sábado, 10 de julho de 2010

Reflexões para 30 seguidores

BOM DIA !

Você reparou? Agora o Na Mira do Leitor reúne 30 seguidores. Aumenta, é claro, a cada dia o meu compromisso, mas a disposição é a mesma. Quem gosta de ler e de escrever não encontra tempo ruim, ahahahaha...

Otimo sábado? -   Será que hoje, em pleno sabadão de julho, está zapeando pela internet e leu, viu, ouviu algo interessante? Quer compartilhar comigo e com os 29 seguidores, além do pessoal que passa aqui, mas fica escondidinho? Avante.

Que tal?- Para começar com as dicas de leitura fisguei dois links para você; veja se o conteúdo desses informes não requer ampla reflexão nacional:

>  Mec consegue, na justiça, o direito de exigir CPF próprio do candidato,aqui no FOVEST  - Conhece alguém que pretenda participar do ENEM? O assunto ainda renderá muitas postagens.

Educação alimentar na hora do recreio, aqui na revista NOVA ESCOLA- Você quer colaborar comigo? Gostaria de saber a sua experiência de estudante, ainda criança ou jovem, diante da questão do lanche escolar. Que tal relatar com riqueza de detalhes o tipo de lanche que costumava levar na sua lancheira.

Meu projeto; participe dele!- Quero reunir uma série de depoimentos acerca da alimentação do escolar e as correlações com as diversas injunções, tanto no cardápio oferecido pela família ou escola, assim com as contradições presentes entre o discurso da administração pública e a realidade vivenciada pelas crianças e jovens matriculados, sobretudo, nos espaços mantidos com as verbas das prefeituras e governos estaduais. Com a permissão do leitor eles farão parte de um texto a ser publicado primeiramente aqui - e, mais tarde, em  adaptações para livro.  Acompanhe os exemplos abaixo: 

                                                        Eu levava pão caseiro com ovo frito  envolto naquele papel de embrulho cinza, em que se viam letrinhas avulsas de jornal(Miguel Sanches Neto, em tweet colaborativo)


                                                    O meu lanche? Não levava e também não comia a merenda da escola, e não tinha dinheiro para comprar na cantina. O tempo todo eu ficava sem comer. - Be_neviani (em depoimento colaborativo no Twitter)


Até mais...

6 comentários:

  1. Bom dia,Doralice!Acho que está implícito,mas mesmo assim, direi:eu não tinha lancheira e nem estojo,levavalápis e borracha em uma caixa de meias Lupo*.Abraços!:)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Bê; qualquer dia eu também relatarei como levava o meu material escolar. Assunto bom para contrastar com o luxo e o desperdício dos materiais de hoje, além do registro histórico das condições dos que frequentavam a escola pública elementar de outrora. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Levava a lancheira, daquelas de plástico típicas da década de 70,em que a garrafinha térmica ficava no canto, com a tampa prá fora da lancheira. Com achocolatado, pão com manteiga, uma fruta e um "diamante negro", cuidadosamente acondicionados pela minha mãe.O recreio era um ritual meio mágico, com troca de lanche e brincadeiras com qualquer coisa, por exemplo, naquela época os chocolates eram embalados em papel e tinham um papelão para evitar que a "barra" quebrasse, esse papelão era "transformado" em "walkie-talkies" fictícios que usávamos para nos comunicar como agentes secretos, rs.

    ResponderExcluir
  4. Adorável depoimento, Adhemar; obrigada pela amostra descritiva da redação. Muitos vestibulandos, diante do pouco que exercitaram dessa forma de escrita, têm dificuldades no atendimento da redação atenta aos detalhes, aos pormenores. A reunião cuidadosa dos informes traçou um interessante cenário da sua fase escolar, além de nos revelar índices espetaculares do cuidado materno com o lanche, do recreio "mágico", entre outras dicas da infância escolar de outrora. Abençoada ferramenta da escrita. Forte abraço, prezado leitor.

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe sempre colocava uma garrafinha de suco de laranja, que ficava com um gosto estranho, e um pãozinho com presunto e queijo, que eu adorava. É um cheiro que lembra muito a minha infâcia.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo depoimento, Kats! Ele se juntará aos demais e alimentará fartamente uma postagem sobre o lanche escolar de outrora. Outros tempos; outras lancheiras e outro tipo de família e escola. Recebas o meu abraço e a alegria pela visita contribuitiva.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails