sábado, 30 de julho de 2011

Vamos fazer um pic-nic?

Imagine um pic- nic nos arredores do Museu Niemeyer?Curitiba,Centro Cívico,arq. pessoal 
Encontrar com @amigos blogueiros em um pic-nic em tarde ensolarada parece uma ideia fora de propósito nos dias de hoje? Eu não penso assim. Gosto muito; pensei num sábado à tarde. Estou, por enquanto, na fase de consulta, mas organizarei um com a ajuda providencial de quem aprecia uma reunião descontraída entre conhecidos residentes em Curitiba

Compartilho aqui uma experiência bem sucedida: veja Um piquenique em Acrelândia, um dos vários já promovidos pela Neide Rigo. Ela é demais, não é mesmo? Gostaria de poder um dia conhecê-la pessoalmente. Meu amigo Marcelo Katsuki, também, já participou de um encontro semelhante com amigos, lá no Parque Ibirapuera; lamento não ter encontrado o link certo para mostrar as cenas de descontração que ele exibiu no Comes & Bebes.  Se encontrar, logo o incluirei aqui. Aguarde.

Hum... -  Fiz convites expressos a um considerável número de conhecidos da minha timeline no Twitter. Aguardarei a confirmação para levar adiante a ideia, porque se um, @amigo aderir, logo arrumarei a minha cesta com toalha e coisinhas gostosas. Não será preciso grande coisa para levar: frutas, biscoitos, bolo, sanduiches, sucos e boa conversa deixarão tudo satisfatório, mas de uma lista de 10 consultados, apenas 1 concordou e 2 topam, desde que o pic-nic seja daqui a duas semanas. Temos tantos lugares com estrutura adequada: o Jardim Botânico, o Parque Barigüi, ali nos arredores do Museu Niemeyer, pertinho do Parque do Papa. Opções não faltam, tanto próximas ou distantes do Centro.  

Pegou a rede, o livro e a bike foi desfrutar do parque- Barigüi, Curitiba, arq. pessoal

Uma história...- Certa feita, a Menina Prendada organizou um pic-nic com umas amigas de Curitiba. Recebi o convite. Fui. Triste, entretanto, eu fiquei, porque nos desencontramos, mas elas nem sabem o que perderam. Separei uma porção generosa de açaí bem geladinho para compartilhar com os participantes. Marcar o lugar exato e definir a hora são cuidados fundamentais, não é mesmo? Com o celular ninguém se perde, mas a querida Barbara Horn estava sem celular. Desencontro certeiro. Foi uma pena.

Interaja - Você tem alguma experiência com pic-nic, leitor? Descreva-a para nós; prometo levar o relato aí para cima e destacar a simpática reunião, infelizmente, nos dias atuais quase esquecida nas grandes cidades. Veja a experiência das blogueiras gaúchas, aqui no Nossa Cozinha. Detalhes bem reais, tanto das dificuldades, quanto das alegrias diante da ideia.

Até a próxima!

Doralice foi ao Café Izepão

Na  última quarta-feira à noitinha, eu e minha filha fomos a um novo Café. Escolhemos o Café Izepão,  situado à Rua Cândido Hartmann, 1106, no bairro Mercês.
O ambiente do Café Izepão é agradável- Curitiba, bairro Mercês- Arq. pessoal
Gostei muito do lugar logo na primeira olhada! A varanda é bem bonitinha e fica acima do nível da rua; dá para acompanhar muito bem a movimentação existente nos arredores, mas naquela ocasião preferi o acolhimento interno oferecido pela área, muito, muito agradável. O atendimento é de cara adjetivado como fidalgo; adorei ver a família Izerpão no comando de tudo; é aquele tipo de gente muito alegre e que recebe o cliente com um sorriso estampado no rosto. Minha filha, logo observou a simpatia acolhedora. 

Um espresso simplesmente delicioso; experimente! - Arq. pessoal

Além de um delicioso espresso, pão de queijo e uma porção generosa de cheese cake com caldinha de amora, eu ainda pude usufruir do WiFi Zone, o que estabele um diferencial. De lá mesmo eu enviei um tweet aos que leem a minha timeline.

Voltarei mais vezes ao local, principalmente para tomar um café matinal, logo depois da caminhada  costumeira. Planejei ir hoje, mas o tempo nublado e friozinho me seguraram em casa. A postagem anterior explica tudo bem direitinho.

Recomendo -  Se estiver em Curitiba e nas proximidades da Praça da Ucrânia, não hesite e conferir a minha indicação. Saí de lá muito satisfeita, ainda mais porque os preços são camaradas e não fazem o cliente arregalar os olhos, enquanto pega a carteira para pagar a conta.

Até a próxima!

Céu cinza em Curitiba? Livro, dvd e família

Ainda bem que nem todos os dias o céu fica cinza - Av. Afonso Camargo, Curitiba, arq. pessoal
Estamos com um típico sábado de inverno sulista. É impossível esquecer do detalhe climático a regular as nossas vidas, caro leitor.  Saiba que amanhecemos em Curitiba com o céu nublado. A mínima? 12ºC . A máxima? 18ºC. Ficaremos entregues, portanto, ao cinza do céu durante todo o final de semana, segundo o site do Simepar

              No sábado a frente fria avança sobre o Paraná, provocando chuvas com trovoadas e rajadas de vento (...). Nos próximos dias o tempo deve seguir instável, com bastante chuva e pouco Sol. (Samuel Braun, meteorologista)

Imagem captada do blog Casa da Bibliofilia

Sendo assim... continuarei a leitura espetacular de Chove nos Campos de Cachoeira, do paraense Dalcídio Jurandir, além de acolher as dicas do Marden Machado com os filmes em dvd.

A dupla acima trará assim, meu caro, as cenas do Marajó e as que a filmografia oferece aos que optam pela locação de filmes como diversão e aconchego familiar no final de semana, além, é claro, das alternativas tradicionais encontradas no interior doméstico. 

Interaja -  O clima difere aí no seu município e região? Se faz sol, não deixe de aproveitar com passeios aos espaços públicos. Parques, praças e praias estariam na minha mira com absoluta certeza. Aproveite bem o sábado, leitor.

Até a próxima!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Gostei dos textos; veja os porquês, leitor!

 
Não hesito em dizer: Gostei do texto!- quando ele é muito bom- arq.pessoal
Gostei muito dos textos abaixo. As justificativas? Eles são pertinentes, bem escritos e interagem com o leitor. Eu tenho outros excelentes exemplos, mas não posso sobrecarregar a página e nem mesmo abusar da sua paciência e tempo disponível ao NaMiradoLeitor. Veja se concorda comigo:

* Sempre é tempo- technologia calligraphica , do José Carlos Fernandes (Gazeta do Povo, hoje)

* Calçadão: Rua das Flores, da Fernanda Cavalcati( blog Curitiba Para Não Curitibanos)

*Cobras, lagartos e carapanãs, da Alessandra Carvalho ( blog Karapanã)

*Aprenda a andar de bicicleta nesse domingo, em SP , do Willian Cruz( blog Vá de Bike)

Explico os porquês - A pertinência temática é sempre referendada pelo leitor, muito embora a maioria pareça não se importar com temas mais sérios ou que não possam ser "digeridos" rapidamente. Eu adorei. Sabe o que fiz, também? Comentei e divulguei, porque um texto bom deve ser expandido a um número maior de leitores. Ótimos leitores, tais como a bibliotecária Sibele Fausto e a química Helena Neviani,  dedicadas disseminadoras da leitura, agem assim. 

Bem escrever um texto é alinhar articuladamente os recursos textuais(citações, comparações, dados numéricos,entre outros) para atribuir sentido às palavras e notações léxicas( por exemplo, sinais próprios da acentuação gráfica, pontuação); quem conhece as ferramentazinhas da língua escrita tem grande poder discursivo, vai longe e fica NaMiradoLeitor constantemente. 

Interagir com o leitor é a condição para que um texto, além de ser  pertinente e bem escrito, articule a desejada ponte com o seu interlocutor. Quem escreve com a atenção centrada no leitor faz muito mais com as palavras. Vá por mim.

Até a próxima!

A crônica diária do Paixão

Charge do Paixão, Gazeta do Povo, hoje
Até a próxima!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A letra legível na redação manuscrita

Vestibulandos e participantes dos concursos às carreiras públicas sabem da importância do traçado legível da letra manuscrita na prova de redação. Muitas vezes descobrem o valor das boas condições de leitura apenas depois de um fracasso, quando, por exemplo, avistam a nota ou dependem de um resultado de recurso junto à banca organizadora do concurso.

Traçado legível faz a diferença, vestibulando- Arq. pessoal

A letra legível não é necessariamente a letra bonita e caligraficamente traçada, mas quem escreve com um traçado que permita a imediata compreensão aufere imediata atenção do leitor. O corretor é o interlocutor imediato e único da redação nos concursos públicos ou no vestibular. Eu sugiro aos meus alunos que caprichem no traçado manuscrito da versão final. A vantagem é muito grande.

Muita gente, inclusive professores, são contrários aos treinos da caligrafia. Não trato aqui daquela atitude bestial de copiar inúmeras vezes a mesma frase, mas sim do aprimoramento do traçado da letra com a finalidade de uniformizá-la e garantir a leitura, sem irregularidades na interpretação do que está escrito, por exemplo na folha de redação.

Forma & Conteúdo - O conteúdo de um texto supera a sua aparência, mas uma redação que apresenta garranchos e traçado ilegível, em declarada atitude deselegante e inapropriada, delonga a correção. Traçar bem o desenho da letra, portanto, é uma obrigação; o leitor concorda comigo? Que escreve precisa pensar no interlocutor, sempre.

Voltarei ao assunto em outra postagem; aguarde.

Até a próxima!

Doralice vai à Biblioteca Pública do Paraná


Usufruir do acervo e do espaço da BibliotecaPR é sempre uma alegria - Curitiba, Arq. pessoal
Hoje passarei a tarde inteirinha na Biblioteca Pública do Paraná. O motivo? Conferir a boa notícia que ontem chegou, via um tweet estimulante; veja a reprodução a seguir.

                              Acervo da BPP novamente ampliado: http://bit.ly/oebq68 . Parte dos livros estão expostos no hall. Venha ver, tem muita coisa legal! ( @ BibliotecaPR )

Tenho interesse e conferir os novos títulos, pesquisar e emprestar, se constarem no acervo, o maior número possível de livros de alguns autores paraenses, tais como Dalcídio Jurandir, José Veríssimo, Benedicto Monteiro e Eneida de Moraes.

Leitura & Café, uma cominação perfeita!- Arq. pessoal

Mais adiante, farei um relato da visita. Ir à BPP  ou a qualquer um espaço de empréstimo de livros é sempre uma alegria pelo resultado alcançado na pesquisa. Não é de hoje que frequento bibliotecas públicas; já fiz um relato, inclusive, aqui no blog. Quer revê-lo? Clique em Bibiotecas inesquecíveis.

Para ficar perfeito  ah...como eu gostaria que alcançar rapidamente um café, mas eu sempre dou um jeito e saio pelos arredores, em pausa deliciosa, meu caro. A biblioteca está rodeada de ótimos cafés. Posso escolher entre muitos, os meus preferidos: o Avenida, o Cantata e o Copenhague.

Até a próxima!

De olho na redação do ENEM

Ao estudante inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio 2011 sugiro três atitudes, caso pretenda atender satisfatoriamente à comissão que elabora a prova de redação: ler diariamente um jornal/revista, escrever, sob o comando da argumentação que objetiva a exposição clara do seu conhecimento sobre temáticas variadas, assim como fazer todas as propostas anteriores aplicadas no exame. 

Quem disserta amplia informações, reúne conceitos, mostra conhecimentos, expande um tema. A argumentação é um componente dissertativo, mas não é a dissertação. Ficar atento ao detalhe é importante.


Recomendo ainda: recortar, caso leia impressos ou favoritar, se faz leitura online, o maior número de editoriais, textos de opinião assinados e cartas dos leitores. Temas variados fluem nesses tipos de textos, assim como desfilam as variações caprichosas dos níveis da linguagem. É uma oportunidade precisosa para aumentar o repertório vocabular, acompanhar o emprego dos sinais de pontuação e conferir o estabelecimento da coesão e da coerência.

Quem lê costumeiramente os tipos de textos acima ficará em condições ideais para escrever uma dissertação com excelente progressão temática, porque apresentar objetivamente o tema( introdução), ampliá-lo com desenvoltura e base de apoio argumentativo(desenvolvimento) e finalizá-lo com breve retomada ao que foi anunciado no primeiro parágrafo (conclusão), sem esquecer de bem empregar os recursos textuais não terá o que temer.

Um porém...-  No entanto, se as informações advindas com a leitura e o treino da escrita não fazem parte da rotina diária do inscrito no exame, ele será um candidato a ficar enrolando e rabiscando a folha de rascunho, enquanto quem leu bastante e treinou o modelo dissertativo escreverá com desenvoltura. Ainda há tempo de redirecionar atitudes do estudante, apesar da proximidade da prova de redação, marcada para o dia 23 deoutubro.

Sugestão - Caso o leitor conheça alguém inscrito no ENEM, por favor, compartilhe com ele as informações acima, além de potencializar o anúncio na imagem em destaque, caso deseje afiançar o meu trabalho com a redação estudantil em Curitiba ou, talvez, em qualquer lugar do Brasil, uma vez que faço atendimento online.

Até a próxima!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Visita aos cafés curitibanos


Gosto muito desse avarandado da Saint Germain - Curitiba, Batel, arq. pessoa

Tenho feito várias caminhadas pelos bairros Mercês, Batel e Bigorrilho; nos últimos dias de férias eu e minha filha, apreciadoras de cafés, fazemos incursões deliciosas após o almoço ou no finalzinho das tardes.

O nosso ponto de referência tem sido costumeiramente a Saint Germain, que fica na Alameda Princesa Isabel. Ontem, por exemplo, fomos  mais uma vez tomar um espressinho com leite e apreciar aquele delicioso cheese cake de amarena. Veja nos destaques as gostosuras.

Delicioso expressinho- Arq. pessoal

Um porém... - Penso que a Confeitaria e Panificadora Saint Germain já deveria oferecer o Wi Fi Zone aos seus clientes, entretanto, um amigo comentou comigo uma hipótese para que alguns cafés façam resistência à internet livre no local: o cliente pede um café e fica ocupando a mesa por muito tempo. Não considero simpática tal resistência, leitor, porque cliente satisfeito, volta sempre, além de recomendar o lugar aos amigos e conhecidos.

Diga lá! - Interessado nas minhas descrições dos cafés curitibanos? Acompanhe as próximas postagens.

Cheese cake imperdível! - Arq. pessoal


Interaja; colabore comigo -  Recomenda algum Café aí no seu bairro, leitor? Caso more fora de Curitiba, que tal oferecer a direção? Quando um cliente satisfeito indica um local é porque o serviço é bom. Vale uma visita, ao menos para comprovar a recomendação.

Até a próxima!

Veja que tarde espetacular em Curitiba!

O céu curitibano no entorno da Torre Panorâmica - Curitiba, Mercês- arq. pessoal
Bela é a tarde de sol em Curitiba, leitor! Tão linda que não quero ficar entre as paredes de casa. Vou resolver uma pendência e depois aproveitar os últimos dias das férias. Vou caminhar um pouco mais pelos arredores do bairro Mercês. Vamos?

Quando olho para cima, não aos engenhos humanos, mas sim para o céu azul, azul, não posso deixar de reconhecer o quanto ele nos torna iguais, meu prezado e calado leitor. O lindo céu está ali para que eu ou qualquer residente na capital paranaense possamos desfrutar dessa radiante beleza. Não é preciso pagar para vê-lo, pois é dádiva da natureza. Ô... coisa linda, hein?

Até a próxima!

Arquitetura escolar brasileira; caprichos e negligências


Colégio Santa Clara, em Santarém(PA) Foto: Emanuel Leite

Dois dos meus irmãos mais velhos fizeram o ginásio (assim denominavam o equivalente aos quatro últimos anos do atual ensino fundamental) nos tradicionais colégios Dom Amando Santa Clara, em Santarém, no Oeste do Pará. As imagens em destaque, reproduzidas do Conexão Santarém, evidenciam a arquitetura escolar, a manutenção do prédio e às adaptações necessárias. Não são, entretanto, escolas públicas, porém observe o capricho dirigido à aparência do edíficio escolar. Vê qualquer semelhança com as escolas públicas aí no seu domicílio municipal, especialmente as que ficam nas periferias? 

Contraste necessário - Fico invariavelmente intrigada com a negligência aos prédios escolares mantidos pelo Munícípio ou pelo Estado; há exceções, mas são raras. Experimente observar as escolas públicas localizadas, mais exatamente, nas periferias ou bairros mais carentes da sua cidade. É uma tristeza.  

A nova entrada do Colégio Dom Amando, em Santarem(PA)- Foto: Emanuel Leite


Arquitetura & Escola - O tema da arquitetura escolar brasileira é uma das minhas maiores atenções; comparar o capricho no projeto, na construção e na manutenção do edíficio escolar, seja ele público ou particular é sempre uma tarefa estimulante. Ao leitor, evidentemente, cabe a conclusão sobre a negligência ou o capricho dos seus mantenedores, uma vez que independente da natureza da escola, ela recebe verba, pública ou particular, para que bem cuidada sirva de orgulho aos que nela estudam ou trabalhem.

Na tarde do último domingo fiz um giro pelos bairros Seminário e CIC, áreas distantes do centro curitibano. Fiz algumas fotos quando passei ao lado da escola municipal, situada ao lado do Farol do Saber Heitor Penteado. Por que está tão judiada? Por que a administração escolar não solicita recursos ao município para melhorar a aparência da escola? Será que a Prefeitura de Curitiba não dispõe de verba orçamentária específica? Não acredito, mas perguntarei oportunamente, lá no  meu Twitter.

Farol do Saber Heitor Penteado, Curitiba- arq. pessoal
Constatação -  As escolas situadas nos bairros mais próximos do centro das cidades parecem contar com maior preocupação dos administradores escolares. Têm geralmente a aparência mais bem cuidada, você já observou?

Em postagem futura reproduzirei as imagens entristecidas do costumeiro descaso, assim como do visível capricho com a manutenção de outros prédios educacionais públicos. Será que os secretários de educação, tanto de Curitiba, quanto do Paraná acompanham tal diferença nas unidades escolares situadas nos bairros periféricos, leitor? Arrisque um palpite.

Até a próxima!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Um tema convergente para conversa, leitor!

Acredito que três temas presidem as postagens do NaMiradoLeitor: menções ao tempo, dicas de redação e referências à educação pública e seus correlatos convergentes. Ainda não fiz um mapeamento das postagens, mas pelo vagar dos meus olhos nem guardo qualquer dúvida, prezado leitor.

Av. Pe.Anchieta ainda agorinha- Curitiba, arq.pessoal

Conversa diária - Tratar sobre o tempo faz parte de quem vive em Curitiba. Eu moro aqui há longos anos e já assimilei algumas características locais. O tempo, meu caro leitor, é coadjuvante da rotina, impõe o tipo de vestuário e calçado e dirige os nossos passos em direção aos meios de transporte utilizados, assim como ao rol de compromissos e à vida em geral. É impossível não conversarmos sobre o tempo. Ele é presença ativa entre curitibanos, migrantes e visitantes na cidade. 

Hoje, por exemplo, a manhã esteve lindíssima! Ensolarada e agradavelmente marcada pela temperatura amena ao sul do Brasil. Sem brincadeira alguma, leitor, sabe o que eu ouço agora, enquanto escrevo? O canto dos passarinhos que estão empoleirados nos galhos do arvoredo local. Como não registrar a beleza do cenário e do quanto a interferência climática é determinante?  A mínima de hoje para a capital paranaense? 11ºC  A máxima?21ºC , segundo o site do Simepar. Captou a influência do clima?

Na próxima postagem, aguarde; tratarei sobre os demais temas sempre em relevância no blog. Alguma objeção ou sugestão? 

Até a próxima!

Siga-me no Twitter

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Vendo aulas de redação em Curitiba, leitor!


Redigir bem requer treino intenso e regular- Encontros Marcados com a Redação-Arq. pessoal
O114 seguidores do NaMiradoLeitor  podem ajudar muito, ainda mais agora que o início do 2º semestre está bem pertinho. Basta reproduzir a postagem com o meu anúncio profissional abaixo, oferecer um link ou um retweet, lá no Twitter. Atitude simples e objetiva, mas que depende da sua vontade, leitor. Fará por mim o favor? Obrigada. Professora de redação autônoma, tal como eu sou, precisa de muita publicidade para vender as suas aulas. 

                Encontros Marcados com a Redação
> Programação exclusiva aos vestibulandos, candidados aos concursos às carreiras públicas e interessados no aprimoramento da escrita
> Inscrições abertas
> Início em agosto2011.
> Contato: araujodoralice@hotmail.com

Até a próxima!

Siga-me no Twitter !

Dia do Escritor? Parabéns, Miguel!

O Dia do Escritor é comemorado hoje, dia 25 de julho, leitor. Aos grandes escritores, aos que fizeram da palavra a sua enxada, canoa, barco, avião ou foguete para aproximar leitores, a minha rendição submissa, mas eles já fazem parte da história da palavra. Continuarão por tempo ilimitado na mira dos seus interlocutores, porque bons autores serão sempre recomendados. Pais leitores, professores, amigos da leitura farão a prestimosa divulgação.

 Miguel Sanches Neto - Imagem: Google(sem indicação de autoria!)
Ao escritor - Quero, entretanto, parabenizar aos que escrevem hoje, em meio à competição acirrada entre maus escritores e muito salameleque em torno da palavra nem sempre bem concatenada, escrava de um vale-tudo insuportável e a um quem indica convencionalizado, mas nem sempre justo. Aos escritores anônimos, os meus parabéns! Não é de hoje, entretanto, que declaro a minha apreciação pelo cronista Miguel Sanches Neto, meu caro leitor. Não é por menos, também, que escolhi a Wikipédia como referência, porque o escritor está vivo, permanece entre nós a dizer palavras de variada ordem. Quer um exemplo? Acompanhe o início da narrativa abaixo:

                                        Chovia demais naquela manhã, uma chuva que molhava o piso de vermelhão da varanda da casa onde morávamos, naquela época já de aluguel. Uma casa velha de madeira, a varanda circundada pela mureta de alvenaria(...)

Detalhe -  Eu não conheço pessoalmente o escritor paranaense em destaque, mas é como se já tivéssemos levado adiante grande e intensa conversa. Sabe por quê? Ele escreve com a mira no interlocutor. Ele fala e vai conosco aos lugares indicados na bela descrição. Não é qualquer um que consegue fisgar o leitor assim, tal como ele faz acima em Chove na minha infância. Experimente continuar a comovente leitura e voltará aqui para declarar algo assim: você tinha razão, Doralice!

Diga lá, também! - Talvez o leitor tenha o seu cronista, romancista, contista ou poeta preferido atualmente. Que tal fazer um merecido destaque à figura? Indique-lhe o nome na caixa de comentários e justifique os porquês do seu reconhecimento!

Até a próxima!

Siga-me no Twitter!

Frases e parágrafos objetivos? Um diferencial, leitor!

Saiba o leitor de que uma das grandes vantagens do Twitter (Vejaisso) é o treino da objetividade. Ressalto a questão, especialmente aos que não têm uma conta no microblog ou que, embora mantenham uma página na rede, ainda não aprenderam a dizer muito com apenas 140 caracteres.

Objetividade? O que é? - Exercitar a objetividade é "ir direto ao ponto" da questão. Quer saber como? Leve em conta a lista abaixo:

* Não fazer rodeios.

*Fugir das expressões ambíguas.

*Facilitar o entendimento do interlocutor.

* Evitar siglas desconhecidas.

*Não  hesitar em empregar links (Ufpa/dicas)e encurtadores (Kaio Furtado)

Aqui entre nós.. - Um jovem estudante ou uma pessoa amadurecida conserva um estilo, um modo próprio de estabelecer o precesso de justaposição das palavras. É o resultado visível do aprendizado, do treino (o famoso ensaio e erro) e da consolidação de um modo de escrita, tal como fazem os escritores ou os que ganham a vida com a redação profissional. 

Detalhe importante: escrever objetivamente não é uma obrigação, mas principalmente um diferencial estimulante. Escrever pouco, portanto, não estará jamais associado a escrever com menor qualidade, mas sim a dizer muito com poucas palavras essencialmente articuladas. 

Minha ex-aluna em treino da redação-Arq.pessoal

Meu plano - Qualquer dia desses tratarei aqui no blog sobre os elementos coesivos, aquelas expressões ou notações léxicas que ajudam a "costurar" as palavras. Eles facilitam o entendimento do que se pretende declarar, assim como viabilizam a satisfação do interlocutor, porque ler um texto objetivo é o que mais deseja um leitor atento e exigente.

Você concorda? - Certo dia uma querida amiga disse que sou tal qual um xerife da língua. Se aprender, advertir, ponderar, ensinar, sugerir e aplaudir a redação concatenada é exercer a função de xerife, então, levarei a tarefa adiante com satisfação. 

Até a próxima!

Siga-me no Twitter

domingo, 24 de julho de 2011

Como aproximar as regiões brasileiras?

A gastronomia, o turismo, a literatura, as gestões políticas e os problemas são indiscutíveis aproximadores informativos entre as regiões brasileiras; você discorda de mim, leitor? Argumente.


Gosta de camarão empanado, bem crocante? Eu adoro!- Arq. pessoal

Diga lá! - Eu, por exemplo, adoro camarão! Será que em todas as regiões brasileiras há uma convergência na apreciação do marisco que mais gosto? Ajude-me a estabelecer uma afrmação categórica; apareça, opine, mas não esqueça de mencionar a sua origem natal. Nortistas e nordestinos são fanzaços de camarão. Vatapá, caruru, bobó-de camarão, entre outros pratos famosos exemplificam deliciosamente a presença do marisco à mesa familiar. Será que os do Sul, Sudeste e Centro-Oeste também levariam o garfo à boca com o belo camarão empanado que comi ontem no almoço?

Até a próxima!

O arquipélago marajoara; sua história, belezas e problemas

O leitor conhece a Ilha do Marajó, lá no Pará? As informações que tenho lido nos cadernos jornalísticos ou vídeos voltados ao turismo ressaltam invariavelmente as belezas da Amazônia; talvez, seja assim que você imagina, desde a época de escolar, a maior ilha fluviomarinha do mundo, parte do arquipélago marajoara. Tal descrição confere, mas a realidade local, imersa nos 40.100 Km2 não pode ser desvendada sob um olhar oblíquo e descontraído. A saúde pública, entre outras áreas prioritárias, merece cuidadosa atenção, mas as negligências da administração política abundam. Quer uma prova? Reveja a triste realidade do atendimento à saúde marajoara (Globo Repórter, 11/4/2011)

Já estive, há muitos anos, na mesorregião do Marajó; viajei lá pelas bandas de Soure e Salvaterra. As informações turísticas da Paratur ajudarão a comparar  com as informações críticas estabelecidas às más condições oferecidas pelo poder público aos habitantes da região.

Veja o arquipelago do Marajó - Imagem obtida no blog da Luciane Grosskopf


Saiba o leitor de que o Pará é um Estado muito grande, tão grande que ele ocupa 14, 6% do território nacional; equivale a 1.247.689  Km2.  Não é por menos que a movimentação pela divisão do seu território ganha contornos decisivos, mesmo sob a desconfiança e temores diversos pelo Brasil afora. Na Amazônia paraense, assim como em toda a extensa região Norte, estimada em 6,5 milhões de Km2, a palavra distância e seus correlatos são nossos conhecidos, andam conosco nas viagens e fazem um trajeto surpreendente ao visitante alheio às contigências reguladoras da vida na região.

Sugestões - Considere os links abaixo como sugestões que ampliam as informações sobre a região marajoara. Tenho certeza de que verá o meu estado natal com outros olhos, leitor. Nada como entender o fato, quando ele está imerso no seu espaço natural. Faça as devidas articulações com os links indicados e obterá um panorama informativo geral do famoso arquipélago marajoara.

*  As informações sobre o projeto de proteção ambiental do arquipélago do Marajó, em texto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - Leitores paraenses, seguidores do Na Mira, assim como os que já visitaram o local poderiam confirmar se as providências ambientais têm funcionado ou se fazem apenas um discurso online.

* Interessa-lhe conhecer a história da cultura marajoara? Leia o que relata, defende e adverte o João Varela, conhecedor admirável da história regional.

* Veja que interessante relato e imagens fotográficas de Laura Brentano da cidade marajoara de Afuá, em Há 2 anos com celular e web, cidade das bicicletas..., do Conectse.com

* Leia  No Marajó é difícil fazer turismo , do João Lima; acompanhe com vagar as descrições, comentários e esperanças que o blogueiro expressa., porque as providências poderão acontecer, desde que o atendimento público das necessidades do cidadão marajoara sejam contempladas. É um direito, concorda comigo, leitor? 

As informações acima permitem, em parte, que você aproxime a realidade virtual da existente na vida do arquipélago marajoara; há uma distância apenas comprovada pelo cidadão morador, visitante observador ou ainda quando o turista é atento; apareça e contribua, porque a ilha do Marajó merece.

Até a próxima!

Siga-me no Twitter, leitor

Manhã levemente ensolarada em Curitiba

A manhã em Curitiba está levemente ensolarada, leitor! Fiquei animada ao saber da predominância da temperatura amena para o domingo, assim com a mínima de 11ºC  e máxima de 16ºC , segundo o site do Simepar. Até cantarolei " Manhã de sol, festa de luz e um barquinho a...", embora não avistasse nem a praia, nem mesmo um barquinho, mas sim o arvoredo que compõe a paisagem local.
 

Conhece a rua? É no agradável bairro do Cristo Rei- Curitiba, arq. pessoal


Mas... quer saber?-  Sinto saudades daquela temporada de intensa participação na caixinha de comentários, quando o Na Mira do Leitor tinha até "correspondentes" espalhados pelo Brasil afora, porém quase todos sumiram. Raramente alguém aparece aqui para descrever as condições do tempo. Que coisa! Apareça; quero conversar com você, leitor, não apenas  sobre o tempo, mas sobre os temas em geral.

Até a próxima!

Siga-me no Twitter.
Related Posts with Thumbnails