
* É capaz de descrever o seu grau de dependência do computador?
* Tem um nome e um telefone de um técnico em informática na sua agenda de contatos? Pode indicar o nome do profissional e os dados de comunicação rápida com ele; não importa a cidade. A sua informação poderá credibilizar o serviço gabaritado de vários profissionais espalhados pelo Brasil.

O assunto rende; voltarei à conversa oportunamente, ainda mais se você interagir comigo.

Até a próxima!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A funcionalidade espetacular dos exercícios de escrita

Nada é mais convincente do que a funcionalidade de um exercício de redação. Depois da necessária teoria, entra o caráter funcional, objetivo e certeiro da escrita. Entre as crianças e os jovens é sempre uma pedida exemplar.


Aprender a resumir para quê?

Aprender a argumentar?  Qual a finalidade?

Aprender a escrever bilhetes, fazer um cartaz, um anúncio, escrever carta a um jornal, redigir e-mail ou um fazer relatório de visita ou de estágio? Por quê? Para quê?

Quando as respostas encontram uma finalidade prática não há quem não aprecie, caro leitor. Quer um exemplo? Que tal contar a um parente bem jovem sobre a promoção do crocante Doritos? Eu vi ontem as dicas na embalagem, quando eu e minha filha traçamos um pacotão, enquanto assistíamos um filme em dvd. Quer saber qual é a promoção? Acesse FACEBOOK.COM/DORITOSBRASIL e a sua história pode virar um curta de animação e você pode ganhar uma viagem para Holywood com mais 2 amigos. Basta escrever.

Quer outra opção? Participe do Concurso Cultural de Aniversário Mercadorama. Basta escrever um pequeno parágrafo que atenda à promoção: Qual foi seu aniversário mais inesquecível? Simples e fácil, não é mesmo? E ainda ganha prêmios. Eu vou tentar... ahahahah...

Diga lá - Reclamar, sugerir, encaminhar pedido, advertir são, entre outras ações, atitudes ativas, plenamente funcionais, bem do jeito como devem ser os exercícios de escrita, concorda comigo, leitor?

Simular situações de enfrentamento real oferece ao exercício um caráter excepcionalmente envolvente, ainda mais na escola; não há criança ou jovem que tenha o ânimo arrefecido, quando a escrita obedece ao caráter funcional. Mais adiante, na vida adulta as exigências da prática universitária, na rotina diária no trabalho ou nas injunções da existência na sociedade, mostrarão o valor dos exercícios escolares atrelados à funcionalidade das práticas de redação.

Treinar a escrita digital com função objetiva é um espetáculo; vá por mim!- arq.pessoal


Quer outro exercício? Pensei em duas alternativas bem ajustadas aos vestibulandos. Acompanhe:

Leia a reportagem As greves que fizeram história(Marcela Campos, Vida Universitária, Gazeta do Povo, 15 de agosto) e encaminhe um comentário ao Twitter  do suplemento estudantil. Escrever uma frase tuiteira com 140 caracteres é uma opção; se desejar alongá-la mais em um parágrafo de seis linhas, por exemplo, que tal enviá-lo à Coluna do Leitor?

Aproximar a realidade da prática de escrita estudantil é uma opção certeira de sucesso; eu garanto. Tenho a experiência pessoal com a redação; o leitor do NaMira bem sabe.

Até a próxima!

Como barrar um predador de dados?

A divulgação de um endereço eletrônico para contatos profissionais é uma providência necessária atual, mas deixa a caixa postal bem vulnerável à chegada de contatos indesejáveis e maliciosos, mesmo com a devida proteção ao computador.

Com o pretexto de buscar mais informações sobre as minhas aulas de redação, alguns desocupados tentam trazer dados indesejáveis ao contato. Triste constatação, leitor! Já aprendi, entretanto, a fazer desvios da mira desses invasores.

Quando eu morava em Campinas(SP) e passeava de bicicleta ali pelos arredores do Cidade Universitária, bairro elegante  que fica nas cercanias da Unicamp, era comum avistar muitas casas sem muro ou grades. Lindos jardins rodeavam as belas construções, mas escondidas,  lá estavam certamente as câmeras para registrar a possível invasão dos ladrões ou ataque bem calculado dos vândalos. Na internet, lamentavelmente, acontece bem parecido. É só fazer as devidas analogias.

quem não suporte ver uma pessoa feliz a desfrutar das suas conquistas pessoais; não fica quieto enquanto não vai lá e picha, rouba, destrói ou faz sujeira. É um poder, entretanto, às avessas e temporário. Um dia a violação das travas de segurança tem um término; o poder acaba, porque é um roubo da confiança e ninguém fica impune por muito tempo.

Já viveu situação semelhante, leitor?

Até a próxima!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Preparatório de redação ao ENEM

Divulgar  ótimos serviços ao público é uma das funções do NaMiradoLeitor. Aludir à prestação profissional satisfatória? Eu faço, sim. Quer um exemplo? Veja a ótima reportagem  A 10 semanas do Enem, 10 tópicos essenciais para se preparar (CínthiaRodrigues, do IG São Paulo)

Quanto à redação -  Da minha parte, caro leitor, continuo à disposição dos inscritos no exame e residentes em Curitiba. Organizei uma programação exclusiva aos interessados em elaborar uma redação excelente. São 10 aulas voltadas ao aprimoramento da escrita e sucesso absoluto na redação do Enem. Aguardo os ditos interessados. É o meu trabalho e ganho profissional.

Quer aprimorar a escrita, inclusive para o ENEM? Contate comigo - arq. pessoal


Ajude a divulgar- Conhece alguém que necessite da minha intermediação profissional? Por gentileza reproduza a informação acima. O meu endereço eletrônico araujodoralice@hotmail.com  é um contato certeiro. Enviar um e-mail é o começo.

Sem medo da dissertação -  A redação dissertativa, modelo exigido no Enem, requer indiscutivelmente um preparo bem consolidado na composição desse modelo de texto, assim como na exatidão do atendimento ao objetivo proposto pela banca organizadora, caro leitor. Um estudante que tente escrever sem conhecer o tema da redação e desconheça os mecanismos de articulação dos recursos textuais, em prol da composição estrutural condizente, deixará de lado as duas atitudes de indiscutível mobilização de sucesso.

Obrigada - Agradeço ao leitor pela divulgação do meu trabalho, porque continuo intermediando o aprimoramento da escrita, tanto em Curitiba, quanto na opção online. Colega blogueiro ou o leitor contumaz da página poderão mobilizar grande fiança ao meu trabalho, caso assim desejem.

Até a próxima!

domingo, 14 de agosto de 2011

Quero um poema à figura paterna

É muito estranho e instigador, leitor...

Por que quase inexistem poemas dedicados à figura paterna? Será que poetas não encontraram sentido no tema? À exceção dos famosos e entristecidos versos de Mario Quintana, de Pablo Neruda e Augusto dos Anjos, nada encontrei com relevância poética a destacar.


A figura paterna em versos quase inexiste - arq. pessoal

O leitor conhece um poema bem bonito, desses que fazem sentido pleno ao sentimento filial? Será que poderá compartilhar os versos comigo? Não gosto, entretanto, de versos melosos e nem poemas sem brilho na composição.

Meus 2 desejos - Ao pai leitor do NaMira, um ótimo domingo em família. Ao filho ou filha, o incentivo para que busque a proximidade física de um abraço para consolidar o apreço filial, a gratidão e a compreensão atemporal, afinal, ninguém é perfeito, concorda comigo, leitor?

 Veja que legal  - A leitora Bê Neviani encontrou um poema que traça envolvimento com o tema. Ela gentilmente mandou a dica ao blog. Clique no link para ler  Alguns produtos químicos, de Martha Nowill, reproduzido no excelente blog Conteúdo Livre, do Sérgyo Vitro. Gostei muito, muito e muito.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails