sábado, 11 de maio de 2013

Sobre rosas, felicidade e assobios, também...

  A delicadeza das rosas que desabrocham nos jardins urbanos é um encanto ao olhar atento- Vista Alegre, Curitiba, arq. pessoal 2013

Quando passei pela frente da casa da Dona Pietra não pude deixar de admirar a explosão das rosas que desabrocharam no jardim da distinta senhora. Ao vê-la podando as belas flores, logo puxei conversa. 
Boa prosa mantive com a feliz jardineira- Vista Alegre, Curitiba, arq. pessoal 2013

É impossível ser infeliz no meio de tantas roseiras floridas; você conhece alguém que cuida de jardins e de flores e mantém a tristeza como companheira? 
 
Feliz e integrada ao seu roseiral, a dedicada jardineira foi uma simpatia comigo- Vista Alegre, Curitiba, arq. pessoal 2013

Cuidar das plantas é como assobiar; é impossível fazê-lo quando quando se está entristecido(a).   

Sobre a arte do assobio encontrei um excelente texto do Roniwalter Jatobá no blog da Boitempo e quando ouço Paul MacCartney e sua banda espetacular no sincronizado assobio que aparece em Let' em In (YouTube) sou tomada pela incontida vontade de assobiar a melodia, também. Acontece assim com quem cuida de rosas; há uma entrega prazerosa ao plantio e admiração com a florada, independente do local avistado.

Até a próxima!

Camélias? Sempre muito bem lembradas as camélias..

 
Como são lindas as camélias!  arq. pessoal 2013

Gosta de Camélias, leitor? Eu as adoro; elas parecem rosas, mas apenas parecem. As brancas são as que mais aprecio, daí ter feito a foto em destaque. 

Doce lembrança -  Eu vi a florada dessas camélias quando circulei com amigos em caminhada pelo curitibano bairro Vista Alegre. Sempre que encontro uma cameleira florida é fatal lembrar da antiga marchinha de carnaval que mamãe cantarolava quando me via triste por qualquer motivo (You Tube). Ela cantava e dançava na minha direção e assim fazia com que um sorriso aparecesse no meu rosto. Era uma delicada providência materna que mandava o amuo ou tristeza para muito longe. Ah...querida mamãe, quanta saudade... Será que o leitor entende agora o motivo do meu gostar das camélias?

Até a próxima!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

No Dia das Mães? Ofereça vasos com flores

 
As mudas de crisântemos em vasos oferecem fartura de flores durante muitos meses do ano - arq. pessoal 2013

No próximo domingo você planeja oferecer flores às mães na sua família, caro leitor? Eu adoraria poder ler a sua confirmação. Presentear com flores é um gesto delicado e gentil; dificilmente desagradará à alma feminina. Posso, entretanto, apontar uma sugestão conexa? Dê um vaso com flores; é mais duradouro.  E as mães presenteadas que não tiverem interesse em manter os vasos floridos em suas casas? Poderão doá-los; muita gente a-do-ra cuidar dessa herança floril. 

Veja  a explosão dos botões dos crisântemos em um dos meus vasos- Meus vasinhos, arq. pessoal 2013

Conheço pessoas que jamais ganharam flores; aproveite a temporada para melhorar as lembranças desses órfãos da delicadeza dos demais. Prepare um vaso com flores ou compre um; não importa que a origem do presente seja a floricultura ou a oferta do supermercado. A delicadeza das flores será a porta-voz da sua gentileza.

Tulipas e rosas -  Hoje? Fiquei encantada quando vi diversos vasos de tulipas e outros com pequenas rosas à disposição dos clientes no mercado mais próximo de casa. Na hora do almoço? Falei com tanto ânimo sobre a oferta que, talvez eu até esteja enganada, mas creio que no domingo ganharei  tulipas vermelhas e rosas; elas chegarão em vasos, tal como sugeri na postagem.

Dicas objetivas - Caso goste da ideia de manter crisântemos em vasos, tal como os que exibo nos destaques floridos, acompanhe as orientações oferecidas pelo tutorial (YouTube).

Até a próxima!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Preparatório à redação do ENEM 2013

A redação dissertativa, modelo tradicionalmente consolidado no ENEM, requer os ajustes às exigências do MEC - Encontros Marcados com a Redação, arq. pessoal

Com a divulgação do edital do ENEM 2013 e o início das inscrições ( Uol Educação, hoje) Faço o alerta geral anual, meu caro leitor: no mês de junho, às quartas e sextas -feiras, levarei adiante oito (8) encontros marcados com a redação. A orientação será exclusiva a pequenos grupos de candidatos. Caso você conheça alguém em Curitiba que necessite da minha intermediação profissional quanto ao aprimoramento da redação do ENEM 2013, agradeço o encaminhamento. 

Serviço: Para elaborar a dissertação do Enem com segurança
Inscrições abertas
Início: dia 5 de junho
Opções de horário: às quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30 ou  17h30 às 19h30

Reservas exclusivas pelo telefone: (41) 84148553  

Até a próxima!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A Caminhada Observacional NaMiradoLeitor

 
A visão do bairro faz justiça ao nome- Vista Alegre, Curitiba- Foto by Claudia Guimarães Bastos

Alguns amigos com páginas no Facebook têm postado fotos feitas durante a XI Caminhada Observacional; elas evidenciam o olhar individual e a importância atribuida aos detalhes do que avistamos na agradável caminhada feita pelo curitibano Vista Alegre e arredores do meu querido Mercês.  Então, não hesite em clicar nos links indicados abaixo; a soma desses olhares e traduções nas fotografias reforçam a ideia feliz da importância do observar atentamente ao redor de nós.  Ao cidadão? A cidade oferece uma inesgotável demanda de olhares. Exemplos?  A galeria de fotos da Claudia Guimarães Bastos e do Mário Sérgio Freitas

Na programação da XII Caminhada Observacional circularemos pelo bairro do Ahú e arredores do Bom Retiro, segundo a dupla de colegas que coordena a programação para o mês de agosto. Eu? Não perderei a oportunidade de caminhar mais uma vez em grupo; tenho feito passeios nos finais de semana sentada ali no banco do carona ou na poltrona dos ônibus urbanos, mas circular descontraídamente pelas ruas de um bairro, acresce de importância os olhares atentos.

Sugestão - A recente postagem do Takeuchi é uma prova incontestável na confirmação do que defendo no parágrafo acima; se puder, acompanhe a série de fotos que ele prometeu compartilhar no Circulando por Curitiba.   
 
Até a próxima!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Ui, que frrrriiiio...

 
Temos sol abundante em Curitiba, mas a mínima de 5ºC e a máxima de 19ºC  emparelhadas com a sensação térmica são os ditames das regras do vestuário, alimentação e proteção básica na terça-feira. O plantão do Simepar traduz os números e descreve tecnicamente o clima na região. Ui, que frrrrriiio! -  bairro Mercês,  arq. pessoal 2013

 Até a próxima!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A opção jornalística by Mário Magalhães

 
Mais uma excelente página interativa à disposição dos atentos leitores: a do jorn. Mário Magalhães, arq. pessoal

Tenho grata lembrança da objetividade jornalística do Mário Magalhães, hoje ancorado no mais recente blog no UOL.  A página merecerá a minha atenção, indiscutivelmente. O Mário é objetivo, interativo e oferece ao leitor aquele trato distinto e acolhedor que faz um bem danado de bom a qualquer pessoa. Portanto, o blog ficará NaMiradoLeitor, também.

É recomendadíssimo! - São inesquecíveis as lembranças da temporada do jornalista no exercício ativo da função de ombudsman da Folha de S. Paulo. Eu? Lia com avidez  destacada a a Crítica Diária existente naquela época (Observatório da Imprensa).

Até a próxima!

domingo, 5 de maio de 2013

Caminhar pelo Vista Alegre foi encantador

 
O trajeto da XI Caminhada Observacional  estava cheio de novidades- Vista Alegre, Curitiba, arq. pessoal 2013

Não hesito em comentar com você, meu caro leitor, o quanto participar novamente da XI Caminhada Observacional foi agradável. Caminhar pela cidade na companhia de pessoas tão gentis, curiosas, atentas e interessadas com as novidades encontradas é sempre um prazer. A tarde ensolarada de ontem ajudou a confirmar a certeza de que bem observar é o que nos permite conhecer qualquer cidade. Passamos horas encantadoras pelas ruas do curitibano bairro Vista Alegre.
A curiosidade aguçada, a surpresa com as novidades do caminho e os registros fotográficos marcaram a XI Caminhada Observacional -  Curitiba, Vista Alegre, arq. pessoal 2013

 
A bela tarde ensolarada de sábado deixou o Vista Alegre ainda mais bonito- Curitiba, arq. pessoal 2013

Na próxima postagem? Mostrarei outros aspectos interessantes que encontramos pelas ruas do Vista Alegre, tais como o destaque ao arvoredo espetacular, a composição das casas, os ajardinados, as flores, a aparência das calçadas, as frutas da época e até mesmo um tour de surpresa em um belíssimo quintal (ou bosque? ) extremamente bem mantido. Interessa-lhe acompanhar? Se puder, faça uma leitura vertical na página e encontrará menções à Caminhada Observacional; agradeço de antemão a companhia e a conversa, também.
 
Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails