sábado, 31 de julho de 2010

Um dia de sol em Curitiba!

Bom dia!

Curitiba amanheceu ensolarada, contrariando o calendário de Inverno, quando as manhãs são frias e o céu permanece quase sempre nublado. Logo mais vou é sair e aproveitar o sábado radiante de Sol. Quero ir à Praça da Espanha e avistar  a Feira de Antiguidades, armada aos fins de semana por lá. O plano de almoço ainda não está decido, mas talvez vá saborear algo no Mercado Municipal de Curitiba e, assim, esticar às compras de legumes, frutas e grãos. Vamos ver se os planos serão concretizados. Hoje, dia de folga, tudo é válido para tornar o tempo mais feliz e prazeroso, concorda comigo?

Divulgue informes - Como é que está o tempo ai na cidade onde você reside? O que há de culturalmente interessante para fazer e avistar? Compartilhe ou clique  para saber o que alguns blogueiros compartilham na minha página do Twitter, sempre articulada com o  Na Mira do Leitor.


Adoro constatar o contraste entre as cores da Natureza; alguém sabe o nome da linda flor vermelha?
Amostra de cores - Para não falhar com a minha promessa, por favor, dê uma olhada no que encontrei  transbordando em um jardim, aqui das redondezas . O registro é meu, mas o presente virtual é para você, leitor!


Até mais...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Acidente Vascular Cerebral: um pesadelo na vida

Hoje acordei assustada com o sonho, mais para pesadelo, que tive de madrugada; nele eu tinha um Acidente Vascular Cerebral. Tudo era tão nítido, forte e intenso.  Ao levantar decidi buscar o maior número de informações sobre esse tipo de ocorrência. Está interessado nelas? Então, continue a leitura. A ilustração e os links alinharão informes providenciais.

Sai prá lá, pesadelo!! - Com histórico familiar de hipertensão e a balança acusando excesso de peso juntei a tampa e a panela e já marquei uma consulta médica. Sonho é sonho, mas a vida de surpresas não é brincadeira.

Conheça mais sobre o AVC e clique no link indicado; a ilustração é dele




















Compartilhe  - Você conhece ou já foi vítima de um AVC? Que tal relatar aqui tudo o que você sabe sobre esse mal súbito? Conversar sobre o tema e compartilhar informes e providências amplia os níveis de prevenção, concorda comigo?

Franco combate Vou sair para a caminhada habitual; quero fotografar essa incidência do Sol na paisagem aqui do bairro Mercês, além, é claro, de exercitar o corpinho, hoje premido pelo fantasma desse pesadelo que assedia a vida de todos - e, não importa que sejamos jovens, quarentões, cinquentões ou idosos precavidos.

Até a próxima!

Meu jasmineiro querido...

A remessa virtual de flores parece agradar ao leitor; fico feliz, pois a intenção é, de fato, saudar a quem clica na página e compartilha comigo o seu tempo em generosa leitura. O galho com jasmins em destaque é  para você, caríssimo!

Adoro o perfume de jasmins; você também aprecia? Meu jardim, florada de 2009
No ano passado deixei um dos pés de jasmineiro subir pela grade da frente de casa; ele não se fez de rogado e subiu bastante, se enroscando de tal maneira que era quase impossível avistar uma pessoa, lá do outro lado. Em retribuição à liberdade assistida que  ofereci a planta querida me presenteou com uma temporada radiante de cachos de flores super perfumadas. Veja a dupla de registros que fiz da florada.

Cortando o mal... - Com o passar do tempo os galhos desse belo jasmineiro impediram a visão e atravancaram a abertura do portão e, mais, atrairam uns bichos estranhos e que causavam temor à minha filha, quando ela precisava abrir o portão para sair ou entrar em casa. Fui obrigada a podar quase drasticamente a trepadeira. Antes, preparei mais três mudas, hoje começando a florir.

Com os jasmins em abundância fiz inúmeros arranjos e os distribui em vasos pela casa; perfume e meiguice em troca apenas de um pouco de água e incidência de sol - Florada de 2009
Você gosta de plantas aéreas?   - Costumo tirar fotos dessas trepadeiras e mostrarei, aos poucos, os fartos exemplos disponíveis no meu arquivo de flores. Minhas caminhadas pelas redondezas e passeios pela cidade realmente são frutíferos.

Tenhamos uma excelente sexta-feira; dentro de casa ainda está friozinho, mas lá fora o Sol dá as caras e a atmosfera preanuncia um dia muito agradável em Curitiba. Acompanhe o que informa o Simepar.

Até mais...

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Bibliotecas inesquecíveis

Tenho uma gratidão ilimitada às bibliotecas, especialmente as públicas, porque foram elas que estabeleceram a ponte com as leituras feitas, sob o pêndulo da necessidade, oportunidade e encanto desta professora, outrora a estudante pobre de recursos que entrava - e ainda frequenta - esse tipo de espaço público para consultar e emprestar livros, ler os periódicos, ali disponíveis nas prateleiras.

A poderosa Biblioteca Central Cesar Lattes permite ao estudante da Unicamp incalculáveis informações - Campinas(SP), jul 2010
Você as conhece? - Busquei no meu arquivo de fotos alguns registros de bibliotecas, caríssimo. Nelas estive e continuo à vontade, por isso não dou crédito a quem alega não poder aumentar os seus informes pelo fato de não contar com recursos financeiros para adquirir livros. A possibilidade de empréstimo ou de leitura local é o contraponto absoluto à preguiça de explorar devidamente a sua condição de estudante e cidadão.

Com saudade e emoção visitei a Biblioteca Prof. Joel Martins,  lugar de pesquisa e projeções intensas - Unicamp, Faculdade de Educação, jul. 2010
Frequenta, colabora, indica - Aliás, você costuma visitar, contribuir e indicar a regular utilização dos acervos desse espaços de cultura? Eu adoro a Biblioteca Pública do Paraná e costumo divulgá-la junto aos meus alunos, jovens residentes em Curitiba, mas que nem sempre conhecem as possibilidades oferecidas ao usuário. Muitos nunca entraram lá. Lamentável constatação, inclusive quando o estudante é da escola pública.

Situada no centro da capital a Biblioteca Pública do Paraná é um providencial espaço público à informação e pesquisa de estudantes- Curitiba,  julho de 2010
Salve, salve a boa ideia ! - A feliz ideia de um administrador público paranaense ao erguer bibliotecas públicas nos bairros da capital é merecedora de aplausos continuados. Nos passeios que faço o registro dos Faróis do Saber são feitos com incontido prazer; infelizmente, o vandalismo - esta praga que esmorece a ideia de conservação do bem público -  aparece aqui e ali. Cabe aos moradores das redondezas zelar pelo benefício cultural ali encontrado, mas ainda falta muito às pessoas no que diz respeito à noção do bem público, que espalha benefícios a todos, mas exige a contrapartida efetiva. 

Como pode alguém pichar um Farol do Saber? Que punição merece um vândalo do bem público? - Curitiba, 2010


Compartilhe  - Que tal relatar as suas experiências de leitor  e usuário de bibliotecas públicas? Para reativar as suas lembranças sugiro a leitura do excelente livro Herdando uma Biblioteca, do Miguel Sanches Neto. Outra sugestão também é conhecer o blog que ele disponibilizou aos leitores.

Afazeres - O resto do dia, após o  meu almoço,  será de atendimento aos meus alunos; obrigada pela leitura e quem sabe pelo comentário, porque blogueiro gosta muito de avistar a presença efetiva do interlocutor. Não nego; eu adoro!

Até a próxima!

Entre em ação e informe

Bom dia!

O tempo aqui em Curitiba está nublado e frio, afinal, estamos no Inverno. Será que você confirma idêntica informação ai no lugar onde reside? Veja os esclarecimentos do Simepar  e entenda o sobe e desce da temperatura local. Fiz um tweet solicitando adesões; clique no link e confira  como está a receptividade.

Para você!  -  As flores que aparecem em destaque são para você; chegam à tela do seu computador como um presente virtual. Aceite-o como expressão da atenção carinhosa que dispenso ao interlocutor do Na Mira do Leitor. Tomara que possamos desfrutar de uma excelente quinta-feira.

Até mais...
Não resisto ao encanto das flores; estas  permaneciam à disposição no Mercado Municipal de Curitiba

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Conversa pra boi não dormir

Antes, quando mantinha o projeto deste Na Mira do Leitor  em outro portal, eu tinha uma preocupação incontida em apontar as reportagens deste ou daquele jornal ou revista. Era um sintoma bem infeliz de subestimação do leitor, pois acreditava que você teoricamente lia pouco e me colocava à caça de notícias da última hora. Estava enganada.

Compartilhar reflexões - Hoje, quando indico um link, tenho apenas um propósito: o compartilhamento. Não importa se você lê pouco, porque o que interessa é a qualidade da sua leitura. Dados numéricos são importantes, mas não suficientemente determinantes. Ler muitos títulos, reportagens ou livros sem a devida atenção aos elementos constitutivos desses informes não quer dizer que a qualidade da leitura aumenta.

Interessa mesmo a qualificação da leitura e da escrita? Dê o exemplo. Leia e escreva pouco, mas concatenadamente!


Já reparou? - Não sei se tem notado as mudanças do projeto deste Na Mira do Leitor; ele busca agora o leitor, o seguidor atento, interessado, observador e responsável pelo clique. Eu também estou assim, mais tranquila e ciente de que as mudanças no padrão da leitura das crianças e jovens é uma questão de tempo e de exemplo - e, o modo da minha escrita, sempre atenta às variações do vocabulário, à distinção endereçada ao interlocutor, assim como indicativa do que é aceito pela sociedade letrada devem  sobressair, sem pedantismo ou regras obtusas, frias e divorciadas da expressão comunicativa.

Pequeno cardápio de leitura - Para não perder o propósito e manter a coerência com a postagem indico abaixo duas ótimas direções.  Vai encarar? Sugira outras, afinal, se você decidiu seguir esta página é porque gosta de ler e de escrever. Faça justiça ao que pressuponho, por favor.

> As reflexões blogueiras imperdíveis do Ronaldo Franco ; adorei ver o ressalte merecido ao ilustrador Sergio Bastos. Confira.

> Erotização infantil é coisa séria, do Bruno Ribeiro; encontrei esse artigo no Twitter. Compartilhe com outras pessoas, porque o assunto ganha contornos inimagináveis.

Até a próxima!

Para saudar o dia alegremente

Bom dia!

Mantenho um pequeno espaço ajardinado em frente da casa e, quando voltei da curta temporada de férias, não pude deixar de admirar a quantidade de folhas que o pé de amoreira ganhou nesse período. A pobre árvore estava castigada pelo frio e mudança da estação; seus galhos secos entristeciam o local, mas a costumeira vitalidade anual, quando vai findando o mês de julho, estava ali, prontinha à explosão através das viçosas folhas e brotinhos das amoras. Fiz a foto para  evidenciar a mudança e compartilhar  com você a minha alegria nesta quarta-feira, embora friorenta e nublada,  segundo o Simepar, caríssimo leitor!


Clique na imagem e avistará as amoras ainda verdinhas; adoro ficar debaixo dessa amoreira!
Olhe que caprichosa lição a Natureza nos oferece; a cada mudança de estação a paisagem se renova e desabrocha em novas folhas, flores e frutos. Até parece a vida humana com as suas manifestações de nascimento, vida e morte. Com as devidas diferenças, evidentemente.

Adorável flanar - Hoje é o meu dia livre de aulas; é quando pego a bolsa e visito as livrarias, arrisco um cinemazinho e experimento uma nova cafeteria em Curitiba, mas tenho dois trabalhos de revisão textual esperando por mim, ali na mesa. Nem sei se poderei desfrutar desse flanar adorável, regiamente abundante de leituras, variados cafés e espreitar da vida cinematográfica. Faz parte da vida mudar os planos, não é mesmo? Pois é...

Até mais...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Uma grande ideia!

Não consigo deixar de admirar a grande ideia do jornalista e blogueiro Alessandro Martins: a Bibliopote. Ao leitor mais antigo na página a informação não é recente, mas ao que está chegando agora, vale mais do que um bifinho, ahahahah...

Dalton, Luã, Diogo, Lucas e Raphaela, meus queridos ex-alunos, atualmente universitários na UFPR 


Aqui matutando - Sempre fico imaginando um jeito de aumentar o acervo da Bibliopote e, hoje, ao voltar para casa pensei em acionar os meus ex-alunos, mais especificadamente o grupinho em destaque na foto, para fazermos um mutirão e reunir uma quantidade expressiva de livros para doação à  biblioteca.

Conversa vai, conversa vem  - Quando conversei ainda hoje com o BPassarella, outro ex-aluno,  quase concluinte do curso de Publicidade e Propaganda, a receptividade foi imediata. Agora vamos ver se a ideia ganha mais adeptos; quem sabe a Juliana adere tembém? De uma coisa estou certa: quando a ideia é boa tudo e todos ajudam, concorda comigo?

Até a próxima!

Tempo para blogar

Céu azul e amplo espaço público para caminhadas - Parque Taquaral, Campinas, 25 jul 2010


Bem diferente da paisagem e do clima de Campinas -  cidade paulista presente no meu roteiro de férias - a querida Curitiba está friorenta e nublada. O Simepar ajuda a dimensionar a informação.
Céu nublado e ameaça de chuva aqui no Mercês ; em destaque a Torre Panorâmica, Curitiba, 27 jul 2010



Seguidores merecem atualização - Hoje ficarei a tarde toda ocupada; atenderei alunos interessados no aprimoramento da leitura e da escrita. À noite retornarei com postagem complementar, afinal, esses 40 seguidores do Na Mira do Leitor não poderão ficar sem a devida reciprocidade.

Hum...  -  Eu costumo visitar muitos blogs, mas se clico duas vezes e eles estão desatualizados saio entristecida, porque manter acesa a chama da informação, seja coletiva ou pessoal é fundamental para estabelecer o interesse à leitura. Você também pensa assim? Convença-me do contrário; adoro aprender boas lições.

Com legendas! - Você reparou que as fotos agora trazem legendas? Adorei essa ferramenta disponibilizada pelo Blogspot.

Até mais...

Estamos bem acompanhados

Na caminhada matinal a lente da minha máquina colheu as flores acima para você, prezado leitor - Mercês, Curitiba, 27 jul 2010

Bom dia! A boa companhia dos novos links indicados para esta semana não abre espaço à monotonia. Gostei desse grupo de blogueiros, porque a atualização das postagens parece ser mais regular. O que você achou desse sexteto? Tanta gente bacana já esteve em destaque; há algum blog  anteriormente indicado e que você gostaria de avistar novamente? 

Até mais...

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ao respeitável público

Você observou? Ninguém reparou, desde a última segunda-feira, na ausência da postagem exclusiva para vestibulandos? Programei editá-las semanalmente, mas diante do "pouco caso" começo a esmorecer. Hoje, mais uma vez, não escreverei para vestibas, mas ao leitor em geral.  Prossigo com uma história real. Quer conhecê-la?

Cancelado  - Gosto de trabalho voluntário e certa vez, talvez em 2005 ou 2006, programei uma oficina de leitura e escrita para crianças.  

Aproveitei o espaço físico da seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná e acompanhei a ampla divulgação feita pelo Boletim Informativo dessa respeitável casa de cultura, mas tive que cancelar o programa, porque não apareceu ninguém interessado. Lamentável.

(Des)valorização - Você já reparou que há no ser humano uma reação curiosa: se o programa é pago o valor agregado ao evento sobe, mas  se a gratuidade é estabelecida os olofotes  queimados da indiferença aparecem. Ao contrário desse pouco caso na web mantenho há quase duas décadas os Encontros Marcados com a Redação (Arquivo GPO ) uma série de 15 aulas com direito ao melhor do meu trabalho. O atendimento é para grupos pequenos, mas há um custo para que cinco ou seis alunos usufruam da articulação  que estabeleço com a leitura e a escrita. São orientações para a vida, não apenas para um circunstancial vestibular. Raramente esses estudantes não são aprovados nos exames concorridos, porque descobrem ou aprimoram as condições diferenciadoras do texto bem escrito. No próximo dia 3 de agosto atenderei novos alunos em temporada do 2º semestre.

Fazer o quê? - Programei as mesmas orientações aqui neste Na Mira do Leitor, mas a indiferença está visível. Fazer o quê? Suspender a programação ou continuar, independente de público interessado? Aguardarei o seu comentário, prezado leitor.

Cardápio blogueiro: clique nos links aos blogs que nos acompanharão durante a semana. Gosto de diversificar essa atualização, porque  ela arregimenta maior qualidade à leitura aqui encontrada. Interaja também com os blogueiros responsáveis pela atualização dessas páginas. Faça o possível para deixar um comentário; uma frase breve, distinta e estimuladora realiza o percurso necessário à desejada interação.

Até a próxima!

domingo, 25 de julho de 2010

Versão impressa ou digital dos jornais?

Você costuma ler jornais logo de manhã? Antes, há cerca de um ano e meio, eu não passava os dias sem os meus jornais impressos, mas agora estou voluntariamente refém da versão digital, embora sempre compre edições impressas na banca, sobretudo, quando reúnem textos auxiliares ao meu trabalho com as aulas de redação - ou quando viajo. Adoro ler dentro do ônibus ou do avião. Os impressos são companheiros dos que viajam e aguardam o tempo passar.

Fatores determinantes - Economia e praticidade determinaram a minha escolha pela leitura digital dos jornais, quando a rotina semanal é estabelecida. Mantive durante muitos anos  com enorme satisfaçao a assinatura com dois jornais, mas fui adotando, aos poucos, uma atitude mais seletiva e hoje escolho os textos que desejo ler na tela do computador.

A minha preferência - Sinto que a leitura digital dos jornais veio para ficar, você concorda comigo? Hoje, por exemplo, estou longe das bancas de revistas, mas já li tudo o que desejei na versão digital oferecida pelos jornais. Opção sedutora, sem dúvida alguma.


Em trânsito - Na na volta para casa farei nova postagem, quando atualizarei as indicações aos novos blogs que dinamizarão a página durante a semana que hoje inicia e coloca um ponto final nas minhas férias.

Impressos ou digitais -  Que tal deixar uma indicação sobre a sua preferência no modo como faz a leitura dos jornais? Impressos ou digitais? Justififique.

Até mais...
Related Posts with Thumbnails