sábado, 10 de julho de 2010

Reflexões para 30 seguidores

BOM DIA !

Você reparou? Agora o Na Mira do Leitor reúne 30 seguidores. Aumenta, é claro, a cada dia o meu compromisso, mas a disposição é a mesma. Quem gosta de ler e de escrever não encontra tempo ruim, ahahahaha...

Otimo sábado? -   Será que hoje, em pleno sabadão de julho, está zapeando pela internet e leu, viu, ouviu algo interessante? Quer compartilhar comigo e com os 29 seguidores, além do pessoal que passa aqui, mas fica escondidinho? Avante.

Que tal?- Para começar com as dicas de leitura fisguei dois links para você; veja se o conteúdo desses informes não requer ampla reflexão nacional:

>  Mec consegue, na justiça, o direito de exigir CPF próprio do candidato,aqui no FOVEST  - Conhece alguém que pretenda participar do ENEM? O assunto ainda renderá muitas postagens.

Educação alimentar na hora do recreio, aqui na revista NOVA ESCOLA- Você quer colaborar comigo? Gostaria de saber a sua experiência de estudante, ainda criança ou jovem, diante da questão do lanche escolar. Que tal relatar com riqueza de detalhes o tipo de lanche que costumava levar na sua lancheira.

Meu projeto; participe dele!- Quero reunir uma série de depoimentos acerca da alimentação do escolar e as correlações com as diversas injunções, tanto no cardápio oferecido pela família ou escola, assim com as contradições presentes entre o discurso da administração pública e a realidade vivenciada pelas crianças e jovens matriculados, sobretudo, nos espaços mantidos com as verbas das prefeituras e governos estaduais. Com a permissão do leitor eles farão parte de um texto a ser publicado primeiramente aqui - e, mais tarde, em  adaptações para livro.  Acompanhe os exemplos abaixo: 

                                                        Eu levava pão caseiro com ovo frito  envolto naquele papel de embrulho cinza, em que se viam letrinhas avulsas de jornal(Miguel Sanches Neto, em tweet colaborativo)


                                                    O meu lanche? Não levava e também não comia a merenda da escola, e não tinha dinheiro para comprar na cantina. O tempo todo eu ficava sem comer. - Be_neviani (em depoimento colaborativo no Twitter)


Até mais...

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Para destoar da panfletagem política na internet

Sei que muita gente já deve ter clicado nos links abaixo, uma vez que eles  estão disponíveis na internet, mas quero oferecer a oportunidade da visualização da dupla abaixo ao leitor do Na Mira:

> A Contadora de história, que eu trouxe, lá do Boteco Escola - Fiquei literalmente encantada; um amor de garotinha, concorda comigo?

O que você faz da sua vida? Um vídeo do Gustavo Horn; um dos sobrinhos da Barbara Horn, do queridíssimo  Menina Prendada. - Cada vez mais essa família curitibana surpreeende a todos  com a abundância de talentos.

Você gostou? Eu adorei; não é preciso nada estranho ou escandaloso para chamar a atenção do leitor, não é mesmo?


Além disso, a dupla contrasta com tudo de triste, vergonhoso e nauseante que está em destaque nos jornais de hoje, nos telejornais e na conversa panfletária aversiva que os cabos eleitorais tentam vender velada ou ostensivamente ao cidadão.

Até a próxima!

Antigos espaços escolares

Com a ajuda do  Onizes Araújo trago à página as fotos do Colégio Estadual Paes de Carvalho e do Grupo Escolar Barão do Rio Branco, espaços públicos escolares que já acolheram inúmeras gerações paraenses. Os motivos para esses destaques? Ora, prezado leitor, acompanhe-os:



>  Evidenciar a bela arquitetura escolar de outros tempos.

>  Inquirir aos gestores públicos um motivo racional para que não invistam em escolas públicas com esse ar de importância, ao contrário das  deprimentes "caixas de fósforos" ou "escolas de lata".

> Contribuir com a pesquisa do Jarbas Novelino, responsável pelo Boteco Escola e amigo forjado nessa cumplicidade afetuosa de ideais educacionais intermediada pela internet.


Tema recorrente ao educador - Reveja uma das minhas postagens sobre Arquitetura e Educação; esta abrigada em arquivo da Gazeta do Povo Online. Eu gostaria muito, caríssimo leitor, de saber o que passa pela cabeça dos que avaliam os projetos de construção das escolas atuais. São feias, exigem reformas anuais e não despertam nem orgulho e nem saudade das crianças e jovens que nela estão matriculados. Orgulho escolar ? Um tema para outra postagem.


Aguarde mais fotos - Tenho outros registros, inclusive de Curitiba; qualquer hora dessas eles aparecerão aqui.

Sugestão: se puder, por favor, fotografe escolas antigas e novas; atente aos aspectos materiais, à segurança, aos arredores, à movimentação dos estudantes, entre outros itens vitais à memória da educação pública. Compartilhe esses registros comigo ou com o Jarbas. Saberemos como mostrar aos brasileiros um pouco da memória arquitetônica escolar nacional.

Até mais...

Atualizar é preciso

Sou leitora ávida de algumas páginas na internet. A do Josias de Souza, por exemplo; é atualizada constantemente e permite ao leitor um rol de informes sobre a  nauseante esfera política nacional, além do desfrute da concertada ironia do jornalista, sempre antenado com as últimas do Planalto. O Josias é um exemplo atípico, eu sei. Ele trabalha especificamente com as notícias do âmbito polítiqueiro. Fica ligadão no tema, bem diferente de quem faz blogagem amadoristicamente.


Atualizar as páginas, no entanto, é um pormenor diferencial;  você concorda comigo? Inúmeros são os motivos para que o blogueiro amador fique em silêncio. Falta de tempo, carência de assunto, desestímulos diversos e, principalmente, a falta de vontade de escrever são os mais recorrentes, mas é indelicado deixar o leitor (vide seguidor) sem uma explicação.

Compromisso com o leitor - Agora tenho 27 seguidores, você já reparou? Cada vez que olho para as carinhas ai do ladinho direito da página uma palavra surge em alerta geral: compromisso.

Já passei por fases de emudecimento na internet.  Insegurança e desestímulo são os dois maiores entraves à regularidade nas postagens. Sei bem como esse fenômeno acontece, mas decidi que não deixaria o meu leitor sem saber o porquê da falta de atualização. É uma questão de respeito e de confiança. Quer comentar?

Até mais...

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bom dia! Vamos trabalhar?

A quinta-feira é  para mim repleta de afazeres, prezado leitor. Começo a trabalhar logo mais às 9:00 horas e levarei a jornada adiante até o limiar das 20h30.

Um pequeno intervalo garantirá o almoço e uma esticada até a um dos cafés, ali nos arredores da Boca Maldita , porque um espresso, depois do almoço vai muito bem. Concorda comigo?


A fotografia em destaque mostra uma das minhas alunas em pleno exercício de redação;  servirá com certeza para saudar este dia intenso. Avante.

Até qualquer hora!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Não deixe de ler

A permuta de leituras entre leitores é algo que adoro; na internet encontro muitas excelentes referências, mas não é tudo que aufere a minha atenção. Sou bem desconfiada e não gosto de panfletismo político, nem de linguagem chula abastecida com palavrões e baixarias.

Adoro ler textos bem escritos, tematicamente articulados e que trazem  contribuições funcionais; estes, prezado leitor, sempre têm lugar cativo no meu olhar atento e seletivo, porque não é tudo que merece lugar de destaque nesta página ou em páginas que zelem pela escrita concatenada, elegante, bem humorada e com suporte autoral contribuitivo ao leitor. Abro não apenas as janelas, mas as portas aos que efetivamente são bem escritos. Leitura boa e redação exemplares têm aqui passaportes com carimbo liberado.

Sugestão: clique nos links a seguir; são ótimos exemplos de leitura objetivamente centrada nas melhores ofertas de compartilhamento - e, para não deixar de fora boas notas sobre o meu saudoso Pará, sempre alvo de entristecedoras notícias aqui pelo Sul, eu trouxe também o Katsuki para encantar leitores.  Ele foi lá, viu, provou, fotografou e contou muito bem. Ande...vá logo clicando no:

> A educação e os indicadores, no Luis Nassif Online

> Faça a sua lista de livros, no Livros e Afins, do Alessandro Martins 

> Comendo na praça em Belém, de Marcelo katsuki, no Gastronomix

Sugira links - Você tem uma ótima sugestão para compartilhar aqui? Aguardarei. Agora vou à cozinha. Não sou tão habilidosa com os quitutes, mas tenho uma deliciosa feijoada para descongelar. Sempre que é possível costumo preparar comidinhas para facilitar o descongelamento das pequenas porções disso e daquilo, quando necessito. Hoje é dia de almoçar em casa e desfrutar à mesa do que preparei.

Até mais...

Bom dia, leitor!

Bom dia!  

Ontem, caríssimo leitor, cheguei em casa tão cansada que tive ânimo apenas para liberar os comentários da Ana, da Doris e do Adhemar, mas reparei também que o número de seguidores aumentou. Oba!! Agora tenho 26 companhias. Olhe aí no canto superior da página, logo abaixo dos meus tweets; pena que tão poucos participam, ou melhor, saem do silêncio.

Na quarta-feira estou descompromissada com as aulas de redação; é o meu dia de folga.

Quarta-feira passada fui tomar um delicioso café na padaria Pote de Mel e trocar ideias com o Alessandro Martins, jornalista e ávido leitor responsável pelo Livros e Afins. Estiquei depois o meu circuíto até à UFPR; mais adiante contarei as novidades decorrentes dessa visita com fins acadêmicos.

Na quarta-feira costumo atualizar tudo, inclusive as leituras. Logo depois do almoço começa a sequência de atualizações externas - e, minha filha, já em férias da UTFPR, hoje seguirá comigo. Passaremos pela Livrarias Curitiba (em destaque na foto feita com a câmera do celular), mas o nosso destino preferido é a Fnac; adoro aquela cafeteria e o vasto acervo disponível ao visitante, além de poder ir ao cinema uma vez que o Shopping Barigüi assim permite. Você também costuma reservar um tempo à descontração durante a semana?

Voltarei daqui a pouquinho...

terça-feira, 6 de julho de 2010

Para saudar a terça-feira

Hoje o dia é tomado quase inteiramente pelo atendimento aos que me procuram, lá no meu curso, porque os Encontros Marcados com a Redação acontecem durante todo o ano.

Deixo, no entanto, uma saudação visual ao leitor  para começarmos a terça-feira com os olhos voltados à poderosa ferramenta escolar, ponte interativa espetacular e razão da luta de milhares de crianças e jovens, ainda inabilitados à expressão escrita.

Voltarei mais adiante; não deixe de clicar nos links indicados na lista de blogs, ali à esquerda da página.



O JBosco, a equipe do Fovest, a Marta Bellini, a Priscila Conte, a Helaine e o Roberto Jares têm sempre muito a informar. Ofereça-lhes a atenção merecida.

Até mais!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Contradições decorrentes do ensino público

Hoje a postagem é destinada aos que desejam melhorar a escrita; entram aqui nesse rol os vestibulandos e todos que sabem da necessidade da concatenação das ideias para dizer coisa com coisa, ou seja, estabelecer sentido entre o que se pensa e escreve.

Começar bem a segunda é ler com extrema atenção o conteúdo de Entre os piores de 2007, metade não atingiu meta apesar da ajuda do MEC,  publicado no Estadão.

Perguntas básicas - Pense com atenção sobre as informações acima e tente responder ao quarteto de perguntas a seguir:

1- Por que a política de resultados adotada pelas escolas particulares é diferente das públicas, administradas pelos governos federal, estadual ou municipal?

2- O trecho da manchete do Estadão afirma que " apesar da ajuda do MEC"; você consegue apontar objetivamente o que significa essa ajuda às escolas da cidade onde você reside?

3- Você estuda ou estudou em escolas públicas? Pode descrever o funcionamento dessa escola?

4 - Quem matricula uma criança ou jovem na escola pública quer vê-los, ao final do ciclos de estudos, com autonomia diante da necessária articulaçãos dos conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo escolar. Por que a maioria  dos jovens que enfrenta os processos de seleção promovidos pelas escolas técnicas e universidades públicas não consegue aprovação, exceto quando ingressa via cotas de inclusão?

Raciocine comigo - Responder e apresentar argumentos é o seu desafio de hoje, leitor. Há um emaranhado de intenções no gerenciamento do ensino público; quando distanciado das questões práticas o leitor costuma fazer comentários destituídos de lógica. Fuja desse conforto escapista. Pense nos porquês, na diferença entre as metas do ensino público e particular. Tenho certeza de que encontrará certamente muitos pontos a considerar, sobretudo se acompanha as contradições entre a esfera pública e particular. A jovem estudante que hoje ilustra a postagem é minha ex-aluna; agora leva adiante os seus estudos na universidade. Venceu a barreira que a separava diante da perversa divisão entre os que sabem ler e escrever para fazer a diferença.

Atente à mudança dos links aos blogs que nos ajudarão a dinamizar esta página; interaja ao menos com a leitura do que informam, porque a leitura, caro leitor, é o alimento da escrita. Veja também se aprova o tamanho da letra utilizada hoje neste Na Mira; é uma experiência. Aguardarei comentários porque não suporto ficar blogando para ninguém. Aí do outro lado sei que muita gente passa pela página, mas fica em silêncio. É um direito, mas...que tal interagir?

Até a próxima!

domingo, 4 de julho de 2010

A floração das cerejeiras em Curitiba

Durante toda a semana fiz alguns registros fotográficos da floração das cerejeiras em Curitiba para compartilhar com você, prezado leitor. Pela lista de seguidores... os que leem este Na Mira são quase todos residentes de outras cidades; assim, fotos editadas aqui ganharão relevância no olhar. Estou certa?

Ontem fiquei embaixo dessa linda cerejeira em destaque para  registrar o auge da sua floração; se o leitor pudesse caminhar pela Rua XV de Novembro - em pleno calçadão central da capital paranaense - ficaria encantado com as cerejeiras totalmente em flor.

Um espetáculo, para os olhos, sem dúvida alguma.

Corredor florido - Na mesma quadra você avistará uma espécie de alameda florida pelas cerejeiras. Conservo sempre  comigo um olhar de encanto ao avistar essas expressões da natureza em terrório sulista, pois trago  a experiência de olhar estrangeiro. Na minha região amazônica , diante do clima, uma cerejeira não chegaria à floração, mas lá o sulista avista outras belezas da floração nortista.

Novas fotos em região diversa - Quando voltar ao Pará e quem sabe ao Amazonas farei fotos de espécies nativas para contrastar as expressões da natureza em território nacional. A minha colega professora Nidiane, residente lá em Rondônia, bem poderia fazer alguns registros e compartilhar conosco; seria muito bom estabelecermos uma comparação simultânea entre as amostras regionais nessa fase do ano.

Sempre com pressa - Há sempre um pouco de correria e de amadorismo na hora de fazer as fotos; estou sempre no banco do carona, na poltrona dos ônibus ou com o relógio marcando o tempo tal e qual o coelho, no livro Alice no País das Maravilhas, ahahahaha...


Amor às plantas -As variações do clima oferecem aos que sabem olhar as expressões da natureza um rol enorme de lições. Dia desses conheci um blog de uma apaixonada pelas plantas: a Kátia Horn, integrante dessa invejável família curitibana. Aprecie o que ela escreve sobre as plantas e, se estiver com disposição para escrever, não deixe de comentar algo. Blogueiros adoram comentários. Não nego.

Lindo dia em Curitiba -  Aqui o domingo está encantador; há sol em abundância e talvez eu possa prolongar a sessão de fotos, aqui mesmo pelo bairro Mercês e arredores - ou talvez pelo Jardim das Américas. Se eu pudesse, meu caro leitor, hoje estaria em Caiobá, mas minha filha está se preparando para as últimas provas e quer ficar em casa revendo os problemas de Matemática. Deixarei o passeio desejado para outra ocasião....

Aviso semanal - Hoje farei a troca dos links para os blogs em destaque. Até à noite a lista estará totalmente alterada. Agora, caríssimo leitor, eu troco o teclado pela concha, porque voltarei à cozinha. Minha pequena família almoçará em casa, uma vez que também coloco as mãos nas panelas e arrumo a mesa para concelebrar a reunião de afetos em torno de uma boa comida.

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails