quarta-feira, 4 de junho de 2014

As encantadoras e perfumadas Lavandas no jardim


 
Depois que transplantei do vaso para o chão, as lavandas deixam o meu jardim perfumado- arquivo pessoal 2014

As flores de lavanda, também conhecida como alfazema, estão em exuberante e delicada explosão; no destaque, fiz uma foto no jardim de casa com a ajuda da câmera Canon. A espécie é tão fácil de cuidar que já providenciei  o plantio de um nova muda. O meu plano é agora, aos poucos, substituir os populares beijinhos, espalhados em cores variadas no espaço, pelas perfumadas flores.

Até a próxima!

terça-feira, 3 de junho de 2014

É tempo de mexericas em fartura, leitor!

 
Você tem um pé de mexerica em casa, leitor? Ô inveja que eu sinto, pois adoro a deliciosa fruta!- Curitiba, arquivo pessoal 2014

Sempre tive vontade de ter um pé de mexerica ali no jardim de casa, mas a amoreira existente ocupa o lugar muito soberana! - e, assim, quando passo pelas ruas e observo os quintais de Curitiba e vejo as mexeriqueiras carregadinhas de frutos maduros, ah.. a vontade de encontrar um lugar que tenha uma placa assim Pague e colha ganha mais sentido na minha cabeça.

Você tem uma árvore frutífera em casa? Conhece algum Pague e Colha, leitor?

Até a próxima!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Está com frio ou calor, leitor? O que faz para abrandá-lo?

 
Ontem e hoje? Frio, mas com céu lindo, iluminado e cheio de encantos- Curitiba, Mercês, arquivo pessoal 2014

Aqui em Curitiba a manhã de segunda-feira está bem fria, tal como a de ontem, caro leitor; entretanto, a sensação térmica no começo do dia de hoje foi de 4,7ºC, segundo o meteorologista do Simepar. Ainda bem que temos um céu lindo e iluminado pelo Sol.

Não sei se os que vivem em regiões com variações climáticas acentuadas, tanto com relação ao frio quanto ao calor, resolvem satisfatoriamente as questões ligadas ao conforto térmico, mas aguardarei que o leitor leve adiante a conversa comigo, principalmente se for atraído pela pergunta que é título da postagem. Aquecedores elétricos, roupas de lã, alimentação adequada ajudam a abrandar o desconforto trazido pelas baixas temperaturas, mas se as nossas casas não são ajustadas às variações climáticas, parecemos remar contra a maré.

Perguntas, perguntas e mais perguntas - Na hora de construir, quais os pontos a considerar, tanto quanto ao frio, quanto ao calor? O gasto com eletrônicos e energia elétrica pela vida afora não poderia ser evitado se as novas moradias reunissem conforto térmico? O que fazer diante das agruras do desconforto térmico?
 
Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails