sábado, 26 de maio de 2012

Como será feita a seleção dos corretores, ministro Mercadante?

arq. pessoal

Comentar tecnicamente e enviar o texto às colunas de leitores dos jornais e revistas alcançará sempre bons resultados. Acabei de avistar o meu comentário sobre as modificações relativas à correção das redações do ENEM, ali no Painel do Leitor, da Folha de S. Paulo, hoje. Lamento que apenas os assinantes possam lê-lo na versão impressa e virtual, mas segue a reprodução do texto, conforme a edição feita pelo jornal paulista. O texto é meu; tenho o direito, portanto, de reproduzi-lo.

As modificações ligadas à correção das redações do ENEM 2012 ("Cotidiano, ontem) ainda deixam a desejar. Penso que a atitude a ser cobrada do MEC é que selecione agora rigorosamente os corretores. Discrepâncias quase inexistem quando os corretores das redações são competentes e bem selecionados. O ministro Mercadante anunciou que contratará mais 1.200 profissionais para atender à demanda de inscritos. Como será feita a seleção?
(Doralice Araújo, professora de redação, Curitiba, PR)

Até a próxima!

A arborização nacional, segundo o IBGE


A belezura de casa rodeada de árvores fica lá no Água Verde - Curitiba, aq. pessoal
Sempre vivi rodeada de árvores. Desde a infância, lá na pequenina Alenquer paraense e até agora, aqui em Curitiba. Nas minhas passagens residenciais pela amazônica Manaus e a paulista Campinas, as árvores fizeram parte do meu cenário familiar e escolar, mas a pesquisa do IBGE ( Agência Estado via Gazeta do Povo) mostra informações preocupantes.
 
Como não admirar uma rua arborizada em tarde de passeio sob o sol? - bairro do Água Verde, aq. pessoal

Interaja comigo - No seu quintal ou área comum da sua residência é possível avistar alguma árvore? Você já fez algo para modificar o panorama árido de um lugar sem arvoredo?

Quero colher frutos de um limoeiro, tal como o Nicolla Raggio, lá do Vivendo Com Gosto- Foto reproduzida do site
No momento, estou com umas sementes de limão cravo; quero plantá-las para que germinem. Imaginei toda feliz estender a mão qualquer dia desses para apanhar um limão e com ele temperar a minha salada ou preparar um suco bem geladinho-  ou quem sabe até uma caipirinha, tal como faz o Nicolla?

Orientação - O que um cidadão e os gestores públicos podem fazer sem ferir as restrições urbanísticas e, assim, ajudar, por exemplo, a querida Curitiba a sair bem ligeira do triste 5º lugar na pesquisa entre os municípios arborizados? Perguntarei aos editores de O Lápis Verde, ao Coluna Zero e ao InfoAmbiental; eles certamente têm os parâmetros legais e bem ajustados ao pode ou não plantar aqui e acolá. Qual a diretriz adotada, lá em Goiânia para que o índice de verde na capital goiana seja o melhor do Brasil? Uma reportagem bem contextualizada ajudaria a avistar a prática exemplar. Eu gostaria de saber detalhes. Alguma campanha? Atenção dos gestores? 

Mantenho com muito gosto uma amoreira no meu jardinzinho; é pouco, mas ajuda a aumentar o verde em Curitiba- arq. pessoal

O resultado da pesquisa aponta, caro leitor, uma triste realidade sobre Belém e Manaus; as capitais amazônicas ocupam os dois primeiros lugares nos municípios brasileiros com menor área verde, respectivamente. A ganância imobiliária, as concessões e conluios ao trato desordenado da derrubada das árvores merecem uma pesquisa acadêmica, imediatamente. Há uma contradição enorme e grave diante da localização das cidades em destaque. Afinal, a dupla querida de capitais está na Amazônia, cuja superfície é de 6,5 milhões de Km2. É um mundaréu de densa floresta equatorial. Manter áreas verdes nas cidades é uma obrigação. É medida exemplar, mas vejo na pesquisa apenas o contrário.

Já plantou uma árvore, leitor? Você dispõe de uma foto da espécie? Compartilhe-a comigo e faça uma legenda para a imagem. Ficarei muito feliz em aqui reproduzir a foto.

Até a próxima!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Corretores de redações sob a mira do MEC

 
Corrigir bem um texto exige um competente corretor; será que o MEC dispõe de uma equipe? arq. pessoal
O MEC anunciou, finalmente, as modificações ligadas à correção das redações produzidas pelos inscritos no ENEM. Destaca maior rigor nas correções, implementa medidas para evitar as discrepâncias entre as notas obtidas e adverte sobe a negativa à revisão da prova. Estanca, assim, uma ferida aberta no flanco do sistema de avaliação( UOL Educação) mas não é o bastante para tranquilizar nem os estudantes, nem a maioria dos professores de redação, nem mesmo as famílias brasileiras.

Seleção rigorosa - Penso o seguinte: se a seleção dos corretores for rigorosa, sem dúvida alguma, as avaliações não apresentarão discrepâncias com relação à nota auferida pelo candidato. Simples e taxativo. Seleção rigorosa dos corretores,  já, ministro Mercadante!  

Concentrarei a minha atenção, portanto, caro leitor, no modo como os corretores serão selecionados pelo MEC, porque confiar apenas no porte da habilitação em Letras e dois anos de atividade em sala de aula é muito pouco. Pense comigo e considere o grau das licenciaturas capengas que circulam pelo país afora. Um exame rigoroso deverá, sim, filtrar competentes corretores de textos. 

Meus alunos, entretanto, continuarão a receber a mesma orientação: manter a rotina de leituras diversas, treinar diariamente a escrita e empregar com maestria os recursos textuais, ou seja,  fazer valer as habilidades diante das regras da escrita comunicativa e eficiente. Estarão, assim, habilitados ao enfrentamento seguro diante da proposta de redação do Enem. Preparação estudantil rigorosa para enfrentar a mais seletiva banca de corretores de textos. Nada mais a declarar.

Até a próxima!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

As novidades sobre o ENEM

As novas regras para o ENEM anunciadas pelo MEC sairão hoje, segundo informações veiculadas pela imprensa nacional. Tomara que o preenchimento das lacunas e superação dos tropeços dos anos anteriores no processo de formulação e aplicação das provas sejam resolvidos. Afinal, a cada ano o exame assume a cara de vestibular nacional; transparência e objetividade na elaboração da prova e a sua aplicação estão na mira não apenas dos concluintes do ensino médio convencional e equivalentes, mas também dos seus professores e das familias dos estudantes. É tema de interesse nacional, concorda comigo, leitor? 
Treinar a escrita objetiva não apenas no final do ensino médio é imprescindível; as meninas em destaque estão no ensino fundamental e elaboram, sob a minha orientação, cinco redações durante a semana. Objetivo e disciplina nos estudos são componentes da formação integral da criança e do jovem  - arq. pessoal

Enfrentar com segurança - Estou de olho nas novidades, tal como os demais professores, mas os meus alunos de redação, independente de qualquer alteração no formato da prova objetiva e de escrita, saberão como agir. Todos recebem treinamento objetivo para atender à composição de qualquer modelo de texto, inclusive o dissertativo, tradicional nas provas do Enem.

Você tem filhos ou parentes que participarão do ENEM, agora em 2012, prezado leitor? Fique atento; exija transparência em todas as etapas da prova. As especulações sobre os prováveis temas da redação já estão na mira, inclusive do Estadão.

Não há dúvida alguma de que dominar as informações acerca do maior número de temas é uma atitude imprescindível, mas sem conhecer os recursos textuais e a estrutura específica dos modelos de textos comumente presentes nos vestibulares e no famigerado ENEM, nem, nem de sucesso. A redação concatenada é resultado de reflexão e de atribuição de sentido às palavras. É a mistura bem balanceada entre aprofundamento reflexivo, domínio prático das regras da escrita e dose suficiente de informações qualificadas. Eu garanto; sou especialista no assunto.


Até a próxima!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Conhece o SINAM, leitor?

Uma amiga paraense ofereceu a dica de usuária satisfeita e fui conferir, porque na semana passada, eu queixava sobre as dificuldades para conseguir um atendimento médico digno em posto de saúde pública. Foi quando ela disse: olha, Doralice, já que vais pagar uma consulta particular, por que não te inscreves no SINAM?

Imagem reproduzida via dados do Google
Ontem, depois de avistar os dados disponíveis na internet? Fiz a minha inscrição no Sistema Nacional de Atendimento Médico. Hoje? Eu e minha filha acabamos de retornar do laboratório de análises clínicas. Uma série de exames que nos custaria R$326,00 caiu para R$88,80; veja que o desconto obtido foi considerável, prezado leitor. Assim, fiz a primeira prova na condição de usuária do SINAM e, a partir de agora, laboratórios e médicos credenciados ajudarão a diminuir o meu habitual estresse no quesito atendimento à saúde.

Na próxima semana? Irei ao médico reumatologista; estou com dores frequentes nas articulações e o desconforto é intenso, especialmente no meu braço esquerdo. Aguarde, entretanto, comentários críticos ou de aplauso sobre a consulta e as circunstâncias que encontrarei ao dizer que estou vinculada ao SINAM, meu caro leitor.

Até a próxima!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Bituca de cigarro no lugar adequado


Nota de advertência exemplar faz o Shopping Total - Portão, Curitiba, arq. pessoal 2012

Passei na porta principal do Shopping Total, lá no bairro Portão e encontrei a recomendação em destaque acima. Gostei muito; é um excelente exemplo. 
 
Os vasos de plantas repletos de bitucas de cigarros retratam claramente o que pensam os usuários que frequentam a Rua  24 horas. Fiz a foto na manhã de domingo,quando busquei o acesso Rua Visconde do Rio Branco.  - Centro, Curitiba, arq. pessoal 2012
Ainda há muita gente, entretanto, que avista a lixeira na rua, mas joga sem piedade alguma a bituca na calçada, na grama- ou dentro dos vasos de plantas. A foto  acima mostra a triste e comum ocorrência, ali na Rua 24 horas, no Centro de Curitiba.  Conhece exemplos semelhantes, caro leitor?

Até a próxima!

Veta tudo, Dilma!


O engajamento juvenil nas questões coletivas é exemplar; não hesitei em registrá-lo- Boca Maldita, Curitiba,  arq. pessoal 2012
A participação de ambientalistas com relação ao Código Florestal cresce dia, após dia. Veja a excelente reflexão O Código Florestal e a ação política ( Jornal do Brasil, Mauro Santayana, hoje)  
A frase alardeada  incisivamente tinha a interlocutora específica - Boca Maldita, Curitiba, 19/5, arq. pessoal2012
As fotos acima, meu caro leitor, foram feitas na manhã do último sábado, dia 19 de maio, quando circulei ali pelas imediações da Boca Maldita e arredores da Biblioteca Pública

É muito bom ver a juventude curitibana engajada nas questões sociais - Boca Maldita, Curitiba, arq. pessoal 2012
A presidenta Dilma certamente recebeu inúmeros pedidos de ambientalistas pelo Brasil afora. Vetar tudo é imprescindível para conter o desrespeito ao equilíbrio com relação ao desmatamento e insensibilidade às questões ambientais. Resta saber, entretanto, se há comprometimento efetivo da maior autoridade política no Brasil com o tema. Especuladores arriscam prognósticos de veto parcial. 


Encaixar uma faixa no corpo é um modo vibrante de expressão participativa com relação ao Código Florestal. Gostei muito de avistar o ciclista curitibano, ali na Rua Ébano Pereira, arredor da Boca Maldita, arq. pessoal 2012
Aguardemos a decisão presidencial, mas enquanto o veto não é firmado oficialmente, não há por que hesitar em pedir, também: Veta tudo, Dilma!

Até a próxima!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Café com pupunhas, aqui em Curitiba

Pupunhas deliciosas acompanharam o meu café da manhã de hoje!  - arq. pessoal
Ganhei no último final de semana uma porção de Pupunhas; uma generosa amiga paraense, residente aqui em Curitiba, compartilha, sempre que possível, as gostosuras que recebe lá da nossa saudosa Belém. É um modo de manter viva entre nós a combinação costumeira de um café com uma das delícias amazônicas. Já fiz uma postagem anterior sobre o tema. Quer vê-la? Clique aqui.
 
Reprodução de imagem de Pupunhal graças ao Instituto  Excelsa


Conheça outras informações sobre as pupunhas (dados do INPA). 

Uma tentativa- Sabe o que fiz? Sacrifiquei 2 pupunhas e lhes retirei os caroços. A intenção? Tentar obter 2 mudas da palmeira. Tomara que eu consiga... 


Até a próxima!

domingo, 20 de maio de 2012

Amostra gentil da leitora


Rosinhas que andaram abandonadas por motivo de força maior e mesmo assim resistiram, tuitou na minha direção a Raquel Almeida- Reprodução
Gentileza genuina não impõe preço, mas merece a retribuição, se possível, imediata. Não conheço pessoalmente a Raquel Almeida, mas ela animou a minha página tuiteira com a imagem em destaque acima. Obrigada! Jardins, arvoredo floril e frutífero, vasos e flores são temas que muito aprecio. Levo a conversa adiante, invariavelmente.

Até a próxima!

Idosos e o calçamento público

 
Caminhar aqui é uma beleza; lá na frente vem a Praça Osório!  - Centro,  Rua Comendador Araújo - arq. pessoal
As calçadas e seus desníveis e destratos, assim como os cuidados atenciosos que beneficiam especialmente aos idosos que caminham pelas ruas da cidade, tanto pelos residentes, quanto pelo poder público sempre estão na minha mira. As imagens que faço com  a câmera do celular, prezado leitor, traduzem as intenções que comandam o clique. Sei que a resolução da câmera é fraquinha e será alvo de crítica, mas as legendas ajudarão a entender os aspectos obscuros.
Com as mãos ocupadas com a bengala e a sombrinha aberta, ui, e se o calçamento não estiver nos trinques? As quedas acontecerão, especialmente nos idosos que circulam pela Praça Osório - Lá na frente? A Boca Maldita, Curitiba- arq. pessoal
Caso deseje algume informação pergunte; jamais hesito em  responder as indagações do leitor atento.Tropeçadas poderão acontecer com qualquer pessoa; não importa a idade, mas nos idosos as quedas costumam desencadear graves problemas. Pensar em uma cidade e não ignorar a quantidade de idosos que circulam não apenas nas ruas centrais, mas também nos bairros periféricos, é uma obrigação de um jardineiro fiel

A rotina de um idoso ativo prevê caminhadas com muitas intenções; ir à feirinha de frutas e verduras é uma delas- Praça Santos Andrade, Curitiba, arq. pessoal

Será que o prefeito do seu município e o secretário de obras urbanas costumam observar o contingente de idosos que reconhecerão um ótimo serviço em prol do contribuinte? O cidadão, independente da sua idade eleitoral, tem obrigação de zelar e advertir as irregularidades que avista no seu trajeto urbano. Eu olho atentamente a tudo; você age assim , também? 

É uma série temática - Voltarei ao tema, caro leitor; trarei outras imagens obtidas nos passeios atentos que faço pelos bairros da querida Curitiba. Terei muita satisfação em incluir imagens compartilhadas pelo leitor de outros municípios, também.  As áreas centrais de uma capital geralmente são bem cuidadas; é importante contrastar as observações do cidadão em todos os cantos de convivência urbana. 

Compartilhe comigo! - Ajude-me a mostrar as calçadas das nossas cidades e a atenção que elas oferecem aos idosos? Muitos nem são mais eleitores ativos, mas já contribuiram e partilham valores com a vida coletiva. Merecem a atenção de todos. É justíssimo!

Até a próxima!


Related Posts with Thumbnails