segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hospedagem de turista? É tema para redação

Você hospedaria um turista na sua casa, leitor? A prefeitura do Rio de Janeiro promove o incentivo diante dos eventos internacionais. A ideia é interessante, mas desde que uma triagem rigorosa seja feita com o viajante. Tenho, entretanto, grande simpatia pela atitude. Sabe  por quê? Conservo dois grandes motivos: conhecer pessoas de outras regiões do país ou estrangeiros no Brasil e fortalecer a renda no final do mês com uma prática segura. Você faz objeções à ideia da administração municipal do RJ, caro leitor?
 
Reprodução do www.croche.blogspot.com
O tema é descontraído e atual. Cabe bem direitinho em uma proposta de redação argumentativa.  Sabe o por quê? Quando uma criança ou jovem escreve sobre temas do cotidiano tudo é mais acessível à reflexão. A prática de redação diária é essencial ao desempenho estudantil eficiente. Aproximar a escrita das temáticas que circulam nas relações interpessoais abastecerá de sentido o ato de escrever. Meus alunos costumam treinar a escrita assim:

Sugestão -  Considere as informações sobre a prática adotada pela prefeitura carioca e expresse a sua opinião acerca da hospedagem de turista em casa ( TV UOL) . Aponte as (des) vantagens, também. Redija apenas um parágrafo; não ultrapasse as 10 linhas. 

Muitas vezes, depois de treinar a escrita com um tema tal como a sugestão acima, sugiro ao estudante que encaminhe o texto à coluna de leitores do veículo publicador da reportagem. No dia seguinte? Na maioria das vezes o texto está na edição do jornal.  Trabalhar com a funcionalidade da linguagem oral ou escrita é sempre um propósito com a satisfação garantida. Gosto muito de intermediar a reflexão acerca da realidade dos fatos. É quando a escrita vivaz e atrelada ao mundo real emerge, sempre triunfante na marcação do território comunicativo. Fica, assim, a recomendação metodológica.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Adorei o tema Doralice.

    Sou entusiasta da idéia a um bom tempo. Inclusive faço parte da comunidade http://www.couchsurfing.org/ que tem
    objetivo parecido com o que você mencionou. A diferença, no entanto, está no fato de que as pessoas raramente pagam
    pela hospedagem. Inclusive já recebi na minha casa um conterrâneo seu que hoje vive em Porto Alegre. Foi uma experiência enriquecedora. Assim como você, gosto muito de conhecer pessoas e culturas diferentes.
    Tem ainda outra modalidade "troca de residência" em que os moradores cedem suas casas para que outra pessoa possa ocupá-la, temporariamente, é claro, o imóvel dela. Em troca, deve haver contrapardida e a pessoa que se hospedou
    deve também oferecer sua moradia gratuitamente, conforme relatou a revista Viaje Mais desse mês.
    Em tempos de Internet, redes sociais, parece ser essa uma ideia interessante para aqueles que apreciam viajar sem gastar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas informações interessantes, Marcio;obrigada pela visita e contribuições conexas com o tema da postagem.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails