sexta-feira, 1 de junho de 2012

" Minha mãe fazia bolinho de chuva"


Fiz bolinhos bem parecidos com os da CiberCook
Basta uma porção de trigo, fermento, ovo leite, canela em pó, óleo, açúcar, sal e alguma disposição para fazer bolinhos de chuva. Foi o que eu fiz hoje à tarde. O tempo cinzento, chuvoso e frio exigia um mimo. Aí fez frio ou calor, leitor? A mínima foi de 14ºC, aqui em Curitiba, segundo o Simepar . A tarde fria foi ideal para fazer bolinhos de chuva.

Sem dúvida alguma -  As boas lembranças deixadas na cozinha seguem pela vida afora. Quando a minha filha estiver longe, naquelas lonjuras que a vida interpõe naturalmente entre os familiares, um dia quem sabe, ela dirá: quando fazia frio em Curitiba e chovia, minha mãe sempre fazia bolinho de chuva. A esperança é a última que morre e a vida é cheia de armadilhas para criar desesperanças. É bom não ficar nelas preso (a), concorda comigo, leitor?

Aliás, você gosta de bolinho de chuva? Segui a receita indicada no site da Ciber Cook. Os bolinhos ficaram deliciosos, ainda mais bem acompanhados de um café encorpado e recém coado. Lá fora estava tudo cinza e deprimente, mas que tarde linda e gostosa eu e minha filha passamos, hoje. Inesquecível; eu garanto.

 Até a próxima!

Receita para bem escrever


Um dos meus alunos, em aula particular de redação, expressa a surpresa com a charge do pequeno e grande cartunista Montanaro - Encontros Marcados com a Redação, arq. pessoal
Saiba o seguinte: o desenvolvimento pleno das habilidades com a leitura e a escrita é o ponto de partida para elaborar textos comunicativos, ou seja, compreender as informações e saber expressar as ideias na escrita (suas ou de outros) com eficiência objetiva; reúne alguma dúvida sobre a minha afirmação, caro leitor? Manter um padrão variado de leituras é fundamental, assim como o treino costumeiro da escrita apoiada no emprego dos recursos textuais. Recado dado, portanto, aos que perguntam: mas , Doralice, como é que posso melhorar a minha redação?
  
Ler diariamente e escrever valendo-se do emprego dos recursos textuais é o que recomendei à jovem estudante acima -  Marcados com a Redação- arq. pessoal

A troca que retroalimenta a informação - Junte os requisitos acima à boa e eficiente conversa com vivazes leitores (avós e amigos ledores dos jornais e participantes ativos na frente dos telejornais fazem parte do grupo e ajudam muito ao jovem estudante perguntador); recomendo a busca pela conversa prazerosa com os mais velhos, detentores de volume espetacular de informações.

Até a próxima!

Chegou o mês de junho, pessoal!


Reprodução via Google

Estamos no 1º dia de junho, caro leitor. Ô... época boa pra mim; tenho tantas lembranças agradáveis e os planos incluem anualmente uma festinha junina; afinal , é o mês do meu aniversário. Eu mereço comemorar, sim, ora....ora... se eu deixaria passar em branco; nunquinha.

Há quem não festeje e ignore a passagem dos seus anos de existência; é uma escolha, mas penso diferente: é preciso fazer uma reverência à vida, porque diante da Dona Morte, a senhora infalível, estaremos no mais terrível emudecimento, embora rodeados dos nossos afetos queridos. Imagine não poder comer milho verde assado, nem tomar mais uma cuia com munguzá, dançar quadrilha ou devorar uma fatia de bolo de macaxeira bem acompanhado de um copo de aluá? Será uma tortura; quero bem aproveitar todos os meus aniversários na maior alegria.

Por que não festejar, portanto, a vida que nos leva adiante na jornada com tempo marcado? Dia 15 de junho virá com festança pra mim, kkkkk.  Anime-se desde agora comigo, leitor. Clique no link e acompanhe o contagiante trabalho feito pelo meu amigo e parceiro de livro, o ilustrador Sérgio Bastos. Aposto como apreciará o tãtarãtarantãtãtã... dos sanfoneiros e a sincronia dos participantes da animada quadrilha.

Até a próxima!

Para enfrentar a redação do Enem com segurança


Treinar a escrita com a segurança na elaboração de qualquer texto é o que faz o meu aluno-  Encontros Marcados com a Redação, arq. pessoal

Será que o leitor  que clica agora no NaMira é estudante? Já fez a sua inscrição no Enem? O Ministério de Educação e Cultura espera 6,5 milhões de inscritos, segundo alerta a maioria das notas dos jornais que li nos últimos dias

Eu continuo atenta ao noticiário educacional disparado pelo MEC, mas também disposta a orientar a redação dissertativa dos que procuram o meu curso, aqui em Curitiba. Está interessado? Conhece alguém já inscrito no Enem? Reservei as manhãs, tardes e noites das segundas e sextas-feiras para atender à demanda de alunos sem as habilidades exigidas na prova de leitura e escrita. Começarei na primeira segunda-feira de junho com um grupo de cinco aulas e média de cinco exercícios por semana. O público exclusivo será de inscritos no Enem; serão pequenos grupos que pegarão a caneta e farão da redação uma parte poderosa na nota final do exame.

A objetividade na composição de um texto exige treino bem assistido; é a intermediação profissional que ofereço ao estudante. Encontros Marcados com a Redação, arq. pessoal

Ligue, já! - Contatos comigo para reserva, agendamento e detalhes quanto ao pagamento via depósito bancário? Acione o meu celular: ( 41) 84148553 ou encaminhe e-mail.


Até a próxima!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

27 anos da Orquestra Sinfônica de Curitiba


A fachada do Teatro Guaira em foto do W.C.Takeuchi, do Circulando por Curitiba- reprodução autorizada pelo autor
Que belo programa musical eu tive ontem à noite no Teatro Guaíra, caro leitor. Foi graças à Orquestra Sinfônica do Paraná. No programa festivo do aniversário  de 27 anos da orquestra? Rogério Krieger ( Motus Sinfonicus), Joaquim Rodrigo ( Concerto de Aranjuez) e Claude Debussy ( La Mer). Quando eu soube que o belo Concerto de Aranjuez ( YouTube) seria interpretado não resisti; saí de casa mesmo sob aquela forte chuva que caiu sobre Curitiba.

A nota triste -  Vi, entretanto, um único problema, o que para muita gente não signifca nada, infelizmente: pessoas entrando no Auditório Bento Munhoz da Rocha com lata de refrigerante na mão. Você lembra daquele barulhinho que faz quando abrimos uma lata de refri? Pois é; inadmissível. A direção do Teatro Guaíra deve ser mais rigorosa e proibir a entrada de refri e guloseimas no interior do auditório.

Afora a nota triste acima, o aauditório estava lotado, meu caro leitor. O público? Vibrante e faminto pela bela música interpretada pelos concertistas, mas o destaque, inegavelmente, vai ligeirinho para a simpatia do maestro Osvaldo Ferreira. É um líder musical, sem dúvida. O valor do ingresso? R$10,00.

Sugestão -   Não perca o próximo concerto com estreia marcada para o dia 21 de junho. No programa? A Sagração da Primavera, de Stravinski, além da apresentação do Balé Teatro Guaira. Imperdível.

Até a próxima!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Poty, de todos nós."


Reprodução de nota  exposta, lá no Museu Oscar Niemeyer - arq. pessoal
Domingo passado fui ao Museu Oscar Niemeyer. A exposição "Poty, de todos nós." está ótima. Fotos, reproduções da obra e amostra de guardados do artista paranaense traçam um roteiro farto de informações. Recomendo.

Ir ao MON é sempre uma grata surpresa cultural ao visitante - arq. pessoal2012

Quem circula pela capital paranense aqui e ali encontra uma das obras do artista plástico. As minhas preferidas são as que avistei na Torre Panorâmica e a que enfeita a área de convívio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no campus Curitiba. O site Praças e Parques de Curitiba exibe amostra variada do trabalho artístico de Poty Lazzarotto.

A identidade de Poty Lazzarotto emerge ao visitante do MON - arq. pessoal 2012

A exposição prosseguirá até 5 de agosto; o morador ou visitante em Curitiba não devem perder a oportunidade de prestigiar a encantadora e curiosa exposição. Aprendi muitas informações sobre Poty ao percorrer o espaço do olho, área alvo da curiosa surpresa aos que circulam pelo MON.

Até a próxima!

Conversa sobre flores, árvores e linda manhã


Amparados pelas estacas de bambu os galhos da bougainvillea  forram a camada abundante de flores- Meu jardinzinho, arq. pessoal 2012
As manhãs ensolaradas invariavelmente são as que eu mais gosto - e estamos com uma quarta-feira luminosa e ventilada, aqui em Curitiba. Hoje, ao abrir a janela da sala e as portas de casa, imediatamente o verde vibrante das folhas da palmeira da residência vizinha tomou conta dos meus olhos; para mantê-lo por mais tempo, bastou que eu deixasse tudo aberto, bem escancarado. Mas, ao chegar no pequeno jardim - o meu refúgio querido! -  encontrei um dos pés de bougainvillea - ou como a maioria conhece como Primavera ou  Três Marias -  assim, bem do jeito que a foto destaca. É  impossível não expressar comoção diante dos caprichosos prêmios oferecidos pela Natureza.

Conversemos, por favor!- Diga-me, ó caro leitor: quando você abre a janela ou a porta da sua casa ou avista a rua, aí no seu ambiente de trabalho, seus olhos captam alguma espécie floril? Ou será que apenas um muro sem encantamento algum? Que tal comprar um vaso e uma muda floril, caso não aviste flor ou árvore alguma?


Quer saber mais sobre a espécie Bougainvillea? Clique e acompanhe a descrição do AGB Bonsai; é esclarecedora.
 
Até a próxima!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Conhece o Parque Taquaral, leitor?


Para recordar da bela manhã ensolarada, lá no Parque Taquaral, Campinas, SP. Os parques das cidades brasileiras são espaços públicos que conservam as belezas naturais da região. É interessante divulgá-los. Destaca algum aí na sua cidade, caro leitor?
 Até a próxima!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hospedagem de turista? É tema para redação

Você hospedaria um turista na sua casa, leitor? A prefeitura do Rio de Janeiro promove o incentivo diante dos eventos internacionais. A ideia é interessante, mas desde que uma triagem rigorosa seja feita com o viajante. Tenho, entretanto, grande simpatia pela atitude. Sabe  por quê? Conservo dois grandes motivos: conhecer pessoas de outras regiões do país ou estrangeiros no Brasil e fortalecer a renda no final do mês com uma prática segura. Você faz objeções à ideia da administração municipal do RJ, caro leitor?
 
Reprodução do www.croche.blogspot.com
O tema é descontraído e atual. Cabe bem direitinho em uma proposta de redação argumentativa.  Sabe o por quê? Quando uma criança ou jovem escreve sobre temas do cotidiano tudo é mais acessível à reflexão. A prática de redação diária é essencial ao desempenho estudantil eficiente. Aproximar a escrita das temáticas que circulam nas relações interpessoais abastecerá de sentido o ato de escrever. Meus alunos costumam treinar a escrita assim:

Sugestão -  Considere as informações sobre a prática adotada pela prefeitura carioca e expresse a sua opinião acerca da hospedagem de turista em casa ( TV UOL) . Aponte as (des) vantagens, também. Redija apenas um parágrafo; não ultrapasse as 10 linhas. 

Muitas vezes, depois de treinar a escrita com um tema tal como a sugestão acima, sugiro ao estudante que encaminhe o texto à coluna de leitores do veículo publicador da reportagem. No dia seguinte? Na maioria das vezes o texto está na edição do jornal.  Trabalhar com a funcionalidade da linguagem oral ou escrita é sempre um propósito com a satisfação garantida. Gosto muito de intermediar a reflexão acerca da realidade dos fatos. É quando a escrita vivaz e atrelada ao mundo real emerge, sempre triunfante na marcação do território comunicativo. Fica, assim, a recomendação metodológica.

Até a próxima!

Código Florestal remendado


Mais uma charge histórica sob o traço certeiro do Paixão ( Gazeta do Povo, hoje)
  Até a próxima!

domingo, 27 de maio de 2012

Como Goiânia e Campinas tratam tão bem o arvoredo?

 
A amostra do arvoredo existente na Unicamp oferece um pouco do muito que há em Campinas- arq. pessoal
As manchetes nos jornais e revistas aludem, a partir da pesquisa do IBGE, ao nível de arborização das cidades brasileiras ( Exame) mas as imagens de Goiânia e Campinas não merecem o destaque visual. O Rio de Janeiro detém o ressalte, estranhamente.

Mais destaque - Quero ver imagens das cidades mais arborizadas no Brasil; se o Rio de Janeiro sediará a Copa é outra história. Quero ler reportagens acerca do trato gestor empregado na capital goiana e lá na saudosa Campinas, em SP; elas merecem vir para a capa dos jornais e revistas, pois são exemplares. 

A panorâmica feita pela Daniela Torres confirma que a parte de Belém mais antiga faz justiça ao codnome de Cidade das Mangueiras- Foto reproduzida com autorizção da autora
O  triste contraste -   O exemplo oposto, também, pois embora situadas na Amazônia, Belém e Manaus abandonaram a prática dos antigos administradores de preservar e espalhar ávores nas ruas e avenidas da capital. Com o resultado da pesquisa, a minha querida e saudosa Cidade das Mangueiras ficou bem mal no cenário verde.

Com a palavra - Paisagistas e urbanistas, jardineiros, varredores de ruas, cidadãos engajados em práticas e manejo arvorístico, amostra de ruas bem arborizadas, assim como lista de advertências ao plantio inadequado e falta de cuidados com a manutenção das espécies plantadas são alguns dos itens que sinto falta ao ler as reportagens, tanto nos jornais, quanto nas revistas que já passaram pelas meus olhos. Você tem algo a comentar sobre o tema, caro leitor?  

A capital paranaense ocupa o 5º lugar na lista das cidades mais arborizadas; veja detalhes na excelente reportagem ( Pollianna Milan, Gazeta do Povo,  ontem)


Até a próxima!

Quer aprimorar a escrita, vestibulando?

Uma das minhas ex-alunas de 2012 em treino semanal de redação- arq. pessoal
Sabe resumir, opinar e dissertar? Vestibulandos e inscritos no Enem têm compromisso assumido com a elaboração de redações bem caprichadas, independente do modelo de texto exigido na prova. Poucos, entretanto, conseguirão concatenar ideias objetivas e bem fundamentadas acerca de um tema qualquer, tal como é cobrado na dissertação do Enem, por exemplo.

As causas -  Dificuldades com a interpretação das informações, desconhecimento e inabilidade com o emprego ajustado dos recursos textuais e a ausência de orientação escolar quanto ao formato estrutural dos modelos presentes nos exames seletivos travam o sucesso estudantil. Eu garanto.

Fazer o quê? Além de fortalecer a leitura de temas de interesse coletivo, recomendo a revisão dos modelos de textos fundamentais à composição do resumo, textos argumentativo e das composições dissertativas, além de outros modelos, tais como a redação de cartas e análises diversas, etc.

Que tal elaborar um resumo ou um comentário argumentativo depois da exibição de um filme em dvd? É o que os meus  novos alunos farão - arq. pessoal 2012
Divulgue - Caso conheça algum estudante interessado e residente em Curitiba, comente com ele de que estou à disposição para intermediar o aprimoramento da escrita. É o meu trabalho profissional; há um custo financeiro, evidentemente. Sou professora autônoma; é conveniente não esquecer do detalhe.

Interessa-lhe a minha orientação?  - Formarei novos pequenos grupos às segundas e sextas-feiras, dos meses de junho e julho. A reserva de vaga para um dos horários (09:00, 14:00 ou 18h30m) poderá ser feita com o envio de e-mail ou contato pelo telefone ( 41) 84148553

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails