segunda-feira, 25 de julho de 2011

Frases e parágrafos objetivos? Um diferencial, leitor!

Saiba o leitor de que uma das grandes vantagens do Twitter (Vejaisso) é o treino da objetividade. Ressalto a questão, especialmente aos que não têm uma conta no microblog ou que, embora mantenham uma página na rede, ainda não aprenderam a dizer muito com apenas 140 caracteres.

Objetividade? O que é? - Exercitar a objetividade é "ir direto ao ponto" da questão. Quer saber como? Leve em conta a lista abaixo:

* Não fazer rodeios.

*Fugir das expressões ambíguas.

*Facilitar o entendimento do interlocutor.

* Evitar siglas desconhecidas.

*Não  hesitar em empregar links (Ufpa/dicas)e encurtadores (Kaio Furtado)

Aqui entre nós.. - Um jovem estudante ou uma pessoa amadurecida conserva um estilo, um modo próprio de estabelecer o precesso de justaposição das palavras. É o resultado visível do aprendizado, do treino (o famoso ensaio e erro) e da consolidação de um modo de escrita, tal como fazem os escritores ou os que ganham a vida com a redação profissional. 

Detalhe importante: escrever objetivamente não é uma obrigação, mas principalmente um diferencial estimulante. Escrever pouco, portanto, não estará jamais associado a escrever com menor qualidade, mas sim a dizer muito com poucas palavras essencialmente articuladas. 

Minha ex-aluna em treino da redação-Arq.pessoal

Meu plano - Qualquer dia desses tratarei aqui no blog sobre os elementos coesivos, aquelas expressões ou notações léxicas que ajudam a "costurar" as palavras. Eles facilitam o entendimento do que se pretende declarar, assim como viabilizam a satisfação do interlocutor, porque ler um texto objetivo é o que mais deseja um leitor atento e exigente.

Você concorda? - Certo dia uma querida amiga disse que sou tal qual um xerife da língua. Se aprender, advertir, ponderar, ensinar, sugerir e aplaudir a redação concatenada é exercer a função de xerife, então, levarei a tarefa adiante com satisfação. 

Até a próxima!

Siga-me no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails