sábado, 3 de agosto de 2013

A jardineira ganhou um prêmio

 
Com a ajuda de uma câmera Sony destaco o belo presente que uma das minhas roseiras ofereceu- Meu jardim, Curitiba, arquivo pessoal

É lamentável ver como estão os pés de beijinhos que residem no meu pequeno jardim; eles sofreram o efeito devastador dos dias frios e com geadas e estão esturricados, mas uma das minhas roseiras oferece a bela visão que coloquei em destaque, leitor. A Natureza é pródiga, pois mesmo sob os rigores do tempo, a beleza da minha flor preferida não encontrou obstáculo para premiar a aprendiz de jardineira.

Até a próxima!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

No campus do Rebouças? Um cafeeiro carregadinho de grãos!

 
Grãos robustos de café enfeitam a passagem  e a paisagem ali na UTFPR, mas parece que não ganham olhares atentos- Rebouças, Curitiba, arquivo pessoal 2013

Sempre tive vontade de ter um pé de café em casa. A explicação? Talvez por saudosismo, caro leitor, uma vez que a minha mãe contava que tínhamos alguns em casa, lá na paraense cidade de Alenquer. Então, quando circulo pela cidade o meu olhar segue bem carinhoso na direção desse tipo de arbusto. Na recente quarta-feira de manhã, por exemplo, ao passar pelo interior do campus da UTFPR,  ali no  bairro Rebouças, não pude deixar de agradecer a quem plantou uma muda, agora bem viçosa e carregada de grãos!
Acompanhei a passagem de vários estudantes e não vi sequer um olhar ao cafeeiro ou aos grãos espalhados pelo chão- Na Utfpr, Rebouças, Curitiba, arquivo pessoal

Nos destaques, o leitor vê algumas provas da minha passagem atenta pelo interior da instituição; é provável que naquele vai- e- vem dos alunos, funcionários, professores e visitantes, a pressa não deixe que alguém olhe para o chão pontilhado pelos grãos, mas daqui para a frente farei com que o simbólico cafeeiro ganhe o destaque merecido.
 
Na próxima passagem pelo campus, tentarei falar com o jardineiro para saber quem plantou o belo pé de café - Na Utfpr, Rebouças, Curitiba, arquivo pessoal 2013

Tenha o leitor uma certeza: não ficarei sossegada enquanto não souber que alguém recolherá aquele o ouro negro, ali espalhado no campus. As árvores, sejam arbustos ou de frondosas espécies no interior de uma instituição educacional, destoam da austeridade das paredes de concreto e fazem um conjunto paisagístico encantador, mas é preciso vê-las até para melhor sentir a falta que despertam quando podadas, arrancadas e substituídas; você concorda comigo? Ao plantador do destacado cafeeiro? A minha saudação agradecida.


Até a próxima!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Onde está o Amarildo?

Reprodução via Google

Onde está o Amarildo?
Onde está o Amarildo?
Onde está o Amarildo?
Onde está o Amarildo?

Quer detalhes sobe a pergunta? Veja a indagação enfática do jornalista Mário Magalhães e acompanhe ao vivo, graças ao Estadão as notícias sobre a manifestação popular que deseja saber ONDE ESTÁ O AMARILDO?

Até a próxima!

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Um basta exemplar à publicidade política!


As atitudes exemplares no exercício de um cargo político deixam marcas permanentes na cabeça do cidadão, mas os governantes optam pela propaganda.  arquivo pessoal 2013

Detesto propaganda governamental, portanto, concordo plenamente com a advogada que  destaco abaixo e aproveito para comentar com você, leitor, que adoro quando alguém conhecido e amigo compartilha uma boa notícia em rede social, ao contrário das insuportáveis e intermináveis gozações. A atitude exemplar do juiz Marcus Vinicius Pereira Jr.  que deu um basta à exibição política paga com o dinheiro público e destinou o dinheiro à saúde (Conversa afiada, hoje) é encorajadora à presença de ética decisória na pequena comarca do Rio Grande do Norte.

Um governo só precisa fazer propaganda quando não tem resultados efetivos à apresentar para a população. A qualidade dos serviços públicos é a maior propaganda que um governo pode ter. Se um governo é bem gerenciado, seus serviços falam por ele, e ele não precisa fazer propaganda na TV ou rádio para dizer à população que está fazendo um bom trabalho. Portanto, se você o seu governo vive fazendo propaganda dos serviços públicos que presta, desconfie! ( Jeniffer B. Scheffer, via Facebook)

Gostaria muito de poder acompanhar o trajeto da notícia e os seus desdobramentos. Eu ficaria muito feliz se outros juízes brasileiros agissem com a mesma conduta do magistrado responsável pela atitude de moralidade. Exemplos assim? Ah... fazem os meus olhos brilharem de alegria; os seus brilham, também?

Até a próxima!

A brasilidade nas variações regionais do idioma

A brasilidade não está apenas na bandeira, mas também nas variações regionais do nosso idioma- arquivo pessoal 2013

Saí de Belém em 1986. Portanto, resido há 27 anos fora da Amazônia, mas ainda guardo o sotaque que denuncia a minha procedência regional paraense. É uma herança querida e marca distintiva na hora das minhas explicações de professora de redação ou ainda durante a conversa descontraída com amigos, conhecidos e desconhecidos, também!  A fala regional é uma expressão da nossa rica diversidade cultural, mas parece que Os sotaques ainda incomodam os donos da mídia, segundo a reportagem destacada (Bruno Marinoni, Intervozes, Carta Capital)

É natural - Com o passar do tempo expressões vocabulares e modos diferentes de inflexão dos fonemas formam um quadro alterado na vida de um migrante, mas os traços de raiz cultural regional, inclusive, ligados ao sotaque não desaparecem. O tema sugere reflexão e eu aproveito a polêmica para saudar aos que mesmo distante da terra natal, não deixaram de lado aquele modo todinho especial de falar, assim como faço uma reverência agradecida aos que não estabelecem fronteiras preconceituosas aos que trazem na fala a sua herança regional. 

Sabe de uma coisinha, leitor? Enquanto escrevia os parágrafos acima fiquei com uma vontade danada de ouvir os belos versos da musical composição Para todos, cujo título é uma vibrante exaltação à talentosa brasilidade? Na voz do Chico Buarque ( letra.mus.br) é  sempre um show; você concorda comigo, leitor? 

Até a próxima!

terça-feira, 30 de julho de 2013

Comparar é uma atitude cheia de surpresas!


Uma autêntica manhã de inverno em Curitiba- Rua Marcelino Champagnat- Mercês, Curitiba, arquivo pessoal 2013

No domingo mais recente, eu e minha filha saímos de casa um pouco antes das 08:00 horas e nos deparamos com a intensa neblina e frio, tal como é possível depreender da foto no destaque acima.

Na Marcelino Champagnhat em idêntico ângulo e no mesmo dia, mas agora com a tarde ensolarada- Curitiba, bairro Mercês-   arquivo pessoal 2013
Na volta para casa, lá pelas 16h40, o panorama estava completamente diferente, pois a tarde estava ensolarada em contraste absoluto com a manhã. 

Comparamos, sempre! -  A comparação é uma atitude rotineira; se a criança e o jovem são estimulados a observar os contrastes e as semelhanças entre qualquer item;  nem tenha dúvida, meu caro leitor, eles serão adultos mais atentos e observadores. A leitura crítica, por exemplo, exige apuro aos detalhes, inclusive, aos que estão nas entrelinhas, portanto, exercitar a comparação é uma dica certeira à autonomia interpretativa.

Fique atento aos detalhes!- Quer um exemplo em cima do lance noticioso? A leitura dos gráficos, também conhecidos como infográficos. Aliás, os que traduzem os números relativos ao IDH dos municípios brasileiros (Época Negócios) não poderão ficar fora do alcance dos vestibulandos e candidatos às vagas nos concursos públicos; pois evidenciam os problemas a solucionar e alguns discretos, mas festejados avanços, agora sob a mira do cidadão. 


Até a próxima!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Um domingo muito legal, lá em Campo Magro!

 
A dupla em po-co-tó bem cadenciado fez o grupo de fotógrafos engolir um pouquinho de poeira- Campo Magro, PR- arquivo pessoal 2013

Graças aos amigos do Espaço Fotógrafo passei um ótimo domingo, lá em Campo Magro. Nos destaques, o leitor poderá observar um pouco do panorama rural do município.
 
O Seu Izidoro estava profundamente emocionado com uma "aparição", mas deixarei para relatá-la no Na Mira do Leitor oportunamente- Campo Magro, PR, arquivo pessoal 2013

Não espero a sua reação entusiasmada com as minhas fotos, leitor; sei que elas não trazem a qualidade das que são feitas pelos que empunham aqueles equipamentos espetaculares que fazem tremer a minha esforçada e obediente câmera do celular, mas tenho certeza de conseguir reproduzir cenários e motivos que contam histórias. A minha intenção é outra; fica atrelada ao blog e ao rol de conversas aqui estabelecidas.
 
Veja alguns dos amigos que não cansam de fotografar e de conversar sobre fotos, também- Campo Magro, PR - arquivo pessoal 2013

Caso o leitor queira ver fotos profissionais, nem hesite em clicar no link acima; a turma de amigos fotógrafos reúne um plantel de talentosos apaixonados pelas câmeras e seus efeitos espetaculares. 
Um dilema aos que estavam na Chácara Sant'ana: panoramas diversos para fotografar-  Campo Magro, PR- arquivo pessoal 2013

Depois de uma intensa sessão de fotos, inclusive, no cemitério da cidade, o grupo chegou a um aprazível complexo turístico rural que atende pelo nome de Chácara Sant'ana. Lá, um almoço  com muita salada, massas e carnes grelhadas. 
 
Saímos de Curitiba sob um céu nublado e encontramos o município de Campo Magro agradavelmente ensolarado- arquivo pessoal 2013


Eu? Adorei o desfrute domingueiro e, se possível, não perderei as próximas incursões com o grupo. Fiz mais de cinquenta fotos com o celular e elas aparecerão em postagens cheias de histórias dessa experiência rural na companhia dos amigos da fotografia.

Até a próxima!

Davi Henn na passarela da Boca Maldita

 
O Davi  Henn mostra a sua arte aos apreciadores de blues e o CD custa R$5,00 - Na passarela da Boca Maldita- arquivo pessoal 2013

No sábado mais recente quando passei pela Boca Maldita, ali quase na esquina da Muricy parei para ouvir e ver quem tocava um agradável blues e logo descobri que era o Davi Henn (You Tube)
 
Na hora que estendi a nota para comprar o CD do Davi Henn ouvi um gentil : ah...que pena, já acabou, mas no sábado trarei mais! - Na passarela da Boca Maldita - arquivo pessoal 2013

Fiz associação imediata do caso em destaque com outros artistas que começaram a carreira nas ruas das cidades. Conhece algum caso parecido, caro leitor? Posso lembrar de alguns memoráveis...
Até a próxima!

A exagerada tolerância à reprovação escolar é preocupante!

 
A tolerância exagerada às más condições estudantis com relação à expressão escrita é uma das minhas contraditórias temeridades. Sou professora autônoma de redação, arquivo pessoal

Mantenho receios cheios de fundamentação na prática profissional ao ler notícias voltadas à educação pública, uma vez que as medidas populistas recentes em mim causam enorme desassossego, embora assegurem a permanente demanda de trabalho, uma vez que sou professora autônoma de redação. Quer um exemplo, meu caro leitor? O que li na reportagem Aluno de SP poderá repetir  de 5 das 9 séries ( Folha, Educação, hoje).

O aumento da tolerância exagerada à reprovação escolar escamoteia os motivos da ocorrência, pois a obviedade com relação às causas do problema é tão evidente; a solução não estará jamais no combate às consequências, mas nas causas, porém cabe aos colegas professores da rede municipal paulistana a voz soante da crítica fundamentada nos ais e uis das condições de trabalho que têm nas escolas e aos diretores, diante do  material e humano disponíveis para administrar tudo com com o sucesso esperado. Já encaminhei um comentário e sugestão (veja a transcrição abaixo) à editoria do Painel do Leitor acompanhado de cópia à ombudsman Suzana Singer, também.

Senhor editor do PL:

Com relação ao projeto em estudo e que pretende conceder a tolerância exagerada à reprovação nas escolas municipais da capital paulista, será que a Folha  poderia reunir depoimentos (mesmo em off) de professores na ativa? Temo que a moda pegue nos demais municípios brasileiros, o que será motivo de preocupação nacional. Infelizmente, as recentes decisões de gabinete, sem ouvir as bases que colocam a mão na massa em sala de aula, têm sido catastróficas no quesito qualidade da educação pública.

Profª Doralice Araújo, professora de redação, em Curitiba

Sou professora autônoma de redação e recebo alunos egressos não apenas do ensino médio na rede pública, mas da particular, também. Até mesmo os estudantes que já trazem uma graduação na formação escolar, chegam como testemunhas das inabilidades que têm com relação à dupla leitura&escrita. A causa? Uma escola que não cumpre um dos seus objetivos fundamentais: o de intermediar com segurança e objetividade a interpretação das informações e a expressão das ideias, ou seja , a ler e a escrever com autonomia. Você mantém alguma discordância com relação aos parágrafos anteriores, meu caro leitor?  

Até a próxima!

domingo, 28 de julho de 2013

Hoje? O passeio fotográfico será no paranaense Campo Magro

 
O panorama acima em click da Goretti Nolli é em Campo Magro- reprodução

Conheço muito pouco dos arredores de Curitiba, mas com a companhia dos amigos participantes do Espaço Fotográfico, hoje circularei pelo município de Campo Magro. No destaque, uma das fotos feitas na região a ser visitada; o click é da Goretti Nolli, participante do grupo.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails