sábado, 26 de maio de 2012

A arborização nacional, segundo o IBGE


A belezura de casa rodeada de árvores fica lá no Água Verde - Curitiba, aq. pessoal
Sempre vivi rodeada de árvores. Desde a infância, lá na pequenina Alenquer paraense e até agora, aqui em Curitiba. Nas minhas passagens residenciais pela amazônica Manaus e a paulista Campinas, as árvores fizeram parte do meu cenário familiar e escolar, mas a pesquisa do IBGE ( Agência Estado via Gazeta do Povo) mostra informações preocupantes.
 
Como não admirar uma rua arborizada em tarde de passeio sob o sol? - bairro do Água Verde, aq. pessoal

Interaja comigo - No seu quintal ou área comum da sua residência é possível avistar alguma árvore? Você já fez algo para modificar o panorama árido de um lugar sem arvoredo?

Quero colher frutos de um limoeiro, tal como o Nicolla Raggio, lá do Vivendo Com Gosto- Foto reproduzida do site
No momento, estou com umas sementes de limão cravo; quero plantá-las para que germinem. Imaginei toda feliz estender a mão qualquer dia desses para apanhar um limão e com ele temperar a minha salada ou preparar um suco bem geladinho-  ou quem sabe até uma caipirinha, tal como faz o Nicolla?

Orientação - O que um cidadão e os gestores públicos podem fazer sem ferir as restrições urbanísticas e, assim, ajudar, por exemplo, a querida Curitiba a sair bem ligeira do triste 5º lugar na pesquisa entre os municípios arborizados? Perguntarei aos editores de O Lápis Verde, ao Coluna Zero e ao InfoAmbiental; eles certamente têm os parâmetros legais e bem ajustados ao pode ou não plantar aqui e acolá. Qual a diretriz adotada, lá em Goiânia para que o índice de verde na capital goiana seja o melhor do Brasil? Uma reportagem bem contextualizada ajudaria a avistar a prática exemplar. Eu gostaria de saber detalhes. Alguma campanha? Atenção dos gestores? 

Mantenho com muito gosto uma amoreira no meu jardinzinho; é pouco, mas ajuda a aumentar o verde em Curitiba- arq. pessoal

O resultado da pesquisa aponta, caro leitor, uma triste realidade sobre Belém e Manaus; as capitais amazônicas ocupam os dois primeiros lugares nos municípios brasileiros com menor área verde, respectivamente. A ganância imobiliária, as concessões e conluios ao trato desordenado da derrubada das árvores merecem uma pesquisa acadêmica, imediatamente. Há uma contradição enorme e grave diante da localização das cidades em destaque. Afinal, a dupla querida de capitais está na Amazônia, cuja superfície é de 6,5 milhões de Km2. É um mundaréu de densa floresta equatorial. Manter áreas verdes nas cidades é uma obrigação. É medida exemplar, mas vejo na pesquisa apenas o contrário.

Já plantou uma árvore, leitor? Você dispõe de uma foto da espécie? Compartilhe-a comigo e faça uma legenda para a imagem. Ficarei muito feliz em aqui reproduzir a foto.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails