sábado, 14 de setembro de 2013

Atenção ao prazo final da inscrição ao vestibular da UFPR


 
Muitos estudantes deixam para fazer a inscrição "em cima da hora"- Curitiba, arquivo pessoal

Já fez a sua inscrição ao vestibular da UFPR, vestibulando? O prazo encerrará na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro. Aqui em casa? A providência já foi realizada; a minha filha já é oficialmente uma vestibulanda da universidade federal paranaense.

Até a próxima!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Uma rua desconcertante divide o Bosque da Casa Gomm...

Viabilizar uma rua para escoamento do trânsito no meio do Bosque da Casa Gomm é uma atitude extremamente aversiva- Curitiba, arquivo pessoal, junho de 2013

A ameaça de carros passando pelo meio do bosque que rodeia a Casa Gomm é uma realidade desconcertante, meu caro leitor.  O corte de algumas árvores e a abertura de uma rua para escoar o trânsito de carros dos clientes do shopping mais novo em Curitiba, é um dupla agressiva em todos os sentidos, meu caro leitor. Medidas compensatórias não aliviam a queda das árvores  (Gazeta do Povo, junho 2013) e nem a inquietação dos residentes no entorno.

Até a próxima!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Na mira dos vestibulandos e inscritos no Enem 2013

 

A ilustração acima foi uma gentileza do Benett em 2012, mas a ideia nela contida continua firme e forte. Quer um exemplo? Disponho de horários livres para os Encontros Marcados com a Redação, às terças-feiras, das 14h30 às 16h30  e às quintas-feiras, das 09h30 às 11h30. Assim, mais alguns pequenos grupos de vestibulandos e inscritos no Enem 2013 terão a minha atenção especialíssima. Eu? Garanto.

Até a próxima!

O prêmio Portugal Telecom 2013 destaca A Máquina de Madeira de Miguel Sanchs Neto


Reprodução do site

Como não torcer pelo interessantíssimo romance A Máquina de Madeira (Cia das Letras, 2012) de autoria do escritor Miguel Sanches Neto? A narrativa é uma das finalistas do Prêmio Portugal Telecom 2013, meu caro leitor. O autor paranaense é modesto diante do destaque e comenta que "sempre morre na praia", mas se a premiação dependesse dos leitores...

Até a próxima!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

O comovente "Oremos" by Fernando Nolasco

 
Veja o desenho que o Fernando Nolasco fez no papel do jornal- Reprodução no blog autorizada pelo autor -Curitiba, 8/9/2013


Devo ao sempre bem-humorado Fernando Nolasco, autor do belo desenho no destaque, a minha entrada acidental ao Croquis Urbanos- Curitiba, uma vez que eu participava do 3º Piquenique das Sombrinhas e do Salvemos o Bosque da Casa Gomm e o grupo estava lá, também. Agora? Sou participante ativa e se você estiver interessado conhecerá a outros talentos do desenho curitibano. Sabe como? Basta acompanhar as postagens futuras, pois trarei outros queridos amigos e as suas belas criações para deixá-las Na Mira do Leitor.

Até a próxima!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Torta de camarão com ingredientes amazônicos? Delícia incomparável!

Antes de compartilhar com amigos a torta de camarão que preparei, o meu amigo Washington Takeuchi fez uma foto da gostosura.

Recentemente preparei uma torta com recheio de camarão e para enriquecê-la mais  acrescentei coadjuvantes amazônicos bem marcados no sabor. O motivo? Um lanche para nutrir com gosto o intervalo da programação do Croquis Urbanos - Curitiba, ali em volta da Casa Estrela, no  dia 1º de setembro. Então, caprichei e ao recheio à base de camarão, acrescentei um creme de jambu regado com tucupi e pimenta de cheiro; a estes, alguns cubos de batata. O resultado ficou simplesmente delicioso. Ir à cozinha é sempre um prazer especial, ainda mais para preparar algo evocador dos sabores da minha região de origem, meu caro leitor. No destaque? A foto feita pelo W.C. Takeuchi, presente ao evento, também.

Até a próxima!

Manter a "Ordem e Progresso" é assim?

 
O verde e o amarelo simbolizam quando juntos o nosso Brasil, mas tenho as minhas dúvidas se alguns policiais sabem interpretar o Ordem e Progresso - arquivo pessoal

Então, um policial em Brasília declara que jogou spray coercitivo em um manifestante pacífico "por que eu quis" e fica tudo bem? Veja no blog do Josias a notícia que mexeu com a minha bonomia e provocou a minha indignação na manhã de hoje. Cadê as providências punitivas ao intraduzível servidor da pátria querida? Manter a Ordem e o Progresso não é assim que se faz, você concorda comigo, meu caro leitor - ou será que é?

Até a próxima!

Croquis Urbanos - Curitiba? Muito prazer em participar, também!


Pincelar na companhia dos participantes do Croquis Urbanos - Curitiba é uma atividade prazerosa- Foto by Francisca Cury

A manhã ensolarada de ontem ajudou a secar rapidamente as pinceladas que fiz no papel que abrigou o meu desenho, ali na Praça Tiradentes. Tal como é o costume, às 11h30, tocou o sino, marco oficial que determina o encerramento dos traçados e pinceladas! -  e todos levamos os nossos trabalhos a um mesmo lugar para que sob a exposição visual, sejam observados e fotografados.
A tradicional foto panorâmica dos participantes do CroquisUrbanos - Curitiba- Na Praça Tiradentes em foto de Francisca Cury

A Catedral era o tema dos desenhos, mas o entorno com os belos ipês amarelos e espécies diversas, além dos tipos humanos que circulavam pela praça não estiveram ausentes, meu caro leitor.  Caso deseje ver os desenhos produzidos, basta acompanhar a edição e informes na página oficial do Croquis Urbanos - Curitiba.

Na manhã do próximo domingo? Outro local curitibano para bem observar e desenhar, pintar, também!

Até a próxima!

domingo, 8 de setembro de 2013

Encontro Marcado com o Croquis Urbanos - Curitiba

 
A tradicional foto do grupo Croquis Urbanos ao final dos desenhos - Curitiba, Praça 29 de março, Foto by Jubi Grigoletti
Hoje? Tenho um encontro matinal marcado com o grupo Croquis Urbanos - Curitiba. Iremos à Praça Tiradentes e o ponto central dos olhares será a Catedral. Eu não gosto de temas religiosos, mas encontrar com a agradável e receptiva boa gente do Croquis, além de aprender um pouco mais com aqueles craques do desenho são dois bons motivos para o meu deslocamento domingueiro. Infelizmente, não tenho o dom da ubiquidade, caso contrário marcaria presença no 4º Piquenique do Bosque da Casa Gomm.
Nem percebi quando a Jubi Grigoletti fez a foto. No destaque, o amigo Simon Taylor- Croquis Urbanos- Curitiba- Praça 29 de março

Como passará a manhã do seu domingo, caro leitor? Apareça para trocar ideias comigo; à tarde, voltarei à página para trazer informes e imagens do encontro que registra pontos interessantes da cena curitibana.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails