quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vítimas da imprevidência

O leitor deve saber algum detalhe sobre o desabamento de um prédio em construção em Belém, capital do Pará. Desde sábado permaneço bem atenta ao noticiário que reproduz as informações sobre a tragédia. Eu morei muitos anos nas imediações e durante grande parte da infância e juventude fazia um trajeto diário pelas redondezas para ir à escola. Conheço muito bem o local.

Imagine o leitor as condições emocionais dos que moram na vizinhança do prédio desmoronado? Travessa 3 de maio, Belém, foto de Nilzo Araújo, 1º de fev. 2011

Testemunha ocular - Depois que a revoada de notas sensacionalistas arrefeceu busquei uma conversa via e-mail com um dos meus irmãos, quase vizinho do local, além de engenheiro civil atuante. As fotos que você avista foram feitas ontem, por volta das 11 horas da manhã. Veja o que ele declara:

Penso em problemas estruturais no pilar central e que aliado à fundação pode ser o ponto de partida para as investigações dos peritos. Vamos esperar o rescaldo e os testes que certamente vão indicar as causas reais dessa tragédia.
Comecei uma obra de reforma de uma residência no mesmo quarteirão. Ela fica a 50 metros.  Na segunda-feira meus operários não tiveram acesso ao local de trabalho. A Defesa Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros não permitiram. Como podes ver a tragédia me afetou também, além do desgaste de todos os profissionais da área de engenharia de obras.
(Nilson Araújo, engenheiro civil, em Belém, via e-mail)
Clique na imagem para dimensionar ainda mais a tragédia desse desmoronamento- Fotos de Nilson Araújo, Belém, 1º fev. 2011


Os porquês - O consenso geral das hipóteses, inclusive do público leigo, reforça a tese dos problemas estruturais, mas há uma ideia bem surpreeendente para o desmoronamento do prédio; acompanhe-a:  Engenheiro não descarta que raio..., no blog Espaço Aberto.

Explicações imprescindíveis -  Quando um prédio em construção ou uma  árvore de médio ou grande porte caem sobre pessoas, residências e carros as responsabilidades precisam ser apuradas. Já pensou quando eles caem e causam vítimas fatais? A imprudência e a incompetência para administrar situações imediatamente são apontadas. Tudo merece explicação. Acobertar as irresponsabilidades é aumentar a impunidade. Ainda bem que as pessoas estão mais atentas. Espero que a atuação do Ministério Público do Pará não decepcione a população, sempre a aguardar o cumprimento da justiça. 

Voltarei ao assunto oportunamente, caro leitor; se mantiver interesse temático acompanhe as notícias de hoje, aqui no jornal Diário do Pará, em versão com acesso livre.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails