quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O cuidadoso apoio dos textos dos jornais e revistas

Eu gostaria de poder ler um maior número de revistas e jornais brasileiros, mas não tenho dinheiro suficiente para adquiri-los. Costumo, entretanto, aproveitar a oportunidade que alguns oferecem à leitura online, embora com reportagens parcialmente exclusivas ao assinante. É uma alternativa para comparar o trato oferecido aos temas.

Composições exemplares - Tenho interesse profissional no exame diário (dos jornais) ou semanal (das revistas) do modo como o especialista em notícias envolve a informação, suas preocupações com o leitor e os diferenciais de atrativos visuais que oferece ao público. Sabe por quê? Nem sempre um texto retirado do jornal ou da revista é um exemplo de virtudes na escrita; é preciso atenção redobrada quando se deseja levá-lo ao exame das crianças e jovens na escola. O caráter didático atribuido ao texto (reportagem, notas de esclarecimento, livro ou excerto) envolve uma responsabilidade redobrada, tanto do professor, quanto da banca organizadora de uma prova nos vestibulares ou seleção cultural de natureza diversa. Os textos precisam ser composições exemplares, não apenas exemplos de composições.

Uma das minhas ex-alunas, hoje universitária da UFPR, em treino da leitura e da escrita- arq. pessoal
A responsabilidade diária - O caráter didático de uma informação requer leitura atenta do intermediador; apresentar, por exemplo, um texto com expressões vocabulares específicas de uma determinada área sem a devida nota esclarecedora traduz, sem dúvida alguma, insensibilidade à variação dos leitores. Há ainda o caso da mistura de idiomas sem o necessário destaque com a marcação em itálico, por exemplo, das expressões em inglês ou do francês, mesmo que o redador pressuponha que do outro lado vive um leitor com o domínio de uma segunda língua e refinado leitor. O incentivo à  leitura começa pelo respeito integral à variação de leitores que têm acesso ao texto.

Um quarteto espetacular - Manter a mira no interlocutor, repassar com imparcialidade a notícia, não desconsiderar as variações da linguagem, buscar apoio dos recursos textuais (fotos, infográficos, entre outros) e, sobretudo servir de exemplo à redação concatenada formam um quarteto de atrativos aos textos que recolho nos jornais ou revistas. Eu costumo levá-los, sempre que possível no mesmo dia da publicação, aos cadernos dos meus alunos. Lá o material selecionado receberá a devida leitura estudantil.

Um cardápio textual - Uma reportagem, uma coluna de opinião, uma tirinha, um poema, a coluna com textos dos leitores, os editoriais, os infográficos, as imagens fotográficas, entre outros tipos de textos são poderosos auxiliares da escola; estão presentes nas provas dos exames seletivos às vagas universitárias e, também, nas provas dos concursos às carreiras públicas. É grande, portanto, a responsabilidade de uma editoria ao "liberar" à edição impressa ou online de qualquer texto. Editado e impresso ele costuma receber asas, fornecidas pelo leitor satisfeito.

Concorda com as minhas observações acima, leitor? Guarda alguma discordância? Interaja; apareça para conversar comigo.

Até a próxima!

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