sábado, 15 de junho de 2013

Uma combinação matinal deliciosa

 
Bom dia, leitor!  - arq. pessoal 2013

Adoro o clima junino e o café da manhã incluiu bolo cremoso de fubá; uma delícia que fez a combinação perfeita, meu caro leitor.

Até a próxima!


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Ligeiramente circulando por Campinas...

 
O majestoso coreto empresta à Praça Carlos Gomes a beleza dos antigos espaços públicos - Campinas, SP- foto reproduzida com autorização da autora

Bom dia, meu caro leitor. Hoje? Estou em temporada ligeira na agradável  Campinas (SP); no destaque compartilho uma dupla de fotos feitas pela minha sobrinha Cenilda Araújo.
 
O conjunto paisagístico existente na Praça Carlos Gomes (Campinas, SP) é um prazer visual disponível ao cidadão- Foto: Cenilda Araújo

Conhecer uma cidade exige circular pelos seus espaços coletivos e as praças são símbolos indiscutivelmente marcantes. Durante alguns anos, enquanto cursava a pós-graduação,  morei em Campinas e costumava aproveitar a agradável atmosfera disponível na Carlos Gomes. Felizmente, de acordo com as informações que recebi dos meus familiares aqui residentes, o desfrute popular continua. 

Até a próxima!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

A simbólica despedida do Outono 2013

 
Não há como negar a associação do Plátano como a árvore simbólica do Outono- Rua Júlia Wanderley esquina com a Marcelino Champagnat, Mercês, Curitiba, arquivo pessoal 2013

As marcas do finalzinho do Outono estão nas árvores e especialmente no chão, meu caro leitor. Aqui nos arredores de casa e pelos diversos bairros da cidade que percorro em passeios ou motivados pelas circunstâncias rotineiras, as folhas secas colorem as calçadas e os gramados. Nos destaques visuais que fiz com a ajuda do meu celular você vê as folhas de plátano, uma árvore bem simbólica da estação que ora se despede de nós.
 
As sugestivas folhas com cinco pontas parecem mãos a acenar aos que passam - Mercês, Curitiba, arquivo pessoal 2013

Nesses mais recentes dias, meu caro leitor, fico encantada ao avistar as folhas com matizes diferentes espalhadas pelo chão. Com a ventania e o passar da temporada das folhas verdes nos Plátanos? Eu as encontro em tons de amarelo e até avermelhados. Caso more na regiões Sul e Sudeste imagino que o seu panorama exibe essa belezura - ou será que ainda não reparou?
 
Recolhi algumas folhas de plátano que o vento trouxe para  compartilhar com você e enviá-las para  Belém; elas serão modelos de uma pintura em tela- arq. pessoal

Ontem, por exemplo, recolhi algumas folhas para enviar a uma das minhas irmãs, residente na amazônica Belém e que não conhece a espécie, mas enquanto recolhia a preciosa amostra encontrei o olhar do Claudiney, o atual varredor na minha região. Dele ouvi o bem-humorado comentário: " Ei, professora, resolveu me ajudar, hoje?" - o jeito foi sorrir diante da observação do dedicado funcionário, porque o Outono e as folhas secas costumam demandar uma coleta exaustiva pelos que ajudam a deixar as ruas de Curitiba mais limpas.
 
Até a próxima!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Notícias boas sobre árvores floris e frutíferas, por favor!

 
Costumo esticar o braço e pegar goiabas aqui pelo Mercês -  Curitiba, arquivo pessoal

Já experimentou a emoção de encontrar frutas no pé de árvore urbana e poder colhê-las, meu caro leitor? Nas caminhadas e nos dias de  passeios pelos bairros curitibanos é fato incontestável encontrar goiabeiras, amoreiras, pessegueiros, pitangueiras, laranjeiras, araçazeiros, entre outras espécies, carregadas de frutos. Entretanto, muita gente parece ignorar a beleza dessa oferta e a mensagem positiva que ela veicula. Eu? Rendo graças aos  que plantaram e conservam árvores frutíferas ou simplesmente floris ao longo das alamedas, jardinetes, praças e parques. O benefício desse belo panorama? É de todos!
 
Na temporada da fartura de amoras ali nos arredores da estação- tubo Pres. Taynay- Mercês, Curitiba, arquivo pessoal

Convém ficarmos atentos, entretanto, ao ajuste da espécie plantada em áreas coletivas sem a devida  supervisão ou que sejam alvos fáceis do oportunismo político, tal como têm queixado os Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, lá em Porto Alegre. Tenho acompanhado a movimentação dos patrícios do extremo Sul do nosso país e, se eu já não gostava do canto de sereia oferecido pelas disputas futebolísticas, agora que fiquei mais ressentida com os desatinos cometidos com o belo conjunto paisagístico outrora existente em torno do Gasômetro, entre outros mais recentes. 

Ajude a mapear a boa notícia - No seu bairro ou em outra cidade, caso resida fora da capital paranaense, costuma encontrar espécies frutíferas? Conte-me a boa notícia, por favor, prezado leitor! Chega de tantos fatos tristes invadindo as páginas informativas que circulam pelo mundo afora.
 
Até a próxima!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Artistas de rua? Uma alternativa de trabalho...

 
" Vai lá, meu filho, coloca uma  moedinha na latinha..." - dizia a jovem senhora quando fiz a foto da cena curitibana- arquivo pessoal 2013

A cena ali na Rua XV de Novembro, bem no centro curitibano, é curiosa e sugere uma investida reflexiva: a mãe incentiva a pequena criança à generosidade para com um artista da rua. Eu? Fiquei alguns minutos olhando e olhando e percebi que muita gente passa e nem liga aos que vivem sob a alternativa da liberdade quanto ao modo do seu trabalho. A estátua viva exerce a sua arte com altivez, impassibilidade e liberdade para se mexer apenas quando desejar. 

Prezado leitor: prometa não rir do que relatarei a seguir, mas outro dia eu vi a estátua viva comendo um pastel. Confesso que tive vontade de fotografar a cena, mas preferi aproveitar aquele momento para confirmar a certeza de que esse trabalhador faz um intervalo para o lanche - ou o almoço, pois já estávamos na hora costumeira!- então, guardei o celular na bolsa e apreciei a cena em contenção fotográfica sentimental.


Até a próxima!

domingo, 9 de junho de 2013

O texto dissertativo? Venha aprender a escrevê-lo

Na próxima quarta-feira, dia 12 de junho? Iniciarei uma nova temporada de consultoria à redação dissertativa, modelo de texto já consolidado nos concursos voltados às carreiras públicas. Um detalhe importante: tenho apenas 10 vagas disponíveis; se o leitor de Curitiba conhecer alguém interessado, agradeço a gentileza da divulgação das informações abaixo.
 
Redigir uma dissertação? Exige orientação segura e treino objetivo.  Interessado? Contate comigo: (41) 84148553- arq. pessoal 2013

Início: 12 de junho, quarta-feira
Carga horária semanal: 2 horas  -  Carga horária total: 10 horas de atividades
Horários disponíveis:  16h30 às 18h30  e 19h20 às 21h30
Local: Rua Marcelino Champagnat, 516, Mercês
Informações/ reservas: (41) 84148553 ou araujodoralice@hotmail.com


Até a próxima!

Conversa sobre um belo domingo...

 
Em Curitiba? Céu azul e nuvens branquinhas- Meu domingo feliz - arq. pessoal 2013

Costumo fazer uma reverência incontida aos dias ensolarados. Hoje? Não fujo ao tema e as recorrências são certamente repetitivas, mas não consigo ignorar a visão da belíssima manhã em Curitiba. Aqui? Dispomos dessa luminosidade tal como tento mostrar com a foto feita com a câmera do meu celular. Desejo-lhe um ótimo domingo, meu caro leitor; que ele seja um desses completamente cheios de desfrutes com a vida comum e decorrente dessa interação com o seu entorno visual. Eu? Ficaria muito feliz se pudesse saber se o que você vê aí da sua janela está assim tão bonito quanto ao panorama que ora eu visualizo; será que está disposto a trocar descrições comigo?

Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails