sábado, 5 de fevereiro de 2011

O leite na merenda escolar

Hoje eu li a reprodução de uma advertência feita no Twitter pelo ex-governador do Paraná; o mérito do destaque é da colega professora Miriam Fajardo, do blog Tribo da Leitura

                                            Nada, mas nada mesmo, justifica a retirada do leite natural da merenda escolar do Paraná, nem sua posterior substituição por leite em pó.( @requiaopmdb)


Apurar é necessário - Fiquei interessada em apurar o fundamento da crítica, mas não paro apenas na advertência do ex-governador. Estou mais curiosa e quero resposta para duas questões:

  1- Os nutricionistas veem diferença nutricional entre o leite natural e o em pó?

   2- Caso a queixa proceda, qual a razão da troca?


Imagem obtida via Google no http://www.agro.com.br/


Pauta interessante - O jornalismo investigativo poderá melhor apurar a questão, concorda comigo, leitor? 

Outras e outras...- Eu tenho ainda muitas curiosidades sobre a questão da merenda escolar. Exemplos? O que entra no cardápio da alimentação nas escolas públicas? Qual o valor dessa dessa despesa aos cofres públicos municipais e estaduais? Quais os cuidados com o local onde são guardados e preparados os alimentos oferecidos às crianças e aos jovens? Se há apreciação positiva dos escolares  diante da merenda recebida na escola, entre outras localizadas nas escolas do centro da cidade e as da periferia e da zona rural. 

Interaja - O leitor, também, mantém alguma curiosidade sobre o tema? Foi aluno da escola pública e desfrutava da merenda ou jamais demonstrou vontade de aproveitá-la? Depoimentos farão grande sentido diante das surpresas sempre ligadas à merenda escolar da rede pública do país. Noticias sobre superfaturamento e desperdício são frequentes, mas será que não há nada para aplaudir?

Até a próxima!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Lindo desenho, concorda comigo?

A ponte Belém / Outeiro- Veja outros desenhos aqui no http://sergiobastos.wordpress.com/
Faça uma leitura vertical do link oferecido ao blog do autor do desenho em destaque; ele sempre bem representa a vida local e faz um verdadeiro concerto entre os traços e as cores. O resultado é o que você avista, prezado leitor.

A constatação entristecedora - Quando vejo as nossas crianças e jovens paraenses com cadernos estampando rostos de artistas ou imagens tão distantes da realidade amazônica, logo reafirmo, é claro, o direito que todos têm de escolha, mas...

Sugiro - Não é novidade. A prefeitura ou o governo do estado costumam oferecer material didático aos escolares da rede pública( livros, especialmente) - pois bem, as capas dos livros ou dos cadernos deveriam ser da autoria do Sérgio Bastos. Seria merecido. Ele divulga exemplarmente a cidade de Belém e o estado do Pará.

 Até a próxima!

Apagão e falta de água? E os correspondentes no Nordeste do Brasil?

Hoje li os jornais apenas no meiozinho da tarde; todos anunciavam o apagão e a falta de água no Nordeste. Eu não conheço blogueiros que escrevem de lá; nem mesmo um que esteja presente na minha página no Twitter. Li todas as postagens do Josias de Souza  e as do UOL Notícias, além da reprodução dos informes da G1Globo.com, na Gazeta do Povo, mas ainda não estou satisfeita.

SOS - Eu queria confirmar o alarde das manchetes sulistas sobre a escuridão e a falta de água na região nordestina. Fiz uma busca no Google, mas encontrei páginas muito politiqueiras e com ranço partidário bem enjoativo. Estou curiosa para ler depoimentos de pessoas residentes lá pelo Nordeste. Quem dera pudesse encontrar algumas bem centradas, lógicas, objetivas e que saibam avaliar  apartidariamente a situação estampada pelos jornais e blogueiros a eles vinculados.



O melhor exame dos fatos - Gosto de ler as versões da situação mancheteada pelos veículos de comunicação; o ajuizamento é melhor, menos injusto, concorda comigo, leitor? Caso você conheça um blog assinado pelos nossos patrícios lá da Paraíba, de Alagoas, Ceará, entre outros estados do Nordeste, por favor, não hesite em deixar o link, ali na caixinha de comentários. Pessoas comuns, imersas nos temas do noticiário trazem sempre depoimentos centrados nas consequências, por exemplo, do tal apagão ou falta de água.  

A manutenção dos correspondentes - Não deve ser fácil e barato para os jornais a manutenção de um correspondente local nos estados brasileiros, mas as vantagens de um informante bem competente sobressaem na edição das notícias em tempo real. Ganha o leitor, interlocutor soberano de qualquer veículo de comunicação. Eu ficarei atenta aos telejornais de hoje à noite; eles certamente buscarão o apoio dos seus correspondentes lá no Nordeste, alvo de tantas conjunções e injunções políticas.

Até a próxima!

Boa tarde, leitor?

Boa tarde, prezado leitor!

Explicação necessária - Estive bem ocupada com com assuntos profissionais nas últimas horas, mas não deixei de pensar em você. Sei que alguns leitores sempre aparecem aqui e deve ser frustrante encontrar uma postagem antiga.

Aqui no Mercês a tarde de verão está assim: uma beleza. Você dirá o mesmo daí, leitor? Curitiba, 2011

Fica, portanto, o meu alô respeitoso aos que prestigiam ao Na Mira; à noite retornarei.

Até a próxima!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Postagens excelentes; reflexões excelentes para todos

No rol de blogs que visitei nesta quinta-feira encontrei ótimas reflexões;  elas servem para todos, portanto, caro leitor, faço-lhe o convite: clique na dupla de links a seguir. Seja amável e grato pelas ótimas contribuições e deixe um comentário apreciativo aos blogueiros.

Idosos, computadores e internet - do Jarbas Novelino, responsável pelo Boteco Escola - Com muita pena não consegui deixar um comentário, porque o sistema acusa um problema na edição. Antes não era assim, colega professor. Eu comentava livremente; agora sou barrada.


* Entregas por bicicleta, do Zé Lobo, no Transporte Ativo - Aproveite para fazer uma leitura vertical dos textos do blog; eu gosto bastante das  articulações temáticas compartilhadas com o leitor.


Participe - Você leu algo interessante enquanto visitava páginas na internet ou folheava jornais e revistas? Compartilhe as suas indicações. Referendar uma postagem é estimular atitudes de fortalecimento cultural. 

Até a próxima!

Todos emudeceram?

Apesar na numerosa visualização das últimas postagens o leitor não aparece aqui para compartilhar ao menos um "Alô, Doralice"; o que acontece?

Céu nublado em Curitiba; aqui no bairro Mercês está assim.  - Arquivo pessoal




Voltarei mais tarde; sairei para uma rápida caminhada pelos arredores de casa, embora o tempo em Curitiba esteja nublado e com aquela ameaça de chuva a qualquer hora.


Clique no link a seguir, caso deseje conferir os dados oferecidos pelo Simepar.

Até a próxima!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vítimas da imprevidência

O leitor deve saber algum detalhe sobre o desabamento de um prédio em construção em Belém, capital do Pará. Desde sábado permaneço bem atenta ao noticiário que reproduz as informações sobre a tragédia. Eu morei muitos anos nas imediações e durante grande parte da infância e juventude fazia um trajeto diário pelas redondezas para ir à escola. Conheço muito bem o local.

Imagine o leitor as condições emocionais dos que moram na vizinhança do prédio desmoronado? Travessa 3 de maio, Belém, foto de Nilzo Araújo, 1º de fev. 2011

Testemunha ocular - Depois que a revoada de notas sensacionalistas arrefeceu busquei uma conversa via e-mail com um dos meus irmãos, quase vizinho do local, além de engenheiro civil atuante. As fotos que você avista foram feitas ontem, por volta das 11 horas da manhã. Veja o que ele declara:

Penso em problemas estruturais no pilar central e que aliado à fundação pode ser o ponto de partida para as investigações dos peritos. Vamos esperar o rescaldo e os testes que certamente vão indicar as causas reais dessa tragédia.
Comecei uma obra de reforma de uma residência no mesmo quarteirão. Ela fica a 50 metros.  Na segunda-feira meus operários não tiveram acesso ao local de trabalho. A Defesa Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros não permitiram. Como podes ver a tragédia me afetou também, além do desgaste de todos os profissionais da área de engenharia de obras.
(Nilson Araújo, engenheiro civil, em Belém, via e-mail)
Clique na imagem para dimensionar ainda mais a tragédia desse desmoronamento- Fotos de Nilson Araújo, Belém, 1º fev. 2011


Os porquês - O consenso geral das hipóteses, inclusive do público leigo, reforça a tese dos problemas estruturais, mas há uma ideia bem surpreeendente para o desmoronamento do prédio; acompanhe-a:  Engenheiro não descarta que raio..., no blog Espaço Aberto.

Explicações imprescindíveis -  Quando um prédio em construção ou uma  árvore de médio ou grande porte caem sobre pessoas, residências e carros as responsabilidades precisam ser apuradas. Já pensou quando eles caem e causam vítimas fatais? A imprudência e a incompetência para administrar situações imediatamente são apontadas. Tudo merece explicação. Acobertar as irresponsabilidades é aumentar a impunidade. Ainda bem que as pessoas estão mais atentas. Espero que a atuação do Ministério Público do Pará não decepcione a população, sempre a aguardar o cumprimento da justiça. 

Voltarei ao assunto oportunamente, caro leitor; se mantiver interesse temático acompanhe as notícias de hoje, aqui no jornal Diário do Pará, em versão com acesso livre.

Até a próxima!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Calendário diferenciado e lembranças das férias escolares

Será que há alguém habilitado para responder por que o calendário escolar nos estados e municípios é diferenciado? Ontem, a minha amiga Be Neviani, residente em S.J do Rio Preto(SP) comentou que um dos seus sobrinhos já voltou à escola; as aulas da minha filha, estudante do curso técnico na UTFPR, reiniciarão somente no dia 28 de fevereiro, mas hoje conversei com uma outra amiga, que mantém o filho em escola particular, aqui em Curitiba -  e as aulas do garoto começam na próxima segunda, dia 7. Por que datas tão diferentes? Liberdade na gestão escolar?

Escolas públicas e particulares têm calendários diferenciados. Quais as (des)vantagens?-  Instituto de Educação, Curtiba- Arquivo pessoal, 2010

No meu tempo... - Como eram longas e maravilhosas as férias do final de ano no meu tempo de escola. O ano letivo encerrava em meados de dezembro e só retornávamos à escola em março.Tínhamos aulas intensas até junho, quando desfrutávamos de uma interrupção maravilhosa, uma vez que  em julho estávamos no auge do verão nortista. No primeiro dia útil de agosto voltávamos para o enfrentamento das aulas até dezembro, mas quem conseguia obter pontos suficientes à aprovação por média acabava sempre as suas obrigações no finalzinho de novembro, antes das provas finais. Leitores de outras regiões poderão confirmar se a regra vigente escolar era para todo o Brasil. Por favor!

Minhas férias escolares? Eram desfrutadas aqui. - Ilha do Mosqueiro, Pará - Arquivo pessoal, 2010

Gratas lembranças - Eu gostava dessa divisão do calendário escolar de outrora; com ele todos os conteúdos eram repassados e ninguém deixava de aprender o essencial. Penso que as mudanças atuais são bem- vindas, mas quando trazem lógica e objetivos centrados na qualidade da oferta do ensino. Quem acompanha a escola brasileira nas últimas décadas saberá aquilatar melhor as minhas reflexões.

Participe mais  - Gostaria que você leitor, residente nas diversas cidades do Paraná e regiões brasileiras repassasse ao blog três informações:

1- Quando as aulas do ensino fundamental e médio iniciam aí na sua cidade?

2- Há diferença entre o calendário escolar das escolas públicas e particulares? 

3- Você guarda nítidas recordações das temporadas de férias escolares?

As justificativas - As  novas matérias que fazem parte do currículo atual de algumas escolas devem explicar a razão dessa mudança de calendário, mas não parecem oferecer muita lógica, quando se tem na frente o desempenho escolar das crianças e jovens nos quesitos ler, escrever e desenvolver as operações matemáticas. Um mistério, concorda comigo, leitor? No meu tempo de estudante o trio leitura+escrita+matemática era a base de tudo e fazíamos justiça ao período longo de férias, porque íamos à escola para estudar, os professores para ensinar e as férias, tanto do final do ano, quanto do meio, eram merecidas para todos. Eu tenho saudades dessa época; você também?

Até a próxima!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lero-lero e remendos insuportáveis!

Hoje estou com o nível da esperança e confiança em baixa. Explico: as notícias trazidas pelos microblogs presentes na minha página no Twitter  mostram o blá-blá-blá  das tentativas de remendos no projeto Enem (Uol Educação),  o oportunismo irritante dos políticos (Folha), além da sujeição  absurda do leitor (Estadão) ao rol de indigestas atitudes emergentes no último final de semana.

Ficar indiferente ao noticiário deprimente ou empreender manobra discursiva cabível ao leitor atento?


Comemora-se o quê? -  Quase nada a festejar. A manobra para ocultar a transparência dos fatos ou ainda a vilania travestida de serviço à nação são nada mais, nada menos do que um concertado lero-lero para enganar incautos eleitores. Lamentável constação. Discorda de mim, leitor? 

Até a próxima!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Boas risadas com o Quinteto da Morte

Ontem não fui passear de bicicleta; fiquei desencorajada e amedrontada com o trânsito e a ameaça de chuva, além disso ainda pedalaria sem companhia. Perdi o ânimo.

Registro de "O Quinteto da Morte" obtido no blog da Teresa Palmira















Sabe o que fiz? Sai para caminhar e fui à locadora e mais tarde um passeio familiar de carro pelo bairro Vista Alegre. Troquei parcialmente, como você poderá concluir, a atividade física pela exibição de um dvd, aliás, com um excelente roteiro. Quer saber o nome? A comédia "Quinteto da Morte"(The Ladykillers); é um filme para ser visto muitas vezes. Imperdível, caro leitor.

Compartilhe - Você tem alguma recomendação de filme em dvd, prezado leitor? Diga lá na caixinha de comentários, então! Adoro conferir recomendações confiáveis.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails