quinta-feira, 28 de julho de 2011

A letra legível na redação manuscrita

Vestibulandos e participantes dos concursos às carreiras públicas sabem da importância do traçado legível da letra manuscrita na prova de redação. Muitas vezes descobrem o valor das boas condições de leitura apenas depois de um fracasso, quando, por exemplo, avistam a nota ou dependem de um resultado de recurso junto à banca organizadora do concurso.

Traçado legível faz a diferença, vestibulando- Arq. pessoal

A letra legível não é necessariamente a letra bonita e caligraficamente traçada, mas quem escreve com um traçado que permita a imediata compreensão aufere imediata atenção do leitor. O corretor é o interlocutor imediato e único da redação nos concursos públicos ou no vestibular. Eu sugiro aos meus alunos que caprichem no traçado manuscrito da versão final. A vantagem é muito grande.

Muita gente, inclusive professores, são contrários aos treinos da caligrafia. Não trato aqui daquela atitude bestial de copiar inúmeras vezes a mesma frase, mas sim do aprimoramento do traçado da letra com a finalidade de uniformizá-la e garantir a leitura, sem irregularidades na interpretação do que está escrito, por exemplo na folha de redação.

Forma & Conteúdo - O conteúdo de um texto supera a sua aparência, mas uma redação que apresenta garranchos e traçado ilegível, em declarada atitude deselegante e inapropriada, delonga a correção. Traçar bem o desenho da letra, portanto, é uma obrigação; o leitor concorda comigo? Que escreve precisa pensar no interlocutor, sempre.

Voltarei ao assunto em outra postagem; aguarde.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Concordo contigo! Estou pesquisando a respeito desse tema em minha dissertação de mestrado. Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails