sexta-feira, 29 de julho de 2011

Gostei dos textos; veja os porquês, leitor!

 
Não hesito em dizer: Gostei do texto!- quando ele é muito bom- arq.pessoal
Gostei muito dos textos abaixo. As justificativas? Eles são pertinentes, bem escritos e interagem com o leitor. Eu tenho outros excelentes exemplos, mas não posso sobrecarregar a página e nem mesmo abusar da sua paciência e tempo disponível ao NaMiradoLeitor. Veja se concorda comigo:

* Sempre é tempo- technologia calligraphica , do José Carlos Fernandes (Gazeta do Povo, hoje)

* Calçadão: Rua das Flores, da Fernanda Cavalcati( blog Curitiba Para Não Curitibanos)

*Cobras, lagartos e carapanãs, da Alessandra Carvalho ( blog Karapanã)

*Aprenda a andar de bicicleta nesse domingo, em SP , do Willian Cruz( blog Vá de Bike)

Explico os porquês - A pertinência temática é sempre referendada pelo leitor, muito embora a maioria pareça não se importar com temas mais sérios ou que não possam ser "digeridos" rapidamente. Eu adorei. Sabe o que fiz, também? Comentei e divulguei, porque um texto bom deve ser expandido a um número maior de leitores. Ótimos leitores, tais como a bibliotecária Sibele Fausto e a química Helena Neviani,  dedicadas disseminadoras da leitura, agem assim. 

Bem escrever um texto é alinhar articuladamente os recursos textuais(citações, comparações, dados numéricos,entre outros) para atribuir sentido às palavras e notações léxicas( por exemplo, sinais próprios da acentuação gráfica, pontuação); quem conhece as ferramentazinhas da língua escrita tem grande poder discursivo, vai longe e fica NaMiradoLeitor constantemente. 

Interagir com o leitor é a condição para que um texto, além de ser  pertinente e bem escrito, articule a desejada ponte com o seu interlocutor. Quem escreve com a atenção centrada no leitor faz muito mais com as palavras. Vá por mim.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails