Objetividade? O que é? - Exercitar a objetividade é "ir direto ao ponto" da questão. Quer saber como? Leve em conta a lista abaixo:
* Não fazer rodeios.
*Fugir das expressões ambíguas.
*Facilitar o entendimento do interlocutor.
* Evitar siglas desconhecidas.
*Não hesitar em empregar links (Ufpa/dicas)e encurtadores (Kaio Furtado)
Aqui entre nós.. - Um jovem estudante ou uma pessoa amadurecida conserva um estilo, um modo próprio de estabelecer o precesso de justaposição das palavras. É o resultado visível do aprendizado, do treino (o famoso ensaio e erro) e da consolidação de um modo de escrita, tal como fazem os escritores ou os que ganham a vida com a redação profissional.
Detalhe importante: escrever objetivamente não é uma obrigação, mas principalmente um diferencial estimulante. Escrever pouco, portanto, não estará jamais associado a escrever com menor qualidade, mas sim a dizer muito com poucas palavras essencialmente articuladas.
Minha ex-aluna em treino da redação-Arq.pessoal |
Meu plano - Qualquer dia desses tratarei aqui no blog sobre os elementos coesivos, aquelas expressões ou notações léxicas que ajudam a "costurar" as palavras. Eles facilitam o entendimento do que se pretende declarar, assim como viabilizam a satisfação do interlocutor, porque ler um texto objetivo é o que mais deseja um leitor atento e exigente.
Você concorda? - Certo dia uma querida amiga disse que sou tal qual um xerife da língua. Se aprender, advertir, ponderar, ensinar, sugerir e aplaudir a redação concatenada é exercer a função de xerife, então, levarei a tarefa adiante com satisfação.
Até a próxima!
Siga-me no Twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário